quarta-feira, 18 de julho de 2012

Periguete: vergonha nacional

Vejo em todas as revistas: a atriz Isis Valverde caiu na graça popular com sua personagem Suelen, a periguete que é muito engraçadinha e carismática lá na televisão, mas que na vida real é desprezada por todos, atémesmo por seus advogados de defesa nos tribunais das varas de família, quando acontece o divórcio e chega a hora da divisão de bens e de pedir pensão. A novela tem este poder misterioso de transformar as coisas e inverter a opinião popular: o que é que acontece no imaginário do público que transforma uma oportunista em febre nacional?

Dizem que a vida imita a arte, e assim como a Isis, na novela, as periguetes da vida real não economizam charme quando apostam pesado para fisgar um trouxa: o problema é que os homens conseguem ficar totalmente cegos quando os hormônios pulam, e é aí que a Periguete se dá bem.

Então vem a conta: em um país cheio de distorções como o Brasil, não poderia mesmo funcionar direito esta questão da pensão alimentícia; se por um lado  existem pencas de mulheres honestas, e que fazem das tripas coração para criar os filhos esquecidos por um ex-marido cafajeste, muito bem assessorado por uma defesa bem paga e que lhe ensina a transferir todos os seus bens a terceiros... a gente também sabe que existe vilania na outra extremidade da corda, que não raro arrebenta para o lado errado. E a ex-mulher oportunista, munida de advogados e cheia de contas para pagar...  e que se crê merecedora de reparação pelo divórcio? A “tipa” é capaz de “lutar com todas as suas forças”, como uma delas, conhecida nacionalmente, disse há pouco tempo à imprensa, para sangrar o bolso do ex.  Infelizmente, muitos juízes ainda caem na lábia chorosa destas atrizes, que bem poderiam estar no elenco das novelas...
Meu palpite é o seguinte: isso aí não tem nada a ver com "necessidade". A conta que só cresce, com juros impossíveis, é a do orgulho ferido. Ela quer que ele pague por ter ido embora... e que pague em dinheiro vivo!
Meu amigo advogado, especialista em divórcios litigiosos e divisão de bens, conta às risadas:
-- A ex-mulher pedia o carro, a casa, um dinheirão de pensão, e o cliente me dizia "isso é baraaaaaato pra me livrar deste encosto... pode pagar!".
Sabe o pior? Muitas delas se dão bem exatamente assim.
Esta categoria envergonha o gênero e cospe em todas as conquistas femininas de autonomia, liberdade, dignidade e capacidade. “Não trabalhei porque ele não deixava” ou “Abandonei minha profissão por causa dele” são os argumentos aos quais recorrem em sua defesa... e se é que isso de fato aconteceu, foi o bastante para lhes amputar a capacidade de recomeçar?
Os homens estão ficando com medo de mulher, e não sem razão. Tenho amigos que se recusam a namorar porque estão convencidos de que a mulherada só quer dinheiro... ou seja, no fim das contas, por causa desta turma, todas as mulheres do mundo passaram a ser perigosas.
Trata-se de um fenômeno comportamental, presente em várias classes sociais, inclusive: já vai longe o tempo em que só os jogadores de futebol, os políticos e os ricaços de berço eram o alvo ideal... minha faxineira me conta que lá na Comunidade onde vive, os rapazes que conseguem entrar para o serviço público viram sucesso entre as garotas da noite para o dia: é só assumir a função.
Isso me faz lembrar de uma mulher que conheci certa vez, muito infeliz e que acabou sozinha, apesar da beleza e dos dois casamentos que teve. Lembro de seu triste jargão:
-- O primeiro casamento é por interesse, o segundo é que é por amor.
Ai, ai, Periguetes... seja pela vida que jogam fora, na tentativa de se dar bem, ou no ridículo que passam diante da opinião pública, que as vê como sanguessugas, no fim das contas elas acabam aprendendo que dinheiro não traz mesmo felicidade a ninguém.


Parece, mais não é: Jessica Rabbit adorava o maridinho... e não tinha nada de Periguete!

