quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Catarina e o prazer de fazer amor

Já faz tempo que falar de amor virou coisa de careta... de uns tempos pra cá, vem ficando difícil falar de sentimentos sem parecer preconceituoso. Sexo também é outro assunto nevrálgico: se a gente diz que transar sem amor pode ser ótimo, cai no risco de ser chamado de promíscuo, mas se afirma que deitar e rolar sentindo amor é que é delicioso, vai ser chamado de careta mais uma vez.

A verdade a gente sabe: no escurinho da vida íntima, cada um sabe de si e transa com ou sem amor, e ninguém tem nada a ver com isso.
Mas aí entra em cena, na tela do computador, a Catarina, moça de vinte anos que afirma não ter problemas financeiros e diz “não estar nem aí” para a opinião pública... e que conta ter leiloado sua virgindade porque achou que isso seria uma “aventura”.
Tá bom. Mas diz aí, Catarina: aventura de que tipo?
As aventuras podem ser muitas na vida, para o bem e para o mal do coração, da lembrança, dos sentidos, da emoção, da autoestima, do corpo e do espírito. E olha, lamento dizer: isso não tem nada a ver com caretice. Aos vinte anos a gente ainda não sabe, mas uma das leis da natureza reza que não dá pra passar imune pelas coisas... tudo, tudinho o que a gente faz reverbera vida afora, e aí é que são elas...
É triste observar ao ponto de descaso que chegamos com nossos sentimentos: um leilão de virgindade pela Internet é um sintoma de que algo anda muito esquisito no reino dos homens... uma sede de novidade, de ser moderno, de ter bala na agulha, de ser desejável... é tudo isso misturado a uma incrível capacidade de mastigar, engolir e digerir qualquer coisa: hoje em dia as pessoas aceitam tudo, se adaptam a tudo, consideram tudo normal mesmo que seja esquisito ou que cause indigestão.
E quando as relações (sociais, familiares, profissionais ou sexuais) viram comércio, como é que fica o sentimento? Não o sentimento de “posse” de alguém que paga, que banca, que patrocina... ou exatamente o contrário, a ausência de sentimento de alguém que “vende”, que aceita, que se submete... mas como é que fica o sentimento de quem cai na real de que a vida é mais que troca ou holofote? E tanto empenho em anestesiar os sentimentos... em nome de quê? De entrar para qual clube?
Os sentimentos, aqueles mais finos da alma, como o amor, estão entrando em extinção neste mundo tão tecnológico e fugaz, onde ninguém mais sonha com o primeiro beijo, onde as meninas já não esperam e idealizam a primeira noite de amor com aquele namorado tão especial, por quem o coração pula dentro do peito... as moças de hoje não sabem o quanto era maravilhoso esperar por tudo isso. E só falta aparecer aqui alguém me chamando de velha coroca porque estou defendendo o direito feminino ao sexo com amor, com magia, com romance, com um tesão verdadeiro que vem da alma, e não só do corpo. 

Minha amiga Isa, moradora de Nova Iguaçu, conta que em sua vizinhança vê meninas de até nove anos, a bordo de shortinhos, vendendo o corpo em troca de cachorro-quente na birosca da esquina. Dia desses, segundo ela, uma garota de 11 entrou no posto de saúde, com o namorado de 14, para fazer o pré-natal.
Os tempos estão terríveis para a mulher, que não sabe a diferença entre ser livre e ser escrava, e que nem percebe o quanto permite que seu corpo seja sua prisão. E em nome desta ignorância, quantas se vendem na esquina, em boates luxuosas, na Internet ou num casamento, sem jamais conhecer a felicidade amorosa ou sexual?
Queira Deus que um dia a jovem Catarina saiba o quanto um beijo na boca pode ser soberano sobre qualquer outra coisa... o quanto fazer amor com um homem escolhido pelo coração pode ser mágico... é uma pena, mas por enquanto ela parece mesmo não ter a menor ideia sobre isso.


Alguém aí consegue acordar o Cupido?

