segunda-feira, 19 de agosto de 2013

"Velhos são os outros"

Veio parar nas minhas mãos um artigo que a Beth Faria escreveu para uma revista, sobre o fato de ter sido ridicularizada por ter ido à praia de biquíni. Achei uma mudança muito grande de paradigma que uma publicação feminina tenha dado voz à atriz para defender-se do preconceito viral das redes sociais à sua velhice. Afinal de contas, as revistas femininas são, essencialmente, a síntese do culto à beleza, à juventude e à aparência.

Felizmente as coisas estão mudando e até as jornalistas de moda e beleza começam a ver que a velhice vem para todos, o que não significa que a mulher, por estar velha, deva esconder-se em casa e, como bem disse a Beth Faria, “usar uma burca”.
Não sou a favor dos excessos. Shortinho, minissaia e afins já não caem bem nas senhoras mais velhas, entre as quais me incluo aos 45 anos. No entanto, acho maravilhosa a liberdade de escolha. Quer usar? Cada um sabe de si e estabelece seus limites e seu jeito de viver. Sentir vergonha do próprio corpo é um funesto resultado da manipulação da cultura de massas. Escravização e morte em vida.

A juventude é uma beleza, mas é aqui na chamada “meia-idade”, com as rugas que já tenho e com o corpo que já não é tão jovem nem tão bonito, que me descubro mulher no melhor sentido da palavra, e interessante como nunca antes. Mas esta certeza não caiu do céu: vem do trabalho de anos com a autoestima, através do qual aprendemos a gostar de quem somos.

As moças de 20 e de 30, na flor da juventude, são lindas de se ver, não há dúvida nenhuma. Mas a beleza da mulher que já passou dos 40, dos 60 e dos 80 também existe, e reside, inclusive, nas marcas que a história pessoal vai deixando sobre o corpo. Trata-se, no entanto, de uma beleza invisível a quem não enxerga um palmo à frente do nariz e é escravo dos preconceitos e das ideias pré-concebidas que o marketing capitalista nos empurra goela abaixo. É simples: para o mercado, os velhos só consomem planos de saúde, remédios e TV a cabo. Minha amiga velhinha sempre reclama, em seus aniversários, que acha um saco ganhar velas decorativas e sabonetes: isso não é sintomático?

Acho que o estigma que carimba a velhice na cultura ocidental nada mais é que o medo desesperado que temos de chegar lá. Se o velho é visto como feio, deformado, inútil, chato e além de tudo isso um fardo para a família e para a sociedade, é sinal de que a sabedoria, o amor, a gratidão e o respeito ao próximo estão mesmo em extinção neste mundo tecnológico e narcísico no qual mergulhamos cada vez mais fundo.
Talvez o medo generalizado, que tornou-se o grande signo da nossa sociedade, esteja por trás de tudo isso: medo da violência, da doença, da velocidade do tempo, da guerra nuclear. O medo inconsciente que temos da nossa própria finitude talvez seja a raiz do consumo desesperado, da febre do botox e do preenchimento, da banalização do sexo, do individualismo doentio, da curtição a qualquer preço e da ridicularização do outro.

O que leva alguém a rir e falar mal de uma mulher de 70 anos de biquíni na praia? O motivo pode ser, quem sabe, a certeza inconsciente de que “velhos são os outros”.  O que demonstra uma falta tão grande de fé no futuro, que chega a causar dó.




18 comentários:

  1. Fernanda,

    Adorei seu post ....Bravo!

    Quanto a Beth Farias de biquini, nao vi a foto, mas ao meu ver, ela sempre teve um corpo bonito, sendo assim eu dou a maior forca .....
    primeiro ela e uma artista, e ela faz muito bem de usar o biquini, e nao dar atencao aos comentarios .... ca entre nos .... quanta mulher que nao tem corpo bom, usa biquini, tanga, top less, etc., jovem ..... faxa de 15 a 35 anos (nao sei se pode ser chamadas de jovens) rsrsrs.....isso sim e um insulto aos olhos ....o belo nunca choca, seja em qualquer idade.

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  2. Nao entendi bem, quem ridicularizou a Beth? Mas eu tb acho que biquini so ate os 40 (e olhe la).