16 comentários:

  1. A pensao alimenticia, em muitos casos, passou a ser a pensao vaidade, pensao rancor, pensao turismo, pensao golpe.
    Acho linda a sorte no amor que alguns artistas e atletas possuem... Casam com "modelos" maravilhosas, do tipo que nao se encontra nem nas fotografias do arquivo do Pitanguy.
    Por outro lado acho incrivel como esse amor acaba rapidinho! E ai vem a separacao e um dos tipos acima de pensao.
    Teve um jogador de futebol que, soh pelo nome demonstrou para que veio ao mundo: o Pato!
    Claro, o Ronaldo fenomeno tambem mostrou que eh um "fenomeno"...
    Enfim, como existem otarios neste mundo que sustentam periguetes porque pensam com a cabeca errada.
    Um golpe ocorre quando alguem convence outro de que esta oferecendo muitas vantagens em troca de quase nada. No casamento, a regra nao muda.
    Pensao alimenticia deveria existir para essa finalidade e apenas essa. deveria ter regras mais rigidas e deveria ser limitada a um tempo ou a uma mudanca de situacao (nova uniao, emprego, etc) mas o que vemos eh uma industria de golpistas (ambos os sexos, com um percentual maior de mulheres - sem querer ofender) onde advogados inescrupulosos operam a todo vapor.
    Haja otario!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel, você usou a palavra certa: indústria. Abraços!

      Excluir
    2. Cientistas afirmam que mulheres gostam de homens ricos
      Mais um ótimo post, queriDannemann...você "tá com tudo e não tá prosa", e ... a "tipa", é "tudibom!".Adorei!

      O que pode parecer um absurdo,tem fundamento científico , pois um grupo de pesquisadores britânicos da Universidade de Newcastle determinou que homens considerados ricos por suas parceiras proporcionam mais prazer às mulheres durante relações sexuais. Você queria um bom motivo pra jogar na Mega-Sena? Taí.

      A pesquisa revelou que a percepção da mulher do nível de riqueza do parceiro influencia sua capacidade de chegar ao orgasmo, e o prazer seria maior em relações mantidas com homens de maior renda. Em suma, quanto mais rico for o sujeito, maior a tendência a ter um orgasmo múltiplo. Não sei se isso é verdade, mas que mulher adora um presente caro, jóias e perfumes, com raras exceções, (a expressão delas quando ganham um “presentinho” desses é bem semelhante a um orgasmo), isso é incontestável. As feministas devem falar que não, que elas estão mais preocupadas com o caráter do cara. É tudo uma questão de fé (ou sabedoria?!).

      Isso tem uma certa explicação: é culpa de Darwin (comme d"habitude").

      Os autores da pesquisa acreditam que esse resultado seja condicionado por uma “adaptação evolucionária” que faria com que as mulheres instintivamente selecionassem seus parceiros de acordo com a sua percepção de qualidade. Isso significa dizer que elas escolhem aquele que, em síntese, teria condições de prover sustento melhor aos filhos, além do que " os diamantes sempre foram considerados os melhores amigos das mulheres" rsrs.

      Thomas Pollet e Daniel Nettles usaram informações da pesquisa para concluir:
      "Entre os fatores identificados como influências na freqüência dos orgasmos relatada pelas mulheres, a riqueza do parceiro foi o mais determinante.O resultado da pesquisa parece consistente com a idéia de que o orgasmo feminino evoluiu a partir de uma função evolutiva”, afirma o psicólogo Thomas Pollet, um dos autores do estudo, publicado na revista especializada Evolution and Human Behaviour . “O orgasmo serve para selecionar entre os machos com base em sua qualidade. Assim, deve ser mais freqüente nas fêmeas unidas a machos de alta qualidade. Parceiros mais desejáveis levam as mulheres a ter mais orgasmos”, afirma Pollet. Segundo ele, a influência do nível de renda sobre a freqüência de orgasmos parece ser ainda maior que outros fatores, como simetria corporal ou atratividade, apontados em estudos anteriores, isto é, você pode ter cara torta, feio, chato, falar besteiras, rude etc. Mas, se tiver um American Express, o mundo está em suas mãos.

