domingo, 25 de novembro de 2012

O cafofo da Fefa

Eu, que detesto as redes sociais, não tenho ficha no Linkedin e viro piada entre os amigos porque não estou no Face, sou a prova-viva de que as amizades virtuais nem sempre resultam de problemas como solidão, timidez ou fobia social, nem são prerrogativa das gerações mais novas, que já chegaram ao mundo brincando com o celular da mãe (em vez de um chocalho).

É incrível como a gente pode se sentir distante de quem conheceu por toda uma vida e, na mesma proporção, próximo de pessoas que nunca viu, inclusive nas piores e nas melhores horas: aconteceu comigo, quando meu Velho Dannemann pegou o bonde para o Céu, e depois, quando estive, feliz da vida, flanando em Paris.

Às vezes me pego imaginando o rosto destes meus amigos invisíveis... onde será que vivem? Trabalham em quê? Quem serão eles? Quais os seus dramas e alegrias?

Este é o paradoxo das relações virtuais: o povo acaba se sentindo próximo, e até íntimo, quando em verdade ninguém conhece ninguém e não houve a construção do cotidiano e da história física de um relacionamento.

Mas como dizer que a tribo que a gente encontra no espaço cibernético é de mentirinha? Como afirmar isso se a gente acaba mesmo sentindo que conhece aquelas pessoas?

Ao meu ver, a chave de tudo está na plataforma. Os poucos dias em que estive no Face me mostraram que a tônica ali é a superficialidade. E eu pergunto: rola fazer amigos (mesmo que virtuais) na superficialidade? Já em um blog, dependendo de sua natureza, o que a gente encontra é justamente o contrário: pode haver muita verdade e profundidade nas páginas de um blog... e o leitor entra na dança (ou vai cantar em outra freguesia). O Face junta pessoas, mas um blog une afinidades.

Veja o exemplo do leitor que dividiu conosco a dor pela morte do pai... e do outro , que me conta, via comentário não publicado, que estava lutando contra o câncer... e de mais uma, que me manda receita de sopa... e de de outro, que me convida para um café com bolo... e daquele que me ajuda a defender a “marca” do blog (e de quem acabei ficando amiga em carne e osso), e dos vários que andam me ajudando na busca por uma diarista!

Um blog é um planeta bem diferente do Facebook e de seus similares: nele, não fica quem não se afina com a atmosfera reinante. Ocorre uma “seleção natural” entre os "blognautas" e ,quando não há afinidade de opiniões e propósitos, eles não voltam... isso favorece os laços tanto quanto a possibilidade de opinar, contar casos, dar depoimentos... no blog, a palavra do leitor não só conta, como faz toda a diferença... às vezes, um comentário sai melhor que o próprio post, e aqui já aconteceu de comentário virar post, e dos mais lidos inclusive.

Quando a gente vê, está se relacionando, e não importa nada se conhece o rosto do outro, se sabe onde mora ou trabalha, se tem filhos, se casou e separou, se isso ou aquilo...


Os tempos estão mudando, e a gente muda com eles: embora eu deteste o Facebook, e o narcisismoque impera na rede, admito que tudo é possível na vida, até mesmo encontrar uma patota virtual.



Leia também:
Não me procure no Orkut

Alice no País do Facebook

21 comentários:

  1. Fernanda,

    Adorei a sua descricao sobre a amizade que se vai formando, principalmente no seu blog. Veja bem, conheco outros blogs, porem nunca participei, eu nao sou mineira, porem leva algum tempo para eu me sentir a vontade com outras pessoas. Ja no seu blog, me identifiquei, ninguem conhece ninguem, so nos que conhecemos voce, pois voce envia fotos suas em alguns posts.

    Porem, mesmo sem conhecer ninguem, apenas lendo os seus comentarios, ja da para ter uma ideia, pois afinal, o que vale no ser humano e o seu conteudo, mais nada.

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilda! fico muito contente que o Alminha seja especial pra você. (E olha, qualquer dia vou começar a pedir fotos para o povo todo). bjos

      Excluir
  2. O melhor deste blog e o clima de "cafe com bolo na varanda".

    ResponderExcluir
  3. Quanto às redes sociais citadas -ovelhas nigérrimas não participam de comunidades, grupelhos, baranguices rs, etc., ainda mais virtuais - concordo pletoramente "concê", afinal, é de evidência solar que "O Face junta pessoas, mas um blog une afinidades".


    A fama de bons anfitriões que muitos dos mineiros de boa cepa levamos, também aqui se demonstra, no cafofo virtual da Fefa (também poderia ser CAFEFA, ou "CAFÊFO", ou CAFOFO DA FÊ ?!).

