segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Carolina, a mulher invisível que existe em mim

-- Vai desregistrar essa menina!!!

Foi assim que meu pai recebeu a notícia de que sim, eu era Fernanda, como ele queria. Mas era também a Carolina que a minha mãe sonhava.

Fui registrada aos sete anos, quando a burocracia da escola pediu minha certidão de nascimento. Minha mãe deu um pulinho no cartório e resolveu a situação. E foi à noite, quando os casais conversam as amenidades do dia, que ela contou ao meu pai, num tom bem corriqueiro, que finalmente tinha registrado a menina.

Ela não tentou, mas nem que tivesse tentado: o cartório não ia mesmo rasurar o livro e muito menos arrancar a página do dia anterior... e fiquei com este nome composto que não combina com nada, e que fez com que tanta gente, vida afora, exclamasse surpresa.

-- Feio nada! É nome de princesa!

Falou agora a minha tia querida, defensora leal e perseverante de todos os nomes esquisitos da família.

O engraçado é que, embora eu sempre tenha sido a “Fernanda” que ele queria, ou a “Dannemann” que era o nome dele, foi justamente o próprio a única pessoa neste mundo a me chamar pela alcunha estranhamente composta, e que virou, em sua boca, uma série de marchinhas carnavalescas inventadas de improviso. Ou, simplesmente, fui para ele a “Carolina”, que muitas vezes saía pela metade e virava “Carol”.

E minha mãe, que sonhou ter Carolina como filha, mas sempre me chamou pelo primeiro nome (arriscando, no máximo, um “Carol”, nos momentos de maior ternura) um dia me disse pra prestar atenção naquela música que tocava.

-- Não vai fazer igual, e deixar o tempo passar na janela...

E eu, que sempre fui Fernanda, quase secretamente Carolina, pela pura questão de que os nomes compostos são em geral amputados no dia a dia, defendi minhas raízes no guichê do cartório, em pleno casamento, quando o escrivão deu a chance:

-- Aproveita que a hora de mudar este nome é agora!

-- Obrigada, mas não quero adicionar o nome do meu marido não.

-- Eu tô falando é do “Fernanda Carolina”.

Esse negócio de nomenclatura é uma coisa curiosa, porque o nome acaba se ajustando à pele da gente, à ossatura, ao fígado, até. E por mais que você mude tudo lá no cartório, nunca deixará de ser aquela pessoa de antes, aquela identidade essencial, aquele primeiro nome que fez de você uma pessoa. Eu sou Fernanda Carolina, e nada pode mudar isso.

E agora que chega o Natal, e este é o primeiro Natal de plena orfandade que estou vivendo, sinto a tristeza sem remédio de já não ser Carolina pra ninguém.

9 comentários:

  1. QueriDannemann...como o amicíssimo Danilo pesquisou meu nome e achei bastante intessante...se interessar possa...e, até por termos _"toi et moi aussi"_ nomes compostos, fiz o mesmo e descobri coincidências ou sincronicidades junguianas com o "cadim" da talentosa blogueira que suponho "conhecer". Desculpe se a brincadeira ou curiosidade não for do seu feitio e/ou agrado e perdoe ou semeie um perdão para a minha caduquice kkkkk, pois, quem sabe?!, no futuro, quando ou se estiver beirando à senectude como eu kkk, alguma alma caridosa perdoa-la-á e você colherá, então, seu perdão ricamente semeado hoje, não é mesmo?
    Beijão procê!!! + santé e axé!!!

    Qual a origem do nome Fernanda: TEUTÔNICO

    Qual o significado do nome Fernanda: OUSADA.

    Romantico e com muito amor para dar, é uma pessoa divertida, que quer quer que todos gostem de você, e por isso não economiza no seu jeito gentil e simpatico. Gosta de ser o centro das atenções e busca apenas o melhor da vida, que na sua visão é: dinheiro, poder, sucesso. Sensibiliza-se sempre ao ver uma criança. Possui um lado negativo, que é aquele certo ar de mandão, o que pode torna-lo um pouco egoísta, deve evitar de se preocupar tanto com as coisas e consigo mesma Mesmo porque ninguém deve e pode ser perfeito o tempo todo.


    Qual a origem do nome Carolina: TEUTÔNICO

    Qual o significado do nome Carolina: DIMINUTIVO DE CARLA. AQUELA QUE É FORTE.

    Pessoa charmosa, amavel e expressiva, muito criativa e um tanto curiosa. Tem uma certa dificuldade na concentração e como gosta de compartilhar tudo com os outros é o tipo de pessoa que não consegue guardar suas idéias só para si. Sempre de bom astral, é daquelas que adora festa. Só tem um problema em enfeitar demais a realidade, exagerando na dose e não conseguindo controlar sua mania de falar. Pode criar a imagem de fofoqueiro. Ou de jornalista?????

    ResponderExcluir
  2. EstiMarcos... confesso que estava curiosa pra saber o que é que você ia dizer sobre o meu nome. E mais uma vez, você se superou. AMEI! beijão!

    ResponderExcluir
  3. Vocë é Carolina, sim, pra todos que te amam e que ainda estão por aqui. Feliz Natal

    ResponderExcluir
  4. CarolqueriDannemann...seu convite, lá no blog do Marcelo, foi, evidentemente, aceito e bem-vindo!.
    Beijão procê!

    ResponderExcluir
  5. Fernanda,

    Um Natal magico para voce.
    Muita Paz e Amor.

    Abraco

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  6. Querida Gilda, muito obrigada! Te mando um beijo e agradeço por todas as palavras carinhosas que você me mandou de presente este ano. Felicíssimo Natal para você!

    ResponderExcluir
  7. Fernanda Carolina, minha queriDannemann...como participei ativa, entusiástica e fielmente do seu blog, o meu preferido dentre os demais... neste ano que finda...inclusive sendo entrevistado, então...para agradecer o espaço generosamene concedido, aproveito para lembrar:
    Se usarmos nosso tempo, dedicação e atenção para proclamar e espalhar sorrisos, felicidade e amor ágape, tudo fica melhor, tudo se transforma , não só no Natal,
    como em todos os dias do Ano Novo. O resultado desta oportuna e inteligente semeadura/investimento será uma colheita de mais saúde, prezeres e alegrias, possibilitando, assim, um dois mil e DOZE na DOSE certa!!!, com as bênçãos de Deus!!!, para você, para o cara-metade e/ou familiares, amigos, conhecidos, colegas, vizinhos , leitores e “tutti quanti”.
    Grande e afetuoso abraço do seu admirador-mor!!!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  8. Fernanda,sempre atento e presente na leitura de seu blog, faco apenas um pedido: continue a nos encantar com sua meiga presenca neste cantinho da Internet!Um Feliz Natal e um glorioso ano de2012.

    ResponderExcluir
  9. Fernanda,eu sempre quis ter uma filha e até já tinha o nome para ela,seria Karolina (com K mesmo) mas o Homem lá de cima,achou que eu tinha direito a dois meninos,e eu aceitei numa boa.
    UM FELIZ NATAL pra vc querida!

    Monica.

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!