      Uma amiga bem casada disse-me , às gargalhadas, que bunda de homem é atrativo para mulher, posto que é o nicho/ninho da carteira de dinheiro. Ainda que pasmado, tive de rir.

      Uma pesquisa austríaca, excelente, diga-se "en passant", afirma o que algumas mentes mais perscrutadoras ou analíticas já sabem: homens priorizam atração física, mulheres, status. Para comprovar, copiem ou abram este "singelo" link :http://blogpop.com.br/humor/comprovado-cientificamente-mulher-gosta-de-dinheiro/

      O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, dentre outros tantos que se dedicam a jogar luzes nas questões, também corrobora a tese,
      neste link:http://www.testosterona.blog.br/2012/07/05/filosofo-confirma-que-mulher-gosta-mesmo-e-de-dinheiro/

      Bom proveito e divergências, sem conflitar, e bem fundamentadas_ de preferência em boas e respeitáveis fontes_ são muito bem- vindas, pois ainda que discordemos radicalmente, devemos radicalmente respeitar, não é mesmo?
      Santé e axé!
      Marcos Lúcio

      Excluir
  2. EstiMarcos... dinheiro é bom, sim, e quem diz o contrário está mentindo (ou nunca teve a chance de se divertir a valer usufruindo do tutu). Mas daí a dizer que quanto mais rico o homem, melhor o orgasmo da mulher... é demais! Os pesquisadores que me desculpem, mas eu simplesmente não acredito nisso!!! Se assim fosse, pobre não arranjava namorada, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QueriDannemann...quem sou eu _ absolutamente incapacitado_ para opinar nesta questão, tanto que digitei... tá la no texto:" Não sei se isso é verdade". Nem posso comprovar pois não nasci mulher e nem gostaria se sê-la.

      Só fiz alusão à pesquisa e à entrevista do Pondé, porque li no seu ótimo texto:"minha faxineira me conta que lá na Comunidade onde vive, os rapazes que conseguem entrar para o serviço público viram sucesso entre as garotas da noite para o dia: é só assumir a função";"Trata-se de um fenômeno comportamental, presente em várias classes sociais, inclusive: já vai longe o tempo em que só os jogadores de futebol, os políticos e os ricaços de berço eram o alvo";(...) "O primeiro casamento é por interesse, o segundo é que é por amor".

      Baseado nestes ululantes exemplos seus, penso que eles corroboram, em parte, principalmente o video do Pondé.

      Quanto à questão do orgasmo feminino, concordo com você. Mas dizem que mulher pobre procura namorar ou casar com homem menos pobre (o mínimo que seja) do que ela. Ato contínuo, pode-se fantasiar que homem pobre namora mulher tão pobre quanto , ou mais pobre do que ele, pois as ricas evidentemente dispensá-lo-ão (só cabe um mesoclítico!) rsrs...será???
      Beijão
      Marcos Lúcio

      Excluir
  3. Fernanda,

    Li seu texto, muito bem bem redigido por sinal, mas nao vou opinar nao.

    Li os comentarios, nao sei se sou eu que estou de muito bom humor ..... mas ri muito, porque na realidade, se voce ver todos os lados da questao e muito engracado.

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  4. Não sou cientista, mas não me surpreendo em nada com as informações que o Marcus Lúcio nos repassou.

    Duilio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você, queriDannemann: "Sinceramente, não vejo nenhuma diferença entre uma ex-mulher ou um ex-marido que quer tirar o que puder do outro num divórcio", na ótima resposta ao comentário oportuno do querido Danilo.

      Mas para rirmos...mostre também ao Duílio, uma piadinha cafajeste que, sinceramente, tanto vale para homem e mulher...portanto o título poderia ser, também, HOMEM SÓ PENSA EM DINHEIRO, e seria, então, um amante louro e estonteaante.
      Excelente finde para vocês.
      Marcos Lúcio


      MULHER SÓ PENSA EM DINHEIRO
      .
      Um casal está jantando num exclusivíssimo restaurante, quando entra uma loura estonteante e, se aproximando da mesa, dá um beijo no marido e lhe diz:

      - Depois a gente se vê, ok?

