domingo, 14 de agosto de 2016

Na casa do Freud

Berggasse, 19. Este é o endereço do gênio da Psicanálise: uma rua tranquila e bem localizada em Viena, que embora já não seja igual ao que era na vida do ilustre morador, nos emociona mesmo assim.

A casa de Freud hoje é um pequeno museu que nos remete a um passado mágico, onde a gente encontra o tempo de um personagem tão comum ao nosso imaginário... Freud, o homem que quase todo mundo conhece de ouvir falar.

Temos ali, ao alcance dos olhos, não só objetos pessoais do médico, mas também coisas típicas da época em que ele viveu. Veja por exemplo este pom-pom abaixo, usado como método contraceptivo:



Logo na entrada, a escada que conduz ao andar superior...


 E a uma minúscula loja que vende livros, canetas, posters e etc...

 
Aqui, a sala de jantar...


Este pequeno espaço mostra a saleta de espera dos pacientes...

 


Aqui temos o espaço onde se realizavam as famosas "Reuniões das Quartas-feiras", onde estão fotos (note Jung, ali ao lado) e a coleção de peças egípcias que Freud mantinha sobre sua mesa de trabalho, além de móveis que tão bem já vimos em fotografias...




Mais adiante, o lugar onde ele atendia, e que hoje apresenta uma exposição de fotos que contam sua trajetória...

 
E em seguida o escritório onde Freud passava o tempo pensando e escrevendo, na companhia do seu inseparável charuto...


Preso à janela, está o espelho que foi presente da filha Ana, colocado ali pelo próprio Freud. Sua mesa ficava bem ao lado.


Uma visita emocionante, um passeio imperdível até mesmo para quem não é adepto da Psicanálise. Só faltou mesmo tomar um chá!

2 comentários:

  1. Obrigado pela emoção em revisitar, virtualmente, o endereço do gênio.Tenho absolutos e enormes respeito e admiração por Freud - dominava perfeitamente o inglês , o francês, o latim , o grego, o hebreu e bons conhecimentos de espanhol e italiano- o primeiro a se aventurar pelos labirintos do inconsciente em busca dos mistérios interiores da natureza humana. Dentre inúmeros pensamentos e/ou sacações deste que é um dos maiores mestres de todos os tempos, destaco: "É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização". Bingo! Continue aproveitando ao máximo as maravilhas vienenses.i
    Santé e axé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabia que você ia gostar da visita à casa do nosso amigo Freud... kkkkkkk

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!