terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Me alugo para sonhar"

Não só Frau Frida, a heroína austríaca de Gabriel García Márquez, e de cuja história tirei o nome deste post, bem, não só ela vive de sonhos... mas todos nós. Daí o sucesso das artes adivinhatórias, dos jogos de azar e do “171”, o tipo que vive de dar corda em sonhadores que crêem no dinheiro fácil e acabam na rua da amargura.

Nunca o mercado dos “cursos de especialização” cresceu tanto! E o “facilitador”, à frente da platéia, me faz pensar em Silvio Santos vendendo o carnê do Baú da Felicidade. Ao lado dos preparatórios para concursos públicos, a indústria dos cursos movimenta rios de dinheiro: quem não sonha com um salário gordo e estabilidade no empregão? O povo vai em massa, mas passar na prova é que são elas.

Sabe de uma coisa? Não é o sexo que move o mundo, nem o dinheiro. O que faz a gente sair da cama todas as manhãs e enfrentar um a um os desafios do dia (do trânsito à arrogância do chefe; da falta de grana à falta de perspectivas)... são os sonhos.

Da “chave do céu”, vendida pelo Pastor Waldomiro no balcão de sua igreja televisiva, à promessa das revistas femininas, de fazer da leitora uma mulher linda, chique, bem sucedida e terremoto na cama, tudo é sonho. Inclusive a novela, que lobotomiza a família inteira e o comércio, com suas modalidades cada vez mais elásticas de pagamento: todo mundo pode ter bolsa Louis Vuitton, todo mundo pode ter carrão 4X4, e no sonho de ser eternamente jovem, todos podem parcelar o pagamento das plásticas, preenchimentos e Botox, não importando muito o resultado real desses procedimentos... o que importa é fugir da realidade.

Do mesmo modo, o tão valioso sonho de ser feliz no amor muitas vezes nos enterra em relacionamentos "impossíveis", aqueles que jamais nos trarão a felicidade desejada, mas que nos prendem pulsos e tornozelos com as correntes da ilusão. E pior: a ilusão consentida por nós mesmos, que preferimos sonhar com um pássaro doente na mão, em vez de ter todos os saudáveis voando (e quem sabe pousando em nosso ombro, por espontãnea vontade). E já que o assunto é amor e sexo, nas academias de ginástica vemos o quanto o sonho de virar deus grego reduz a rapaziada a um filé... tudo em nome do consumo imediato de quê? De sonhos.

Quanta gente sonha, e sonha tanto, que acaba deixando de lado a realidade dos fatos e acreditando na vida não como ela é, mas como ela bem poderia ser... e no final das contas, a gente se vê num pesadelo sem fim.

6 comentários:

  1. Eu também acho que o que nos mantém ativos são os sonhos. As esperanças. Cada um com as suas. E por mais louco que um sonho possa parecer, se é ele quem te tira da cama todas as manhãs e te dá forças para seguir com aquele dia, bem, vá atrás desse sonho louco! Porque geralmente são os mais loucos sonhos que nos mantém vivos.

    ResponderExcluir
  2. Pamcelli, gostei muito de todos os seus comentários e repito: você é uma garota muito inteligente e de visão. Vá assistir "O artista" e depois me diz o que achou. Adorei tê-la aqui no meu cafofo virtual. Volte sempre! beijão!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,o sonho,(sem exagero claro)é tão necessário nas nossas vidas,quanto a água que bebemos.
    Imagine,nesse mundo cão em que vivemos sob a lei do "salve-se quem puder," se não tivesse os sonhos,para aliviar o nosso dia a dia,acredite,a vida seria bem mais difícil... Bjs.

    Monica.

    ResponderExcluir
  4. "NUNCA DEVERÍAMOS FAZER DEPENDER A NOSSA FELICIDADE DE ALGO Q NÃO DEPENDA
    ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DE NÓS"

    Acredito nesta máxima e conto, efetivamente, comigo e Deus, queriDannemann, para a sua concretização e tem dado certo...até agora. Sabemos , alguns de nós, que os humanos somos imperfeitos, inconstantes, imprevisíveis, frágeis, contraditórios, auto-indulgentes, mentirosos até com boas intenções,além de todos termos um pouco de palhaço e de loucos.

    O problema maior do "serumano"...hum...é que ele diz, pensa, fala, sente e faz coisas quase sempre descasadas. É a tal história do faça o que digo mas não o que faço, ou das aparências que quase sempre enganam, né não? Ainda bem que há
    raríssimas e honrosas e coerentes ou convergentes exceções.

    Quanto a sonhar, que não custa nada, é bom sembrar: só quem sonha acordado vê o sol nascer. Prefiro voar com os pés no chão. Sou desconfiado (mineiro, uai!) e matreiro (porém de ótimo humor) e sei, também, que cautela, dinheiro no bolso e canja de galinha, não fazem mal a ninguém.

    Reproduzo, a seguir, por achá-lo pertinente:

    "Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
    Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
    e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
    Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
    para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
    esperança suficiente para fazê-la feliz." (autor desconhecido).

    Não podemos esquecer,todavia, de que a felicidade depende do auto-conhecimento, pois é uma conquista exclusiva de quem viaja para o interior...de si mesmo.

    Para encerrar os trabalhos, vale lembrar que
    " Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
    E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente, de forma que acabam por não viver, nem no presente, nem no futuro.
    E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."
    Dalai Lama

    Bons fluidos e energias benfazejas
    Beijão
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  5. EstiMarcos, como sempre, você falou e disse! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fernanda,

    Li seu artigo e gostei muito ......li tambem o comentario do Marcos Lucio, da qual concordo e faco das palavras deles e de outros como anonimo e Dalai Lama, tambem as minhas ......acrescento que "nos humanos por pensarmos ansiosamente no futuro, esquecemos do presente de tal forma, que acabamos por nao viver nem o presente , nem o futuro e vivemos como nunca fossemos morrer ... e morremos como se nunca tivessemos vivido "Dalai Lama"

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!