    ResponderExcluir
  3. Mauro Pires de Amorim.
    Concordo plenamente com você e como gosto pessoal meu que aprecia a beleza nas unidades de carbono femininas e o belo odor do estrogênio. Não me sinto atraído por mulheres de minissaia e shortinho, tenham elas a idade que tiverem. Muito menos mulheres nuas ou seminuas, do tipo exibicionista.
    Penso que essas que querem se mostrar, exibindo a nudez ou a quase nudez, só sabem fazer isso e acabam arrumando companhia que também só as quer para isso.
    Uma mulher para ser percebida em termos de beleza não precisa ser exibicionista, até porque, corpão bonito, gostoso e tesudo, mas sem conteúdo de inteligência, intelectual, diz logo ao que veio e também só arruma companhia para sexo e nada mais. Mas enfim, conforme você diz, viva a liberdade de escolha.
    Portanto, o melhor é ter o corpo saudável e uma mente saudável. Essas sim são mais afeitas ao meu tipo preferido de mulher.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda,

    Retificando: Beth Faria, e acabei de ver as fotos no Google ..... realmente, ficaria melhor se ela estivesse de maio .... mas quer saber de uma coisa, quem sou eu para palpitar....o corpo e dela, e ela mostra, e ela usa o que ela quer ....mas como ela e uma pessoa publica, deveria usar o "bom senso" .... adorei a foto das maos segurando a flor tao singela .... bjo.

    Gilda Bose



    ResponderExcluir
  5. Seu post está sensatamente incorrigível.Discordo somente aqui:"As moças de 20 e de 30, na flor da juventude, são lindas de se ver, não há dúvida nenhuma". Conheço váriasss até mais jovens que são feias, gordas e usam vestidos mínimos de periguete rs, parecendo verdadeiros salsichões ambulantes rs.Horríveis de ser ver.

    Mas não consegui entender bem como a atriz - pessoa pública que é - deu bola para comentários descabidos ou maledicentes.Os artistas têm de saber que sempre estarão expondo seus mitos às vaias ou aos aplausos, ainda mais nesta sociedade imagética e alienada. O excelente título remeteu-me ao filósofo Sartre que disse certa vez: “o inferno são os outros”. Ela não precisava entrar neste inferno das fofocas, né? Poderia deixar os cães infernais ladrarem e seguir na carruagem - e de biquini- para a praia sempre que quisesse.

    Na verdade, quem não respeita o idoso é um perfeito idiota, pois não respeita história, sabedoria, tradições, amor e, acima de tudo, não possui solidadariedade.Ato contínuo, obviamente... não respeita seu próprio futuro, onde colherá o que semeou.Só não chegará lá, quem cometer suicídio ou morrer ainda jovem.
    Santé e axé!
    Marcos Lúcio

    Reproduzo alguns comentários, a seguir.

    Gabi

    Legal! Rica velhinha que aproveita a vida sem se preocupar com o que os outros pensam ou deixam de pensar. Está certa , trabalhou a vida inteira, é uma ótima atriz, linda (foi e ainda é, pois todas as fases têm sua beleza), e de lambuja ainda soube envelhecer com dignidade, com suas ruguinhas, sem estica e puxa…
    emi
    Achei um corpo normal p/ uma senhora de mais de 70 anos.
    Vieira
    Feliz de quem chega a essa idade!!com saude e vive sem se incomodar porque sabem que esse é o processo da vida querendo ou não!!Ao longo dos anos o figurino muda,para uns muda pouco... para outros nem tanto.E para muitos que nem tiveram tempo de trocar, porque já partiram?
    Maria
    Que falta de ter o que falar….acho muito lindo o que ela fez…gente preconceituosa deixa a mulher em paz.
    Sandra
    Acho o máximo! Ela está vivendo! E queira Deus que todos esses doentes por corpos sarados cheguem aos 71 anos com vida.
    Neila
    Cada pessoa é livre para andar, fazer ou vestir o que quiser e que a faz feliz. Aos outros cabe respeitar. Envelhecer é um direito e não é vergonha nenhuma. Pobres das cabeças ocas, porém cheias de preconceito.

    Sandra
    Tenho 63 anos e só uso biquini, com 3 cirurgias cardíacas, varizes nas pernas, quem quizer que olhe e se não gostar vá prá casa dormir. Puro preconceito. Ela está certa.

    Maria das Graças
    Fica aqui meus parabéns a Beth Faria! Faz o que quer, e defendeu dignamente sua liberdade!

