quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Vergonha de ser brasileira

A recepção aos médicos cubanos que aqui chegaram, dispostos a trabalhar onde doutores brasileiros não quiseram (e continuam não querendo), foi tão deprimente que fiquei com vergonha. É, vergonha de ser brasileira.

Agredir os cubanos é tão baixo quanto desconsiderar a necessidade da qual padecem aqueles que dos cubanos andam necessitando. Quem sabe se os pobres e doentes do interior fizessem uma passeata e mostrassem ao vivo as cores do seu abandono, a classe raivosa entendesse melhor a situação e fosse fazer compras lá em Miami com o dinheiro ganho nos plantões de hospitais particulares?

Os shoppings estão cheios! Nunca se vendeu tanto celular! Engarrafamento, no Brasil, é sinal de "poder de compra". O povo está mais rico? NY é ali na esquina? Os carrões e as bolsas de marca estão dando cria nas capitais?

E a consciência, onde é que a gente adquire? Um pouquinho de educação também cairia bem... é por estas e outras que estrangeiros olham torto pra gente lá fora, quando percebem de onde é que saímos.

5 comentários:

  1. Realmente isto ridiculariza o Brasil.O médico cubano Juan Delgado, que foi vaiado e chamado de “escravo” por médicos do Ceará, deu uma lição de dignidade ao responder às ofensas dirigidas a ele. Em entrevista à Folha de São Paulo, mostrou-se surpreso com as atitudes dos colegas brasileiros e disse que não entendeu o motivo da hostilidade, já que está no país para ser “escravo da saúde e dos pacientes doentes, pelo tempo que for necessário”; “Vamos ocupar lugares onde eles não vão”; “não vamos tirar os postos de trabalho dos brasileiros”; “Eles [médicos brasileiros] deveriam fazer o mesmo que nós, ir aos lugares mais pobres prestar assistência";“O trabalho vai ser difícil, porque vamos a lugares onde nunca esteve um médico e a população vai precisar muito de nossa ajuda”, disse Delgado, completando que é possível oferecer uma assistência eficiente à população, mesmo sem as condições ideais.

    Os médicos brazucas que estão contra ou que não aceitaram ou não quiseram ir para os grotões e/ou interiores do Brazilsão...fizeram foi o juramento dos Hipócritas rs...e,por causa disto, Hipócrates revira no túmulo.

    Queria ver se os médicos contratados fossem dos "istêitis"...a gritaria seria assim?Marrelógico que não, afinal, a direitalha é americanizada, macdonaldizada, né?.

    Vemos que, nesse contexto, a máfia dos lobbies dos planos de saúde e das grandes redes privadas de hospitais estão entrando em desespero e agressivamente atacam este programa. Destarte, desqualificam os médicos estrangeiros, fundamentalmente os cubanos, que estão vindo para nossa pátria trabalhar. Já vivemos com o sucateamento do SUS. É uma ignorância (na verdade é má-intenção)desrespeitar estes estrangeiros qualificados.

    O que o CFM/CRM já fez para os inúmeros erros médicos no Brasil? Este país onde a falta de médico para a população carente é enorme... e que tem este grupo de corporativistas e lobistas privados contra o povo , realmente não precisa de mais ou piores inimigos.
    Santé e axé!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  2. Mauro Pires de Amorim.
    Essa hostilização gratuita contra os médicos cubanos, está me parecendo a medo ou inveja, pois em cube um médico antes de poder clinicar e encher a boca para dizer que é médico, feito uns e umas babacas, semianalfabetos da medicina brasileira, que estudaram numa faculdade de medicina de merda, do tipo pagou passou, com diploma médico comprado por papai e mamãe e que vivem soltos quando deveriam estar na cadeia, pois não passam de uns discípulos do Dr. Menguele, O Anjo da Morte, já que resolvem usar seus pacientes como cobaias vivas para suas sandices medicinais, pois são acobertados por um informal "Poder Médico", uma vez que o Brasil não é de hoje, é um país considerado a Casa da Mãe Joana, pois o Estado brasileiro não tem condição nem de fiscalizar o que se passa dentro dele mesmo, imagine fiscalizar instituições e profissionais privados, portanto, o que existe no Brasil é uma fiscalização de mentirinha, pois o Estado brasileiro além de ser uma merda, é também um Estado bundão! Assim, os médicos no Brasil, podem cometer as maiores barbaridades e barbeiragens em sua profissão, que a grande maioria acaba impune para continuar cometendo.
    Quanto aos médicos cubanos, em Cuba, um médico para abrir a boca e dizer que é médico, precisa de 10 anos de estudo e monitoramento, 8 anos de faculdade, 2 anos de residência, pois a residência médica em Cuba é condição para se obter o registro definitivo de médico, caso contrário, não tem choradeira. Isso só para se conquistar o patamar mais baixo na profissão de médico em Cuba, depois ainda vem as especializações e pós-graduações.
    Dessa forma, só está mesmo reclamando e xingando os médicos e profissionais de saúde cubanos, aqueles e aquelas que são mérdicos e mérdicas e profissionais insalubres brasileiros.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,

    Adorei seu post. e tambem sinto vergonha de ser brasileira quando acontecem fatos como este .....
    Marcos Lucio eu tambem li no Jornal do Brasil, o mesmo comentario, e adorei a resposta que o medico Cubano Dr. Juan Delgado, deu "tapa com luvas de pelica" para aqueles que se acham o "bam bam bam" na classe medica. mas que gracas a Deus nao sao todos, existem muito medico bom, mas sabe como e, os do contra sabem fazer "auee..."

    Isso me fez lembrar da sra. Zilda Arns, que tanto fez para os bebes pobres evitanto com custos baixissimos a desnutricao, e morreu trabalhando e divulgando no exterior no Haiti num terremoto em 2010 ...sendo nominada ao premio Nobel da Paz .... isso sim e para se sentir orgulho e homenagear sempre este ser humano brilhante.

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  4. Marcos Lucio,

    Adorei o trocadilho no Juramento de Hipocrates para Hipocratas.....quanta verdade.... muitos deles so veem o cifrao a frente ....

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom ter o aval desta estimada diretora do C.P.A.F.S, inclusive quanto à pescada, no JB, das ótimas frases do médico cubano, né? Obrigado pela seu comentário sempre gentil , agradabilíssimo, ou solidário.
      Abração + saúde e sorte!!!
      M.L.

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!