    Senti-me em casa, logo na leitura (ou na abertura da porta do cafofo?!) do primeiro post ,ainda no Jornal do Brasil. Entrei , desde então, e nunca mais saí.

    Como se não bastasse a sintonia fina -em que pesem as naturais e inexoráveis pequenas diferenças ou diversidades ou divergências, características estas tão naturais e constituidoras da vida... pois igual não existe- ainda tive a agradável sensação de acolhimento. Sim, esta talentosa blogueira é generosa, cuidadosa e carinhosa, enfim, mais fofa -na melhor acepção do termo- do que Fefa rs.

    Só quem entende ou sente o que é ALMA LAVADA, pode compreender e tornar-se leitor (quase) adicto dos seus excelentes posts. Uma amizade com alguém assim, na vida real, certamente seria de carne, osso e espírito, no sentido clássico dos filósofos gregos(que adooooooooooooro!!!), sem desmerecer os outros.

    Para os que não se afinam com o blogue- os escapistas, digamos assim, para não ferir suscetibilidades rs- ou os que não resistem aos questionamentos (viver sem reflexão é somente existir), só resta-lhes baixar em outro terreiro ou cantar em outra freguesia. --"Que se Dannemann", citando-a. E , destarte, o caminho continua aberto, limpo e iluminado, para a necessária higienização da alma.

    Você não faz a lavagem do Bonfim, nem baiana é...mas com bom fim ou boa finalidade, lava, enxágua, alveja e passa a limpo nossas benditas alminhas. Obrigado por isto e pela generosidade .
    Desculpe a repetição do que já disse infinitas vezes, ainda que de outros "jeitomaneiras".

    P.S. Uma dentre tantas qualidades dos seus imperdíveis textos, é que eles não fazem concessões aos cínicos e insuportáveis e insipientes relativismos.

    Santé, axé, "merci, merci, merci...!!!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, meu fofo... sua fefa adorou ser chamada de lavadeira de alminhas!!! Adorrrrrrei!!!

      Excluir
  4. Participo de de algumas redes de relacionamentos, inclusive, o FACE.Todavia, todos os amigos dessas redes, são pessoas queridas, amigos e familiares, no mundo concreto, seja isso, o que for. Ignoro solenemente solicitações de amizade, pois não tenho mínimo interesse em ser o amigo de número 3mil, de alienados narcisistas.
    Quanto aos blogs, concordo com sua percepção. Dependendo de seu conteúdo, podem ser gestadas afinidades eletivas e também seu oposto, claro.
    Sou leitor de alguns blogs, mas, o seu e o do Marcelo, merecem minha leitura atualizada, sempre. Por características de personalidade, e até mesmo, por vício profissional, curto muito mais, LER e OUVIR, do que FALAR e ESCREVER. Em algumas postagens, sinto o desejo de escever, e faço-o, sempre de modo pessoalizado, sendo personagem de mim mesmo, pois em ambos blogs, sinto-me á vontade para tal exercício.
    Abraço.
    ANTONIO CARLOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos... fiquei felicíssima em saber que tens um carinho especial pelo cafofo. Pena que você~tão raramente nos dá o prazer das suas palavras. É como eu disse: o comentário dos leitores é fundamental para que o blog seja gostoso. Vê se se anima a "comparecer" mais! Abraços!

      Excluir
    2. Reitero meu praze em ler seus textos. Escrevo pouco, pela razões citdadas, mas tentarei, de verdade, fazê-lo.

      PS. Sou seu leitor e do Marcelo, desde o JB impresso. Costumo ser fiel em minhas relações, desde que valham à pena, claro, o que, ocorre com os blogs citados.
      Abraço e ótimo dia.

      ANTONIO CARLOS

      Excluir
  5. Eu sigo alguns no twitter,porém blogs eu acompanho um monte.
    Me faz bem a variedade de assuntos,onde posso falar das minhas opiniões,dos meus gostos,desabafar algo que me incomoda,e as vezes até brincar com os outros leitores,é muito bom!

    Monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Monica, assim eu vou ficar com ciúmes! Quero crer que o Alma é o seu preferido, né???

      Excluir
    2. Não tenha dúvidas Fernanda,se vc quer saber,o Alma Lavada não é só o meu preferido,é também do Marcos Lúcio,da Gilda,da Mercedes,do Alfredo,do Antonio Carlos e de outros que agora não estou lembrando... Bjs.

      Monica.

      Excluir
  6. Marcos Lucio,

    Que bom que voce voltou, e que esta bem.
    Adorei o seu comentario sobre o Cafofo da Fefa ou Cafofo da Fe .... voce faz falta.