      E vai embora.
      A esposa olha para o marido com olhos esbugalhados e diz:

      - Tu podes me explicar quem diabos é essa?
      - É a minha amante…, responde o marido calmamente.
      - Ah, não! Essa é a gota que transbordou o copo! Quero o divórcio já! Vou contratar o melhor advogado e não vou parar até te destruir.
      - Te entendo, querida. Diz o esposo com total tranqüilidade.
      Mas leva em conta que se nós divorciarmos não haverá mais nada para ti: nem viagens à Cortina D’Ampezzo, nem cruzeiros pela Grécia, nem um BMW novo a cada ano na garagem, nem restaurantes exclusivos… e tu vais ter de sair da mansão de 26 cômodos que tanto esfregas na cara das tuas amigas, porque eu vou te comprar uma casa bonita, mas muito menor.

      Isso sem mencionar que se pensas contratar um advogado tão bom, os honorários vão te comer a metade do pouco que consigas tirar de mim… porque bem sabes que eu não sou bobo e advogados “feras” é o que mais tenho nas minhas várias empresas. Mas, enfim, a decisão é tua…

      Nesse momento, entra no restaurante um amigo do casal, acompanhado por uma morena deslumbrante.

      - Quem é aquela atirada que está com o Sérgio?, pergunta a esposa.
      - É a amante dele.
      - Ah!!! A nossa é bem mais bonita, né amor?

      Excluir
    2. óóóóóóóóóóima!!!!!!!!!!!! Quá! Quá! Quá! O importante é não perder a pose, meu caro!

      Excluir
    3. Finalmente achei a que procurava, queriDannemann ... para dar empate e zerar a reza rsrs...uma vez que você gostou da piada anterior. Beijão

      Um sujeito, voltando de uma viagem de negócios, entra em um táxi no aeroporto. Enquanto se dirigem para casa, ele pergunta ao taxista se ele topa ser testemunha, pois suspeita que sua esposa está tendo um caso e pretende flagrá-la no ato.

      O motorista concorda e ao chegarem silenciosamente à casa, sobem pé ante pé até o quarto. O marido acende as luzes, arranca o cobertor e lá está a esposa dele na cama com outro cara.
      O marido coloca a arma na cabeça do homem nu. A esposa grita:
      - Não faça isso! Este homem tem sido muito generoso! Eu menti para você quando disse que herdei dinheiro. Foi ele quem pagou o BMW que eu comprei para você. Ele pagou também o nosso iate novo, e foi ele quem comprou e mantém a nossa casa em Angra e comprou o nosso título do Country Club!

      Perplexo, o marido abaixa a arma. Olha para o motorista e pergunta:
      - O que você faria?
      - Eu o cobriria logo com o cobertor, antes que ele pegue um resfriado

      Excluir
  5. Eiiiiiita,o cafofo hoje está excitante!Periguete,(tipo que a maioria dos homens adoram,)dinheiro,(depois da saúde não tem coisa melhor,)orgasmo,(se Deus fez algo melhor escondeu da gente.) Fui.

    Monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Monica, a chapa também esquenta aqui no Alma! Tá pensando que é só nas novelas da GROBO?!

      Excluir
  6. Repasso este texto, bem interessante, para rechear meu blogue "number one" .

    postado por Nick Nicks
    Mulher gosta mesmo é de dinheiro”. Já ouviu esta frase?

    Vamos começar discutindo este assunto com a história da minha mãe.

    Na década de 50 ela entrou na faculdade de Arquitetura. Só tinham 3 mulheres no curso (contando ela) e nenhuma delas terminou. Por quê? Porque mulher querendo fazer carreira profissional era feio. Quase obsceno. E para não contrariar os pais, a sogra, meu próprio pai e toda a sociedade da época, minha mãe largou o curso quando se casou, exatamente do mesmo jeito que as colegas de classe.

