sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Até que nível você está disposto a descer?

-- Jamais se rebaixe ao nível de quem não tem educação. Senão, estará se igualando – ensinou-me meu pai, por toda a vida.

 Quanto mais envelheço, mais me convenço de que as grandes e mais valiosas heranças que os pais podem deixar a seus filhos são os conselhos e os exemplos. Salvo, claro, as exceções, porque há por aí filhos muito mal-parados, que lamentavelmente aprendem em casa o que há de pior... e seguem vida afora pela trilha da estupidez.

Felizmente, os bons são maioria neste mundo de meu Deus. E a civilidade ainda impera, quero crer, no coração dos homens.

O xis da questão é o seguinte: como não estamos aqui para curtir umas férias muito doidas, o universo nos desafia. Somos postos à prova diariamente, para nosso próprio bem  ou, claro, nosso mal... mas isso é uma questão de escolha pessoal, já que nossas atitudes é que desenham o mapa da nossa trajetória.

Neste ponto, recorro novamente ao Marcos Lúcio, leitor e comentarista, que não é mosca morta nem lesma lerda, como ele mesmo disse, em seu comentário do post anterior. O negócio é que ele já entendeu que manter a linha (e, com isso, a paz de espírito) é a prova maior de sua evolução.

Perder a cabeça, como diz o sábio amigo, só vale se for no melhor sentido, e concordo com ele, que tão bem exemplificou: “pela arte, beleza, inteligência, sensibilidade, gentileza, prazer, alteridade, ética, alegria, justiça e bom gosto”.

Ganhar uma batalha? Deveriam bastar-nos nossas batalhas interiores, travadas no campo aberto da nossa evolução. Se posso ser meu maior inimigo, é comigo mesma que devo lutar, e com ninguém mais.

Afinal de contas, gato escaldado sabe pular e já aprendeu que não precisa medir forças com ninguém,  principalmente com os ratos venenosos que saem do esgoto... desesperados por sua própria podridão.


Não vale a pena se rebaixar!


19 comentários:

  1. QueriDannemann...ter você como leitora, "mediadora" ou "crítica" ou "cumplice" ou difusora das minhas mal , porém, bem intencionadas linhas, creia, é um raro presente emocional e que, literalmente, quase me faz perder a cabeça. É muito gratificante ter o aval de quem admiramos tanto e, mais: com o auxíkio luxuoso da fundamental amizade.Ainda bem que você não se cansou dos meus inúmeros e sinceros elogios, já de loooooonga data. Não por acaso seu blog é o meu preferido desde que tive o prazer ou a sorte de descobri-lo , ainda no JB. Descobri-me nele, também, de certa forma ou por afinidade, ou por questões tribalistas rsrs...

    Isto posto, e como não me canso de elogiar_ especificamente os raros elogiáveis como você_ sinta-se aplaudida de pé por esta sua frase lapidar, inspiradíssima, realista e definitiva... que já incorporei ou roubei rsrs, e aqui reproduzida:
    "Afinal de contas, gato escaldado sabe pular e já aprendeu que não precisa medir forças com ninguém, principalmente com os ratos venenosos que saem do esgoto... desesperados por sua própria podridão". Desnecessário lembrar a singular natureza superior destes maravilhosos e chiques felinos (quem dera os humanos fossem assim...e a respeitadíssima Nise da Silveira não me deixa mentir).
    Vou usar "de bastantão", sua excelente ou pontual frase (máxima, melhor digitando) com os devidos e merecidíssmos créditos, se você permitir, bien sûr!

    Como tenho tendência natural para a exuberância rsrs...ela provocou-me, no ato, uma catarse ou, melhor ainda, um orgasmo intelectivo. Acredito na sincronia Junguiana,ato contínuo, no mesmo dia que postei os comentários anteriores, hooooooras depois, vi, e muito a contragosto, uma cena assim: um ridículo ou patético (patológico é a palavra exata) concurso deprimente, para ver quem era o piorrrrrrrr.Fiquei pasmado com a infeliz coincidênciac. Mas, evidentemente, não desci do céu, estrela que sou rsrs, afinal, mineiros de boa cepa ou índole, como alguns de nós, abominamos baixarias, não é mesmo? Tratei logo de "caçar rumo", peguei outra vereda.. et voila`! Nem olhei pra trás ou nem dei "tchum" rsrs...

