sábado, 13 de outubro de 2012

Feminismo de saia-justa

Pra começar, jamais gostei do "Saia Justa", programa de debates do canal a cabo GNT e capitaneado pela Monica Waldvoguel, que mesmo sendo inteligente, até hoje não conseguiu fazer das conversinhas de sofá algo que não fosse um papo chato de mulheres chatas (e, mais recentemente, de caras chatos também).

Ora pois, foi ali mesmo, no "Saia Justa", que conheci o movimento Femen, "neofeminista" e apresentado por uma moça de vinte anos, a Sara Winter, que adota um estilo de cabelo e maquiagem meio Marilyn Monroe punk e leva na cabeça uma coroa de flores cuja razão não entendi muito bem. Se a ideia é chamar a atenção alheia para o movimento que põe os seios à mostra para protestar, funciona.

No começo achei interessante. "Putz, uma ´neofeminista´ de 20 anos? Deixa a moça falar!". Mas foi aí que perdi a fé: se não lhe falta talento pra conversar com a câmera, seu discurso me pareceu decorado até nas vírgulas. Também não entendi o que significa "neofeminista", nem vi muito sentido nos protestos do grupo sobre prostituição... o que será que as prostitutas acham disso? E o lance da venda de produtos, como camisetas com o nome do movimento, deixou minha curiosidade no ar: qual o destino do dinheiro levantado?

Diante de tantos questionamentos que a entrevista do "Saia Justa" não esclareceu, corri para o Google, onde também a curiosidade não foi satisfeita. Mas encontrei vários blogs e artigos cheios de dúvidas a respeito do Femen Brazil, que é escrito assim mesmo, com "Z", e faz seleção das interessadas em aderir. Como feminismo é coisa de interesse público, seguem alguns links, de modo que eu não caia no erro de dizer o que já foi dito por outrem:

Blogueiras Feministas

Marcha das Vadias/DF

Cynthia Semíramis, feminismos e direitos humanos

Território de Maíra

9 comentários:

  1. Do alto dos meus quase 60, ADORO ver esse grupo em acao. Afinal, ja faz um bom tempo, "peitinho de moca", a unica coisa que eu vejo e toco e ponho na boca, nada mais eh do que um doce...

    ResponderExcluir
  2. Aí Fernanda,um feriadão desse,que a gente pode ficar em casa com uma boa leitura,um bom programa de TV,e um bom papo na internet,vamos combinar que não tem preço!!!
    E o "saia justa"do canal GNT,eu só vejo quando o Xico Sá participa,pois sou leitora assídua dele,da mesma forma que sou do Alma Lavada. Bjs.

    Monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monica, querida, obrigada por ser leitora assídua do blog!!! Você não imagina o quanto isso me deixa feliz! Olha, eu também adoro ficar escondida em casa no feriadão e descansar de tudo... e gosto do Xico Sá, ele é mesmo muito inteligente, inclusive estava nesta entrevista sobre o Femen, mas sabe que nem ele conseguiu salvar a situação? bjos

      Excluir
  3. Fernanda,

    Nao vi o programa, porque na realidade quase nao ligo a TV.
    Na minha opiniao, precisa-se ter muito cuidado com esses movimentos, principalmente com aqueles que vendem coisas, como no caso "camiseta" (tambem me pergunto:"para onde vai este dinheiro"), a grande verdade e que tem muita gente "esperta" neste mundo com muito pouco conteudo.

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, eu só vejo TV a cabo, mas ultimamente até os canais pagos estão uma titica. Bjos

      Excluir
  4. Ah,Gilda,com esse alerta que vc deu no seu comentário,eu vou lhe contar uma historinha: No natal do ano passado,eu fiz uma doação bastante generosa para um hospital infantil que segundo a administração,o tal hospital vive de doações.E acredite,dias depois,pessoas que tem acesso ao hospital,me falou que boa parte das doações,são divididas entre alguns funcionários...É por essas e outras que muita gente tem condições de fazer doação e não faz...
    Bjs.
    Monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estas coisas acontecem mesmo, eu já soube de histórias assim. E quem nunca deu esmola a um falso indigente, na rua? Eu mesma já fui enganada várias vezes. Mas sabe, fico pensando... se a gente faz a doação de bom coração, ponto pra nós. Quem se aproveita disso é que vai ter que prestar as contas com Deus.

      Excluir
  5. Quem não recebeu uma ligação da "Legião da Boa Vontade" pedido doação de fraldas para idosos, e sei lá mais o que?

    A minha resposta é imediata: Por que não vendem o majestoso Templo da Legião da Boa Vontade em Brasília para resolver essas questões?

    Por que não revertem as despesas dos custos das ligações e salários das funcionárias que ligam e ficam enchendo o saco da gente, para ajudar os mais necessitados?

    Fernanda, voce já viu a Igreja da Universal em BH na Avenida Olegário Maciel? Um quarteirão inteiro na região nobre da cidade. A suntosidade chega a assustar.

    Mercedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, concordo! Hoje em dia tá difícil até fazer boa-ação. A gente tem que saber muito bem pra quem é que está fazendo a doação, porque não falta larápio por aí se dando bem em cima da caridade alheia. Bjos!

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!