quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Não basta gostar: tem que saber respeitar!

Uma coisa é certa: a sua mãe te adora. Mas ela te respeita?

Ok, ok. Não vamos botar a mãe no meio da discussão...

Mas aqui cabe a pergunta: pra que servem os amigos? Não... não responda no automático e recorrendo a todos aqueles lugares-comuns que, no fundo, reduzem o sentido maior de amizade a mera bengala, à qual pedimos socorro quando a coisa fica preta.

A amizade é muitíssimo mais que isso, e seu conceito merece muita reflexão. Talvez ela seja muitas coisas; e, certamente, tem diferentes significados para cada um.

Pra mim, a amizade tem a ver, principalmente, com o verbo “respeitar”: quem não respeita, não consegue ser amigo, já que a liberdade é um princípio básico da amizade... a liberdade pra ser quem você é, pra dizer o que você realmente sente ou pensa, pra pedir o que você necessita.

Mas como ser livre se o outro, mesmo te amando muito, não te respeita? Como ser você mesmo, se ele tem expectativas que não podem ser frustradas... e, em nome disso, você acaba tendo que representar um personagem? Ou, pior ainda, em algumas situações você tem mesmo é que engolir o desrespeito pra que ele não fique melindrado ou ofendido?

O amigo de verdade te ama, é certo! E ele também erra, é claro, às vezes desrespeita sem querer... mas é fácil fazer esta avaliação: ele sofre quando isso acontece, e realmente se esforça pra entender o nosso lado. Além (e principalmente) de nunca mais repetir a trapalhada. É fácil ver o seu esforço.

Perdi um amigo por dizer a verdade: ele se ofendeu quando abri o jogo sobre o incômodo que me causava certo comportamento invasivo seu. Antes que o critiquem, eu o defendo: ele era meu amigo, sim, e deve ser até hoje, tanto tempo depois. Mas deixou-se levar pelo orgulho e não aceitou meu desabafo... embora, intimamente, com certeza tenha me dado razão, porque estava invadindo mesmo.

É preciso cuidado com as fronteiras da amizade, porque um simples passo a mais pode levar-nos a caminhos sem volta. Sim, até os amigos mais fiéis têm seus limites, e o erro está em crer que Fulano, por ser seu amigo-irmão, tudo suportará. Quanta, ingenuidade!

Com os amigos de verdade, aprendemos sobre erros e acertos, independente dos rumos que a amizade toma.  Mas uma coisa é certa, creia: onde não há respeito, amizade também não há.

 Amigos de verdade: Calvin e Hobbes, de Bill Watterson


11 comentários:

  1. QueriDannemann...você tocou, talentosa e delicadamente _ como de hábito_ no ponto mais nevrálgico e luminoso, na minha desimportante conceituação: O RESPEITO E O PODER DA SANTA AMIZADE. Terei de fazer dois comentários pela inesgotabilidade da questão e por ser de natureza exuberante ou caudalosa rsrs...

    Para abrir os trabalhos, recolho-me à minha insignificância e "bato cabeça" para o vislumbre arguto ou pontual do "poetinha" ?!, Vinícius de Morais:

    "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida...mas é delicioso que eu saiba e sinta que eu os adoro, embora não declare ou os procure sempre"...

    Não podemos ignorar o fato de que é possível conviver de forma amistosa e diária com várias pessoas e, ainda assim, sentir-se solitário por não ter nenhum amigo.
    Há, ainda, a necessidade de distinguir as várias formas de amizade, pois dependendo da intenção e do "bem" visado, pode-se tratar apenas de uma associação pragmática e divertida. A confiança, a experiência comum, o bem estar e o tempo são fundamentais. As amizades sólidas são , por natureza, útieis e prazerosas e necessariamente recíprocas e de respeito absoluto. Amigo você reconhece, por afinidade e não por necessidade ou escolha.
    Os amigos são responsáveis pela maioria dos bons momentos que vivemos e sua presença tem o poder de tornar agradáveis as situações mais entediantes. São as sólidas_ portanto de longa data_ amizades que nos ajudam a superar, melhor, os prerrengues, obstáculos e provações que a vida insiste, eternamente, em colacar na vida de todos os mortais. A amizade melhora nosso bem-estar físico e mental e proporciona maior satisfação até com o trabalho.Portanto, fortalecer as relações com amigos, parentes e parceiros é um excelente investimento na nossa própria felicidade. O segredo da verdadeira amizade, no entanto, está em compreender que ter amigos envolve DAR e RECEBER, e o que você dá é provavelmente mais poderoso do que aquilo que recebe...

