domingo, 24 de agosto de 2014

A dor da mulher sobre a mesa da cozinha

Olha que coisa linda eu vi em Nova Iorque, recentemente: um trabalho da artista Carrie Mae Weens, cujo título é "The Kitchen Table Series", de 1990.

Eu nunca havia visto uma história contada desta maneira em um museu, foi a primeira vez: através de uma sequência de fotos! Achei sensacional. Por acaso comecei de trás para frente e de repente percebi que se tratava de um enredo... tratei de correr para o outro lado da fila e recomeçar o percurso.

A artista aliás é a própria modelo, que narra a história de conquista e abandono de forma tão sensível e verdadeira, comum a tantas mulheres que se envolvem e amam, se ferem e depois se reconstroem.

Impossível a gente não se identificar com alguma parte, com alguma cena ou situação, impossível não ver, naquelas imagens, partes da nossa própria história! Todas as mulheres do mundo, que já provaram os prazeres e as amarguras de uma paixão estão nas sombras daquelas fotografias, que contêm em si a força essencial que trazemos em nós: a força da vida e do renascimento.

O ambiente escolhido pela artista é a cozinha, nada mais natural; se é ali o ambiente essencial da mulher, é ali também que ela se refaz, se permuta, se reconstrói. E se atualiza.

Atenção para o fundo da parede, que se transforma e pontua a atmosfera, fazendo toda a diferença.

E boa viagem!


Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Image from the Kitchen Table series

Um comentário:

  1. A beleza plástica e contundente das fotos não deixa margem para dúvida de que "o amor é um passarinho que não aceita gaiola".Conclusão óbvia a partir do que mais chamou-me a atenção nas três fotos onde pontifica, justamente, a gaiola. Ato contínuo, baixou um Bizet em mim rs. Vamos recordar?


    Habanera (ópera Carmen de Bizet)
    (tradução mediana rs)
    O amor é um pássaro rebelde
    Que ninguém consegue domar
    E é inútil chamá-lo
    Foi ele que acabamos de recusar
    Nada, ameaças e orações
    Um fala bem, o outro é silencioso
    E o outro é que eu prefiro
    Ele não disse nada mas eu gosto

    O amor, o amor, o amor, o amor

    O amor é filho da boemia
    Ele nunca jamais conheceu leis
    Se você não me ama, eu te amo
    Se eu te amo, tome cuidado

    Se você não me ama, eu te amo
    Mas se eu te amo, se eu te amo
    Se eu te amo, tome cuidado

    O pássaro que você pensou surpreender
    Bateu as asas e voou
    O amor está longe, você pode esperar
    Você não pode esperar mais, ele está lá
    Tudo ao seu redor, depressa, depressa
    Vem, então volta
    Você acha que controla ele, ele te evita
    Você acha que o evita, ele te controla


    Santé e axé!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!