terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Barbie, cai na real !!!

Enquanto a moça que sofreu abuso em cadeia nacional, na cama do mais famoso reality do Brasil, joga uma cortina de fumaça sobre o ocorrido e até o momento não se queixa, as coisas seguem horrorosas no universo feminino... na Somália, por exemplo, as mulheres caem nas garras de milicianos e são cada vez mais estupradas, além de submetidas a casamentos forçados ainda na puberdade, e à tal da mutilação genital, prática importante do tradicionalismo islâmico que, naquele país, atinge quase 100% delas.
Veja a matéria no NY Times.

No Irã, os aiatolás decidiram que as meninas não podem mais brincar com a Barbie, e a boneca entrou para a lista negra. Brincar, agora, só com a Sara, que usa roupas "apropriadas" e cabelos cobertos. Pena que as crianças, inocentes de tudo, consideram a alternativa "gorda" e "mal-vestida"... e continuam sonhando com a liberdade para brincar em paz.

Enquanto as mulheres padecem tanta falta de liberdade e direitos em lugares como Irã e Somália, aqui no Ocidente passamos por um momento de crise do feminino, e fico pensando nos rumos da situação. Não são poucas as moças, e até as meninas, que engordam um “movimento” de retrocesso, a partir do qual a mulher volta a ser vista como objeto e deixa de ser um ser pensante, livre e merecedor de respeito. Uma campanha que a TV promove, aliás, inclusive ao banalizar o abuso cometido no tal reality.

Desde muito cedo, esta  tal “corrente” acredita que a bunda é seu melhor e mais importante atributo para alcançar o sonho de um dia poder ser bonita e glamourosa como a Barbie. E se elas não aprenderam a pensar e não enxergam valor em sua inteligência e capacidade, não conseguem imaginar um futuro que não tenha um "bom" casamento, mesmo que seja por conveniência. Não entendem que, assim, estão escolhendo uma vida de opressão.

-- Pensar pra quê? Pra ficar triste? Melhor não pensar.

A mulher que me disse isso faz parte do grupo das tantas meninas que crescem sem autoestima, educação e objetivos de autonomia e liberdade... tudo isso, coisa que a gente aprende em casa, mas que anda em falta nas melhores famílias. Por uma inversão total de valores, ela conseguiu o sonho dourado: casou com um médico, tem duas filhas, não precisa trabalhar e desfruta de um vidão confortável. Não vai a pé nem à padaria, porque tem carrão, e está sempre emperequetada, como prega a moda que segue. Mas feliz, que é bom... neca de pitibiriba. E respeito do marido, será que tem?

O sonho de ser uma dondoca cheia de charme pode custar muito caro, e o pagamento é feito em duríssimas prestações. É preciso muito cuidado para não fazer do casamento uma arena para a dominação; o leme do relacionamento obrigatoriamente tem que ser o amor... caso contrário, a convivência se transforma num balcão de compra e venda, onde a autonomia da mulher deixa de existir. Isso me faz lembrar da moça de programa que entrevistei uma vez, para a revista "Nova":

-- Como você aguenta transar com um homem que você nunca viu, e só por dinheiro?

-- Fecho os olhos e penso no sapato que vou comprar no dia seguinte, com o dinheiro que ele vai me dar.

Está feita a confusão que nem Freud dá jeito: esta mesma moça me disse que se sentia muito livre e dona do seu nariz, afinal de contas ela tinha escohido ser prostituta. Como se vê, a fantasia permite tudo, até mesmo enxergar liberdade na submissão.

11 comentários:

  1. Fernanda,

    Para voce ve, cada um e feliz do seu jeito.
    O saber para mim e tudo, para outros nao e importante, pensar para que ......
    So que beleza nao dura a vida toda, acaba com o tempo e nao a plastica, lipo, botox, que de jeito.
    Quando elas abrirem os olhos, sera tarde demais ....

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  2. É, Gilda, depois que o leite derrama, não em jeito. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,o meu casamento durou 12 anos,como experiência foi importante para mim,pois só dessa forma aprendí que nada é mais difícil que conviver com um homem sob o mesmo teto... Bjs.

