quarta-feira, 22 de abril de 2015

Aproveita enquanto dura!

"Eu não sou uma princesa", diz Cinderela, ao sair da abóbora transformada em carruagem de ouro, usando um belíssimo vestido azul. E o lagarto, transformado em cocheiro pela fada madrinha da moça dá de ombros, ao constatar que sua realidade também é bem outra:

-- Aproveita enquanto dura!

Como todos sabemos, ela segue o conselho e aproveita o baile e dança com o príncipe até a última das famosas doze badaladas da meia-noite, quando quebra-se o encanto e tudo volta a ser como era antes.

Pois é, leitor, o novo filme da Cinderela tem o mérito de ser fiel à história da nossa infância, e as novas gerações estão conhecendo Gata Borralheira como ela de fato é, sem nenhuma novidade dos roteiristas moderninhos. Gostei. Mas gostei mais ainda foi do conselho do sr. Lagarto, porque é assim mesmo que a gente deveria passar pelos bons momentos, não é mesmo? Aproveitando ao máximo, coisa que nem sempre fazemos...

E quando se fala em bons momentos... aí é que pode estar o equívoco todo, porque eles não são, necessariamente, o sábado ou o domingo; mas o tempo que há entre a segunda e a sexta-feira, e que a gente nem vê passar porque vive mecanicamente entre a correria e a tensão dos compromissos.

Leio na reportagem de jornal que a executiva encontrou 45 minutos sagrados para dedicar à filha, todas as manhãs. E que este é o tempo mais precioso que ela tem em seu dia. Ainda bem que não sou executiva, porque 45 minutos é muito pouco tempo para me fazer feliz, considerando que o dia tem 24 horas.

Leio também sobre a enfermeira que trabalhou anos com doentes terminais, e que percebeu em quase todos eles os mesmos arrependimentos, como por exemplo, não ter trabalhado menos; não ter feito mais amigos e passado mais tempo com eles e com as pessoas queridas; não ter viajado mais, não ter aproveitado mais a vida.

Sabedores de que felicidade é um conceito relativo, e alegria é um estado interno, os bons momentos estão mesmo é espalhados pelo cotidiano... ao menos para boa parte de nós. O incrível é que justamente os mais desprovidos, como a mocinha Cinderela, é que têm olhos para enxergar a beleza das pequenas coisas e se maravilhar com elas. Porque os que têm tudo acabam com o olhar cristalizado e só enxergam o que é excepcional. São menos felizes, portanto.

A festa do dia a dia é estar vivo, e isso por si só já deveria bastar; não importa se você usa ou não uma coroa de ouro e brilhantes sobre a cabeça. E neste ponto da conversa, faço minhas as palavras do sr. Lagarto:

"Aproveita enquanto dura!".


Leia também:

Aproveite o tempo que te resta

4 comentários:

  1. Faço minhas as sempre sapientíssimas palavras do grande RUBEM ALVES:

    "Minha filosofia pode ser resumida em duas frases latinas: "Tempus Fugit": o tempo foge, passa, tudo é espuma... E "Carpe Diem": colha cada dia como um fruto saboroso que cresce na parede do abismo. Colha hoje porque amanhã estará podre.
    Sonho em ter tempo para aprender a vagabundear". Bingo!...este é o melhor resumo da ópera existencial de que tenho notícia, realisticamente.

    Para compreender o que quero dizer com aproveitar o dia, veja a sua vida de uma perspectiva de longo prazo, olhando tanto para o futuro, quando para o passado. Há muitas coisas em nossas vidas que poderiam estar melhores no presente se tivéssemos feito algo a mais no passado, muitas vezes, não em quantidade, mas em qualidade.

    O comportamento imediatista, no entanto, nos rouba do presente a oportunidade de criar um futuro melhor para nós mesmos. Ficar na cama mais do que o necessário por preguiça quando você sabe que tem coisas a fazer, comer por gula e depois reclamar que está gordo(a), ficar na frente da quase sempre estúpida TV por horas (não vejo telê rs)pela simples inércia (falta de disposição ou idéia para fazer algo diferente ou mai relevante, como ler om bom livro, etc.), fazer o estritamente necessário no trabalho (porque você recebe muito pouco para fazer mais), empurrar a vida com a barriga, dia após dia, fazendo sempre as mesmas coisas e reclamando que nada diferente (nem poderia) acontece com você.

    Esta, infelizmente, é a condição de boa parte da humanidade. Vive-se por viver, como se fosse uma pesada obrigação estar por aqui. Em contrapartida, para quem vive assim, aproveitar significa sair da rotina, fugir da própria realidade e viver por alguns momentos uma ilusão qualquer.

    Olhando do ponto de vista do longo prazo, estes momentos acabam não fazendo muita diferença na balança da vida. Quando você for pesar o que valeu e o que não valeu a pena, o que fará diferença é o que você fez que teve uma repercussão positiva no futuro (alguns males vieram para o bem, também).

    É claro que mantemos boas lembranças dos momentos significativos, situações onde celebramos vitórias, fortalecemos relacionamentos, tivemos grandes aprendizados , prazeres e/ou alegrias. Não lembramos das vezes em que cedemos à preguiça, à gula ou ficamos perdendo tempo reclamando ou fazendo algo que não trouxe nem uma boa lembrança, nem um bom resultado qualquer.

    A melhor forma de expressar o significado do aproveitamento do dia, é através do velho ditado: você colhe o que você planta. Aproveitar então, seria plantar o melhor possível e curti-lo no presente, pois isto será colhido no futuro e, o mais importante, cuidar desta plantação.

    Quem escolhe viver uma vida inercial e aproveitar somente através do lazer quase sempre em shoppings, video games, filmes evasivos, livros best sellers rasos, besteirol, etc., não está plantando nada para o próprio futuro. E você, o que você está plantando?

    Repense as suas atitudes um pouco mais , avaliando os efeitos que elas causam em nós e nos outros ao nosso redor....para que sejamos sempre melhores indivíduos. Se você realmente se importa consigo, deixe esta ideia florescer e motivar a constantemente aprender, crescer e mudar para melhor.Queremos amadurecer e evoluir ou não?

    P.S. Considero o melhor filme em cartaz o documentário excepcional sobre o genial Sebastião Salgado (uma referência fotográfica respeitada/renomada/admirada mundialmente), intitulado O SAL DA TERRA.
    Santé e axé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre, adorei as sapientíssimas palavras. "Colha hoje porque amanhã estará podre" é simplesmente GENIAL! kkkkkk

      Excluir
  2. Fernanda,

    Viver o momento, aproveitar o maximo enquanto dura ........tem sido minha filosofia ja ha algum tempo....... e viver da melhor maneira possivel em relacao a mim e aos outros tambem .... pois o future depende exclusivamente do presente ...... o passado so vai servir de exemplo e observacao para nao cometermos os mesmos erros ...... pois na realidade como voce mesma tao bem escreve em seu post a gente leva a vida no automatico sem prestar a minima atencao com o que esta acontecendo ao nosso redor ...... e com aquela velha historia: " de nao ter tempo para nada" e assim perdendo o precioso "tempo" e a oportunidade de ser feliz.

    Que bom voce aproveita.

    Beijos
    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gildinha minha flor... eu, como você e nosso queridíssimo Marcos Lúcio, aproveito messsssssssmo!!!!!!!! kkkkkkkkkk

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!