quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O lado B da Cidade Maravilhosa

Pode dizer que eu sou implicante, eu não ligo. Mas não vou entrar numas de festejar o aniversário da Cidade Maravilhosa, nem fingir, como alguns jornalistas têm feito, que aos 448 anos o Rio "está com tudo e não está prosa.

Maravilhosa? Onde? Só se for lá na Prainha, reduto dos "ricos e famosos" que saem toda semana na "Caras", porque na praia de Copacabana, que já foi Flor do Campo e hoje é Tiririca do Brejo, cheia de camelôs, quiosques no calçadão, gente acampada na areia, palcos montados para shows... bom, lá em Copacabana a coisa não anda cheirando bem. (Inclusive... será que alguém já parou pra pensar em quanto micróbio e bactéria deve ter naquela areia, onde o povo vomita e urina nos dias de show?). E a pivetada? Não há quem dê jeito nos assaltos em bando lá em Copa. Dia desses vi dois em menos de dez minutos.

Mas chegamos ao ponto: algo no Rio não cheira bem... aliás, cheira mal pra burro, e são as ruas. Lixo e xixi por todo lado, as calçadas são um nojo só. Nas praças, hoje cercadas, gatos, pombos e gatunos fazem a festa. Alguém dirá que lá na Piazza San Marco, em Veneza, os pombos também são os donos do pedaço, e eu direi que sim, e lamentavelmente. Aliás, a única coisa que estraga um passeio a Veneza é o medo que o turista fica de pegar uma histoplasmose ou uma gripe aviária.

Enquanto os vândalos ajudam a piorar a situação e depredam orelhões, picham, jogam lixo no chão e esvaziam a bexiga em qualquer lugar, o poder público não tem olhos para ver, por exemplo, a competição que rola entre o nojo e a tristeza quando a gente passa pelo Largo da Carioca, enorme praça localizada em área nobre e que é um verdadeiro desalento largado às traças e aos vendedores ambulantes. É que o prefeito anda ocupado demais: quando não está em algum evento, fazendo pose para os fotógrafos, está ocupado com as obras faraônicas feitas para "inglês ver" (além de outros povos) na Copa e nos Jogos Olímpicos. Nossos governantes ainda não entenderam que a turistada não é boba e já não se limita aos cartões-postais da cidade, onde a maquiagem dá uma "enganada"... os estrangeiros agora querem ir além de Ipanema e do Cristo... e acabam conhecendo um Rio de Janeiro que decepciona e não tem nada do charme mitológico.

E a Avenida Chile, a nossa Paulista, o coração financeiro da cidade, onde estão as maiores empresas do país, e onde executivos estrangeiros negociam com o Brasil? É um corredor de ônibus, de carrocinhas de cachorro-quente, de ambulantes... e é também o penico oficial do povo, que faz xixi e até cocô embaixo da passarela. Sem falar no cheiro de um certo cigarrinho proibido...

Gente, o Centro da Cidade tinha tudo para ser um lugar lindo, pululando de cafés, restaurantes, cinemas, museus, livrarias, praças... como acontece nas maiores cidades do mundo. O casario abandonado dá dó em quem olha. E por quê? Vejam a Praça Quinze... foi bem ali ao lado que viveu o nosso rei... chega a ser difícil acreditar. E o que dizer da confusão e da desordem que é Uruguaiana, meu Deus? E a Lapa, caindo aos pedaços?

Olha, nem vou falar de Santa Teresa, me limito a lembrar do bonde... o bonde? Quem perdeu não pega mais.

E as praias, imundas? E a falta cada vez maior de estacionamento? Por falar nisso, e o preço extorsivo dos estacionamentos? O prefeito, que por certo anda de helicóptero, cismou que a gente tem que largar o carro em casa, mas como, se o transporte coletivo é péssimo? E os buracos nas ruas? E a falta d´água em pleno verão? E o trânsito caótico? E a comida vencida nos mais caros restaurantes da cidade? E o aeroporto internacional, que conseguiu ficar pior que a rodoviária? E os carros abandonados pelas ruas? Os camelôs, que tomam as calçadas da zona sul com suas banquinhas facilmente desmontáveis, à prova do monta-desmonta para driblar a guarda municipal?

