sexta-feira, 17 de abril de 2015

Eternamente jovem

O tempo é engraçado. Ele passa pra nós, mas nós só o sentimos passar no rosto dos outros. No espelho, somos, no dia a dia dos anos, os mesmos. Dos oito aos 80 anos, somos os mesmos, não percebemos o tempo.

Mas então, aos 47 anos, a gente se mete a dar uma faxina na casa e quase cai morta antes de terminar de lavar o banheiro. E pensa que, aos 24, limpava o apartamento inteiro sem sentir cansaço nenhum: depois de tudo ainda encarava uma noite de dança e amor atééééé... o sol raiar! Se mete a fazer faculdade e quase cai morta também quando acaba a semana de provas... e é assim todo santo semestre, ai que cansaço, essas provas me matam, cruzes!

Pois é. Já contei pra vocês que minha amiga octagenária costumava dizer:

-- Fernanda, envelhecer é uma merda.

E eu ia dizer o quê? Só escutava.

Ainda não cheguei aos 80, mas já começo a entender. Envelhecer é o seguinte: a gente quer continuar levando a vida como sempre,  no bem-bom da juventude... naquela correria de mil coisas, mil planos, um milhão de motivos pra continuar vivo... mas um dia a gente descobre que a vida é finita e que não dá pra fazer tudo. E por dois motivos simples: o primeiro é que o tempo é curto, e o segundo é que o corpo não aguenta.

É, fio... o corpo impõe limites. Quisera eu aguentar namorar a noite inteira! Não aguento. Se não aguento namorar, que dirá estudar?!  Menos ainda!

A força dos 20 anos acaba logo ali depois dos 30, embora a gente, passados os 40, finja que tudo continua bem no Reino da Dinamarca... mas a verdade é que o peso dos anos já cobra sua fatura desde longe, e insistir na ideia de que o corpo é uma máquina que a tudo suporta, pode ser fatal. O corpo não é uma máquina, muito menos a cabeça.

Olha, quer saber? Envelhecer pode ser péssimo, mas pode também ser muito bom e gratificante; tudo depende de como passamos pelo processo.

Cada dia precisa ter o seu valor; a existência deve ter um propósito; a vida não pode ser um desperdício.

A alegria de viver não está contida apenas no "bem-bom da juventude", mas também na sabedoria que a gente vai adquirindo com o tempo... a sabedoria para evitar as roubadas  que aparecem pelo caminho, para "viajar" em estado de plena caretice; e para entender que sim, o tempo passa, e por isso mesmo a gente tem que curtir a vida adoidado, antes que tudo se acabe, tão rapidamente como começou... porque a vida é breve, meu bem. Tão breve quanto pode ser a alegria da juventude.


Eternamente jovens!

6 comentários:

  1. Fernanda,

    Pois e, a idade incomoda no sentido que voce bem a descreve, a cabeca pode ate andar a mil, mas o corpo ...... a energia realmente vai mudando, voce quer fazer as coisas mas nao consegue .... e vai fazer o que. Quanto ao espelho nao tem jeito (so nos meus olhos e que eu encontro a menina que fui) ...... quanto ao visual .... quanta diferenca ......rsrsrsrsrs.....O importante e viver o dia a dia bem, principalmente com voce mesma, e aceitar as mudancas ........e fazer como Oscar Niemeyer, grande arquiteto que disse numa entrevista que vi:"Nao se deve levar as coisas muito a serio." eu acho que isso ajuda bastante .......adorei a foto.... ter amigas(os) e muito bom .....

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de acrescentar este video, meu preferido, por adorar este tipo de ritmo e dança, também.Minha cara kkkk.Veja até o fim e depois conte-me se a idade fez mal para ela kkkk.Claro que ela é um fenômeno, além de bonita , sem cirurgias plásticas, e com os lindos olhos azuis expressivos e plenos de jovialidade/curiosidade.O corpo e as pernas, são um capítulo à parte.Espero que seja do seu gosto.Santé e axé!
    https://www.youtube.com/watch?v=N31RkfwZGzw

    ResponderExcluir
  3. Quem não quer envelhecer - processo natural ou um ciclo inevitável - precisa morrer jovem... de susto, bala , vício...ou de acidente, suicídio, etc. Irreversível. O pior é o envelhecimento desacompanhado de maturidade ou saberia...fica insuportável, né?