    Glaucia
    Absurdo é uma pessoa só pq não é mais tão jovem , não poder usar um biquíni. Ela esta é certa parabéns Bete Farias pela sua coragem .
    Tem cada uma que usa biquíni bem novinha.e se acha.e não esta com essa bola toda .Só pq ela é conhecida tão com essa polêmica toda.
    Maria Nazareth
    ELA TEM 72 ANOS E TEM GENTE QUE ACHA FEIO, E AS MENINAS DE 18,20…… QUE TEM O CORPO HORRIVEL ? VIVA A VIDA SEJA FELIZ DEIXE A VIDA DOS OUTROS EM PAZ .

    ResponderExcluir
  6. Ja escrevi que temos duas idades: a cronologica e a mental. Tantos "velhos" novos e tantos "novos" velhos...
    Quer usar salto alto? Quer usar biquini? Fazer topless? Problema seu e de mais ninguem!!
    Bem simples.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez um texto com observações super pertinentes, Fernanda! Parabéns! Gostei, principalmente, deste teu parágrafo:

    "O medo inconsciente que temos da nossa própria finitude talvez seja a raiz do consumo desesperado, da febre do botox e do preenchimento, da banalização do sexo, do individualismo doentio, da curtição a qualquer preço e da ridicularização do outro."

    É exatamente isso!

    Só pra não deixar de dar mais um exemplo das maravilhosas mulheres da "Terceira Idade" que eu conheço, cito uma outra tia minha, que já morreu: ela também usava biquini aos 70 anos de idade, e isso na década de 80! Imagina só!

    Mas essa, também, era revolucionária: não casou (e não estava nem aí pra isso), teve romance com um homem casado (e não estava nem aí pra pra opinião das pessoas a respeito disso), participou ativamente dos movimentos revolucionários na era da ditadura, não via televisão porque achava perda de tempo, lia feito uma condenada, gostava de aprender idiomas diferentes e era sócia 'aguerrida' da Associação dos Amigos do Theatro Municipal e, por conta disso, não perdia um concerto sequer. Ou seja, uma vez contra-corrente sempre contra-corrente. Mesmo com 100 anos de idade. :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma, adorei as suas tias! Aliás, tia é uma das melhores coisas da vida, não é mesmo???

      Excluir
    2. Eu também adorei as tias da Vilma. É isso ai, a gente, se deixar, acaba numa cadeira de balanço pra depois os outros ficarem dizendo. __ Ah! Ele? Xiiiii, dá um trabalho danado.

      Excluir
    3. Alfredo querido, andava com saudades! E alguém sabe por onde andam a Mônica Tresa e o Antônio Carlos??? O problema do blog e este, a gente se apega e quando o povo some a gente sente saudades... E o Sidney? E o Paulo de Friburgo??? Qualquer hora vou fazer um post só pra reclamar disso...

      Excluir
  8. Viva a liberdade, qualquer que seja a idade!

    ResponderExcluir
  9. Por essa razão é que sou a favor do naturalismo. Natural! Nada mais natural do que estar vivo... Ainda! Quem estará vivo dentro de pouco tempo(entre os críticos de modismos), para andar por ai do jeito que achar melhor??????

    ResponderExcluir
  10. Querida Fernanda
    Muito me emociona sua manifestação a respeito de minha aparente ausência.Claro que continuo um fiel e eternamente atento aos seus posts. Vc continua magnífica e fui seu " companheiro virtual de viagem" nas suas férias. Apenas uma certa preguiça ou ,talvez, por não me julgar à altura de seus comentaristas brilhantes. Mas permaneço sempre por aqui, admirando-a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mui querido Paulo... Não sabia o quanto pode ser maravilhoso ser chamada de "magnifica"! Fiquei contente por saber que você continua no bloco do Alminha. Seus comentários sempre são inteligentes, não seja tímido nem preguiçoso! Não some porque sou uma blogueira carente. Beijos magníficos para você e Friburgo!

      Excluir
  11. Fernanda,

    Tambem estou sentindo saudades da Monica ....
    Monica, espero que voce esteja bem, assim como sua familia.
    Paulo - Friburgo, para mim todos os comentarios sao importantes, voce faz falta sim.

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas as palavras oportunas da Gilda, nossa mui digníssima diretora do C.P.A,F.S.
      Santé e axé!
      Marcos Lúcio

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!