Eu realmente lamento que a "Veja" não tenha arranjado um Pai-de-Santo para entrevistar o Walt Disney, o Charles Darwin, o Albert Einstein e o Theodore Roosevelt e perguntar o que é que eles acham da cidade HOJE! Porque usar gente ilustre para fazer elogios baseados no que eles viram no fim do século 19 e no começo do 20 é brincadeira...

Não, não me venha com o papo de que eu sou reclamona: está cada vez mais difícil fingir que a cidade é maravilhosa. E olha que eu nem me aprofundei muito nesta história... ia ficar deprê demais.

 
 
 
 
 
 

 
 



 
 





31 comentários:

  1. O Centro do Rio tem um enorme potencial turistico pois conta com uma exotica mistura do moderno e historico, otimos espacos publicos (pracas e ruas. de pedestres) , lindas igrejas, bons restaurantes, museus, teatros, centros culturais, enfim tudo que poderia alavancar o turismo, mas esta completamente abandonado. Medidas simples e de baixo custo poderiam mudar completamente este cenario, por exemplo, nos fins de semana, aumento da area de estacionamento, proibicao da circulacao de automoveis em algumas ruas, organizacao de feiras de antiguidades, incentivos a apresentacao de artistas de rua, limpeza e retirada de moradores de rua, ou seja acoes absolutamente normais de uma prefeitura que zela pelo patrimonio da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é: talvez o problema esteja exatamente aí. Tá faltando uma prefeitura que zele pelo patrimônio da cidade.

      Excluir
  2. Fernanda,

    Bravo! Bravo!

    Muito bem descrito a situacao na cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, juntamente com as fotos tiradas .... o carioca nao merece, o Brasil nao merece (ja escrevi esta frase antes ...)
    Ao meu ver o Rio de Janeiro e a cidade maravilhosa por sua geografia, montanhas e mar juntos e sua natureza incrivel,sendo essas imagens criadas por Deus, e nao pelo homem, como acontece em Paris ..... que digam o que digam uma arquitetura invejavel ....
    Uma vez li uma materia na Veja, (nao lembro quem escreveu) no qual ele descreve que existe dois paises: um dos governantes e outro dos governados (povo)......Infelizmente isso acontece ate nos melhores paises do mundo, eles so vendem a imagem boa .....

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, tire a natureza do Rio de Janeiro e não sobra nada de bonito...

      Excluir
  3. Suas colocações, corroboradas por fotos ilustrativas, são incontestáveis. De fato, há muito, o poder público dessa nossa maravilhosa cidade, utilizam antolhos, quando descrevem o Rio. A cidade continua partida, a despeito das pacificações e algumas poucas medidas inclusivas. Consoante a fragikidade de políticas educacionais, amplo espectro, assistimos ´depredação, pichação e outras formas de vandalização dos monumentos históricos e artístico-culturais e do ecossistema. Penso com Cristóvão Buarque, que pessoas educadas constroem e ampliam sociedades educadas. Pessoas conscientes de seu papel na sociedade, edificam sociedades, ídem, capazes de cobrar de todos os seus membros, inclusive, figuras de poder, ações assetivas e proativas. Porém, a despeito de todos os problemas elencados por você, o Rio de Janeiro continua lindo. O Rio de janeiro continua sendo.

    ANTONIO CARLOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos, o Rio só continua lindo porque tem a montanha, o mar, o céu e uma luz amarela que dia nenhum consegue ter, em nenhum outro lugar do planeta... porque, tirante isto, o Rio não tem mais nada de lindo: está uma cidade desconfortável, caríssima, perigosa, suja, poluída, barulhenta e de arquitetura bagunçada e feia. Deus nos ajude!