10 comentários:

  1. Mauro Pires de Amorim.
    Também sou dessa época que você descreve e viveu em sua juventude, já que nasci em 1965 e até hoje, mantenho essas características.
    Já havia escrito em comehntário a texto seu anterior, que percebo que a humanidade está involuíndo. Não acredito que seja por culpa dos meios de comunicação mais modernos, tais como internet, computadores, celulares e outros apetrechos, já que, por trás dessas parafernálias estão as pessoas.
    Com isso, tais tecnologias modernas de comunicação, somente funcionam de acordo com a inclinação mental ou intenção de quem usa, expondo seu caráter e consciência.
    Dessa forma, a involução da humanidade que percebo, trata-se justamente de uma questão de caráter e consciência, sendo esses os pontos que percebo estarem em franco declínio em nossas sociedades. Assim, essas tecnologias mais modernas de comunicação, podem ser ferramentas úteis e facilitadoras, mas tudo dependerá do ponto de vista de quem as usa.
    Portanto, o que é útil para uma pessoa, pode ser uma bobagem para outra, mas percebo que muita gente se deixa iludir e maravilhar com tais ferramentas tecnológicas, chegando quase a se achar ilimitado(a) e perdendo o senso de raciocínio.
    Por outro lado, posso estar errado e na verdade a humanidade não está involuindo coisa nenhuma. Derepente, o padrão mediano das pessoas sempre foi esse e o acesso à tais tecnologias mais modernas de comunicação e a consequente possibilidade de se avaliar tais comportamentos em função da facilidade de os ter mais facilmente disponíveis, revelando com maior intensidade e clareza tais inclinações, que no passado somente seriam verificáveis, caso se tivesse um contato mais direto com as pessoas ou utilizando-se das tecnologias de comunicação disponíveis naquela época.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,

    Seu texto sobre a Catarina, e sobre o amor, que beleza, que inspiracao ......Parabens !
    Impecavel .....bjs.

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  3. E eu jurava que já tinha visto de tudo nesse mundo...

    Monica.

    ResponderExcluir
  4. Como é bom a gente encontrar na internet um texto suave, delicado e, ao mesmo tempo, tão poderoso e veraz.
    Parabéns, Fernanda
    Paulo

    ResponderExcluir
  5. Vou ser sincero: O meu melhor amor foi o da juventude e pegar na mão dela, da rainha, da Regina, foi muito melhor do que a transa da Barbarela. Ela desapareceu intacta na razão e na proporção de nossa juventude, mas não desapareceu jamais do meu imaginário. Hoje sou extensão daqueles dias e de nada me arrependo. Ao contrário, a felicidade mora no meu coração, justamente por ser ausente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prostituição é a negação do amor, o tiro de misericórdia no sonho romântico do Homem.

      Sergio Natureza - BA

      Excluir
  6. Himen nada mais eh do que um pedaco de pele que existe em alguns mamiferos e serve para criar uma protecao contra infeccoes genitais. Alem da mulher possue himen a chipanze, a elefanta, equinos, bovinos, peixe boi, lemures e alguns parentes dos camelos.
    De todas as classes acima somente o ser humano, do alto da sua ignorancia, determinou a "importancia" desse pedacinho de pele e essa pele passou a significar "pureza". Afinal, o ser humano, ao contrario dos outros mamiferos, eh "inteligente"...
    Ter um himen intacto nao significa que uma mulher nao tenha passado por alguma forma de experiencia sexual visto que o ser humano eh muito versatil, imaginativo e criativo, nao?
    Nao creio que exista um, apenas um, ser humano que nao tenha feito sexo pelo prazer de faze-lo mas concordo que ter uma relacao onde um sentimento que chamamos por amor esteja presente fara desse momento um momento unico, inesquecivel, eterno.
    A jovem, que esta numa idade onde a apetite sexual eh tao intensa que, conforme atesta do alto (ou baixo) da sua sabedoria o Juca Chaves, se ele fica presa dentro de um armario, usa o cabide...
    Alias o mesmo Juca trata do assunto quando, ao sentar ao lado de uma bela jovem pergunta se ela faria sexo com ele por 1 milhao no que ela diz que sim. Em seguida ele abaixa o valor para $50 e a bela jovem, indignada, pergunta se ele acha que ela eh o que e ele responde que isso ela ja disse na primeira resposta...
    A jovem, que como tantos jovens acredita saber de tudo, apenas se prostituiu e divulgou. Nada menos, nada mais.
    Uma pena que tenha a sua primeira (?) experiencia sexual de uma maneira tao futil, algo que pesara nas suas recordacoes e que sera comentado por pessoas proximas. Ela sempre sera lembrada como aquela piranha esperta que faturou uma grana alta de um babaca que acha que romper uma pele faz diferenca. Poderia esse babaca ter economizado essa grada e espremer uma espinha: iria romper uma pele tambem...

