quarta-feira, 18 de março de 2015

Recaída, o xis da questão

Acendo um cigarro. E outro, e outro. O papo com as minhas amigas, as risadas que damos, o café delicioso... tudo isso me faz esquecer que recaída é assim, é triste assim; a gente fuma e não se importa que fuma; depois volta pra casa tão triste e amargo como o alcóolatra que se deixou levar pela ilusão de um golinho só ao lado dos amigos no bar... e cai no vão sem fundo da noite, onde o brilho dos copos é tudo o que há, além do prazer irresponsável do vício. O vício de se deixar cair.

Cair de novo na ilusão. E pode ser ilusão em qualquer coisa, não precisa ser, necessariamente no cigarro, como é o meu caso. Eu gosto de pitar um cigarrinho com as amigas, de vez em quando, tomando um café quentinho, batendo um papo, e tal... mas depois sempre me arrependo. Quero fazer ginástica, ter os pulmões limpos e leves, a consciência tranquila de quem não se sacaneia.

Mas recaída é assim, deve ser mesmo pulsão de morte... o que me faz pensar na minha amiga, que é tão bonita e jura que sonha com felicidade, mas deu de presente o coração para um homem que a trai repetidas vezes... porque não consegue ser fiel. E ela não consegue partir pra outra, mesmo sofrendo tanto: se ele recai na traição, ela recai em voltar pra ele, só de pensar em ir embora...

Se a gente parar pra pensar, vai perceber que a recaída está em tudo, está nas mínimas coisas, e o futuro é quem mais perde com isso porque o futuro é só uma promessa, uma miragem, uma alucinação. A gente só tem o hoje e entrou numas de que quer ser feliz aqui e agora, porque quase perdemos a fé nesta veleidade que o futuro se tornou em tempos de consumismo tão voraz e absoluto. Então a juventude bebe vodca até morrer, porque a vida não tem mais sentido, ou talvez nunca tenha tido.

A recaída é o xis da questão de nós, que nos sentimos eternos.

19 comentários:

  1. Fernanda,

    Recaidas ..... e quem nao nao as tem ? Seria muito facil dizer no caso da mulher mal amada, larga este homem .... voce merece coisa melhor .... voce deve se amar mais...mulher ......palavras....a attitude e tao diferente ........tao dificil .......e no caso de qualquer vicio ....e so comecar de novo em pequenas doses e ....nao tem jeito.... precisa de muita forca de vontade .... e mais uma vez .... palavras .... e muito facil falar .......o xis da questao e a attitude .....e a acao.

    Felicidades,
    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  2. Fernanda: Voltar a fumar nao eh recaida. Eh o retorno ao (maldito) prazer...

    ResponderExcluir
  3. Gilda e Ariel... Eu já parei de fumar vaaaaarias vezes...

    ResponderExcluir
  4. Parar de fumar eh facilimo. Eu ja parei 742 vezes...

    ResponderExcluir
  5. Demasiado humano, como sói acontecer nas melhores e piores famílias.Fica tristinha e amarga não.Tem viciado até em Jesus e há vícios para todos os gostos e tipos de pessoas. O importante é saber administrá-los e ser dono deles e não o contrário, se conseguirmos.

    O problema é quando a recaída se transforma em culpa, um sentimento horrível e inútil , compulsivo, que só gera autopunição, na melhor das hipóteses. Errar é humano, ainda bem!

    O Carl Gustav Jung vaticinou:"A verdade sai do erro. Por isso nunca tive medo de errar, nem dele me arrependi seriamente". Bingo!


    Mas, quantos erros cometemos até chegarmos na verdade?
    Isso não importa, o que deve importar mesmo é a experiência adquirida e o crescimento obtido. Mas nem sempre temos essa consciência e, na maior parte do tempo, os erros cometidos são transformados em culpas. Alguns passam a vida errando e se culpando; outros sendo vítimas dos erros dos outros, e culpando-os; outros não fazem nada ou em tudo que fazem, são culpados; e outros, ainda para justificarem seus próprios erros, nos culpam. Que loucura, não?


    As consequências da culpa são muitas, isso ocorre porque com a culpa está sempre presente a necessidade, ainda que inconsciente, de autopunição. É certo que a culpa pode ser um sinal de alerta sobre falta de limite e respeito pelo outro; ou a indicação que é preciso mudar algum padrão de comportamento. Caso contrário, poderá continuar machucando o próprio e/ou àqueles que lhes são mais caros.

    O mais indicado sempre, se não estou equivocado, "comme d'habitude"rs, é responsabilizar-se e não se culpar, pois a culpa faz com que permaneçamos no papel de vítima e esse traz apenas estagnação e repetição de padrão, não proporcionando crescimento. A responsabilidade faz com que acreditemos na capacidade de mudar. E todos nós temos essa capacidade! É difícil, complexo, mas não impossível.Como disse o mestre Caymmi:"todo mundo gosta de abará, ninguém quer saber o trabalho que dá". Continue tentando parar, não desista ...e tente trocar o afeto do cigarro por outro tipo de afeto, se possível.

    Santé e axé!

    ResponderExcluir
  6. A melhor forma de acabar com uma tentação é ceder a ela (Oscar Wilde).

    ResponderExcluir
  7. Viver é um crime que não compensa, o que quer que façamos ou deixemos de fazer, o final é sempre o mesmo. Então viva com prazer.

    ResponderExcluir
  8. Cê fica tipapo?

    Zé Neguinho - Rocinha

    ResponderExcluir
  9. Querida Fernanda
    Para mim, deixar de fumar não tem o sentido de força de vontade, de coragem, de capacidade de renúncia...Fumei durante 30 anos e deixei o vício. O que me levou a isso foi um conjunto de desejos. Desejo de voltar a respirar normalmente. Desejo de poder jogar uma " pelada" sem me sentir morrendo. Desejo de não tornar meus próximos fumantes inconscientes. Desejo de que meus dentes perdessem aquela cor cinza escuro. O bom disso tudo é que consegui realizá-los.
    Sobre recaída, minha receita foi: nunca mais coloquei um cigarro na boca, ainda que apagado.
    Prazer em revê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não estou equivocado,"comme d'habitude", o Paulo conseguiu trocar o afeto prazeroso do cigarro por outros afetos (melhor que seja no campo dos desejos, afinal, somos seres desejantes...ou da fé...há quem tenha trocado cocaína por Jesus, é fato, mas...) que ele considerou "similarmente" prazerosos. Parabéns, bela vitória, Paulo...é uma esperança para a blogueira que, tomara, consiga trocar o afeto "fumacê" por outro(s) que ela considere menos nocivo(s).

      Excluir
  10. É como eu sempre digo: a melhor coisa deste blog são os leitores! Ainda bem que Marcos Lúcio e Gilda nunca me abandonam! Jamais! Se não fossem eles, eu já tinha desistido há muito tempo... às vezes sinto que estou falando pras paredes... que bom que de vez em quando o povo aparece!!! (Salve Paulo, pensei que tinha me abandonado de vez!!!)

    ResponderExcluir
  11. Fernanda querida,

    Lembre-se, que o segredo de todo sucesso, e fazer o que a gente gosta e faz bem, por isso nunca pare de escrever e postar no seu, no nosso Almalavada.

    Beijos mil,
    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!