    Felicidades,
    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, nossa mui estimada Diretora do C.P.A.F.S...não sei se você leu minhas justificativas pelo pequeno sumiço, no post anterior: O Panetone da discórdia.Adoro quando você adora minhas pitaquices... e conto com suas críticas quando/se meu pensamento entortar demais da conta kkk.

      Também tem, lá, um agradecimento à MÔnica que já faz parte afetiva e efetiva do Clube.

      Aproveito o ensejo (sou antiquíssimo rs) para convidar Vilma e Mercedes, pelos comentários que fizeram, para participar do C.P.A.F.S lembrando que, conforme instrução da Vice-Presidenta blogueira do e de Alma Lavada, é mister ser ovelha negra, no mínimo moreninha rs. Fiquem absolutamente à vontade- democráticos que somos- para , lamentavelmente, recusarem o convite, "marrelógico".
      Abraços e felicidades a todasssssssss
      Marcos Lúcio

      Excluir
  7. Fernanda,

    Eu trabalho com Mídias Sociais e, portanto, estou conectada a maior parte do tempo. Além disso, eu uso Internet desde 1996, o que também me leva a ter uma certa facilidade de entender a "alma" das redes. rs

    Compreendo perfeitamente o fato de as pessoas execrarem o clima fútil que parece se instalar no Facebook. Mas, como tudo na vida, é possível, como você disse, extrair o lado bom.

    O grande segredo, no meu entender, é seguir as pessoas certas e participar dos grupos de nosso interesse. Sabendo configurar o FB (e o Twitter), você só lê o que (e quem) te interessa. É o que eu faço e desta forma não perco tempo lendo bobagem.

    Se pararmos pra pensar, tanto nas redes como na vida a gente tem de achar a nossa...tribo. :o)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma, você tem toda razão: tribo é uma coisa que a gente tem que estar sempre procurando... por onde quer que a gente esteja. Eu, graças a Deus, já encontrei a minha: é o Clube Parisiente da Alegria, da Felicidade e da Sorte. Se quiser fazer parte, é só falar. Mas vou logo avisando que lá só tem ovelhas negras. AH! Adorei o :o))) e vou copiar, pode???

      Excluir
  8. Fernanda querida,

    Quando entro no seu blog me sinto realmente em casa. Aqui a gente tem a alegria de compartilhar e expor idéias, sentimentos, liberdade de expressão, desabafar e lavar a alma da gente de verdade.

    Voce coloca seus textos de uma forma tão simples e honesta, sem hipocrisia e nem demagogia (afinal voce não precisa disso), que nos leva a caminhar junto com voce todos os dias. Voce sempre tem uma palavra amiga e de carinho, que nos faz muito bem.

    Eu acredito que as relações virtuais podem ser muito mais intensas, porque a gente conhece as pessoas pelos seus pensamentos, sentimentos e emoções. Não há o contato visual e real. Não é a imagem da pessoa que nos atrai e sim o que ela é.

    Sou sua fã de carteirinha e um dia que eu for ao Rio, quem sabe não combinamos um café. Adoraria te conhecer.

    Um grande abraço aos amigos bloqueiros e um beijo procê.

    Mercedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes querida! Obrigadíssima por tudo! Fico muito contente quando alguém me diz que escrevo fácil. Quer dizer que eu me comunico meeeeeeesmo... Quanto ao café, eu só topo se tiver bolo, hein?! Tô te esperando, pode vir. Bjo!

      Excluir
  9. Os versos que iniciam a deslumbrante música Faxineira das Canções, foram escritos por Joyce para celebrar os 50 anos de carreira da divina Elizeth Cardoso... que a interpreta como se cantasse para Deus.Luxo só!

    Lembrei-me disto ao ler, através do auxílio luxuoso do "pitaquista" número um do melhor blogue do Brasil... que a blogueira "number one" é lavadeira de almas benditas. Assino embaixo. Sempre que a leio, minha alma
    fica limpa e perfumada e, mais: canta!!!

    Lamentavelmente meu tempo roubado por tantos afazeres não permite visitar o tanto quanto gostaria este aprazível ( copiando o mestre kkkk) CAFOFÊ/CAFOFEFA/CAFEFAFO...melhor do que minha casa , no sentido espiritual. Ainda bem que tenho um amicíssimo para dar notícias das coisas da Fefa Maravilha!!!

    Considero-me privilegiado por fazer parte deste verdadeiro C.P.F.A.S. (nasci para ser ovelha negra rs, graças a Deus!) , além da grande admiração pelo presidente e vice-presidenta. Vida longa ao cafofo virtual da Fefa, então.

    Abraço afetuoso
    Danilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu, que já tinha adorrado o cafofê ou cafofefa, agora também adorrei o Fefa Maravilha... estou ficando que não posso neste blogue... daqui a pouco ninguém me segura!

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!