terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Reme contra a maré ou ande para trás

Eu já falei aqui sobre o argentino Miguel Rep, desenhista de quem sou fã: e agora recorro novamente ao trabalho dele para falar do quanto pode ser maravilhoso remar contra a maré.

Eu remo. Já remei muitas vezes e continuarei remando... desde que a causa valha mesmo a pena e o esforço, e mesmo que eu não saia do lugar.

Seja o DNA, sejam as circunstâncias, o percentual de possibilidade, as comprovações, as chances, os indícios... seja o que for... remar contra a maré, às vezes, é a única coisa que podemos fazer, porque em muitíssimos dos casos ficar à deriva significa andar pra trás.

E não falo de lutar guerras perdidas, nem de insistir cegamente no impossível.

Mas note que, no mundo em que estamos, o simples fato de buscar a felicidade já é o mesmo que tentar subir o rio a nado: é que a correnteza do dia a dia e das necessidades fúteis que nos dominam vai rumo ao desequilíbrio e às ilusões mais tristes.

E te digo: se você conseguir ser feliz, vai incomodar tanta gente, mas tanta gente que fracassou nesta empreitada... que seu trabalho para manter-se bem terá que ser redobrado.

Reme contra a maré dos invejosos, dos que não crêem na pessoa que você é, dos que mal disfarçam, em seu olhar, aquela sombra tão nítida da antipatia ou do ódio. Continue nadando, e eles que se afoguem em seu próprio veneno.

E contra a maré das suas limitações mais íntimas, mais secretas: tudo aquilo que você desenvolveu em seu espírito, em sua personalidade e em seus hábitos mais mecânicos, e que o impede de ser uma pessoa melhor, mais livre, mais jovem e contente.

Reme contra a má-educação que recebeu, contra os exemplos negativos que teve. Nade para longe daquilo que assimilou, inconscientemente, e que o impede de ser feliz. Afaste-se de tudo o que o conduz ao redemoinho do fracasso.
E descubra que ser feliz é, acima de tudo, uma opção.


Eram seis os Stromber Carlson

A um, lhe partiu um raio

A outro, lhe caiu em cima um ídolo

Outro não resistiu a uma mistura de aguardente, pistache e quaker

Outro se perdeu definitivamente no metrô

Outro, votou mal pela segunda vez e não se perdoou

E o outro outro outro outro outro outro desfruta desta vida, se cuida, goza os amanheceres e as estrelas, está sempre se apaixonando, não lhe interessa o consumo, fala bem, come de forma saudável, ajuda, faz pão e acredita em um homem melhor. E é a ovelha negra dos Stromber Carlson.

4 comentários:

  1. Uma vez mais, faço minhas suas sábias e bem traçadíssimas palavras, por todos os motivos, queriDannemann, e principalmente nesta praia onde nado até de costas e sou, praticamente um salva vidas, sem falsa modéstia, e depois de muiiiiiiiiiiita luta interna e externa, como você bem sabe. Farei dois posts para tentar, modestamente, dar conta do meu singelo recadinho.
    Foi somente através de busca profunda pelo auto-conhecimento, por sentir-me, no passado, quase sempre deslocado ou "inadequado", que fiz mudança radical em minha vida , e percebi nitidamente que deveria nadar contra a corrente, que é a forma mais eficaz de se chegar à nascente.Não conseguia ver bons exemplos de realização e felicidade nos pretensos conselheiros ou nos modelos de "normopatia" rsrs... a mim apresentados ou disponíveis...quase sentia pena daquele povo rsrs.Era, mal comparando, como se desdentados estivessem aconselhando-me a cuidar bem dos dentes..Possuo, graças ao 'TODOPODEROSO", forte intuição e isto ajudou demais, além de curioso e observador de resultados, e de uma salvadora desconfiaça mineira (adoro dúvida, considero uma dádiva da vida).

    Depois de tanto ralar ou queimar a mufa, fundamentalmente com pesquisas em fontes de prestígio no mundo acadêmico, preferencialmente,por sorte (ou merecimento?), num dia especialíssimo, tive uma espécie de iluminação através de uma voz interna dizendo: "aceite as verdades do seu âmago", sem prejudicar a ninguém, pois a "verdade" dos outros é dos outros e quase sempre irrefletida , massificada, ou meramente repetidora de padrões sociais de controle.

