terça-feira, 9 de junho de 2015

A sabedoria onde menos se espera

Foi minha segunda incursão à Colônia Juliano Moreira. Paradas nas imediações da entrada, ali estávamos, as estudantes de psicologia, à espera do restante do grupo, para o início da visita guiada. Eis que se aproxima o rapaz. É um interno. Vem todo simpático e cheio de cumprimentos. Aperta a mão de várias de nós. Estaciona o corpão ao meu lado, todo sorrisos e, ao me ver de braços dados com minha amiguinha muitos e muitos anos mais jovem, manda na lata a pergunta:

-- É sua filha?
E eu, dando risada, respondo com outra pergunta:
-- Tá me chamando de velha?!
Ele leva um susto:
-- Nããããoooo...
E eu retruco, como se fosse absurdo (mas não é):
-- Vê se pode! Me fazer uma pergunta dessas!
E ele, em sua sabedoria:
-- Não tô te chamando de velha... tô te chamando de mãe!




8 comentários:

  1. Fernanda,

    Adorei a criatividade na resposta do rapaz .......bela foto !
    Que bom que voce voltou !!!!!

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  2. Realmente a vida sempre surpreende. Neste caso, positivamente.Os internos que muitos consideram loucos, como este rapaz, costumam ser interessantíssimos, alguns, geniais, até.“Existem dois tipos de pessoas que dizem a verdade: as crianças e os loucos. Os loucos são internados em hospícios. As crianças, educadas.”- Jean Paul Sartre. Mas o que tem de maluco solto "porraí" e de crianças (criONÇAS) mal educadas, não está no gibi.

    Fernandes , Millôr
    A única diferença entre a loucura e a saúde mental é que a primeira é muito mais comum.Se você acha que está maluco é porque não está. Mas, se você acha que todo o mundo está maluco, então você está.

    Kerouac , Jack
    As únicas pessoas que me agradam são as que estão loucas: loucas por viver, loucas por falar, loucas por salvarem-se.
    Pessoa , Fernando
    A loucura, longe de ser uma anomalia, é a condição normal humana. Não ter consciência dela, e ela não ser grande, é ser homem normal. Não ter consciência dela e ela ser grande, é ser louco. Ter consciência dela e ela ser pequena é ser desiludido. Ter consciência dela e ela ser grande é ser gênio.
    Santé e axe!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,

    Acrescentando os exemplos tao bem citados pelo nosso estimadissimo e queridissimo Presidente da C.PA.F.S.S.uma frase do livro "Vendedor de Sonhos" do autor Augusto Cury, quando o personagem principal olha para o ceu e diz: "Deus me livre das pessoas "normais" ..."

    Divirtam se bastante, nao levem a vida tao a serio .......pois a vida e curta de mais ......

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  4. A queridíssima Diretora do C.P;A;F;A.S. trouxe ótima contribuição.Realmente, a normopatia, ou a normose rsrs...é algo insuportável e irreal, claro@."De normal bastam os outros" é título de música do Arnaldo Antuenes em excelente cd, da Maria Alcina (desde sempre a mais maluca beleza das nossas grandes intérpretes) , que adoooooooro.
    Abração "procê", Gilda.

    ResponderExcluir
  5. Marcos Lucio,

    Voce me fez feliz, sabe por que? Porque tive a oportunidade de ver ela cantando a musica, e mais uma entrevista dela com Antonio Abujanrra em 2014 que foi ....... Barbara .....comemorando mais de 40 anos de carreira ....... e ela continua fiel ao que ela e . ....tudo gracas ao computador...... adorei.

    Abracao proce estimadissimo e competentissimo Presidente da C.P.A.F.A.S..

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas gentileza, consideração e atenção, estimadíssima Gilda.Abraço forte.

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!