    Como sou de exuberâncias, repito rsrs...vale citar estes versos cantados _ segundo Maria Bethânia_pela extraordinária Dalva de Oliveira, para fechar_ diiamantinamente_este pacote: "Não pode alcançar os astros, quem leva a vida de rastros , quem é poeira de chão".
    Porém, contraditoriamente, na vida privada (parece que nos dois sentidos kkk) da cantora personal e passionalíssima , pela avaliação do David Nasser, à época, o buraco era beeeeeeeeeem mais embaixo:
    "Em que pese o enorme talento da cantora, há de se ressaltar a sua vida particular do mais baixo nível".
    Freud explica? Certamente...
    Gratidão eterna, beijão estalado e abraço apertado.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  2. Porque hoje é sabado (?!), tive duas gratas e bem-vindas surpresas: a melhor e mais charmosa blogueira que conheço fez um brilhante texto onde pontua uma frase bombástica (no melhor sentido), sobre os ratos desesperados por sua própria podridão. Nota 1000!!!. A outra foi ler, citado no mesmo ótimo texto, o nome do meu melhor amigo. Tive a sensação saborosa de comer o texto goiabada dela com o queijo palavras dele, por ela citado. Melhor: de tomar o café palavras dele com o texto bolo dela. Que tal?
    Obrigado, grande Fernanda, pelo muito prazer em lê-la.
    Abraço afetuoso do Danilo

    ResponderExcluir
  3. JESUS, O maior dos mestres ensina: vigiai e orai.
    vigiar à mim, e não aos outros.
    Obrigado pelas dicas de filmes,principalmente com o Ricardo Dárin, já vi O filho da noiva e gostei.
    Sergio

    ResponderExcluir
  4. É Fernanda,mas vamos combinar que as vezes,manter a linha da forma que o Marcos Lúcio falou,é muito difícil e exige muito da gente... Bjs.

    Monica.

    ResponderExcluir
  5. Mauro Pires de Amorim.
    Concordo plenamente com você e realmente o melhor é não se rebaixar, mas afinal, ninguém é perfeito e nem muito menos tem sangue de barata.
    Normalmente diante de uma situação dessa, quando percebo que o clima não está nada amistoso nem honesto, tiro meu time de campo, sem nada dizer nem justificar, afinal também não se deve dar pérolas aos porcos.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  6. Sergio... que bom que você está gostando das dicas de filmes. Ninguém ainda havia se pronunciado e eu já não sabia se deveria continuar. Agora, já sei! Abraços e obrigada! Aos demais, digo apenas que realmente nem sempre é fácil manter a linha... mas que vale a pena o esforço, isso vale! Abração em cada um!

    ResponderExcluir
  7. Tomei conhecimento, mesmo com a falta de tempo... de que havia ótimo texto (como sempre) de sua autoria, sobre motivos para se perder a cabeça.Enchi-me de curiosidade, claaro! Porém, descobri o comentário, também ótimo e colecionável(como sempre) do M.Lúcio. Como se não bastasse, ganhei_de presente_seu último e sagacíssimo texto.Talento à toda prova, é o mínimo que posso dizer e salvar este post irretocável, é o que devo fazer, então.
    Abraços da Roseli

    ResponderExcluir
  8. QueriDannemann...adorei saber que não sou ninguém e confesso: entre ser ninguendade e celebridade (destas: tipo lambisgóias, mequetrefes, acéfalas, cafonas,vulgares, etc...), fico com a primeira opção kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Acontece que alguém como eu:ninguém rsrs... já havia se pronunciado sobre dicas de filmes, sim, naquele post"Vento que venta lá venta cá", (pode verificar), e que gentilmente reproduzo:

    Marcos Lúcio disse...

    Desculpe, queriDannemann, esqueci de comentar que o filme _ Um conto chinês_ que tive o prazer ou o privilégio de assisti-lo, antes mesmo da sua sensatíssima sugestão (...)
    AABRAÇÃO.
    23 de setembro de 2011 23:38

    Ainda bem que possuo alguma memória e digo para os amigos: meus dois neurônios restantes _ nesta idade provecta e já beirando à senectude kkkkk_ ainda que cambaios, dão alguma conta ...mas não confiem tanto neles.

    Supuz que estivesse claríssimo no meu comentário do seu post: "Pra perder a cabeça..." , que é dificílimo conseguir manter o equilíbrio, o contrlole da situação, ou não perder a linha.
    Repito-o, então:
    "Com muito esforço, leitura, aprendizados, observações meticulosas, experiências, muiiiiiiiiiitos aniversários... e claro, os benditos erros (sem repeti-los), aprendi a respirar fundo ou a controlar-me nas situações mais complexas."
    Infelizmente o ser humano procura o fácil ou o imediato (e imedatamente o perde...).A vida não é de molezas...até para emagrecer dá um trabalho danado, imagine, então, aprender a viver (existir é facíliimo, porém frustante...).
    Como tudo que é bom e raro...dá trabalho, e muiiito, sim!. Porém o resultado é mais do que compensador e para sempre.O genial Dorival (rima pobre...rsrsr...) , na voz de Gabriela: Gal Costa, diz;"todo mundo gosta de acarajé, o trabalho que dá pra fazer é que é...todo mundo gosta de abará, ninguém quer saber o trabalho que dá...". Não podemos resolver o entorno ou as circuntâncias, mas dentro da gente, só a gente deve mandar e administrar. Concordo com o Nietzsche: o inferno e o céu estão em nós. Acrescento que não merece o paraíso quem não o constrói, ainda em vida, diturnamente, apesar dos pesares e haja o que houver.
    Abraço afetuoso, procê!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  9. Talentosa e bonita(a foto em Buenos Aires-3 palhaços comprova) blogueira...seus textos estão cada vez mais enxutos e substanciosos, além de substantivos. Gostei imenso de ver citado o nome do meu amigão e, claro, do comentário dele no seu post, sempre ótimo, anterior e aqui também. Mas nem vou elogiar mais, o tanto que ele merece... ele já sabe...e não sou o único a reconhecer. Se você, inteligente, prestigiada e culta, reconhece e divulga, não pode restar dúvida, então.
    Beijão do Diniz.

