segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A amiga que sempre estará aqui


 
Minha melhor amiga, que conheci na infância, e que por imaginação da vida, hoje tem o dobro da minha idade, ou seja, 90 anos, sempre gostou de me dizer verdades de um jeito nu e cru. E com uma simplicidade que às vezes me deixava até meio pê!
E uma das coisas que ela gostava de dizer é “que a vida tem mais imaginação que a gente”.

Veja você, leitor, que entre todas as coisas que mais temi em toda a minha existência foi justamente o dia em que o telefone tocasse e alguém, do outro lado da linha, me desse a notícia de que minha amiga havia morrido. Sempre tive tanto horror deste momento que cheguei até a pensar, várias vezes, de quem seria a voz que eu ouviria a me pronunciar as tristíssimas palavras.
Costumávamos passear por Ipanema, sem rumo, mesmo nas tardes tórridas de verão, quando procurávamos um banquinho, numa das muitas galerias cheias de lojas, e tomávamos ali um sorvete ou um café... e eu ouvia por horas as mesmas histórias que ela já havia me contado muitas e muitas vezes... mas eu escutava sempre como se fosse pela primeira vez. Gostava de ver sua animação ao falar das lembranças com aquela jovialidade que nunca perdeu, com uma alegria e um prazer que me contagiaram para sempre, e que foram determinantes no meu amor pela vida.

Esta minha amiga me ensinava a viver a cada cafezinho que tomávamos! Adorava me encher de conselhos de todos os tipos, mas entendia como ninguém quando eu fazia exatamente o contrário...
Eu gostava também de ouvir sua opinião quando ia comprar uma roupa nova, e principalmente quando precisava tomar uma decisão importante: ela jamais mentia, e isso me dava a segurança de me sentir amada e protegida, de estar recebendo a opinião de quem realmente não queria que eu saísse com um vestido ridículo para a ocasião ou que eu decidisse errado entre me casar ou comprar uma bicicleta.

Tão bom ter uma amiga assim, total! Aquela amiga que ultrapassa o tempo, a distância, a separação corpórea, as limitações impostas por quem quer que seja, ou pelo o quer que seja... porque a amizade e o amor, quando são verdadeiros e profundos, quando têm raízes na verdadeira afinidade, vão muito além de qualquer tipo de separação.
O tempo passou, e ela estava certíssima: a vida tem mesmo mais imaginação que a gente, veja você! Ela está sofrendo sobre uma cama e tudo o que faço é pedir a Deus, todos os dias, para receber aquele telefonema... para que alguém me dê a notícia, libertadora para ela e para mim, de que sua dor acabou!

Enquanto isso, em Ipanema, tudo aos poucos se transforma, é a vida que vai seguindo, o mundo que vai girando, os dias que vão nascendo e morrendo. Passo pela lojinha onde ela gostava de comprar bijuterias, e onde me presenteou um anel, no último natal.
A imagem da loja, fechada e disponível para aluguel, é um choque, uma pontada no meu coração, é a constatação irrevogável de que o tempo passou mesmo, de que nada mais é igual neste mundo, de que a loja, assim como a minha amiga, não estão mais aqui.
Ai, tristeza!
Penso em seu rosto, e na lembrança lhe dou um abraço bem apertado, daqueles que ela não gostava.
Nada pode mudar o passado ou a verdade das coisas. E no passado ainda estamos juntas e felizes, tanto quanto na verdade eterna das nossas almas.

4 comentários:

  1. Sua postagem está irretocável.Realmente perder uma amizade verdadeira e a melhor e de taaaaaaantos anos, é algo a se lamentar, com razão, pois sem amigos, liberdade e saúde, a vida é pra lá de dificultosa e nada desejável.Pelo menos você está tendo tempo de elaborar, na medida de possível. Perdi, há quase duas décadas, meu melhor amigo sem o mínimo tempo para processar, pois foi de acidente fatal. Triste lembrança...mas com a vantagem da certeza de que todos os momentos que vivemos juntos foram de trocas, afinidades e complementação (com raros momentos de tristezas que não eram por nossa culpa ou conta).Havia uma admiração recíproca e muito respeito, além do prazer que sentíamos nos encontros e na manutenção daquela amizade que, diga-se "en passant", não dependia de internet ou de virtualidades: era cara a cara, com muitas conversas, visitas , saídas e que tais.

