sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Escolha errado e seja infeliz

Comecei a pensar seriamente a respeito da minha saúde depois de um papo com meu amigo Flavio Migliaccio, que me soprou as seguintes palavras:

-- Se você um dia ficar doente, mas tiver a consciência de que sempre cuidou da sua saúde, não sofrerá pela culpa de ter causado mal a si mesma, ou de ter encurtado a sua vida.

Pouco tempo depois, encontrei outro sábio: o grande Helio Gracie, lutador genial que, aos 92 anos, conservava uma vitalidade impressionante no corpo e na mente. E ele me disse:

-- Você não vai viver mais, se cuidar da sua saúde. Mas vai viver melhor e morrer melhor.

Migliaccio e Gracie mudaram a minha vida, e não só porque passei a valorizar mais o meu corpo. Fiquei pensando no que eles disseram e entendi que o conceito de "saúde" é muito mais amplo do que a gente costuma pensar, e a “fórmula” pregada por eles se aplica a tudo. Ela tem a ver com todas as escolhas que fazemos.

Pense na sua “saúde” além do exame de sangue. Ela também é a sua satisfação, alegria, esperança, bom-humor, generosidade... o estado de espírito faz parte da qualidade de vida, e justamente por isso adoecemos quando nos deixamos dominar pelas emoções negativas.

Já conheci gente seriamente doente que não perdeu a capacidade de ver a beleza em tudo, mas nunca vi nenhuma pessoa saudável que tivesse a cabeça nas trevas da tristeza, porque é exigir demais do coração, que bata ressentimento ou inveja... esperar muito do aparelho digestivo, que jogue fora a infelicidade. Ou da memória, que guarde bem escondida a nossa responsabilidade pelas escolhas equivocadas...

E o arrependimento? Uma doença que se alastra corpo afora, envenena a vida e não ensina nada. O único remédio para isso está em agir primeiro, em pensar nas escolhas que faço, consciente de que elas é que me conduzem ao sucesso ou ao fracasso no viver: se me caso ou não com este homem; se aceito ou não este emprego; se tenho ou não este filho; se gasto ou não este dinheiro; se fumo ou não este cigarro; se entro ou não nesta briga; se digo o que penso ou se me calo...

Pense e reconheça que, na maioria das vezes que esteve em situações desagradáveis ou difíceis, foi você mesmo que se colocou ali. Poderia ter feito outra escolha, e o desfecho seria diferente.

 “Fulano está numa pior...”; “Beltrano sofre tanto naquele casamento!”; “Cicrano está com a saúde por um fio”... “Filistrano perdeu o emprego”... e por aí vão as escolhas...

Melhor que tomar calmantes, correr para o médico ou temer a doença, é pensar nestas escolhas __racionais, emotivas, mecânicas e inconscientes__ que fazemos a todo instante, pela vida. Porque são elas que nos conduzem ao nosso futuro.

3 comentários:

  1. Não sei se é sintomático ou ou mera coincidência, queriDannemann, não haver um comentário sequer, para texto tão absolutamente verdadeiro e oportuno (noves fora os mistérios, segredos e sagrados imperscrutáveis para nosostros, reles mortais). Faço minhas suas sensatas "cutucadas" bem digitadas rsrs...

    O "serumano" recusa, quase sempre, responsabilizar-se pelo que fez ou deixou de fazer...quer transferir o tempo todo...pra os pais, para o governo,
    para o "amor ou encosto, depende" da sua vida e por aí vai. O que ainda considero pior, e descupe a baixaria rsrs... é "negruinho" (Caetano usou em música recente) cagar na gaiola e esperar que a bosta cante...francamente...

    O povo não sacou que a natureza não pune nem premia, só traz as inevitáveis consequências: semeou vento, colherá, então, a merecida tempestade. Até agora vigora a eterna lei de causa e efeito, pois toda ação gera uma reação.

    Na verade, o Universo não lê nossos pensamentos, mas exlusivamente nossas emoções e desejos intrínsecos(independentemente de termos consciência disto). O pensamento positivo não funciona se não for acompanhado de emoção positiva (já falei disto anteriormente). Quem for atento perceberá que os desejos que realmente se realizaram foram aqueles que se tinha absoluta certeza que deveriam se realizar.

