quinta-feira, 10 de julho de 2014

Não somos europeus

Juro que não entendo como é que um brasileiro prefere torcer para que um time europeu vença a Copa do Mundo... em detrimento da Argentina. Pergunte a um austríaco ou até mesmo a um holandês pra quem eles vão torcer: vai dar Alemanha na cabeça!!!

Olha, não é só porque a Argentina está aqui, no mesmo continente que o Brasil e faz fronteira com a gente... e porque somos hermanos e temos as mesmas raízes... (tudo isso já não seria o bastante?) mas a Alemanha foi quem nos goleou no campeonato, e além disso pouco tem a ver conosco, se comparada à vizinha!!!

Caminhe pelas ruas de Buenos Aires e se surpreenderá ao ouvir a música brasileira por todos os cantos. Entre nas livrarias e encontrará muitos autores brasileiros. Nosso cinema é respeitado e apreciado por lá. Ao lado de outras obras de artistas brasileiros, "Abaporu", de Tarsila do Amaral, é destaque em um importante museu de Buenos Aires, e à época de sua compra, causou muita ciumeira por aqui.

Converse "con ellos" e se sentirá muito bem recebido, ainda que eles não curtam em nada o "jeitinho brasileiro". Mas eles curtem, e muito, o Brasil,  e viajam por aqui, conhecem o sul, a Bahia, São Paulo e sonham com o Rio de Janeiro.  Se idolatram Maradona, também reconhecem o valor da nossa cultura, assim como tudo de bom que o Brasil tem, bem além do samba, do futebol e do carnaval.

Talvez os hermanos torcessem para a Alemanha se estivessem no nosso lugar e a Copa fosse na Argentina. E então eu estaria escrevendo este mesmo post. Mas realmente acredito que, no dia a dia, esta rivalidade ridícula seja levada mais a sério do lado de cá da fronteira. E na Copa também, até porque, o time de Messi vem jogando bem melhor que o de Felipão, e isso a gente tem que admitir, mesmo que doa!

Foto: Marcelo Migliaccio
De mais a mais, Papi Noel é argentino



10 comentários:

  1. Fernanda,

    Que venca o que jogar melhor e aproveitar todas as oportunidades para fazer gols .....

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  2. Se eu ainda fosse apaixonado, certamente torceria pra Argentina. Por ser América Latina e pra que não haja outro tetra além da Itália. Seriam dois na cola pra igualar o penta. Dos males o menor, que seja um tri e da América. Estaria sentindo assim se ainda sentisse sobre. Tecnicamente, o toque de bola argentino é melhor que o alemão. O jeito dos melhores argentinos baterem na bola, aliás, é ímpar. Pelo retrospecto nesta copa, acho porém está mais pra Alemanha. Inclusive no quesito 'domar latinos à flor da pele'. drum

    ResponderExcluir
  3. Argentinos não gostam nada do jeitinho brasileiro...Bons hermanos e bom saber. drum

    ResponderExcluir
  4. Eu quero que os dois percam!

    ResponderExcluir
  5. Quem será o campeão já não tem mais importância. A Copa do Brasil será para sempre lembrada pelo mundo todo como: "a copa que a Alemanha deu de 7 no Brasil"

    ResponderExcluir
  6. Os alemaes ganharam ouro nao soh na copa: Construiram o lugar onde ficaram, empregaram gente do local e doaram as obras. Alem disso, um dos jogadores vai gastar parte do premio que recebeu bancando 23 cirurgias em criancas carentes! Eta povinho de merda... os outros!

    ResponderExcluir
  7. Fernanda, me desculpe, mas eles demonstram uma falta de educação monumental na casa dos outros. Eu fico pasmo como pode um povo ser tão sem noção. Brasileiro é mal educado mas tem limites. Não vai para a terra dos outros cantando musiquinhas e com aquele papo desinteressante de que Maradona é maior que Pelé (como se eu estivesse preocupado com isso). Torci para a Alemanha... e eu também adoro a Alemanha.

    ResponderExcluir
  8. Burlesco! Não é preciso entender de futebol para perceber que o futebol do Brasil acabou e é muito simples entender isto: Os times europeus, asiáticos, e outros americanos,resolveram entrar no futebol - com investimento no futebol. Aqui, quando se fala em investimento, milhões são mal usados e bilhões são roubados. Pronto, a explicação é simples!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!