segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pra que serve o amor?


4 comentários:

  1. Sou amoroso e amável, dizem boas e más línguas rsrs.E cada qual com suas crenças ou estudos.Há inúmeras formas de amor...e algumas , até, bastante saudáveis, ainda mais quando há reciprocidade real. O amai-vos uns aos outros seria o ápice do amor e o ideal, marrelógico!

    Não é o caso desta letra da mítica Piaf, que trata-se exclusivamente do amor sensual e egoísta.Freud disse:"Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações".

    Jacques-Alain Miller é um importante psicanalista francês. Ele trabalhou muitos anos ao lado do psicanalista Jacques Lacan – um dos mais influentes psicanalistas de todos os tempos.Nas suas palavras, "amar verdadeiramente alguém é acreditar que, ao amá-lo, se alcançará a uma verdade sobre si", pois amar, dizia Lacan, " é dar o que não se tem, é reconhecer suas faltas e doá-las ao outro, colocá-las no outro". Não é dar o que se possui, os bens, os presentes: é dar algo que não se possui, que vai além de si mesmo. Para isso, é preciso se assegurar de sua falta, de sua “castração”, como dizia Freud. E isso é essencialmente feminino. Só se ama verdadeiramente a partir de uma posição feminina. Amar feminiza. É por isso que o amor é sempre um pouco cômico em um homem. Porém, se ele se deixa intimidar pelo ridículo, é que, na realidade, não está seguro de sua virilidade.

    Amar é mais difícil para os homens...por isto se diz : mulheres fazem amor, homens fazem sexo, sempre com honrosas exceções.

    Mesmo um homem enamorado tem retornos de orgulho, assaltos de agressividade contra o objeto de seu amor, porque esse amor o coloca na posição de incompletude, de dependência. É por isso que ele pode desejar as mulheres que não ama, sem trair o amor que sente pela escolhida, a fim de reencontrar a posição viril que fica em suspensão quando ama. Esse princípio Freud denominou a “degradação da vida amorosa” no homem: a cisão do amor e do desejo sexual.

    Se observarmos a trágica biografia da fenomenal cantora Piaf, abandonada pelos pais ainda na infância, dentre outras absurdidades, faz sentido a obsessão/transferência que ela possuía pelo amor sensual, excessivamente carente que era.Era uma serial lover rsrs.Afinal, como disse Clarice Lispector...os infelizes se compensam. Uma das formas é esta que, infelizmente, não substitui , nem resolve, o fundamental "conheça-te a ti mesmo" e, pior: leva muita gente a viver uma frustrante solidão a dois.

    Santé e axé!

    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,

    J'adore L'amour, J'adore Paris, J'adore Piaf ....J'adore la vie ..... u la la ....

    Feliidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  3. Marcos Lucio, eu brinquei com o post e voce deu a maior licao sobre o amor e o sexo ...... adorei .....

    Abracao proce, felicidades hoje e sempre.

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, você é , merecidamente, a nossa mui estimada diretora do C.P.A.F.S.S. , além de chique. E.não só por adorar Paris, Piaf , l'amour e la vie. Mas discordo de que eu tenha dado lição rsrs. Adoooooooooooro aprender o que considero relevante e formativo. Na verdade, só repassei informações/lições , citando as fontes embasadas- por concordar absolutamente com elas na teoria e na prática rsrs- destes grandes pensadores franceses, bien sûr!. Sei que há exceções, como em tudo na vida.
      Abraço forte + santé e axé!!!
      M.L.

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!