      Excluir
  4. Eu diria o lado Z.
    Concordo, mais uma vez e pletoramente, com a lúcida descrição e com fotografias realisticamente vergonhosas, a respeito do despautério civilizatório injustamente chamado de cidade maravilhosa. O cenário, a natureza -sem a presença de muitos (des)humanos que chegam e sujam tuuuuudo-, são, incontestavelmente, de cair o queixo. Recebi nos últimos quinze dias uma amiga que mora na cidade do Porto-Portugal. Ela ficou pasmada com a sujeira da cidade (quase em todos os lugares) e o mau cheiro (principalmente e mais forte na semana do carnaval). O pior, e não menos trágico, segundo ela, é a quantidade absurda de lixo e detritos que deixam nas areias das praias (e ela só foi a Copacabana e Ipanema). Moro há quase quarenta anos na cidade e não me acostumo (ainda bem) com esta falta de educação do povo com relação a tudo (gente fina, com carro do ano, p.ex., abre janela de carro e joga lata de coca-cola ou outros venenos rs e outras tranqueiras na rua). Imperdoável, né?

    Soube que muitos cariocas fazem isto pois assim garantem -estupidamente- os empregos dos garis. Dizem que também não jogam na lixeira porque são espertos, não são otários, pra não perderem tempo.Cruzes!!! Como não percebem que atiram nos próprios pés? Burrice é pouco...Seria cômico se não fosse de uma idiotice maracanânica. Ou multa ou prisão para quem suja qualquer espaço público.Mais não digo para não ser confundido com mero reclamante, quando na verdade estou somente exercendo um direito cidadão de criticar a falência dos serviços públicos e a falta de educação do povo. Ato contínuo, maculam a beleza desta cidade maravilhosa para quem a vê do alto do Corcovado, p.ex...onde é impossível ver a quantidade absurda de sujeira, o mafuá ou desorganização nos logradouros públicos, os pivetes, a crescente/eterna mendicância, além de evitar a fedentina insuportável de muitas ruas.O RIO de Janeiro a continuar nesta ladeira abaixo, tornar-se-á: o CHORO de Janeiro rs.
    Santé e axé!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  5. Faz ja um bom tempo que perdi o tesao pelo Rio, cidade que adotei e onde vivi dos meus 18 (la no Leme, vendo a Atlantica ser duplicada) ateh os meus 40 quando levei um peh no rabo da Varig (eu e mais uns 500...)e decidi (morrendo de medo, eh verdade) me aventurar na terra de Marlboro.

    Vou ao Rio, vez por outra, para rever alguns amigos (Alo Nana!! Saudades!) e, principalmente, por causa da cara metade cujas irmas vivem ai mas querer, no fundo no fundo, nao quero. Prefiro ir la para as bandas do nordeste, especificamente para Joao Pessoa de onde saio para outros locais fantasticos, onde tambem tenho bons amigos, onde jah ateh comprei um apto que depois vendi, onde a vida eh mais calma, menos insegura.

    Alias, esta nos nossos planos comprar um cantinho no Brasil para tentar levar o resto da vida por ai. O problema eh que ela quer esse cantinho no Rio enquanto eu miro a quase 2000 KM sentido NE...

    Tal qual a propaganda (velha): "Nao eh uma Brastemp" mas... "Passa Gourmet que da!".

    O Rio foi ficando doente nas maos de "doutores" em politica com a conivencia do povo gado, eleitor. Povo parado que reclama como eu faco agora mas, na verdade, nao participa, reconheco...

    Fomos vendo a agonia e, quando muito, davamos uma aspirina. Temos sim uma grande parcela de culpa quando confirmamos que nao usamos da cidadania e nos acomodamos como meros espectadores. Enquanto olhavamos para um maravilhoso nascer do sol davamos as costas a uma cidade moribunda.

    O Rio continua lindo. O problema sao os "pequenos detalhes" que voce reporta ai no seu blog.

    Um dia(sonho), se a cidade nao sucumbir antes, um genio aparecera e obrigara a todos a trata-la com amor e respeito, que tanto merece; que tanto falta, sob a pena de ser degredado para Sao Paulo!

    Quem sabe, dai por diante, comeca a respirar sem a ajudada de aparelhos??