    Realmente, se somos, todos e todas, sem exceções, únicos e irrepetíveis, pois a vida se constitui eterna e exclusivamente de diferenças e diversidades _ o Criador não fez um grão de areia extamente igual ao outro_ qual tipo de insensatez ou alienação (não quero dizer esupidez... pretendo ser elegante rsrs...), nos leva a fazer e pensar e gostar das mesmas coisas? O mais trágico: que péssima mania_ na verdade um delírio, quase patológico_ as pessoas têm de se comparar umas com as outras, matando assim, na raiz, a possibilidade da árvore frutífera da felicidade, saciar-lhes a fome da fundamental paz de espírito.

    Alienar, infantilizar e automatizar a massa através de propagandas fantasiosas, é a essência mesma do capitalismo para que as pessoas se frustrem e desiludam e comecem a praticar , sem criticidade, qualquer tipo de consumismo, inclusive o supérfluo, quase sempre.

    A vida, quando nos abrimos sem restrições, com coragem e desapegados da idéia fixa do levar vantagem ou do lucro como objetivo único, generosamente, então, ela sinaliza o caminho que devemos seguir, lucidamente, e sem (querer) imitar ninguém. Nada de ser massa de manobra ou "multidão boiada caminhando a esmo", pois para nos tornamos o que somos, precisamos ter a necessária ousadia da sagaz "Vaca Profana" do Caetano Veloso, que maravilhosamente, "põe os cornos pra fora e acima da manada". Bingo!
    Aviso aos corajosos rsrs: continua no post seguinte
    contimua no posts seguinte

    ResponderExcluir
  2. (...)continuação do post anterior, se interessar possa.

    Sou de muitas dúvidas, mas tenho fé na vida como ela é e não como gostariámos fosse, além da convicção íntima de que o encontro consigo , através do "conheça-te a a ti mesmo", é o maior ou o grande encontro ao qual estamos destinados. Estou, assim, consoante com a maior sacada do eterno mestre Platão: 'A MELHOR VITÓRIA É CONQUISTAR A SI MESMO". A partir deste trabalhoso , necessário e satisfatório ponto, torna-se possível , e desconheço outro caminho para a descoberta da sua personalíssima felicidade (objetivo primordial da existência) e cada qual, _feliz só ou com seu cada qual feliz _ tem a sua, ao seu modo único de ser e estar. Para citar somente uma merecida consequência deste processo, acredite: você estando melhor, novos e melhores encontros de energias similares acontecerão.

    É fato que a felicidade, que é conquista árdua de início, mas de plenitude depois...e apesar de...afinal perfeição não existe , incomoda à imensa maioria acomodada e que não quer responsabilizar-se, mas não podemos esquecer de que os cães ladram _inclusive os sarnentos rsrs..._ e a caravana passa, ou de que os de olho gordo ou grande, ou os invejosos, e concordo consigo, acabam se afogando no seu próprio veneno e acrescento: o sapo tem olho grande, porém, ainda que pule, não sai das proximidades dos charcos, brejos e pântanos. Para estes infelizes, então, nada como tomarum tapa com luva de pelica (como sou antigo! rsrs...) , com a sabedoria e talento
    indefectíveis do grande e chique Paulinho da Viola:

    Meu Mundo É Hoje
    Paulinho da Viola
    (,,,) eu sou assim, quem quiser gostar de mim eu sou assim.
    Meu mundo é hoje não existe amanhã pra mim
    Eu sou assim, assim morrerei um dia.
    Não levarei arrependimentos nem o peso da hipocrisia.

    Tenho pena daqueles que se agacham até o chão
    Enganando a si mesmo por dinheiro ou posição

    Nunca tomei parte desse enorme batalhão,

    Pois sei que além de flores, nada mais vai no caixão.
    Eu sou assim, quem quiser gostar de mim eu sou assim.

    Saúde, sorte, abraços e ótimas energias.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  3. "Reme contra a maré,ou ande para trás." Eu prefiro a primeira opção,e dessa forma chegar aos meus objetivos,sem me preocupar com a opinião alheia... Bjs Fernanda.

    Monica.

    ResponderExcluir
  4. Monica... opinião alheia só vale se for crítica positiva e amorosa. EstiMarcos... cá comigo, dei risada com suas comparações, principalmente a dos banguelas!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!