    Monica.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, que perfeita análise de três situações constrangedoras. Meus parabéns!
    Mas o que mais me revolta é saber que pessoas pagam , e muito, para ficarem 24 h assistindo aquele bando de desajustados jogando tempo fora , que bem poderia ser utilizado pra denunciar fatos como aqueles que ocorrem na Somália e Irã.
    Abraço
    Paulo

    ResponderExcluir
  5. A beleza dura a vida toda e eu sou testemunha. Olga, já vai lá pelos 80 e a conheci esses dias e, ela me disse que já me conhecia porque seu filho, falava muito bem de mim. O filho dela é um senhor que conheci e que ficamos amigos - desses que concordam em praticamente 98% do que conversam. Quando ele me disse: __ Esta é minha mãe! Olhei bem pra ela e disse: __ Você é bonita hein! Não menti. Ela; Preparou um café mineiro pra mim, com direito a louça inglesa tirada do guarda louça, queijo curado, pão mandado buscar - quentinho na padaria e geleia de jabuticaba. Foi uma manhã de - estar em casa, com mimos de uma simplicidade mineira. Quando saí, ela me levou até o portão pessoalmente, segurando-me pelo braço, feliz e medrosa. Medrosa de perder tanta satisfação de ter àquele filho dedicado, o amigo do filho, o marido dela, as coisas dela. Um dia, pensei, quem sabe toda a humanidade será assim,... calma, acalmada. Pensei nisto enquanto manobrava o carro e olhava os três no portão, pelo retrovisor.

    ResponderExcluir
  6. Paulo... é sempre uma alegria te encontrar por aqui. Fico muito feliz por você não ter me abandonado. Alfredo... adorei esta sua história: já passei por situações assim e te entendo perfeitamente. Sabe que eu também não acho que a beleza acaba por causa da velhice? Qualquer hora vou escrever sobre isso. Monica... conviver é difícil, mas se você encontra a pessoa certa na hora certa, e ambos querem mesmo ser felizes, pode ser maravilhoso. Não desista! Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  7. QueriDannemann... vou brincar com o produto de invasão "cultural" Barbie. Antes, vou repetir parte de um argumento seu e tentar _ "en passant"_ problematizá-lo:
    "Se não colaboram com a felicidade e o bem, os costumes estão aí para serem mudados; as tradições, para serem quebradas; as leis, para serem revistas... o Brasil faça jus à democracia que é e se espelhe na evolução da França, que proibiu o uso do véu islâmico em locais públicos por entender que este costume subjuga a mulher. Ao meu ver, foi uma grande colaboração com os direitos humanos".

    A invasão cultural norte-americana” com seus produtos nas prateleiras dos supermercados, nos shoppings e nas lojas, tornou-se algo "normal" de se ver nesse mundo de coisas estrangeiras(muito mais americanizado do que globalizado, claramente, no Patropi). Os nossos programas de TV, músicas e filmes são predominantemente from USA, deixando claro que desvalorizamos aquilo que é produzido em nosso próprio território e "alto" - valorizamos aquilo que é produzido no estrangeiro. Dentre os programas exibidos pela Sky, Net e outros, apenas 3,5 horas são reservadas para programas brasileiros. O investimento dos yankees na rede televisiva para os pequeninos indefesos propagam falsos valores para as crianças e as influenciam a desenvolverem hábitos que acabam transformando-as futuramente em criaturas imitadoras “em quase tudo semelhante a eles”. Até na alimentação, com a nefasta "MAQUIDONALDIZAÇÃO", nossas crinaças já estão gordotas e com problemas de colesterol como na matriz burramente copiada.Temos complexo de vira-latas, e somos submissos quando prezamos tanto os objetos culturais estrangeiros, principalmente norte-americanos, e desvalorizamos os nossos objetos culturais, as nossas raízes. Alguém aí lembra da Suzie, e da Emília???

    A beleza surgiu como categoria relevante, um referencial fundamental para a escolha das bonecas. À beleza, superpõe-se a possibilidade do manuseio dos cabelos, que devem ser lisos e compridos.
    Uma das falas que representam a fixação pela conquista de um ideal estético do feminino, componente da subjetividade da menina em formação, aponta para uma imagem específica de mulher. “Eu queria ser igual a elas [Barbies], com cabelo comprido e louro”. ( menina de dez anos referindo-se à coleção de Barbies).
    Muitas meninas revelam o mesmo desejo. Ter cabelos louros, lisos e compridos expressa a imaginação coletiva sobre o feminino, tomando como modelo uma estética dominante, etnocêntrica e ideológica, cuja imagem somente da mulher americanizada é enaltecida. Os raros mais atentos já perceberam a quantidade absurda (quase unanimidade) de falsas louras no Brasil, inclusive as crilouras ou negras louras(constatação e não preconceito, evidentememnte) e, se bobear, até indias louras teremos, vixe!!!.

    Aqui mora o verdadeiro perigo: A distância entre esta aparência e a nossa realidade social miscigenada e tropical contribui para que a imagem, da própria criança, seja desvalorizada, podendo reduzir-lhe a auto-estima, colocando-a em um lugar inferiorizado.

