sábado, 17 de agosto de 2013

Meu reino por um café com leite!!!

Menos de um mês após a “volta ao mundo em 80 dias”, quero dizer, após a "maravilhosa viagem de férias", caiu a ficha: não é só com dinheiro que a gente pode se assustar, como contei  “procês” no post “Tira este porco daí”... a gente pode levar também um tremendo de um choque quando dá o braço a torcer e aceita a trágica realidade de que as roupas encolheram dentro do armário.

Ao fim de alguns dias, de papo com uma amiga médica (e especialista em emagrecimento), encarei o medão que estava de subir na balança. Olha, não vou nem te contar com detalhes como foi, basta dizer apenas que quase tive um faniquito.
-- Mas eu não como naaaaaaada!!!!!!!!!!
Até parece que a minha amiga caiu neste conto do vigário que eu há anos venho contando pra mim mesma; logo eu, que tenho estômago de avestruz, fome de leão e ainda por cima não resisto a uma sobremesa bem gorda a qualquer hora.

Este é o mal de ser magrinha por natureza: a gente se acostuma a cair dentro quando o papo é comida e não entende que os anos passam, que o metabolismo muda, que a idade pesa e que o corpo começa a pesar mais ainda... no meu caso, só o que não pesava, até este momento, era mesmo a consciência, e eu mandava brasa geral na comilança!

Tomei coragem:
-- Tá bom, já que o meu DNA me ajuda, vamos então fazer uma dietinha básica. Se a Carla Bruni faz, por que é que eu não posso fazer, né?
 Bastou ler a lista do sacrifício, digo, da dieta, pedi licença à minha amiga e tive uma crise de ansiedade. Olha, leitor: não estou exagerando: quase apelei para o meu melhor amigo, o Rivotril, quando, pra encurtar o papo de tudo o que não posso comer, fui logo ao cerne da questão:

-- O que é que eu posso, afinal?
-- Basicamente leite, iogurte light, feijão, ovo, alguns legumes, carne, queijo branco, chá e café. Gelatina diet e, no lanche, dez amêndoas, nozes e castanhas.
-- Dez de cada?
Ela ignorou a pergunta e lembrou, como se desse uma ótima notícia:
-- Ah, e pode também traçar um polenguinho. Mas sem o pão.
Tentei mais uma vez:
-- Pode barrinha de cereal?

-- Não pode cereal.
-- E um pouco de requeijão?

-- Requeijão com quê, criatura?! Não pode pão, nem bolo nem biscoito!!!

Não me fiz de rogada e fui para o supermercado, onde, já no caixa, tive vontade de chorar quando olhei o carrinho, que não estava magro, estava cadavérico! Mas sou mulher de fibra e não é do meu feitio desistir logo de cara. Desta feita, teve início o processo de convencimento de mim para mim mesma e a mudança radical nos hábitos não só alimentares, mas até no encontro com as amigas, quando minha conversa agora é do tipo “Qual o adoçante que você usa?” e “Onde é que a gente pode comprar o melhor pão sem glúten da cidade?”

E o que dizer dos momentos de desespero, quando bate o “Complexo de Esaú” e a gente quase troca não a primogenitura, mas o corpinho enxuto por um prato de macarrão (porque lentilha a dieta aprova, mas não tem graça)? Nesta hora a gente pensa que sangue de Jesus tem poder e recorre à lista de frases feitas e milagreiras: “Entrei para o time da Carla Bruni”. “A tudo a gente se acostuma nesta vida”. “Eu como para viver, não vivo para comer”. “Quem manda aqui? Meu cérebro ou meu estômago?”. “Esfomeada mas linda”. “Adoro brócolis!”. “Uau, estou louca pra comer um cheese-cake diet!”. “Comida gordurosa?! Eca!!!”. "Eu sou uma mulher ou uma rata?", e por aí vai...
Mas eis que foi chorando as pitangas com duas amigas, à mesa de uma cafeteria (sem bolo e com um vidrinho de adoçante que ganhei de presente do meu marido) que aconteceu o milagre: foi justamente na hora em que eu dizia que, pela primeira vez na vida, minha autoestima estava balançada por conta das gordurinhas extras, que o gatão de mais ou menos 28 anos, sentado à mesa ao lado, bancou o galanteador pra cima de “moi”...