    Até muito pouco tempo (historicamente falando) as profissões socialmente aceitáveis para mulheres não eram muitas. Professora, enfermeira, costureira, cabeleireira, cozinheira, funcionária de fábrica, secretária, aeromoça… O que mais? Uma tia minha chegou a investir na carreira de artista, mas vocês não têm idéia da fama que ela arrumou por conta disso. E quando meu tio quis casar, adivinha qual foi a condição? Hoje ela é Dona de Casa, como tantas outras daquela época.

    Agora, eu pergunto: COMO uma mulher podia garantir o futuro naquela época? Digam pra mim. E não me venham com exemplos de mulheres que enfrentaram o sistema e fizeram carreira ou revolução, ok? Este texto não trata de exceções.

    O que eu quero dizer com tudo isto é que, até muito pouco tempo, a mulher dependia do homem para ter alguma tranqüilidade financeira na vida. E se você fosse mulher naquela época e pudesse escolher entre um cara com dinheiro e um pé rapado, com QUEM você ficaria? Onde você apostaria o futuro dos seus filhos, que eram praticamente obrigatórios?

    Sim, as coisas mudaram e hoje uma mulher consegue se virar sem depender financeiramente de um homem. A mudança que a gente vê, no entanto, é só do lado de fora. E DENTRO das pessoas, onde moram os dogmas sociais, até quanto isto mudou realmente? Vocês acham mesmo que a educação dentro dos lares brasileiros não vem com nenhuma mensagem subliminar (ou direta mesmo) baseada nas décadas passadas?

    Muitos dogmas sociais ainda persistem sem questionamento e acredito que “casar com um homem que tenha dinheiro” é apenas mais um deles. Sim, existem muheres gananciosas e isto é inegável. Mas também existem os homens gananciosos e, sinceramente, conheço muito mais homens deste tipo do que mulheres. Por que só as mulheres levam a fama de gostar de dinheiro?

    Ainda hoje, sem se dar conta, a maioria das pessoas vive de acordo com coisas que foram inquestionáveis por séculos e séculos: mulher tem que casar, mulher tem que ter filhos, homem tem que sustentar a casa, homens não demonstram fraqueza, mulher tem que ser recatada.

    Exagero? Ah, tá bom. Então por que a maioria das pessoas fica chocada quando eu digo que não quero ser mãe? E por que as meninas que ficam com vários caras são chamadas de vagabundas? E por que a maioria dos homens que eu conheço não ajuda dentro de casa, mesmo quando os dois trabalham fora? E por que ainda tão poucas mulheres se interessam por política e economia? E por que tantos homens não admitem que uma mulher pague a conta do jantar?

    Vou parar por aqui, porque a lista poderia levar uns três dias para ficar pronta. Encerro com ênfase em uma coisa que disse lá em cima: GENTE gananciosa é uma verdade inquestionável. Mulheres gostam de dinheiro é uma afirmação baseada em dogmas e em propagandas idiotas que, por sua vez, também são baseadas no comportamento social da década de 50.

    Abraços com afeto
    Danilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danilo!
      Gostei do texto e concordo com muito do que está dito ali. Mas repito: não vejo problema nenhum em gostar de dinheiro; ter grana é ótimo! Mas isso é diferente de ser ganancioso e querer se dar bem em cima do dinheiro dos outros. Sinceramente, não vejo nenhuma diferença entre uma ex-mulher ou um ex-marido que quer tirar o que puder do outro num divórcio, e a velha figura do 171, que no Brasil é uma figura quase mitológica. Sim, os tempos mudaram mas ainda vai demorar um pouco para que a consciência mude junto e assimile novos modelos comportamentais. Mas realmente acho que este processo já começou: a própria Nick, que não quer ter filhos, é ume xemplo disso. Graças a Deus! Abraços!

      Excluir
  7. Oi e muitas sao assim outras nao sao desta forma .

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!