quarta-feira, 22 de junho de 2011

Não me procure no Orkut...

...nem no Facebook, nem no Twitter... porque eu não estou lá: estou na minha casa ou no meu telefone. Não foi assim que os amigos sempre se encontraram? E, para quem não é amigo a ponto de uma intimidade destas, temos aí blog e e-mail. Tá mais que bom.

As redes de “relacionamento” são o que há de pior em termos de invasão: quem foi que disse que quero notícias de todos os meus amiguinhos de infância ou de adolescência? Que quero ser encontrada por ex-namorados? Por familiares com quem não convivo? Por gente que passou pela minha vida e, como o próprio verbo comprova, já foi? Quem disse que gosto de relembrar historinhas do passado? E muito menos me interessa contar minha vida a uma platéia que nunca conheci...

Benza Deus, minha carência não chega a tanto, e fico satisfeita com os relacionamentos que mantive. Aqueles que deixei que se perdessem... podem continuar perdidos como estão, e não vai ser com uma ficha em site de relacionamentos que vou deixar estragar meu sossego.

Por falar nisso, que nome é este? Rede de relacionamento? Sou do tempo em que “relacionamento” era uma coisa mais concreta que trocar notícias via internet: a gente se relacionava mesmo, se encontrava, conversava, olhava nos olhos, se abraçava, ouvia a voz e a risada do outro... Com o comodismo das redes, os encontros físicos começam a ser adiados, adiados... até que a amizade acaba virando uma fantasia virtual. Um dia, quando você finalmente encontra aquela sua amigona, percebe que a afinidade entre vocês já nem existe mais.

Até as crianças estão entrando na onda de acreditar que a Internet é a melhor maneira para brincar... queimado? Pique-esconde? Mas que coisa ultrapassada! Elas querem é teclar!

Caaaalma! É claro que acho a Internet uma das maiores invenções da história humana... assim como e-mails e blogs. Mas vejam... minha amiga Cristina, por exemplo, quer ser minha amiga também no Quepasa.com... mas ela já não é minha amiga? Quer ser minha amiga de novo? Ou quer ser mais minha amiga? Francamente não vejo em quê o Orkut e seus parentes podem contribuir para que uma amizade se fortaleça. Ou você realmente acredita que era impossível ser amigo antes que alguém inventasse estas redes?

Pode dizer que sou do tempo do Matusalém, que parei no tempo, inclusive... mas vou te contar uma coisa: adoro receber uma cartinha via correio... Telegrama de aniversário, então... Uma visita em casa... E encontrar aquele amigo para um almoço ou um café? Até mesmo um bom papo pelo telefone pode ser uma diversão... melhor que alimentar a neurose coletiva que desperta, em seres humanos anônimos, o deleite de ser acessado, clicado, procurado, chamado, seguido... até por gente totalmente desconhecida, que aparece dizendo que “quer ser seu amigo”!

Quer mesmo, é? Ah, então já que é assim, aproveita e pede um dinheiro emprestado, pra ver se sua popularidade continua alta...

As crianças não brincam mais assim...

2 comentários:

  1. Ótimo post!
    Cheguei aqui hoje pela primeira vez, vindo lá do blog do Migliaccio.
    Enfim achei uma pessoa inteligente que pensa parecido comigo, dispensando "redes sociais". Eu me sentia meio "out", mas já cheguei à conclusão que essas ferramentas não combinam comigo e não sinto nenhuma falta delas. E isso sendo super ligado em tecnologia. Mas não pretendo forçar uma barra tentando usar Facebook, etc, só para me sentir "moderno".
    Já me bastam email e Skype, este para um grupo limitado de amigos (de verdade). E o telefone está bem aqui ao lado, disponível.
    Daniel Roda.

    ResponderExcluir
  2. mt bom seu blog..pensamentos seus mt parecidos c os meus.. gosto de internet, e de todo esse avanço tecnologico, mas estamos perdemdo o "contato" c o mundo rela, e todos os beneficios que o msm nos traz, como vc descreve; olhar nos olhos, tocar, sentir..ah, sinceramente, como faz falta..uma boa conversa frente a frente, nao ha modernidade que substitua, é assim que verdadeiramente se constroi relacionamentos. parabens monica

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!