    Como as perdas e os erros (para não repeti-los)são os nossos melhores professores, a partir de então, comecei a dar mais valor (ou o valor necessário), aos momentos que passo com outros amigos, sabedor de que, o imponderável está sempre à espreita , que a essência da vida é a impermanência e que só é possível vivermos no eterno presente já. Do ontem não dispomos mais e o amanhã ainda não podemos acessá-lo. Como bem pontuou Cazuza, "o tempo não para", ou , segundo Lulu Santos,"nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, sempre passará".

    No caso da amiga de 90 anos, que está sofrendo, seria um bálsamo ou uma libertação a bendita morte (se eu estivesse no lugar dela, "no "doubt about", escolheria uma eutanásia, p.ex.). Não comungo com a idéia judaico-cristã de que o sofrimento (muitos , por isto, até o desejam, inconscientemente) de Cristo é exemplar.Considero que Ele, debalde, morreu na cruz para nos salvar, pois não tenho notícia de qual humanidade esteve ou está salva .Antes do ponto final, citarei SÊNECA, meu filósofo predileto:"morremos todos os dias, pois todo dia é tirada uma parte de nossa vida:à medida em que a idade aumenta, nossa vida diminui.Perdemos a infância, depois adolescência, em seguida a juventude.Até o dia de ontem e todo o tempo que passou, morreu.Mesmo o dia que estamos vivendo , nós o partilhamos com a morte". E desta realidade de evidência solar, ninguém , que tenha nascido, escapou ou escapará.
    Santé e axé!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a confusão e o erro , por conta da pressa e da idade provecta, já beirando à senectude rsrs, pois os judeus não acreditam em Jesus porque Ele não cumpriu as profecias relativas ao Messias

    O que espera-se que o Messias cumpra em sua chegada? A Bíblia diz que ele:

    - Construirá o Terceiro Templo (Ezequiel 37:26-28)
    - Reunirá todos os Judeus de volta na Terra de Israel (Isaías 43:5-6)
    - Trará uma era de paz mundial, fim do ódio, da opressão, do sofrimento e do mal-estar. Como está escrito: "Nação não levantará espada contra nação e o homem não aprenderá mais a fazer guerra." (Isaías 2:4)
    - Espalhará conhecimento universal a respeito do D'us de Israel, unindo toda a raça humana numa só. Como está dito: "D'us será o Rei sobre todo o mundo e neste dia, D'us será único e Seu nome será único." (Zacarias 14:9)

    O fato histórico é que Jesus não cumpriu nenhuma destas profecias messiânicas.

    Na verdade eu quis dizer A CULPA JUDAICO-CRISTÃ.. Para Regina Navarro Lins, psicóloga e autora de “A Cama na Varanda” ), somos frutos de uma cultura judaico-cristã em que o sofrimento é uma virtude. “A sociedade é toda baseada em culpa e pecado”, diz. De acordo com Navarro, existe uma construção da culpa desde a consolidação do catolicismo. Moacyr Scliar, autor do livro "Enigma d culpa" concorda e acrescenta: “O Jeová, do Antigo Testamento, é um Deus que vigia constantemente os humanos, e que não hesita em acusá-los e puni-los. Cristo procura absolver os pecados da humanidade, mas o cristianismo não acabou com a culpa, sobretudo em termos morais”, completa.
    Santé e axé!
    Marcos Lùcio

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,

    A perda de um ente querido e sempre muito triste e doloroso, so o tempo cura (diminui). E amigos sao como eu constumo chama-los, de "irmaos espirituais", da qual temos uma afinidade e total confianca. Enfim e muito triste perder uma amiga (o), e uma dor imensa, um soco na boca do estomago (embora ninguem tenha dado em mim).
    Marcos Lucio, estimadissimo presidente da C.P.A.F.S.S., perfeito seu comentario.
    BRAVO !

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  4. Gilda, estimadíssima diretora do C.P.A.F.S.S...você é a única leitora minha rsrs e um grande incentivo (a outra é a blogueira, porém obrigada rsrs) para que eu continue - sempre generosa nos elogios- , pitacando ou praticando a lavagem/higienização desta alminha inquieta e inconformada, porém pletora do otimismo da vontade/desejo. Abraçaço e excelente finde!
    Saúde, sorte e luz!!!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!