terça-feira, 4 de outubro de 2011

Três palhaços em Buenos Aires

Conheci o Ricardo em 2006, quando ainda morava na capital portenha e costumava passear em San Isidro, bairro afastado da cidade, que nos fins de semana tem uma feira de artesanato na praça da Igreja Matriz.

O simpàtico senhor estava sempre là, em sua barraca de brinquedos educativos feitos a máo, por ele pròprio. Um dia náo resisti e comprei um palhacinho acrobata, que fica na estante do escritòrio, e a quem, claro, batizei Ricardinho. Que outro nome poderia ser melhor?

Quando alguma amiga ficava "embarazada", eu corria ao artesáo pra tratar logo de comprar um presente para o bebê... Atè que um dia, em vez de encontrar là o meu amigo, quem me atendeu foi a neta dele, a explicar a causa de sua ausência: um AVC.

A notìcia entristeceu o domingo, e mandei por ela um recado: rezaria por ele.

E rezei mesmo, sem saber se deveria pedir por sua melhora ou por sua alma no cèu.

Os anos passaram e o Ricardinho, de cima da estante, seguiu lembrando-me o amigo argentino, que imaginei morador de outras esferas.

Eis que voltei a San Isidro, domingo ùltimo, e jà suspirando pela falta que me faria a melhor barraquinha da feira. Mas como podem ser boas as surpresas da vida! Ao meu aproximar da praça, levei um susto: a barraca estava là, e os brinquedos, coloridos, refletiam o dia de sol. "Deve ser a neta", pensei. Mas náo era! Estava là o Ricardo, vivinho da Silva, e pronto para uma foto e um abraço feliz.

E dormi contente esta noite, pensando o quanto pode ser boa uma verdadeira palhaçada!



-- Seráo dois palhaços no retrato -- falou baixinho
-- Três! -- respondi

2 comentários:

  1. Mais perto do que se imagina, estamos nós, de todos nós. A razão desse enunciado é a empatia,... insuspeita característica de estar sempre pronto a reencontrar tudo o que nos é caro, quando caros, são valores reais, feitos de coisas consistentes, não perecíveis. Por essa razão, o Paulo, o Ricardo, o Ricardinho e a Fernanda, não se perdem nunca neste universo, nem tão grande assim.

    ResponderExcluir
  2. Mui guapa, com este corte de cabelo que tão bem emoldurou sua bela fisionomia, queriDannemann. É que no video postado para a "patota" seu cabelo, preso em rabo de cavalo, parecia grande.Quando li: 3 palhaços no retrato, pensei... será que ela está, então, "embarazada'???. O susto passou quando vi o outro na sua mão.Abração e bons divertimentos/momentos portenhos.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!