quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Uma rodada pelos museus portenhos

Os apreciadores das artes podem se esbaldar em Buenos Aires quando o assunto é museu. O que eu mais gosto é o Xul Solar, que ocupa parte do prédio onde o dito artista morava, e onde podemos conhecer as obras surrealistas deste que é um dos maiores nomes das artes argentinas, e tão pouco conhecido no Brasil.

O museu é pequenino, mas tem uma cara moderna e conta com alguns objetos pessoais do artista, como seus cadernos e mesmo seu piano, cujas teclas eram coloridas. Não há uma lojinha, o que é uma pena, mas ali vende-se reproduções e coisinhas interessantes, como marca-livros e magnetos de geladeira com os desenhos de Xul Solar, além de uma coisa que eu adorei: saias de malha estampadas com seus motivos! Comprei uma, é claro!




Outro museuzinho simpático é o Evita, também num prédio antigo e não muito grande. Obviamente que ali tudo é feito para enaltecer a eterna heroína nacional, Eva Perón, cuja história é mostrada através de vídeos, fotos e guarda-roupa. Eu, pessoalmente, senti um clima meio macabro no ar, e sempre que volto é para ficar na cafeteria que fica no ao ar-livre: uma delícia tomar um café nas mesinhas sob as árvores. Há um restaurante também, aconchegante, mas de preços menos convidativos.

 

O Malba, que reúne obras latino-americanas, é outro passeio que não pode ficar de fora. No tamanho certo para não cansar, tem um acervo lindo, exposições que sempre valem à pena e um café delicioso, além de uma loja/livraria que vende peças originalíssimas, boladas por artistas plásticos. Sempre que vou lá compro um colar e um par de brincos... no mínimo!






E há o Museu de Belas Artes, outro que não é imenso e conta com salas coloridas e convidativas, onde sua coleção nos surpreende com peças de Picasso, Modigliani, Monet, Renoir, Degas... e a famosa escultura "O beijo", de Rodin, além de alguns dos desenhos de Goya (que a Inquisição espanhola não aprovou...)

 
 
 
 
 
 
 
Sem falar em outras coisas lindas, de artistas dos quais somos menos "íntimos", e nas exposições temporárias, sempre em cartaz. Pena que aqui não haja uma cafeteria e a loja não seja lá grandes coisas. Mas o acervo compensa, e além do mais Recoleta é ali mesmo... então cafés não hão de faltar ao seu passeio.

2 comentários:

  1. Este tipo de programa é dos meus preferidos, não só quando estou em viagem "pelo estrangeiro"...como diziam meus parentes mais antigos do que eu...ou seja , pré-jurásssicos, né?Adoooro os museus e/ou centros culturais onde vendem-se peças ou objetos originalíssimos... como na bela Casa Daros aqui no Rio,p.ex.Neste local, ainda podemos desfrutar do restô Mira e da cafeteria Oui, oui...TUDIBOM!!!., As fotos não deixam dúvidas do quanto vale a pena este programão.Divirta-se ao máximo!!!
    Santé e axé!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotografias. Adorável postagem. Aproveite bastante, bjs

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!