segunda-feira, 9 de julho de 2012

O mal pode ser a sinceridade que sai da boca do homem

-- Oi! Tá grávida?

Já fazia um tempinho que eu não encontrava este meu amigo, que, como se vê, prima por algo que ainda não sei se é sinceridade ou falta de noção. Meu garfo parou no ar, com o pedaço de joelho de porco preso nele. Olhei a salada de batatas no prato e suspirei:
-- Eu?! Grávida?!

Não fosse ele médico, eu teria dormido sem esta:

-- Ah, então tá tomando cortisona?
Quase tive um treco, e meu apetite foi pro brejo.
É engraçado como algumas pessoas simplesmente não pensam antes de abrir a boca. Eu mesma já passei por uma situação parecida, quando voltei à aulas depois de mais de dois meses de  férias e encontrei uma colega de sala:
-- Fulaaaaana! E este bebê que não nasce? Nunca vi um barrigão igual a este, menina!
--  Já nasceu e está com quase três meses.
Pior foi a minha irmã, que depois de meter o cacete num chato com quem estudava, ouviu da colega que a escutava atentamente:
-- Ele é meu namorado.

Ela tremeu nas bases e tentou ganhar tempo pra pensar:
-- É mesmo?
E se defendeu como pôde, apelando para a sinceridade:
-- Meus pêsames.

A sinceridade, aliás, foi a tática que usei quando uma conhecida pediu minha crítica a respeito de seu trabalho na televisão.
-- Está legal, mas se eu fosse você demitiria a figurinista.
-- Por quê?
-- É que seu figurino está ruim, as roupas te envelhecem. Você precisa de coisas mais modernas.
E ela, gelada:
-- As roupas saíram do meu armário.
Por estas e outras é que eu, que não estou grávida e nem tomando cortisona, começo a achar que opinião deveria ser igual a artigo em falta no mercado: o cliente pede e a gente diz que não tem. E, mesmo que tenha, guarda pra consumo próprio. Por falar em consumo, já que me chamaram de gorda...  vou ali bater um bolo pro jantar.

Gorda, eu?!

7 comentários:

  1. Ótimo texto! Eu aprendi na prática a nunca mais perguntar a uma mulher se ela está grávida. Fiz isso uma vez e o pior foi o jeito que tentei me safar quando ela disse que não estava: "é que geralmente grávida usa esse tipo de blusa..."

    ResponderExcluir
  2. Muita gente bastante mal educada ou mal resolvida, ou infeliz_ diga-se "en passant", queriDannemann_ utiliza de grosseria para se dizer autêntica ou sincera. Com um porém:se fosse contra ela, a tal sinceridade...o melindre ou o desconcerto seria líquido e certo e já instalado.

    Fazer ao próximo, seja ele quem for, o que conosco gostaríamos fosse feito, ainda é exercício pra iniciados, uma prática ainda distante da maioria.

    O que tenho observado (e olha que já sou quase fossilizado rsrs...) é que este tipo de comentário sempre parte de gante em condições iguais, parecidas ou piores. Inclusive quanto à beleza. A tal história do roto falando do esfarrapado rsrs...Portanto, uma tática que pode ser utilizada é dizer que só não tinha falado o mesmo, por uma questão de solidariedade, de altruísmo, ou de educação ou por ser chique demais da conta, sô!

    Realmente, não somos os melhores júízes de nós mesmos, e "ozotros", quase sempre infelizes, tornam-se piores "julgadores" ainda.

    O que percebo, na minha desimportante avaliação, é que pessoas mais cautelosas e/ou traquejadas, se não podem elogiar, também não fazem crítica...a não ser para atender a pedidos. E com mulher o cuidado deve ser dobrado.

    ´Lição para o resto da vida: jamais perguntar a uma mulher se ela (ainda) está grávida...deixe que ela conte, com alegria, esta novidade.Um pormenor: não podemos confundir elogio com bajulação, "d'accord?"
    Lição nr. 2: se não puder elogiar (pode ser até a bela bolsa Louis Vuitton rsrs) e com sinceridade, fale de outras cositas más...é o que pratico com excelentes resultados, sem exceções.
    Santé e axé!!!
    Marcos Lùcio

    ResponderExcluir
  3. É verdade,Fernanda,perguntar se uma mulher está grávida,é uma forma disfarçada de dizer que ela está gorda.
    Potanto,o seu amigo abusou da DE-SE-LE-GAN-CIA. bjs.

    Monica.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda,

    Realmente e muito descuido deste teu amigo, te perguntar se voce esta gravida ou se esta tomando cortisona .....

    Vamos falar a verdade: quem de nos nesta vida nunca fez perguntas indiscretas .....o importante e aprender a licao; Pensar antes de falar.

    Tambem acho que quando uma pessoa e feliz, ela quer que todos os sejam. Agora quando a pessoa e infeliz, frustrada, e por que nao dizer ma ....ela quer que o mundo se dane.... e ai cuide-se quem puder.

    Felicidades,

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Gilda,não precisa passar na nossa cara,que já fizemos perguntas indiscretas... Algumas que eu já fiz,foram tão discretamentes indiscretas,que já esquecí... rsrs bjs.

      Monica.

      Excluir
  5. Já cometi essa deselegância, há alguns anos. Minha tentativa de minimizar o estrago feito, foi parecida com a do Marcelo. Disse que ela estava usando uma bata de ótimo gosto, usada por mulheres, idem, quando estão grávidas.Ela deu-me um sorriso de perdão, ainda bem, pois, é pessoa de quem gosto. Após esse fato, nunca mais fiz essa pergunta prá mulher nenhuma.

    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  6. Monica,

    Nao estou passando na cara de ninguem, sabe porque?
    Por que eu tambem ja fiz muitas, e assim como voce tambem esqueci . rsrsrsr.

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!