segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O silêncio da dona Marisa

Olha, vou contar uma coisa pra vocês: se eu fosse dona de um jornal importante, ou editora-chefe de uma grande revista, colocaria meus repórteres para trabalhar e mostrar a todo mundo o que pensa a dona Marisa. É, a dona Marisa Letícia, mulher do Lula, que entrou para a história por ter costurado a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores.

"Galega", como é chamada pelo marido, virou mulher invisível: se como Primeira-Dama já não tinha visibilidade, agora como "ex" parece ter saído definitivamente de circulação.

Dona Marisa não aparece... nem mesmo à época do falatório de que o marido teria um caso com a antiga secretária de gabinete, a Rosemary Noronha, que deu a volta ao mundo com ele em missões oficiais, dona Marisa apareceu. E nem para brigar pelos filhos, ou com eles, acusados de envolvimento com propina e corrupção, ela saiu das sombras.

Meia hora de conversa com dona Marisa, mulher que já liderou passeata de protesto nos anos 80 para tirar o marido da prisão, mas que, hoje, não aparece para protestar contra nada... e se eu só tivesse cinco minutos com ela, a pergunta seria simples: tanto silêncio por quê?



Entrevista oportunista em maio de 2003, início do primeiro mandato de Lula. A dita "presença de Marisa", no entanto, não se confirmou como Primeira-Dama, já que esteve sempre apagada e à sombra do marido.
Doze anos e tantos escândalos depois, dona Marisa continua devendo sua presença ao Brasil.

8 comentários:

  1. Seria um "Quem cala consente"?
    Quem sabe um "Melhor ficar calada do que falar bobagem"?
    Quem sabe, apenas, desfruta da fortuna que hoje possue, sem tempo para pequenas coisas?
    Quem sabe??

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,

    Muito interessante seu post, Nao li a entrevista mas tenho algo a dizer: segundo a minha educacao, falar mal do marido e uma faca de dois gumes: primeiro porque quando voce fala dele , esta falando de voce, pois voces estao juntos, segundo como a propria entrevista cita, ela sumiu ..... e a outra aproveitou tudo que podia (da qual eu nao cretico pois um usou o outro) e o fato dela sumir ja era a resposta ao meu modo de ver que ela nao compatuava com nada. Agora quanto a situacao financeira, eu nao tenho nada a dizer.

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não é falar mal do marido, Gilda! É falar qualquer coisa!

      Excluir
  3. De minha parte, prefiro-a calada, ainda mais que o marido não é o presidente.Nem todo mundo deve ou pode falar, se usarmos de bom senso.Infelizmente, a maioria, e não só politicamente, abre a boca e...credo!É muita gente sem noção, sem conhecimento, sem embasamento e sem capital cultural dando opinião sobre tudo, vixe! Reproduzo um texto oportuno, na minha desimportante avaliação"E se alguém escrevesse sobre a mulher de Nelson Motta como ele fala da mulher de Lula? Por Kiko Nogueira

    De todos os sub jabores que surgiram nos últimos anos, poucos desempenham um papel tão patético quanto Nelson Motta.

    Sem formação política, ex-escada de Paulo Francis no Manhattan Connection (onde era chamado por Francis, de maneira indulgente, de “Nelsinho”), o jornalista tem uma coluna no Globo há décadas.
    Migrou da resenha de música para a detonação de qualquer coisa ligada a Dilma, PT, Lula etc, o que dá mais ibope. Em seu artigo mais recente, conseguiu tratorar um inimigo perigosíssimo: a mulher de Lula, Marisa Letícia.
    Baseado no que lê de terceira mão sobre as supostas desavenças entre Lula e Dilma em torno da operação Zelotes, Motta escreve que “em oito anos de lulato ela [Marisa] nunca abriu a boca (cada vez maior) em público”.
    “No núcleo duro lulista, sabe-se que ele morre de medo da ‘Galega’, e uma vez chegou a se queixar a jornalistas que, por desobedecê-la em alguma decisão política, estava sofrendo uma greve sexual em casa e, sabe como é, Lula não passa sem um sexozinho”, continua.
    “Imaginem as opiniões da eminência loura sobre o atual momento do Brasil e da família Lula da Silva.”
    Chutando a esmo, Motta chama uma mulher que nunca viu e que, até onde se sabe, não cometeu nenhum crime, de vaidosa viciada em plásticas, burra, manipuladora e corrupta.
    Tudo bem? Claro que sim — porque com Lula e família vale tudo. Mas só nesse caso, porque Motta é um mestre da bajulação de poderosos, um puxa saco de primeiríssima classe.(...)
    Nelsinho já pensou se fizessem com ele o que ele faz com suas vítimas? E se alguém descrevesse, digamos, as sessões de botox de suas ex Marília Pera, Costanza Pascolato, Marisa Monte? E se alguém tecesse considerações sobre a capacidade intelectual de suas filhas Joana, Esperança e Nina?
    Caetano Veloso apontou que Nelson Motta foi o único crítico musical que fez carreira sem falar mal das pessoas. Seria preciso acrescentar “algumas pessoas” a essa descrição.
    O grande talento de Nelsinho é o de ser um sicofanta seletivo. Um doce de coco com gente como Caetano, uma hiena maldosa e desonesta com quem não tem afinidades ou como se defender.
    LUIZ PRADO disse:
    fala mal dos outros mas esquece do apelido pelo qual era chamado por uma de suas mulheres(citada), não depois,mas DURANTE o relacionamento: MICROBIMBA rsrs
    Santé e axé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk Jamais gostei do Nelsinho... mas continuo curiosa acerca da dona Marisa...

      Excluir
  4. Ela, até na passeata, foi fantoche.Mais uma mulher sem expressão, sem luz própria, como muitas outras. Rosane Colorido que o diga.

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!