Voltei pra casa feliz da vida, mas passadas duas horas, quando me fiz de surda aos roncos do meu estômago, e ele começou a tocar a campainha, a ligar pro meu celular e a berrar do lado de fora da porta da minha casa...  juro que me senti o próprio Ricardo III, de Sheakespeare, e pensei: “Meu reino por um café com leite!”

15 comentários:

  1. Mauro Pires de Amorim.
    Sei que você está sofrendo com esse regime de dieta, mas agora lembrando de suas postagens anteriores feitas durante sua viagem, era esse o motivo pelo qual você fotografava os pratos com suas tentações da gula (risos).
    Se você fosse um personagem de revista em quadrinhos ou desenho animado seria a Magali da turma da Mônica (mais risos).
    Agora falando sério, é bom mesmo dar uma controlada na gula e selecionar melhor o que comer, fazendo uma dieta equilibrada porque com a idade, caso não haja esse controle, a gula desenfreada pode causar o aumento do açúcar no organismo, provocando a diabetes, bem como o aumento também da taxa de gordura e o consequente aumento do mau colesterol.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, eu também acho que seria a Magali! Mas não chego a padecer do pecado da gula. Eu apenas ADORO comer coisas gostosas...

      Excluir
    2. "Eu apenas ADORO comer coisas gostosas..."Marrelógico!!!.Você e toooodo o mundo razoavelmente normal "et moi aussi"(guloso) também adoramos. Masoquistas não contam. Mas as penas a pagar por isto, ou seja, mamar na vaca ninguém quer, né bebé???rs. Não se alcança alguma coisa ou objetivo sem fazer esforço.Ainda não vi omelete sem quebrar os ovos.

      Esta matemática da vida, até agora, não dá outro resultado para a maioria absoluta dos mortais:"Porque Deus é bom, nos deixa plantar o que queremos e porque DEUS é JUSTO, Nós colhemos o que PLANTAMOS",consciente ou inconscientemente, tanto faz. Figueira só pode dar figo,né? Infelizmente a maioria faz m...na gaiola e espera que ela cante rs.

      Sei de raríssimas pessoas que não fazem dieta e conseguem se manter em boa forma, apesar da idade. É como ganhar na mega sena...coisa para predestinados. Nosotros temos de rebolar , suar, malhar, correr, escolher sempre o tipo de alimento que menos nos deixará enxundiosos rs...para suportarmos o espelho (este sim, nosso melhor amigo, quando enxergamos muiito bem-realisticamente- ou quando não somos nefelibatas rs).

      Quanto a adoçantes o único que não tem restrições é a STEVIA pura. Aspartame ...fuja dele como o "sete-peles" da cruz rs.

      O restaurante mais indicado para quem não quer engordar, ou para manter a forma é o CHEIO DE VIDA, no centro do RJ, da minha amiga Silvana:RECOMENDADÍSSIMO.É a comida - inclusive sem glúten- mais saborosa e saudável e de melhores consequências, de que tenho notícia, até o momento.

      Desejo à telentosa e querida blogueira boas e conscientes escolhas alimentares, caminhadas e/ou exercícios físicos (na verdade, para todos e todas)... única possibilidade para resultados satisfatórios.Cirurgias não resolvem...com o tempo, se a alma não foi convencida, as banhas sempre voltam rs. Desconheço alternativas mais sensatas, uma vez que passar fome está fora de cogitação, né?.
      Santé e axé!!!
      Marcos Lúcio

      Excluir
    3. Só você mesmo pra me fazer lembrar do famoso "ah, bebé, mamar na vaca cê num qué!"... tão corriqueiro em minha vida lá nas Gerais...