    ResponderExcluir

  7. Bastava dizer que adorei seu post. Mas uma vez pitaqueiro...

    Penso que pessoas assim, como esta menina_ e não estou jugando-a e nem posso pois não a conheço_ são o resultado previsível da geração instantânea ou fast food. Tudo ao alcance de um click, adcionando e deletando tudo e todos com o auxílio da velocidade tecnológica . O que " inspira" ?! ou "mobiliza" esta gente é passear em shopping com eventuais compras, claro!. Não são cidadãos, são consumidores. Então o sexo, como neste deplorável caso, vira consumo, fast foda rs e o amor uma eterna insatisfação, pois não se dá o tempo necessário para que ele possa germinar e se estabelecer. Assim, vivem na ansiedade alienada e inculta de quem não pensa em outra coisa na vida exceto em se divertir e fruir prazeres imediatos. Ou fazer sucesso a qualquer preço e rapidamente, talvez como ela.

    É uma gente esquisita que não tem educação e bagagem cultural suficientes. Daí falta-lhes paciência para ver um filme que não provoque riso imediato, sustos ou "emoções explosivas" e muito menos concentração para ler um bom livro. Ansiedade , alienação, inconsequência , conectividade e impaciência ...eis o perfil desta geração. O constrangimento é geral, pelo menos onde há reflexão e análise. A imbecilidade assusta e faz imaginar que o Brasi e outros países, não possuem uma população minimamente civilizada e culta.E dá-lhe novela!!!!

    E quase todos seguem dançando a mesma música: a da ignorância; que cega e individualiza os seres cercados em seus condomínios. Engana-se quem pensa que ignorância tem a ver com pobreza ou grau de instrução. Tem muita gente com a conta bancária lotada de cifras, com diploma não sei da onde, que é totalmente ignorante em diversos aspectos e sem o menor pudor pela ignorância.Os mais imbecis destes, dizem até com "orgulho": nunca li um livro. Cruzes!!!

    Deu chabu...e os Big Brothers e outras idiotices comprovam. Fiquei há bastante tempo_ ainda mais com periguetes, axé, tecno brega e funk , cruzes!!!_ absolutamente descrente com a população do meu país, pois a mesma mergulha em uma falta de cultura profunda, no total mau gosto ou breguice. Eu hein?!Tenho até medo de ver onde essa "pô* vai parar rs.

    Resumindo: Muitas pessoas não sabem mais o que ouvem, não sabem mais a origem de nada, querem tudo mastigado, não pesquisam nada, não respeitam nada, não questionam nada, e lutam apenas por um bem individual, e nunca coletivo; esse é o perfil do cidadão brasileiro padrão, um cidadão omisso, que não conhece a sua real cultura, privilegiando tudo que vem , principalmente, dos "ISTÊITIS", dos "YUMA" (IUMA ...friend kkk).

    Num país cada vez mais sem sentimento, que é habitado por seres que não aprenderam a apreciar uma verdadeira arte e não fazem a menor idéia do que seja isto... tá feia a coisa. A maioria não vê mais diferença óbvia entre , por exemplo, um letra magistral do Chico Buarque e a babaquice infantilóide do "ai se eu te pego" , do tal de Teló que, graças ao Bom Pai, desconheço solenemente.Não tenho tempo a perder com idiotices ou coisas absolutamente irrelevantes.

    É preciso repensar o nível de imbecilidade, intolerância e ignorância a que o nosso povo chegou. Inclusive com o nível baixíssimo de escolaridade, ainda que diplomada. E É DE PAI PARA FILHO, QUASE GENÉTICO ,afinal, pais estúpidos , filhos idem. Faço parte deste horror cultural, afinal, sou brasileiro. Não sei se isso tem volta ou remédio, o meu pessimismo (realismo, quero dizer) diz que dias piores virão. ABAIXO A ALIENAÇÃO.
    Santé e axé
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  8. Fernanda querida,

    Eu sinto muita pena das Catarinas da vida, que abrem mão do romantismo e das emoções que envolvem uma relação amorosa, mesmo que seja uma transa.

    No caso da referida Catarina, podendo passar férias em Bali, será que foi só por dinheiro para pagar a faculdade mesmo?

    Sei lá, os valores estão mudados e eu virei uma velha coroca.

    Mercedes

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente hoje em dia a sociedade está bem alienada.
    Usam as redes sociais de forma estúpida, usam as passeatas para fazerem algazarras e até a virgindade entrou nesta dança. Eu, particularmente, acho bem nojento e fico com vergonha por ela. Mas temos que admitir que a mídia contribui 90% para que este circo todo aconteça. Podendo dar preferência à assuntos mais importântes ou ao menos fazer com comentário, um texto como o seu, que por sinal está maravilhoso, preferem mostrar quando, como e com quem esta jovem vai fazer sexo por dinheiro. É triste e o pior é que não se restringe apenas no Brasil, mas ainda encontramos isto em outros países. Que mundo é este? :/

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!