quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tudo muda o tempo todo no mundo

Praia de Copacabana, 9h da manhã


Praia de Ipanema, meio-dia



Avenida Niemeyer, 14h


O dia foi assim. E eu também às vezes sou.

Alguém aí de vez em quando acorda instável?

Foi uma daquelas manhãs em que me olhei ao espelho e ouvi a voz do Cid Moreira (sou fiel, não me acostumo ao William Bonner!) que vaticinava:

-- A meteorologia avisa: o dia está esquisito!

Então eu faço sol, depois eu chovo, eu choro, eu faço cair trovoada... Aí preciso dormir pra esquecer; quem sabe acordar nublada. Ou, em caso de milagre, porque eles também existem, acordar com o sol a pino e botar o dia nos trilhos.

Nem sempre dá, nem sempre eu dou conta... então não tem jeito: só mesmo deixar passar. Ainda bem que passa e a vida continua... como uma onda no mar.


13 comentários:

  1. Hoje estou me sentindo como se algumas nuvens carregadas estivessem sobre a minha cabeca. Um dia down!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma assoprada nelas, pra dispersar. Ou então deixa chover porque sempre faz sol depois!

      Excluir
  2. http://arielgalvao.posterous.com/muita-tecnologia-para-o-meu-gosto

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Recife chove e faz sol várias vezes por dia, por causa do vento que vem do mar. Acho que todas as pessoas normais são assim como você (e eu). A coerência é o último refúgio dos sem imaginação e a constância é pra quem tem sangue de barata.

    ResponderExcluir
  4. Não Fernanda,de vez em quando eu não acordo instável,acordo em trovoadas,e quem paga o pato são os meus filhos. As vezes eu reconheço que peguei pesado,e a tarde quando volto peço desculpas aos dois e fica tudo bem! Bjs.

    Monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Monica, não faz isso com os meninos não!!! Vai fazer boxe tailandês ou entra pra aula de dança... sabe que tentei e melhorou? Beijos (Onde é que você tem andado que tá sumida?).

      Excluir
    2. É verdade Fernanda,eu fiquei literalmente sumida do universo virtual,enquanto o pc estava na manutenção,mas já estou de volta com a corda toda! bjs.

      Monica.

      Excluir
  5. Fernanda,

    Adorei o tema, as fotos (com as mudancas climaticas) e o video com Lulu Santos cantando , juntamente com fotos de ondas do mar (cada uma mais linda que a outra) .... adorei.
    BRAVO !!!!!!

    Acho que nos mulheres, temos essas incostancias de temperamento mais ascentuadas que os homens, devido ao nosso hormonios ... sorrimos, choramos, nos descabelamos,... enfim, mas com paciencia a gente volta a sorrir e a vida volta a ser cor de rosa novamente .....

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, eu sabia que você ia gostar! Estava aqui te esperando! bjs!

      Excluir
  6. Fernanda,

    Esqueci de comentar que um dia a tarde, quando eu ainda morava no Rio, (por volta de 2002 ou 2003) eu estava em Ipanema e fui para Av. Veira Souto, a praia estava cheia apesar de ser dia de semana e quando comeco a admirar o mar, as ondas (tinham alguns surfistas) e derrepente aquela coisa maravilhosa acontece .... golfinhos pulando as ondas (um bando) e naquele dia pensei: que sorte a minha de estar aqui, neste momento, presenciando uma coisa dessas .......

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  7. A impermanência é, certamente, a característica mais evidente, imutável e marcante da existência, além das diferenças e diversidades constituidoras da sua infinita riqueza.

    Lembrei-me, com este post, do G .G. (Genial e Guimarães) Rosa. Literariamente ele diagnosticou os inevitáveis altos e baixos dos viventes. Suponho, então, pertinente repetir:

    "O correr da vida embrulha tudo.
    A vida é assim: esquenta e esfria,
    aperta e daí afrouxa,
    sossega e depois desinquieta.
    O que ela quer da gente é coragem"

    Como não acredito em coincidências, recebi hoje, de uma amiga terapeuta holística, esta brincadeira que pode até conter alguma (ou muita?) verdade, em que pesem os inúmeros estereótipos pra lá de machistas rsrs. Pode ser pura vingança feminina?

    POR QUE OS HOMENS RARAMENTE ESTÃO INSTÁVEIS E/OU DEPRIMIDOS???