    É comum, em local de trabalho e em espaços públicos de modo geral, confundir cordialidade e gentileza, com amizade, pois como bem disse Aristõteles,
    "quem tem muitos amigos, não tem nenhum". Aqueles verdadeiros e eternos "amigos de fé, irmãos camaradas", não passam de cinco, como os dedos de uma mão. Desconheço relação mais saudável do que a bendita amizade _tão fundamental e bendita quanto a saúde_pois, além de desejar todo o bem e sem retirar vantagem alguma, inexistem competições, desrespeito, cerceamento de liberdades, ultrapassagem de limite, ciúmes e cobranças entre os verdadeiros amigos. Mesmo quando existem divergências, os amigos leais, porque realmente se preocupam com a felicidade do outro, jamais conflitam, pois só neste caso, de amizades reais, onde a sinceridade e a solidariedade_desinteressadas_ dão as cartas, pode pontificar o melhor e absoluto amor: o ágape, realmente incondicional... e jamais, então, esta amizade será rompida (só rompem as que não possuem bases sólidas).

    À genial sacada :O amor? Pássaro que põe ovos de ferro.... de Guimarães Rosa, abusadamente acrescento: A amizade?Pássaro que põe ovos de ouro.

    Continua no próximo comentário...

    ResponderExcluir
  2. Continuando a saga do exuberante e caudaloso ML...rsrs...

    No Livro o Poder da amizade de Tom Rath , o autor nos faz pensar na importância dos relacionamentos e cria uma classificação que nos permite descobrir os oito Papéis Vitais que os amigos desempenham em nossas vidas e nós, nas deles, "bien sûr"!:
    Incentivadores - são grandes motivadores, que sempre impelem você em direção à linha de chegada. Investem no seu desenvolvimento e possuem um interesse genuíno no seu sucesso - mesmo que isso signifique correr riscos por você.
    Campeões - são amigos leais, que ficam do seu lado e das coisas em que você acredita. Eles não só elogiam você na sua presença, como também "cobrem sua retaguarda", saindo em sua defesa quando você não está por perto.
    Colaboradores - são aquelas pessoas com quem você tem interesses em comum. Podem compartilhar com você uma paixão por esportes, hobbies, religião, trabalho, política, comida, música, filmes ou livros.
    Companheiros - estão sempre do seu lado, sejam quais forem as circunstâncias. Têm um vínculo praticamente indestrutível com você. Quando alguma coisa boa ou ruim acontece na sua vida, essa é a primeira pessoa para quem você vai ligar.
    Comunicadores - são aqueles com quem você se socializa com freqüência. Sempre o convidam para eventos onde é possível conhecer outras pessoas, o que aumenta sua rede de contatos e lhe dá acesso a recursos inexplorados.
    Energizadores - são os "amigos divertidos" que sempre levantam seu astral. Eles fazem de tudo para animá-lo quando você está deprimido - e transformam um dia bom em um dia ótimo.
    Instigadores - expandem seus horizontes e o incentivam a acolher novas idéias, oportunidades e culturas. Eles o ajudam a fazer mudanças positivas, ampliando sua perspectiva em relação à vida e fazendo de você uma pessoa melhor.
    Guias - dão conselhos e mantêm você na direção certa. São os amigos perfeitos para compartilhar seus objetivos e sonhos. Eles o ajudam a vislumbrar um futuro positivo, mantendo ao mesmo tempo os pés no chão.

    Eu consegui identificar meus/minhas amigos/as nessas descrições. Mas ainda acredito que pra se ter amigos de verdade, vc tem de ser amigável... de verdade!. Pra mim amigo é coisa pra valer, "pra se guardar debaixo de 7 chaves, dentro do coração", e quando não é pra valer é por que nunca foi!

    Para fechar os trabalhos, peço "help" a estes verdadeiros salva-vidas espirituais, a seguir.

    A amizade é um amor que nunca morre.
    Mário Quintana

    Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.
    Sócrates

    A amizade é uma alma com dois corpos.
    Aristóteles

    A amizade é como os títulos honoríficos: quanto mais velha, mais preciosa.
    Johann Goethe
    Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade.
    Cícero
    A amizade é o amor sem asas.
    George [Lord] Byron

    Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz.
    Machado de Assis

    A amizade é , acima de tudo, certeza – é isso que a distingue do amor.
    Marguerite Yourcenar

