sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O melhor do Natal são as pessoas

Não, não mudei. O natal não me anima nem um pouco... não entro na piração dos presentes; não mergulho no prato das rabanadas e não finjo gostar de quem não gosto. Pra piorar, também de-tes-to esse negócio cafona de “enterrar os ossos” no dia seguinte. Meu estômago lá é coveiro, por algum acaso?

Coveiro ou não, ele trabalha muito nesta época, e apenas para digerir a realidade... e jogar já nem sei quantas pás de cal sobre o tempo que nos afasta daqueles natais da infância, quando tudo era diferente de agora e a casa seguia feliz e iluminada, madrugada adentro, mesmo que os vizinhos todos já estivessem em silêncio. Havia presentes coloridos sob a árvore, uma ceia sem exageros sobre a mesa, na melhor louça, e uma oração que rezávamos, de mãos dadas, à meia-noite, para o Menino Jesus.

O meu estômago dói, então eu penso que o tempo passa, que continua passando, e que ainda há gente viva ao meu lado, para ser celebrada. Os mortos... digo a mim mesma que os mortos não existem, sobretudo no natal: festejam lá em cima, vivíssimos entre as nuvens... e vez por outra nos olham, aqui embaixo, enquanto cada um de nós segue adiante.

Entre a tristeza e a alegria, pensei bem e decidi festejar os vivos, agradecer por ainda estar aqui e por ter ao meu lado todos os que cá estão... inclusive os amigos do blog, muitos deles desconhecidos para mim, outros tantos que às vezes se mostram e, finalmente, os que sempre aparecem. Monica, Marcos Lúcio (e sua turma), Danilo, Mauro Pires Amorim, Gilda Bosé, Paulo (de Friburgo), André, Alfredo, Marcelo... agradeço a cada um pela companhia no decorrer do ano, pelas palavras trocadas, pela força e pelo carinho que fizeram tanta diferença nos meus dias.

É realmente muito bom ter vocês por perto. Obrigada por tudo! Feliz Natal!

11 comentários:

  1. Obrigado Fernanda. Desejo te e aos seus, todo carinho que possa alcançar neste natal que, com certeza já não é mais um natal como o da casa dos nossos avós. Agora até a China canta Noite Feliz, com objetivo único de vender quinquilharias aos infelizes que se injetam de momentos - poucos instantes de sorriso xoxo. Achei engraçado demais Noite Feliz em - acho que era em japonês.

    ResponderExcluir
  2. È isso aí, Fernanda! Que no Natal a gente se lembre da boa vontade de Deus em ter mandado o menino Jesus para nós, porque o importante são as pessoas, o que vai dentro delas.
    Continue firme, melhor blogueira, e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  3. E eu jurava que já tinha vivido toda minha cota de emoções ontem a noite.
    Entro no Alma Lavada,e as emoções continuam...
    Valeu Fernanda, bjs.

    Monica.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de passar o natal perto de criança, pois só elas com sua inocência veem magia nessa noite. adulto é só comer, beber e ouvir musica alta. Feliz natal e bom ano novo. gostei da entrevista com o Flavio migliaccio.
    Sergio.

    ResponderExcluir
  5. obrigada querida pela linda entrevista,ficou otima.todos aqui em casa adorou meu filho victor ficou encantado felicidades feliz natal,e boas entradas

    ResponderExcluir
  6. Mauro Pires de Amorim.
    Feliz Natal atrasado e aproveitando o ensejo, ótimo 2012 para todos.
    Concordo com você e penso que mais importante do que os lugares, são as pessoas.
    Portanto, entre estar num lugar badalado e até glamouroso, cercado de más energias, que são obviamente emanadas ou atraídas pelas pessoas lá presentes e suas intenções desonestas e mesquinhas, ou estar num lugar mais simples, menos luxuoso, glamouroso e badalado, mas cercado de pessoas emanando e atraíndo energias honestas e sinceras, não tenho a menor dúvida, sem titubiar, fico com a 2ª opção.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  7. Como de hábito, você acerta na mosca ao decidir festejar os vivos...nesta celebração anual do renascimento e do re-viver, queriDannemann. Quem agradece sou eu, pela chance da con-vivência, amiúde, ainda que virtual, porém, carinhosa e sinceramente.

    Termos, por perto, boas pessoas e energias idem, é incomparável e, certamente, o melhor da vida, depois da saúde. Se a verdadeira e invulnerável riqueza é medida pela quantidade e qualidade dos amigos que temos, ser parte desta fortuna é , não somente desejável, como reconfortante.

    Concordo que o "Natal somos nós quando decidimos nascer de novo, a cada dia, nos transformando.
    Somos o pinheiro de natal quando resistimos
    vigorosamente aos tropeços da caminhada".