    Logicamente, a "liberdade" de possuir uma boneca Barbie, camufla a submissão aos valores estéticos e colonizadores norte-americanos, menosprezando a beleza da mulher brasileira, infinitas vezes superior às cafonas e lambisgóias e desbundadas rsrs..americanas do norte. Se fosse por este motivo, como preservação de volores nacionalistas (os americanos são os mais xiitas nesta questão, a ponto de tomarem coca-cola até quando estão em terras estrangeiras)i, os aiatolás iranianos não estariam de todo errados, afinal, a autoestima de um povo é que dá força às suas asas para voos mais altos.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  8. Agora, complementando o post anterior, reproduzo texto que recebi. Vamos brincar de :

    Boneca Barbie é Coisa do Diabo

    A boneca Barbie foi criada por uma estilista e costureira americana , no final dos anos 50 . Dizem que ela colocou o nome em homenagem a sua filha , que se chamava Bárbara .
    Mas , segundo alguns místicos e esotéricos , a criadora da boneca tinha ligações com seitas extravagantes e que o nome Barbie significa Rainha Diaba num dialeto africano .
    Outros religiosos falam que a criadora desta boneca foi a primeira a impor a beleza anoréxica e americanizada nas mulheres , pois a boneca é magra , alta , loura e bem – sucedida.

    Numerólogos famosos falaram que depois do surgimento desta boneca , o comportamento mundial mudou : as manequins curvilíneas e saudáveis saíram de moda para dar espaço para as secas e anoréxicas ; surgiu a lei do divórcio ; apareceu a liberdade sexual ; tudo isto por causa da influência "maldita" desta boneca na sociedade .

    Outros religiosos afirmam que a criadora da Barbie fez um pacto com o diabo para que sua boneca fizesse sucesso internacional .

    PERIGO REAL E EVIDENTE: Muitos psicólogos afirmam que esta boneca pode fazer mal ao desenvolvimento das meninas , principalmente nas das classes mais baixas , porque ela é um exemplo de mulher muito fora da realidade para a maioria constituída por meninas (mais)humildes . Nas lojas , a famosa Barbie – Profissões , só tem empregos de alto escalão , como exemplos : Barbie – dentista ; Barbie – médica ; Barbie – executiva ; Barbie – advogada ; etc.
    O mais interessante é que muitas manequins e atrizes dizem que fizeram várias plásticas para ficarem idênticas à boneca Barbie , como é o caso da atriz Pâmela Anderson , que afirmou isto , em público , e para várias revistas .

    Será que você , que possuiu ou possui, recebeu ou recebe alguma influência diabólica por causa desta bonekkkk ?. Tenho "meda" pois minha sobrinha-neta moreninha... tem quase tudo desta "perigosa" boneca loutinha...mas não sou besta (besta é tu, né Moaraes Moreira?) de dar pitaco nisto...quem pariu Mateus (ou Mateusa?kkk) que o(a) embale.
    Abração.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  9. Desculpe, queriDannemann, mas boneca lourinha e Moraes Moreira seria o corretamente digitado.
    Beijão "procê".
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  10. Nunca esqueci o depoimento da Débora Secco para o "Altas Horas", quando ela relatou de uma conversa que teve com uma mulher de um país islâmico, que agora não recordo o nome, onde seu marido jogava em um time de futebol. Ela perguntou a mulher se não achava muita submissão delas aos homens o uso da tal burga? E a mulher respondeu que para ela o maior ato de submissão é o que nós brasileiras fazemos no Carnaval para atrair os olhares masculinos.
    Que tapa na nossa cara hein?!
    Posso estender esse comentário a todas as mulheres do mundo ocidental que vive uma ditadura da beleza cruel. Tudo pela silhueta perfeita e o título de "A gostosa".

    ResponderExcluir
  11. A liberdade é uma coisa totalmente relativa! Como nesse caso que você relatou da prostituta. Os homens podem achar que tem “poder” sobre ela. Mas ela pensa e sente ao contrário. Para ela é apenas um trabalho como qualquer outro. Para eles é uma visão de mulher objeto.
    De uns tempos pra cá parece mesmo que as mulheres estão voltando ao passado. Parece que virou moda ser “piriguete”. Ter o estilo vulgar. Hoje é visto esse estilo na própria novela das 9, representado por uma adolescente e visto com elogio. Não, isso não é elogio! As mulheres no BBB só querem mostrar os corpos sarados. E muitas vezes elas realmente parecem não ter NADA na cabeça! Sinceramente, não acho que os homens sejam iguais. Acho que eles se baseiam na imagem da mulher que é mostrada na mídia. E quando encontram uma que não faz parte daquele mundinho de “mulher objeto”, eles ficam sem saber o que fazer. Então, se a gente parar pra pensar, talvez a culpa não seja deles, e sim de um “certo” grupo de mulheres.

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!