segunda-feira, 27 de julho de 2015

Meu encontro com Klimt

Nova Iorque tem museus de todos os tipos e para todos os gostos, mas foi virando uma esquina que meu co-piloto viu, em um prédio acima de qualquer suspeita, o nome fatal:

Klimt

Pára tudo! Klimt? Gustav Klimt? Onde, homem de Deus? Quede o museu? Quede a exposição do meu pintor austríaco preferido?

Era um prédio comum, igual a todos os outros da área, e uma entrada tímida. Estávamos no Neue Galerie Museum for German and Austrian Art. Anote aí no seu caderninho, porque vale a pena conhecer, meu bem... fica pertinho do Guggenheim.

Estávamos de bermuda e camiseta, sabe como é... dois turistas turistando em NY. O povo que entrava era do mais alto naipe, todo mundo de terno, um chiquê danado. Mas não consegui deixar para amanhã.

 
Entrei. E levei um choque quando vi o retrato dourado de Adele Bloch-Bauer, que sempre imaginei pequenininho, mas que é enorme... e realmente uma obra-prima. Sentada diante do quadro, perdi a noção do tempo...



Embora contasse com apenas seis quadros de Klimt, a exposição mostrava objetos pessoais, como um caderninho de anotações aberto, e muitas fotografias do artista rebelde da art-nouveau, que retratava mulheres esplendorosas e paisagens com ares de impressionismo; um revolucionário que protestava contra a tradição nas artes e que deu ares modernos a Judith, personagem bíblico, sendo justamente ela uma de suas obras-primas.

Ver de perto o caderninho de anotações de Klimt, alguns de seus rabiscos sem nexo... vou te contar: foram os 44 dólares mais bem gastos da viagem.
 
 

6 comentários:

  1. Fernanda,

    Obrigada pela dica, com certeza quando for a New York, irei ver este museu. Este e o museu do Sr. Joseph Lauter, o mesmo dono da Estee Lauder. Foi feito um filme recentemente a respeito da historia da "mulher em ouro" ,,,,so pela foto ja e um deslumbre ....fico so imaginando de perto .......gostaria de ver "o beijo" outro quadro famoso do Gustav Klimt ........

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  2. Vamos partir do princípio: quem foi Klimt?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkk esta foi ooooiiiitiima! Tá bão, Miglia... Eu fiquei tão empolgada com a história que esqueci de explicar. Vou voltar lá e mexer no texto.

      Excluir
  3. Concordo absolutamente com a excelência "klimtiana", ainda que fosse só a obra espetacular "ADELE"e , também com:"foram os 44 dólares mais bem gastos da viagem".Continue aproveitando muiiiiiiiiiiiiiiito.

    ResponderExcluir
  4. Adele casou-se relativamente jovem. Em 19 de Dezembro de 1899, contraiu matrimónio com o industrial Ferdinand Bloch (1864-1945), que era 17 anos mais velho .
    Adele estudou literatura clássica alemã, Francês e Inglês por iniciativa própria. Ela era delicada, tendendo a ficar doente.
    Em casa dos Bloch - Bauer compareciam convidados de destaque, salientam-se os compositores Gustav Mahler, Richard Strauss, Alma Mahler-Werfel, os escritores Stefan Zweig e Jakob Wassermann , artistas do círculo de Gustav Klimt, atores do Burgtheater, e após a Primeira Guerra Mundial, os socialistas Karl Renner e Julius Tandler.
    No Verão de 1903, Ferdinand Bloch-Bauer pediu a Gustav Klimt para pintar o retrato da sua esposa, pretendendo-o como um presente para o aniversário dos seus pais, em Outubro. O retrato (conhecido como Gold Adele) foi exibido em público apenas no início de 1907. Adele está sentada num trono de ouro, é o ícone moderno de uma grande dama, o fundo dourado e o céu estrelado complementam o seu rico manto de ouro. Pensa-se que terá existido uma relação amorosa entre Adele e Gustav Klimt. Uma indicação do seu relacionamento pode ser encontrado na obra "Judith", em que Adele é, presumivelmente a modelo. Num segundo retrato, datado de 1912, Adele está em pé de frente para o espectador, com um vestido elegante. O papel de parede colorido atrás dela evoca uma fantasia exótica do mundo do extremo oriente. Os rumores sobre um affair entre ela e Klimt nunca foram confirmados.

    Adele apoiou causas socialistas. No seu testamento, ela deixou o seu dinheiro a instituições de caridade, entre elas a Sociedade dos Amigos das Crianças. Ela doou a sua biblioteca ao público vienense e à Biblioteca Operária.

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!