terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O Macbeth de cada um

"Amanhã, amanhã, amanhã..."

A fala de Macbeth, vivido por Michael Fassbender nesta versão cinematográfica de 2015, é dita numa belíssima cena de loucura e morte, dor e despedida, tomada de consciência e arrependimento. Todos estes, os ingredientes da saga dos Macbeth, tão furiosamente tragados pela volúpia da ambição, uma cegueira tão tipicamente humana.

Outra vez os críticos não gostaram. E eu amei. Pensei logo no que aproxima Shakespeare de Machado de Assis. Ambos mais atuais e profundos do que nunca. Conhecedores da alma e das tentações do homem. Sabedores das pequenezas que nos dominam e assolam. Tornaram-se imortais por isso mesmo: o tempo não apaga a voz da razão.

Se Machado sabia que "a ocasião não faz o ladrão, pois o ladrão nasce feito", Shakespeare fazia das misérias humanas as personagens principais de seus escritos. No caso de Macbeth, a tentação, na forma de bruxas, diz ao honrado guerreiro que ele há de ser rei. E o honrado guerreiro, que de honrado não tinha nada, mata o rei e toma-lhe o lugar. Amaldiçoa-se, sem saber, pois não contava ter consciência.

Macbeth trata da tentação diária de todos nós, das mais ínfimas aos maiores horrores.

E quem tiver olhos, que veja. E quem tiver ouvidos, que ouça.


5 comentários:

  1. Fernanda,

    Concordo com voce, tambem nao leio as critica, quero saber sim quem sao os atores .... e os atores deste filme eu gosto muito, sendo assim irei assistir.
    Quanto a Shakespeare ele para mim e o Freud, so que ele escrevia suas pec as e Freud atendia seus clientes ..
    mostrando todas as caracteristicas inerentes ao ser humano ......

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, My flower... também amo o velho Freud! E quanta inspiração vejo no seu comentário abaixo... isso é que é gostar de Shakespeare!!! Beijos, fofaaaaa!!!!

      Excluir
  2. Cont.

    Cena 1

    Thunder and lightning. Enter tree witches ...
    1- When shall we tree meet again? In thunder, lightning, or in rain?
    2- When the hurbyburly's done, When the battle's lost and won.
    3- That will be ere the set of sun.

    1- Where the place?
    2- Upon the heath.
    3- There to meet with Macbeth.

    1- I come, Graymalkin.
    2- Paddock calls.
    3- Anon!
    and all - Fair is foul, and foul is fair .......

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,

    Corrigindo o correto e three e nao tree (arvore) UPS .......

    Felicidades,
    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  4. Realmente é maravilhoso e imperdível .Macbeth foi escrito em 1607 e continua atual, universal e vigoroso, ou seja, um clássico. O filme é deslumbrante, impactante/perturbador, com cenários, fotografia, trilha sonora, figurinos, maquiagem, atores excepcionais, enfim, tudo de altíssimo nível artístico. Não por acaso foi aplaudido com entusiasmo durante 10 minutos no último e sempre relevante festival de Cannes.

    A película tem o foco no relacionamento doentio dos protagonistas, um casal criminoso e cúmplice com rasgadas tendências auto-destrutivas.

    Através da revelação das bruxas, que ajudou a estimular mais, tive a impressão de que o casal Macbeth arquiteta a morte do rei da Escócia também numa tentativa desesperada de começar uma nova vida depois da morte do filho .O sofrimento, estampado no rosto dos pais - Macbeth/Fassbender e Lady Macbeth /Marion Cotillard, minha atriz preferida - ardilosa, que leva o
    marido a cometer as mais terríveis atrocidades, marca o início da cortante descida ao inferno do casal .A plateia toma conhecimento por meio do enterro da primeira cena, e dos traumas vividos pelo general na guerra, em cenas antológicas. “O que Shakespeare faz, aqui, é mostrar como a dor, a frustração e o medo podem levar à insanidade e ao mal’’, resumiu o cineasta.

    Quem tiver o privilégio de ver esta pérola cinematográfica, deve ficar até o final dos créditos, pois também e principalmente as últimas imagens são de tirar o fôlego. Um fitaço, como dizíamos os mineiros de boa cepa, em priscas eras rs.
    Santé e axé!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!