      Excluir
    4. Olá Fernanda!
      Seja bem-vinda à um novo tempo, onde os prazeres da comida entram em debate com outros prazeres. Na verdade, é uma convocação para escolhas e redescobertas, que não são tão primordiais como a saciedade pela boca. Agora entra o corpo, a mente e a energia, e tudo deve ter a valoração consciente e madura.
      Para sua médica é tudo óbvio, mas para trazer tudo isso para a "nova mudança", não é nada fácil. Todo começo é difícil mesmo, e as recaídas são esperadas. Mas, dentro do processo, se você praticar, praticar, praticar, você vai tirar sua medida e fazer suas concessões e nem vai precisar mais da sua médica. O Marcos Lúcio lembrou bem sobre os omeletes: temos mesmo que quebrar os ovos, e ele é um ótimo exemplo de bom negociante com os prazeres da vida. Você já tem a beleza e a inteligência, então encare tudo com a dignidade. Assuma o comando deste novo tempo e boa sorte!
      Grande Beijo,
      Silvana

      Excluir
    5. Silvana, querida! Que bom te ver por aqui!!! Obrigada pelo apoio moral... tomara que eu consiga mesmo efetuar esta mudança na minha vida; e aí vou ficar magra e elegante igualzinha a você! Beijos e até breve...

      Excluir
    6. Adoooorei saber que sou bom negociante com os prazeres da vida - também na ótica aheia, neste caso, gente muito querida - afinal nunca pode ser tudo e toda escolha já traz, no bojo, uma renúncia e, certamente, uma inevitável consequência. Mais contente , ainda, por ter incentivado a visita ao "cafofodafefafofa"...da elegante e magra (não sem esforços, claro!) Silvana - cujo texto está supimpa, e real, né?

      "Todo mundo gosta de acarajé
      O trabalho que dá pra fazer que é
      Todo mundo gosta de abará
      Ninguém quer saber o trabalho que dá "...já dizia mestre Caymmi.
      Abraçaço e beijaço para ambas
      M.L.

      Excluir
  2. Fernanda, o importante é ter saúde! De qq forma boa forma boa sorte na dieta, beba bastante água beleza? bjs

    ResponderExcluir
  3. Mauro Pires de Amorim.
    Calma que não estou falando em pecado, apenas falei da gula genericamente, Magali (risos).
    Nesses assuntos de dogmas religiosos, sou o último a opinar, pois sou ateu convicto, mas talvez a gula seja considerada um pecado, justamente para alertar as pessoas religiosas quanto a uma alimentação excessiva e mais desregrada, sem um regime de consciência alimentar mais convicto. Mas isso é só minha simples hipótese e opinião.
    Respira fundo varias vezes, fica calma que daqui a pouco tudo volta ao normal.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauro, você nem sabe: tô até fazendo meditação, que é pra elevar o espírito...

      Excluir
    2. Mauro Pires de Amorim.
      Mas essa sua dieta não pode comer frutas? Pelo que sei, frutas são saudáveis e não engordam nem um tico, tanto quanto as guloseimas que você se sente tentada.
      Se puder comer frutas, ataque-as. Faça como a Magali. Porque esse lance de passar fome e fazer meditação mais parece curso para iogue faquir. Daqui a pouco vai estar se deitando em cama de pregos também? (Risos).
      Depois você conta mais acerca de sua experiência para virar faquir (muitos risos).
      Felicidades e boas energias.

      Excluir
  4. Ai minha amiga Fernanda,sei o quanto é dificil fazer restrição alimentar, sofro com o mesmo problema em se tratando de dietas. Tenho enxaqueca crônica e tensional, e além do tratamento com medicação, o médico cortou leite e seus derivados, doces em geral, café, chá, refrigerantes, bebidas, etc...mas o que me consome mesmo é cortar o café com leite, pq além de comer muito pouco, não janto e costumo substituir o jantar por café com leite, qdo tenho crise tenho q substituir por sucos e alimentos integrais, frutas. Mas melhor mesmo é ter saúde, então tá valendo o sacrifício. ao menos quando formos tomar um café, não vamos ficar restritas a eu posso comer isso e vc não pode, estaremos no mesmo barco. É Dificil, mas a gente aos poucos vamos nos acostumando. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blanche, minha fofa, quando a gente se encontrar pra tomar café, eu quero aquele bolo que você disse que sabe fazer... e com bastante manteiga e geléia!

      Excluir
  5. Fernanda, desculpe, fiz meu comentário e não assinei, sou eu , Blanche, que sofro com a dieta por ter enxaqueca crônica e por ter passado uns quilinhos na balança....bjs

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!