    Abraço afetuoso do Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  3. Cerimônia é a palavra. D'eu mesmo, que só uso o que consigo tirar do baú velho e cansado de ser levado de um lado para o outro. Amizade para sobreviver precisa da cerimônia tão conhecida dos índios e desprezada entre os civilizados. Entrar na intimidade, mesmo sendo convidado, só com mais cerimônia ainda. Quanto mais amo minhas filhas, mais mantenho a cerimônia e assim, para se falar o "que pensa" - até falamos, mas depois vai tudo pra quarentena. Amizade é uma coisa de facção. Precisamos estar meio que entorpecidos pelas mesmas idéias. Um DNA de pensamentos sujeitos a reprocessar toda desavença provocada, em nome da necessidade, sede de continuar a coligação de pensamentos. Às vezes eu olho para uma pessoa e penso: Eu sou amigo dela, mas ela não é minha amiga. Para mim isto quer dizer que meu coração está aberto para a pessoa. Quer dizer que meu espírito aceita a pessoa. Quer dizer que meu coração consegue entender as manobras executadas pelo amigo, diferentemente do que era esperado. Quer dizer que o amigo precisa aprontar muito para ser expulso desse meu coração leviano.
    O amigo mais verdadeiro está dentro de nós, ansioso, calmo, faminto, raivoso, amoroso, dengoso, cruel, inspirado, resfriado, sem excitação, excitado, preguiçoso, sem vontade, rebelde,... Enfim, tudo isto e muito mais,... para não dar curto circuito com o amigo inesperado, que apareceu de repente cheio das mesmas coisas... Em outra ordem. Dependendo da hora e do lugar, muitas vezes é preciso à cerimônia de um embaixador para manter o rumo, manter a chama acesa, o fogo que pela lógica amorosa da amizade verdadeira, não se apaga,,... que no mínimo, fica reaparecendo na lagoa de nossos pensamentos, acendendo um pouquinho e se apagando por afogamento provocado.

    ResponderExcluir
  4. Querido Alfredo... tempos atrás eu disse que você é poeta. Hoje, digo que você é filósofo! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Fernanda: É muito bom para alma, minha alma, receber um elogio seu que pertence a outro mundo (tenho certeza que você duvida) mas é verdade.
    Abraço muito fraterno, Alfredo.

    ResponderExcluir
  6. Pela primeira vez na vida, concordei, completamente, com tudo que li, não só do ótimo post, quanto dos comentários do sempre Lúci(o)do
    e, melhor, da novidade do brilhante parecer filosófico do
    Sr. Alfredo. Não sou Márcia de Windsor risos...portanto não vou dar 10!...darei 30" (dividido, equilibradamente, entre os três).
    Beijocas da Juliana.

    ResponderExcluir
  7. Assim fica impossível acrescentar algo no post impecável da melhor e mais charmosa blogueira que conheço e, mais ainda, na sinuca de bico que se tornou este verborrágico tratado ou ensaio sobre a amizade nas palavras radiantes do M.L., que não oferecem margem de dúvida ou contestação, sob meu ponto de vista. Não conhecia, ainda , a Marguerite Yourcenar (tratarei de lê-la o mais rápido possível) pois impressionou-me o poder de síntese na sua/dela sabedoria.Realmente meus amigos de tempos, e de sempre, permitem-me certezas.É sempre tempo bom com eles, especialmente, com o meu amgo predileto.
    Abraço, "com açúcar(light rs..) e afeto" do Danilo.

    ResponderExcluir
  8. Como sou carioca da gema e da clara...realmente eu não tinha tão claramente ou a mente tão clara, quanto à questão fundamental da amizade. Temos o mau hábito de chamar todos e todas de amigo e a vida prova que berimbau não é gaita. Agora, com seu brilhante post e o didatismo racionalíssimo do M.Lucidíssimo, aprendi (tomara!) a separar o joio colega do trigo amigo (pouquíssimos, os reais) através da definição perfeita do AMIGO COMPANHEIRO- só neste tipo confiarei, plenamente, a partir de agora.Adorei as lições utilitaristas verdadeiras.
    Beijosssssssssssss
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Fernanda, mais uma ótima oportunidade para aprender a fazer melhores e mais úteis escolhas. Já chamei muito urubu/colega , de meu louro/amigo e , convenhamos, urubu não fala, muito menos a nossa língua.Com estes esclarecimentos sob medida,seus e do M.L., não terei mais dúvida, tomara!!!
    Obrigada, então e beijo grande.
    Mônica R.

    ResponderExcluir
  10. Não resisti seu charmoso convite e voltei...para mais uma grata surpresa.Como sempre seus textos satisfazem plenamente minha alma faminta de luz.Já perdi amores e até casamento...sabe como é: a paixão é cega, surda, muda e burra (risos). Porém, como sou criteriosa ( menos no amor, por isto me dano, mas estou bem menos tonta...)ou exigente,com os raros, adoráveis e verdadeiros amigos, continuo batendo um bolão. Também por isto, considero perfeitos(sempre), os comentárioa do Marcos Lúcio.Foi, sim, um grande retorno.Obrigada.
    Beijos da Cris

    ResponderExcluir
  11. Repassando, QueriDannemann, pois deixei "meu povo muimalacostumado" e preferindo, ate´por falta de tempo_ além de mais prático_ comentar no próprio e-mail do repassa(Dannemann)dor.

    (...)na medida certa os posts da Fernanda, como sempre excelentes, mas este seu comentário/texto/aula é PERFEITO!!! Bravo!!!, Lúcio...pois sei que você tem a práxis: é praticante de tudo que diz e digita (+coerente, desconheço).
    Dessa maneira sua posição de mediador do grupo ficará vitalícia e insubstituível...rs..rs...rs...!!!
    Saudações,
    Eduardo

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!