    O problema maior desta vida é doença...o resto se ajeita. Nem todas as pessoas têm problemas com o avançar da idade, ainda bem.Há quem chegue bem até quase os 75 anos.Tenho um amigo que já passou dos 60 , portanto considerado idoso, e ainda bate um bolão. Os mais jovens é que não dão conta dele kkkk. Dizem que a Susana Vieira já passou dos setenta e ainda é um vulcão de energia, dentre outros celebérrimos exemplos.Santas exceções.


    A ciência diz: uma pessoa pode passar até 10 horas em uma rotina de trabalho, mas ser considerada sedentária, pois suas atividades se limitam a uma sala fechada, privada de ar puro, luz solar e exercício físico.

    O envelhecimento pela inatividade é algo muito óbvio, pois nossos músculos perdem tônus, força e ficam mais propensos a distensões e dores. A irrigação que o sangue oferece aos vários tecidos e órgãos não é feita devidamente, e as células perdem um suprimento de oxigênio e nutrientes.

    As dietas hiper-calóricas ou alimentos com muito açúcar resultam na produção de radicais livres e ativação de genes responsáveis por 70% das modificações genéticas da velhice.

    Há muito tempo se sabe que o estresse promove o envelhecimento. A preocupação de uma mãe com dupla carga horária (trabalho e filhos), p.ex., pode adicionar dez anos à idade biológica das suas células.

    A má postura determina até a conformação de nossos órgãos internos e seu desempenho fisiológico; doenças por má postura são conhecidas e mais ainda as dores que elas causam. São muitos os maus hábitos que precisam ser corrigidos. Dirigir em alta velocidade ou de forma agressiva no trânsito, comer em frente à TV; sentar-se à mesa para uma refeição em meio a discussões; praticar esporte radical, etc., desencadeiam a produção substâncias adrenérgicas, que também envelhecem o organismo.

    A ansiedade e a depressão são consideradas as doenças da pós-modernidade. Pessoas com essas tendências têm pele com menos irrigação,os músculos ficam flácidos, riscando a pele com sulcos profundos, pela inércia dos tecidos, mantendo-se tensos e repletos de substâncias adrenérgicas tóxicas.

    Por outro lado o sorriso aumenta a irrigação dos tecidos musculares e epiteliais do rosto promovendo a rigidez e a aparência saudável. Uma pele que constantemente sofre os efeitos de um sorriso ou de uma gargalhada, irá estar firme e corada.

    O álcool e os doces são fatores que aceleram o envelhecimento do organismo. Precisamos gerenciar nossos pensamentos, palavras e ações para que a ira, raiva, ressentimentos (emoções mais infantis, ou menos sábias, digamos assim), não tenham lugar em nossa mente. Quando essas emoções aparecem, drogas adrenérgicas já foram despejadas no sangue e no cérebro, intoxicando nosso organismo , envenenando e envelhecendo as células do epitélio.

    Dedicar tempo para a sua esfera espiritual, exercer a meditação, ler textos filosóficos que inspirem confiança, esperança e fé, são elementos que devem existir em nossa rotina. O convívio, participação espiritual e a auto-ajuda que a religião budista, p.ex., oferece, são muito positivas para a mente e o corpo, além do contato com a arte , a natureza e os verdadeiros amigos.

    Tente não se aborrecer e manter-se livre da depressão e da ansiedade. Não é fácil, pois muitas das situações têm de ser confrontadas para que algumas coisas sejam resolvidas, se concluam negociações, relações sejam mantidas e/ou acabadas e para o andamento das coisas. Mas sempre haverá um meio mais sagaz de enfrentar tais situações com calma e bom humor;O sabor da vida depende de quem a tempera.
    Santé e axé!

    ResponderExcluir
  4. Estimadissimo Presidente da C.P.A.F.S.S. Marcos Lucio,

    Eu vou ate guardar este seu post porque e realmente muito bom. Vai server como lembrete, embora ja saiba de muitas delas ....mas eu esqueco ....algumas vezes. Quanto a dancarina de 80 anos .... e uma beleza a parte, com seu corpo perfeito, uma energia e flexibilidade aldmiravel...... e o professor tambem uma capacidade...... adorei.

    Abracao pra voce.

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo estímulo, através da sua enorme generosidade, digníssima e querida Diretora do C.P.A.F.S.S Gilda Bose.

      Ter uma leitora especial e sensível, assim como você(talvez minha única rs) , é um incentivo para pitacar um "bucadim" mais.

      Abraço forte!
      O humilde "presidentim... no minerês bãodimaisdaconta" rs.

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!