    Quem deseja o mal, merecidamente, tê-lo-á (só um mesoclítico para acordar!!!!) na mesma intensidade que o desejou. Não significa, entretanto, que será um troco na mesma moeda (a natureza é criativa e não se repete). Como ele volta_a curto, médio ou a lonnnnngo prazo_ numa circunstância adaptada à sua vida para que seja sentida a dor do mal desejado, muiiiita gente não entende o que está acontecendo , além da fraca memória, e se pergunta: o que fiz para merecer isto? Ainda não tive motivos para duvidar do Cazuza: não há mal ou bem que façamos e que não seja a nós mesmos.

    A vantagem, no meu caso, de possuir uma idade avançada, quase provecta e já beirando à senectude rsrs...é poder dizer o que quiser e, se causar espécie,
    a gente, cinicamente, diz: liga não, tô caduco kkkk. Ato contínuo farei uma ilação sobre causas e efeitos que, certamente, soará estranha. A estupefação , não sem motivos, que causa o espancamento de uma velhinha, ou uma famílias destroçadas, ou acidentes horríveis, etc., permite supor ou indagar: O que será , ou que tipo de emoção estas vítiimas ou seus próximos tinham em seus corações e mentes antes da tragédia?

    Para ficar somente num exemplo, sei de pessoas de "boa família" que preferem um filho ladrão, assassino...a ter um filho gay (pasme!, só que a covardia em assumir esta estupida monstruosidade livra-os da horrorosa verbalização ou conscientização). Alguns jovens, homofóbicos , que na verdade são enrustidos ou conflituados sexualmente, sabemos, agridem em bando ,e covardemente, gays, travestis, e prostitutas...Freud explica.. Pelas leis da física quântica, cada gesto ou pensamento homofóbico que as vítimas de acidentes ou da violência urbana tiveram, poderia ter contribuído para que a tragédia acontecesse em suas vidas, não é verdade?
    Sei que pensarão: de onde se tira uma idéia estapafúrdia destas? A partir de uma acidente horrível e "inexplicável" de um jovem que, posteriormente, soube se tratar de um homofóbico. Ou podem considerar caduquice kkkk tudo isto..."pas de probleme", o direito à livre expressão é um fato, ainda.

    Aviso aos navegantes: cuidado com as emoções, sentimentos e desejos... são verdadeiros investimentos com suas inevitáveis consequências.
    P.S. Adooooooorei a palavra filistrano.

    Santé e axé!!!
    Aração e beijão.
    EstiMarcos

    ResponderExcluir
  2. EstiMarcos... adorei cada linha que voce escreveu... (e dei risada com a "baixaria"...) Bjão!

    ResponderExcluir
  3. QueriDannemann...ter o seu aval, com toda a admiração que lhe dedico, sinceramente, livra-me de procurar, já! , um geriatra kkkk. Ainda passo no teste da lucidez, então, oba e "obá, obá, obá...mais que nada", né Jorge Benjor?.

    Obrigado pela gentileza...mas como ninguém nos lerá...evita-se assuntos espinhosos... nas minhas "mal digitadas" linhas, corrija: na verdade e família destroçada e, se , mais houver...

    Para haver mais credibilidade no que digitei, apesar de ser considerado uma pessoa educada e simpática _ jamais avanço o sinal_ e sou razoavelmente discreto, acontece que já fui, PASME!, dentre milhares, mais uma vítima de imperdoável ataque de homofóbicos. Não permiti, contudo, que isto interferisse na minha felicidade...problemas mal resolvidos "dozotros", é "dozotros" e com eles ficam, por direito e merecimento.

    Como talentosa jornalista, você precisa saber (se já não tem ciência disto...), que todo homofóbico violento, é um homossexual conflituado em potencial, enrustido, com sérios problemas de baixa auto-estima e aceitação da natureza sexual ...zero (ainda que inconsciente). Provado, psicanaliticamente, está: antipatias violentas traem ou traduzem afinidades secretas.

    Além disto, estas perversas e doentias e nefastas e perigosas personas, possuem problemas de disfunção erétil e, logicamente, genitália de tamanho indesejado ou , quase sempre, de diminutas proporções...no vulgar: bigulim pra se ver?! com lupa kkk. Homem exclusivamente hétero e bem resolvido sexualmente, quer mais é que nasçam cada vez mais homossexuais _que não são, em hipótese alguma ameaça pra ninguém, afinal sexo é de comum acordo_ para que sobrem cachos e pencas de mulheres para eles, não é mesmo?

    O mmelhor de tudo foi fazê-la rir da baixaria, que, convenhamos, perto das baixarias e mal gosto que assolam a humanidade...´pode quase ser considerada uma "altaria" kkk, né não?

    Abraço apertado e beijo estalado
    EstiMarcos

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!