    Assim, para trazer luz às minhas mal digitadas linhas, citarei o genial Gonzaguinha:
    "Redescobrir o gosto e o sabor da festa, magia
    Vai o bicho homem fruto da semente, memória
    Renascer da própria força, própria luz e fé, memória
    Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós, história
    Somos a semente, ato, mente e voz, magia
    Não tenha medo, meu menino bobo, memória
    TUDO PRINCIPIA NA PRÓPRIA PESSOA, beleza"

    Ato contínuo, é importante termos tempo para nós mesmos, livrar-mo-nos das amarras, dos bloqueios, dos preconceitos, das memórias sabotadoras que impedem o nosso maior ou melhor (re)encontro: conosco.

    A paz que transcende qualquer entendimento começa em nós, como tudo... Afinal, TUDO PRINCIPIA NA PRÓPRIA PESSOA: qualquer sentimento, qualquer mudança, e tanto as soluções quanto os problemas. Tomemos consciência disso, do poder que temos em nossas vidas, da necessidade de nos levantarmos, "sacudirmos a poeira e darmos a volta por cima", sermos aguerridos e mudarmos qualquer história ruim, nadando contra a corrente que não nos permite viver em plenitude, para que gozemos da paz de espírito=felicidade em nossas vidas, aqui e agora, antes que seja tarde.

    Vamos viver em paz conosco, para que consigamos o mesmo com as pessoas e, consequentemente, com o mundo que tanto dela necessita...cada vez mais.
    Santé e axé + forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Obrigado ... pela sua gentileza em citar-me e pelos bons momentos _em que pese minha quase absoluta falta de tempo, inclusive para comentar_ passados com o seu ótimo blog.

    Quanto aos votos de Natal que retribuo-os, integralmente, e elevados à enésima potência. Recolho-me à minha insignificância rs...e aproveito pra repassar o que entendo como o x da questão, não só para o ano que chega, como, também, para os próximos que, oxalá!!!, chegarão.
    E não só o Gonzaguinha acredita nisto..."me too"... convictamente:
    " que tudo principia na própria pessoa"
    by renata penna

    "Eu não sei bem como, não sei ainda direito por onde, mas eu sei que preciso continuar. A vida não pára para que a gente se refaça, para que as feridas cicatrizem, a vida continua sempre e seja como for. Aí vai ela, é preciso correr atrás. Então é ir fazendo do jeito que dá, o melhor possível, sem deixar de ter esperanças, sem deixar de acreditar, sem se deixar abater. Chorando as perdas sim, mas sem lamentações infinitas, que às vezes é assim mesmo: não dá certo porque não era pra dar, e pronto. É olhar pra frente, tentar um jeito novo de fazer as coisas, pensar diferente, querer diferente. É também um aprendizado, esse. Ajuda a gente a crescer, amadurece. Porque de repente, é tudo questão de não ficar feito criança birrenta que quer porque quer e ponto, e depois de um tempo, já nem sabe mais o porquê de tanto choro e tanto grito e tanta insistência. Ter um olhar fresco e deixar de lado os conceitos que alimentava há tanto tempo, tudo aquilo que parecia tão certo, definitivo.


    Abrir os braços, abrir-se. Permitir que as coisas aconteçam de um jeito diferente do que a gente achava que tinha de acontecer, porque quem sabe, a vida tem lá seus caminhos, sua harmonia que nem sempre se alcança, e pode ser que no fim das contas seja melhor, tão melhor do que a gente achava que seria.


    Confiar, respirar fundo e confiar. Que ainda pode dar certo, que pode ser bom. Que vai ser bom, que vai ser melhor ainda do que era pra ser. Eu não sei não, mas desconfio que um coração leve, tranquilo já é um bom começo. E às vezes, um bom (re)começo é assim: só isso, e basta".


    Como acredito, também, nos mistérios, segredos e sagrados, que ainda assim não nos impedem, muito menos nos eximem das nossas evidentes responsabilidades... pois temos de agir, haja o que houver, aproveito e repasso esta pérola do Jorge de Lima.


    "Também há as naus que não chegam
    mesmo sem ter naufragado:
    não porque nunca tivessem
    quem as guiasse no mar
    ou não tivessem velame
    ou leme ou âncora ou vento
    ou porque se embebedassem
    ou rotas se despregassem,
    mas simplesmente porque
    já estavam podres no tronco
    da árvore de que as tiraram".

    Deixo , para a melhor blogueira que conheço, um poderoso abraço e peço a Deus que não lhe faltem os essenciais: saúde, alegria, sorte, prazer, aprendizados, amigos, paz e luz!!
    Danilo

    ResponderExcluir
  9. Danilo, eu é que te agradeço! Abraços de feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  10. Fernanda,

    Gostei da sua atitude, seguir em frente.

    Saudades do tempo da minha infancia,familia toda reunida, tambem sinto e muito, mas continuo vivendo e sonhando........

    Felicidades.

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  11. Querida Gilda, obrigada pela companhia... espero suas visitas em 2012, e que este seja um ano maravilhoso na sua vida! Um beijão!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!