domingo, 9 de junho de 2013

Frase do dia

"Nem tudo o que conta pode ser contado. Nem tudo o que pode ser contado conta."

                                                                                                  Albert Einstein

6 comentários:

  1. Fernanda,

    Adorei a foto, linda .....ela por si so ja diz tudo ......... e Albert Einstein era um genio .....

    Felicidades,Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir

  2. Concordo com a Gilda.O que mais impressiona é a atualidade absoluta do pensamento deste gênio. Mais algumas frases celebérrimas dele... e minhas preferidas, dentre inúmeras.

    "Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma Geração de idiotas"Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens.

    “Época triste a nossa, mais fácil quebrar um átomo do que o preconceito!”

    “Não posso imaginar um Deus a recompensar e a castigar o objeto de sua criação.”

    “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”

    “A tradição é a personalidade dos imbecis.”

    “O importante é não parar de questionar.”

    “Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga.
    “O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego.”

    “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.”

    “Quem nunca errou nunca experimentou nada novo.”

    “Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade.”

    “Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado.”

    “Existem apenas dois modos de viver a vida: um é como se nada fosse milagre; o outro é como se tudo fosse um milagre. Eu acredito no último.

    “Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.”

    “Guardar ressentimentos é tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.”

    “Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus.”
    Santé e axé!!!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que beleza de mensagem!

    ResponderExcluir

  4. Marcos Lucio, adorei as frases .... principalmente a frase que sita o "milagre", digo isso porque normalmente os cientistas questionam tudo e nao acreditam em nada .....

    Felicidades,
    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Obrigado, Gilda, querida..olha o que pesquisei...talvez vc goste, também.

      “A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Uma das pesquisas mais profundas desse relacionamento entre ciência e religião na vida e obra de Einstein está no livro Einstein e a Religião, de Max Jammer, onde cita, também: “Todas as especulações mais refinadas no campo da ciência provêm de um profundo sentimento religioso; sem esse sentimento, elas seriam infrutíferas”.

      Assim, percebe-se claramente a opinião do cientista de que a ciência e a religião eram complementares, referindo-se ao sentimento religioso próprio da pessoa, sem intermediários, sem o poder da instituição e dos dogmas.

      Em Notas Autobiográficas, ele diz que sua religiosidade tinha se baseado tanto num sentimento de depressão e desespero quanto no reconhecimento da futilidade da rivalidade humana na luta pela vida. A religião trazia algum alívio.

      Em seu famoso ensaio chamado Aquilo em que Acredito, que despertou a ira dos nazistas, um dos trechos diz: “A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. Ele é a emoção fundamental que se acha no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe disso e já não consegue surpreender-se, já não sabe maravilhar-se, está praticamente morto e tem os olhos embotados. Foi a experiência do mistério – ainda que mesclada com a do medo – que gerou a religião. Saber da existência de algo em que não podemos penetrar, perceber uma razão mais profunda e a mais radiante beleza, que só nos são acessíveis à mente em suas formas mais primitivas, esse saber e essa emoção constituem a verdadeira religiosidade; nesse sentido, e apenas nele, sou um homem profundamente religioso. Não consigo conceber um Deus que premie e castigue suas criaturas, ou que tenha uma vontade semelhante à que experimentamos em nós”.

      Assim como Espinosa , que negou a concepção judaico-cristã de um Deus pessoal, mas tinha a crença na existência de uma inteligência superior que se revela na harmonia e na beleza da natureza, Einstein negava a existência de um Deus pessoal, construído com base no ideal de um super-homem, como diríamos hoje.

      Ele não desrespeitava as religiões estabelecidas, mas apenas não concordava com elas. Jammer diz que ele venerava os fundadores das grandes religiões, e isso pode ser visto numa mensagem que enviou à Conferencia Nacional de Cristãos e Judeus, em 1947. “Se os fieis das religiões atuais”, escreveu Einstein, “tentassem sinceramente pensar e agir segundo o espírito dos fundadores dessas religiões, não existiria nenhuma hostilidade de base religiosa entre os seguidores dos diferentes credos. Até os conflitos no âmbito da religião seriam denunciados como insignificantes”.

      Hoje em dia, muitos religiosos dizem exatamente isso, tendo em vista a situação explosiva em que p mundo se encontra, em grande parte devido a conflitos religiosos. Na religião de Einstein, os conflitos seriam impossíveis de existir.
      Abraço forte
      M.L.

      Excluir

  5. Marcos Lucio, longe de ser um Einstein rsrsrrs, em sua genialidade ... concordo plenamente com ele e obrigada por mais esta citacao.... adorei !

    Abraco forte para voce tambem.

    Gilda Bose

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!