    ResponderExcluir
  10. QueriDannemann...desculpe os 3 erros de digitação, agora corretos:
    Supus, frustrante e diuturnamente. Se mais houver, pardon e beijão procê!.

    ResponderExcluir
  11. Uma vez mais, seus dois textos são da melhor qualidade (os últimos e, de quebra, a maioria absoluta deles), são para guardar e usar, concomitantemente, claro. Por motivos similares-de importância-os comentários do Marcos LÚCIDO, meu querido padrinho, sempre arrebentando a boca do balão (ou seria a boca do baloeiro? risos...).
    Como de hábito...AMEEEEEEEEEEI as palavras benditas
    "docês".
    Beijinhosssssssssssssssssssssssssss
    Verônica

    ResponderExcluir
  12. Através de e-mail dele, recebi seu grandioso texto , também o seu anterior com o "comentário Lúcio" que ele fez. Brinco assim, pois sempre digo quando adoro o que ele escreve: é mais que ótimo, é Lúcio!!!.Assim vou colecionando seus brilhantes textos até que possa, quem sabe um dia...comprar um livro desta imperdível blogueira.
    Boa sorte e boas energias
    Hélio

    ResponderExcluir
  13. Você, para variar, acertou na mosca! Penso exatemente assim, ajo assim, mas não sei escrever assim...falta-me talento. Reconheço ou sou reconhecido por outro talento.Parabéns!
    Quanto ao comentário do M. Lúcio, mais uma vez o cara tá inteiro (não significa perfeito ou completo, pois enquanto humanos não conseguimos isto...) transbordando sensatez e experiência e conhecimento. Fiz assim, ótimas e proveitosas leituras.
    Abraço do César

    ResponderExcluir
  14. FERNANDA...fiquei tão feliz em ler seu brilhante post e nele ver citações do meu querido Lúci(d)o, que resolvi tomar um bom vinho para_dionisiacamente_potencializar minha alegria. Como achei super bem entrosadas as sábias palavras de "ambososdois" (rs), resolvi ouvir e dançar a inteligente, irreverente e talentosa Rita Lee, e especialmente, os versos deliciosos:"tem tudo a ver o meu pinguim, com a sua geladeira" ou, "o meu xaxim, com a sua trepadeira".Dancei e cantei horrores...Valeu!
    Beijocas da Juliana

    ResponderExcluir
  15. Juliana... adorei! Beijão! A todos os outros, agradeço, como sempre, a visita e as palavras. E concordo: este Marcos Lúcio deveria mesmo se chamar Marcos Lúcido! (Mas pra mim já virou EstiMarcos). Abraços pra cada um!

    ResponderExcluir
  16. Minha coleção já aumentou (oba!) com mais este primoroso post seu _já devidamente impresso e guardado na minha pasta, especial, tanto quanto o penúltimo e tantos outros que guardo, carinhosamente. Só não vou elogiar o comentário do Marcos L., que vou concordar: Lucidíssimo, pois já o fiz através de e-mail para o próprio . Só você para a grande sacada: estiMarcos (ameiiiiiiiiiii!!!, de paixão!) e adoro a forma carinhosa e respeitosa como ele se dirige a você :queriDannemann. Convenhamos...tem tanto charme quanto a brilhante blogueira. Portanto, não é só a Juliana que pensa assim...
    Beijossssssss da Márcia, que continua adorando seus poemas, também, claaaaaaaro!

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu post,F. Dannemann, e também o penúltimo que corrobora este, além do sempre pertinente , esclarecedor e, com maturidade, comentário do Lúcio. Como ainda estou aprendendo a fazer melhor as escolhas ou a fazer melhores escolhas...aproceitei todas as dicas e vou colocá-las em prática: para ontem.
    Só posso, então, agradecer a ambos, pelas belas e valorosas pérolas destes verdadeiros colares de sabedorias.
    Beijo grande
    Mônica R.

    ResponderExcluir
  18. Só hoje pude tomar conhecimento destas preciosidades, e concordo plenamente, pois não desço do salto, nem retiro o batom... nem que a que a vaca tussa ou que a casa caia (risos).
    Adorei, mais uma vez , seus postes, F.Dannemann, e até já faz referencia merecida...
    ao Marcos Lúcio , que sempre faz excelentes e sensatos comentários. Tudo muito bom mesmo!!!!! Beijos da Cristina

    ResponderExcluir
  19. Marcia, Monica e Cris... Obrigada por terem vindo, estarei esperando pela volta de todas! Abraços!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!