sábado, 27 de outubro de 2012

Uma breve radiografia de Maceió

Pra começo de conversa, estou com a auto-estima a mil por hora, porque aqui todo mundo me chamou de "minha linda" o dia ineiro. Tá precisando de um afago no ego? Vem pra Maceió e pede uma informação na rua... geralmente o povo não sabe dar a informação, mas o "minha linda" está sempre na ponta da língua: "Sei não, minha linda..."; "Conheço não, minha linda..."; "Pergunta pra ele ali, ó, minha linda...".

Outra coisa que a gente ouve demais pelas ruas é idioma estrangeiro. Cabral e Paes que se cuidem, porque a turistada está mesmo vindo em peso para o nordeste. É inglês, alemão, francês... tem até chinês batendo perna (e foto) por aqui.

Também chama a atenção a prostituição na orla. As meninas de programa são meninas mesmo: muito jovens, e por volta das 19h já estão a postos nas esquinas da Praia de Ponta Verde (a Ipanema da cidade).

Por falar em orla, Maceió é assim: cheia de prédios modernosos nas cercanias das praias e só de casinhas no restante. Lá pra dentro da cidade, a gente jura que está em Minas Gerais. A diferença de uma área pra outra chega a causar certo estranhamento no turista... e tem outra coisa: venta demais! Se você tem tendência a alergias ou padece de garganta fraca, ponha uma caixa de antiinflamatório na mala. Eu hoje acordei com uma dor de garganta desgramada!

Pajuçara, Ponta Verde e Jatiuca são as três praias vizinhas, todas muito lindas e de um verde clarinho jamais sonhado no Rio de Janeiro.  Elas não tem ondas, e a água parece quase não se mover. Mas Pajuçara, mesmo cheia de banhistas, é imprópria para o banho, portanto não caia em tentação.


Diferentemente do Rio, é tudo limpo: não sei se o povo tem mais educação que os cariocas ou se há mais garis com a vassoura em punho. Mais à frente de Jatiuca, Cruz das Almas é o point dos surfistas. Olha que bonita a Avenida da praia de Pajuçara:


Já a famosa feirinha em Pajuçara não é muito criativa e nem fiel às suas origens "artesanais". Artesanato, mesmo, quase não se vê. Tem é roupa, sapato de couro, bolsa, rede... mas nada que salte aos olhos do turista, a não ser os livrinhos de literatura de cordel. Saca o biquinão:


Pra quem gosta de se aventurar em novidades culinárias, a tapioca reina nas areias, e as "tapioqueiras" disputam a clientela inventando recheios diferentes. Pra mim, bom mesmo é o velho queijo coalho!


E o povo? É de uma simpatia que chega a constranger. Escuta só... chego na cafeteria e pergunto à atendente:

-- Este bolo é de quê?

-- De massa puba.

-- O que é massa puba?

-- Sei não, minha linda...

Uma senhora que está lanchando  me estende seu garfo e gentilmente pergunta:

-- Quer provar?

Agradeço e recuso, mas então outra senhora adentra na conversa com a boca cheia mesmo, também estende seu garfo (já com um pedaço fincado nele) e explica:

-- É de mandioca. Tá muito bom.

Decido comprar um pedaço pra acompanhar o café, mas na primeira mordida tenho minha decepção: a iguaria está uma borracha de primeiríssima qualidade. Deve ser proveniente de uma legítima seringueira do Amazonas. Meu marido avança no prato, devora a fatia todinha e diz:

-- Delícia! Borrachudo igualzinho ao que a minha mãe faz!



7 comentários:


  1. É isso aí, Fernanda,"Minha Linda".

    Até agora você está indo muito bem.parabéns pela mordomia e vida de "Marajá" que Deus lhe deu.
    Tem um pequeno detalhe: nessa onda de "minha linda" ou não sei o "quê",tem muito mala de olho
    em vocês.Maceió está cheia de "Dom Juan" conquistador, explorando turistas como autêntico
    trambiqueiro. Fique alerta. Alguns amigos foram
    vítimas deles. Sejam felizes.

