sexta-feira, 31 de julho de 2015

Dois museus imperdíveis em NY

O Metropolitan... é o Metropolitan, e ponto final. O que dizer daquele que talvez seja o museu mais popular no imaginário dos turistas, que já não tenha sido dito? O Met está sempre lotado. Imenso, me faz pensar no Louvre, em Paris, pois ambos têm em comum o fato de que o visitante necessita voltar muitas vezes se deseja ver tudo. A gente se perde lá dentro, seja nos corredores ou na oferta de obras de arte, coisas de todos os tipos e de todos os cantos do mundo.


 
 
 
Foi ali que eu vi, por exemplo, o São João Batista mais impressionante da minha vida, esculpido por Rodin, o mestre francês da escultura.


E vi também, pela primeira vez na vida, um quadro "dele"... (e fiquei petrificada)



Não muito longe, do outro lado do Central Park, temos outro museu imperdível: O Museu de História Natural, que é sensacional...


Conta a história do planeta e do homem, percorre o tempo desde um passado muito longínquo para chegar aos dias atuais, fala dos dinossauros aos índios brasileiros (passando por populações que a gente nunca imaginou). O mundo animal, vegetal e mineral estão lá, em pessoa, num espetáculo que gente de todas as idades fica embasbacada. É um passeio imperdível que merece ser repetido mais de uma vez, se possível.







2 comentários:

  1. Com base em seu post anterior, considero o mais interessante do Guggenheim sua arquitetura .É uma obra de arte por si só, embora muitos artistas sintam que a construção ofusca ou compete com as obras expostas lá e é difícil pendurar corretamente os quadros de pinturas...além de ser o prédio mais interessante ou peculiar da cidade, na minha desimportante conceituação, claro!


    Mas o meu preferido, para um banho delicioso de cultura , é Metropolitan Museum of Art, ou simplesmente Met, que é, certamente, um dos maiores e melhores museus de arte (sem a qual minha vida perderia muito do sentido ou ficaria insuportável rs) do planeta.Mas prefiro, por toooooodos os motivos e relevâncias, o maior e melhor do mundo, não somente pela beleza arquitetônica e monumentabilidade :O LOUVRE, e, também, não somente pela localização privilegiadíssima: em Paris ..."ville de lumière ...la plus belle ville du monde, bien sûr".

    Alguns destaques da coleção do MET:
    - Templo de Dendur, um templo egípcio salvo do alagamento do Lago Nasser (na Ala Sackler);
    - Retrato de Gertrude Stein (1905-06), de Pablo Picasso;
    - Pátio e Jardim Chinês Astor (na Ala da Ásia);
    - Vista de Toledo, de El Greco;
    - Aristóteles com busto de Homero, de Rembrandt van Rijn;
    - Jovem mulher com jarra d'água, de Jan Vermeer;
    - Relevos assíros do palácio de Ashurnasirpal II;
    - Jovem senhora em 1866, de Edouard Manet;
    - Galeria de pinturas de Claude Monet;
    - Trigal com ciprestes, de Vincent van Gogh;
    - Autumn Rhythm, de Jackson Pollock;
    - Catedral de Salisbury, de John Constable;
    - Juan de Pareja, de Diego Velásquez;
    - A Colheita, de Pieter Bruegel, o Velho;
    - Washington cruzando o Delaware, de Emanuel Leutze.
    Santé e axé!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,

    Em NY, voce tem um pacote do Museu, voce paga uma taxa e pode ver uns sete ou oito museus ..... e o preco vale a pena. Gosto muito do Metropolitam tambem, ele e grande, arejado ..... e pra ver tudo num dia , como voce bem o cita, nao da ..... mais vale a pena voltar ....

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!