    Não engravidam.
    Não têm TPM.
    Os mecânicos não mentem pra eles...
    Nunca precisam procurar outro posto de gasolina para achar um banheiro limpo.
    Rugas são traços de caráter.
    Barriga é prosperidade.
    Cabelos brancos são charme.
    Ninguém fica encarando os peitos deles quando estão falando.
    Os sapatos não lhes machucam os pés.
    As conversas ao telefone duram apenas 30 segundos.
    Para férias de 5 dias, apenas precisam de uma mochila.
    Se outro aparecer na mesma festa usando uma roupa igual, não há problema, e se perceberem.
    Cera quente não chega nem perto.
    Ficam assistindo a TV com um amigo, em total silêncio, por muitas
    horas, sem ter que pensar: "Deve estar cansado de mim."
    Se alguém se esquece de convidá-los para alguma festa, ainda assim vai continuar sendo seu amigo.
    Sua roupa íntima custa no máximo 20 reais (em pacote de 3)
    Três pares de sapatos são mais que suficientes! (verdade)
    São incapazes de perceber que a roupa está amassada.
    Seu corte de cabelo pode durar anos, aliás, décadas.
    Meia dúzia de cervejas e um jogo de futebol na televisão são o
    suficiente para extrema felicidade. O êxtase total será assistir com amigos e, claro, engradados de cervejas.
    "Resolvem" problemas com biritas, em bares com amigos ou transferem para sexo.
    Os shoppings não fazem falta nenhuma para eles.
    Podem deixar crescer o bigode.
    Se um amigo chamá-lo de gordo, careca, bicha velha etc, não abala em nada a amizade.
    Aliás, é prova de grande amizade.
    Podem comprar os presentes de Natal para 25 pessoas, no dia 24 de
    dezembro em, no máximo, 25 minutos!!!

    Abraço forte!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EstiMarcos, hoje tá difícil: não sei se prefiro as palavras do Guimarães ou as da sábia mulher que definiu tão bem as mazelas femininas...

      Excluir
  8. Recebi há tempos e do meu melhor amigo, este texto que desconheço a autoria. Repasso para o meu blogue favorito, afetuosamente.
    Danilo.

    A vida é como um piquenique em uma tarde de domingo — ela não dura muito tempo. Só olhar o sol, sentir o perfume das flores ou respirar o ar puro já é uma alegria. Mas se tudo o que fazemos é ficar discutindo onde pôr a toalha, quem vai sentar em que canto, quem vai ficar com o peito ou a coxa do frango…, que desperdício! Mais cedo ou mais tarde o tempo fecha, a tarde cai e o piquenique acaba. E tudo o que fizemos foi ficar discutindo e implicando uns com os outros. Pense em tudo que se perdeu.

    Você pode estar se perguntando: se tudo é impermanente, se nada dura, como pode alguém viver feliz? É verdade que não podemos, de fato, agarrar ou nos segurar às coisas, mas podemos usar esse conhecimento para olhar a vida de modo diferente, como uma oportunidade muito breve e rara. Se trouxermos à nossa vida a maturidade de saber que tudo é impermanente, vamos ver que nossas experiências serão mais ricas, nossos relacionamentos mais sinceros, e teremos maior apreciação por tudo aquilo que já desfrutamos.

    Também seremos mais pacientes. Vamos compreender que, por pior que as coisas possam parecer no momento, as circunstâncias infelizes não podem durar. Teremos a sensação de que seremos capazes de suportá-las até que passem. E com maior paciência seremos mais delicados com as pessoas a nossa volta. Não é tão difícil manifestar um gesto amoroso quando nos damos conta de que talvez nunca mais estaremos com a nossa tia-avó. Por que não deixá-la feliz? Por que não dispor de tempo para ouvir todas aquelas histórias antigas e repetidas?

    Chegar à compreensão da impermanência e ao desejo autêntico de fazer os outros felizes nesta breve oportunidade que temos juntos, constitui o começo da verdadeira prática espiritual. É esse tipo de sinceridade que efetivamente catalisa a transformação em nossa mente e em nosso ser.

    Não precisamos raspar a cabeça nem usar vestes especiais. Não precisamos sair de casa nem dormir em uma cama de pedras. A prática espiritual não requer condições austeras — apenas um bom coração e a maturidade de compreender a impermanência. Isso nos fará progredir

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!