    João Rocha

    ResponderExcluir
  2. Mauro Pires de Amorim.
    Em 2.000, último ano do século passado, estive em Fortaleza, Morro Branco e Beberibe, tudo no Ceará.
    Achei ótimo, e realmente o povo é bem simpático e hospitaleiro, mas como quando viajei nessa época, tinha a intenção de não ficar em cidade grande, minha estada em Fortaleza foram de apenas 4 noites, pois já vivo em cidade grande com sua neurose típica, sendo tal quesito comum a todas as cidades grandes.
    Portanto, meu objetivo de destino principal era a região cerca de 100km ao sul de Fortaleza, Morro Branco e Beberibe, pois a intenção era curtir um rítimo de cidade pequena e relaxar. Se bem que, no hotel onde fiquei, o maior da região, na Praia das Fontes, o final de semana era bem movimentado, com a chegada de vários hóspedes para tal período e em função disso, haviam serviços autônomos de passeios de ultraleve e bugres, bem nas areias da grande praia, onde, quem estava hospedado(a) no "resort", poderia acessar facilmente.
    Mas aquilo não me atraía, pois isso me lembrava em demasia o estilo da cidade grande e meu compromisso comigo mesmo era outro. Então tudo bem, eu saía do hotel-resort, descia as escadas de acesso à praia, passava pelo barulho dos motores e seguia em minhas caminhadas pela grande praia, fosse à minha esquerda, fosse à minha direita. Sempre tendo comigo a máquina fotográfica, para capturar boas imagens, fossem das falésias cearenses com suas cores e formações variadas, seu contraste com o mar e a luminosidade e até mesmo, da chegada de pescadores-jangadeiros com o produto de seu trabalho.
    Foi uma experiência sensacional, fiquei no Ceará 30 dias, sendo 25 desses, nesse hotel-resort na Praia das Fontes.
    O nordeste brasileiro, realmente é uma boa opção para turistas estrangeiros, principalmente os(as) oriundos(as) da Europa e América do Norte, pois o eixo Rio-São Paulo, fica no mínimo, 4/5 horas de vôo a mais para quem vem daquela região do planeta, assim como, pela mesma relação de tempo-distância, muitos dos nossos hermanos(as) do Cone Sul, preferem nossos estados sulistas.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  3. Pelo amor de Deus,não invente de comer linguiça de bode!!!

    Monica.

    ResponderExcluir
  4. Noves fora o biquinão brega,parecido com o das americanas do norte rsrs...as fotos estão lindas, queriDannemann...e o Nordeste...ah!!! que delícia!!!. Escorpiano e alucinado por mar (como quase todos os "mineros"), sinto-me em plenitude nestes mares limpos, lindos e morninhos. E tapioca_que não contém glúten, oba!_adooooooooooooro!!!

    Acredito desnecessárias, mas...envio umas singelas dicas, "procês", se ainda der tempo...

    Onde você pode mergulhar num verdadeiro aquário natural, uma experiência à parte que você nunca vai esquecer?
    Aruba? Cancun? Curação? Barbados?

    Não... é em Maragogi no litoral norte de Alagoas.


    É fundamental conhecer uma das praias mais bonitas do Brasil: a badalada e super famosa Praia do Francês, imperdível para a VICE PRESIDENTA DO C.P.F.A.S. né? e também Barra de São Miguel.

    Visitando o Pontal da Barra, encontrará as rendeiras e a feirinha de artesanato, mesmo!


    UMA DAS 10 PRAIS MAIS LINDAS DO BRAIL: Praia do Gunga – Alagoas

    Localiza-se a 33Km ao sul de Maceió e sua orla tem coqueiros a perder de vista. Areias brancas e claríssimas, tocadas por um mar de verde exuberante. A praia é formada pela saliência de um bico de areias e sempre foi a preferida pela alta sociedade alagoana que a frequenta com suas lanchas e jet skis. Para os turistas, existem as escunas que os levam até a praia logo pela manhã e buscam ao cair da noite. Do pequeno porto de atracação da Barra de São Miguel partem as embarcações – barcos, jangadas, saveiros, escunas – que levam às praias do Gunga, que é certamente a maior extensão de areais do litoral alagoano.




    Sugestão de passeio:A bordo de um escuna iremos conhecer as 9 ilhas da Lagoa Mundaú, com parada na "Prainha" na Barra Nova para banho.Iremos navegando entre os canais formados por suas nove ilhas até o encontro da Lagoa Mundaú com o Mar., onde nós podemos desfrutar de uma infra-estrutura agradável , com a beleza selvagem totalmente preservada.
    Incluso: frutas, água mineral e almoço.

    Boa sorte, excelentes passeios...mas não deixe de atualizar estas informações. Estive aí há milêniosssssssssss, nos tempos de antes de você nascer rs. Depois, desfrute intensamente, e co-piloto "aussi", marrelógico!!!...para ter boas recordações ao retornar.

    Mas sei óh, e com trocadilho, pleaaaase!!! rs: a bela natureza é um bálsamo que alivia as dores de alma... dos mais sensíveis, digamos assim.
    Santé e axé!!!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  5. "Ô minha linda" rsrsrsrs. O povo de Maceió agradece a visita do casal. Voltem sempre. Abraços

    ResponderExcluir
  6. André! Bem-vindo e obrigada! Voltaremos sim, com mais calma... quero fazer o passeio de barco lá em Piranhas. Abraço e volte sempre também ao blog!

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!