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel...lamento o absurdo/revoltante episódio Varig:imperdoável negligência ou safadeza, né?Estive em João Pessoa há uns 4 anos e fiquei pasmado com a limpeza quase européia da cidade, no que tange às partes turísticas belíssimas. Inclusive as areias da praias que frequentei, se não possuíam a limpeza daquelas de Mykonos, para citar um exemplo, davam de mil a zero no chiqueiro que são as praias da cidade "PURGATÓRIO DA BELEZA E DO CAOS". Naturalmente não me aventurei pelos cafundós do Judas (sou antiquíssimo rs) da cidade.Fui como turista e não como sociólogo e com pouco tempo para curtir as maravilhas locais - culinária idem -, recomendadíssimas para quem não quer mais do mesmo e ainda não está totalmente americanizado.Não me lembro de ter visto ostensiva "maquidonaldização" por aquelas bandas.POVO BEM MAIS EDUCADO E BEM MENOS "IXPERTU" QUE KKKKARIOCAS, respeitando as honrosas exceções e amigos carioquésimos e civilizadíssimos...sim, os há, pena que em pequeno número, parece...e as evidências não enganam nem desmentem.Não é caso de ver pra crer, tá na cara.

      Massssss não sei hoje em dia como anda a "civilização" joãopessoana...tudo muda... e, no Patropi, às vezes para pior, lamentavelmente, diga-se "en passant".
      Até São Paulo - a última vez que a vi foi em junho de 2012, agora, pode estar um horror rs -,que é quase dobro (ou mais?!) do Rio em tamanho e habitantes, não é tão sujo e fedorento quanto aqui, cruzes!!!
      Marcos Lúcio

      Excluir
    2. Marcos,

      Ser demitido foi a "Pior/Melhor" coisa que ocorreu na minha vida! Se nao tivesse sido demitido nao teria chegado ate onde estou e, provavelmente, teria falido junto com a empresa, assim como tantos colegas que hoje estao em bundas...

      Joao Pessoa realmente eh algo impar! Creio que sao poucas as cidades como ela. Com tantas construcoes preservadas, limpa, relativamente segura, um povo amigo e educado.

      Gracas a minha cachorra, acredite ou nao, tenho hoje um grande amigo, um irmao, la. Ele tem uma casa pequena numa praia, ja no RGN, na Baia Formosa, que eh um dos mais bonitos lugares que ja estive. De carro, com a mare baixa, da para ir ate a divisa RGN/JP. Se um dia voce tiver a oportunidade de fazer esse passeio voce vai entender o que tento falar.

      Por consequencia do trabalho que tive conheci muitos locais e posso garantir que, se conseguir dobrar a durona da minha cara metade, dentro de alguns poucos anos poderei ser encontrado em Joao Pessoa (ou na Baia Formosa...) :o))

      Excluir
    3. Prezado Ariel...sou a favor do SOU CONTRA rs, por intuitiva ou espiritualmente ser adicto da máxima de que há males que vêm para o bem ou de que a morte da lagarta é o prenúncio do voo da borboleta.O seu caso é mais uma prova disto, se não estou enganado. Há sempre os dois lados (no mínimo) da questão e "cada ponto de vista é a vista de um ponto", se estamos nos cumunicando bem, pelo menos assim me parece, "joaopessoanamente" rs.

      Fiquei super contente com o resultado POSITIVO da sua demissão e torço pelas suas realizações.Sou um humanista incorrigível e tudo que é demasiado humano diz respeito a mim também, claro! Sempre quero para o próximo , seja ele quem for, o mesmo que a mim desejaria.Não somos o outro por mero acaso e sem escolha.

      Obrigado, mesmo, pela dica espetacular que você me deu.Pasme...ainda não tinha ouvido falar de mais esta maravilha do Patropi, a despeito de conhecer outras tantas, graças a Deus.Se temos uma similar avaliação quanto às belezas e as boas condições civilizatórias de João Pessoa, acredito que o mesmo acontecerá quando eu tiver a oportunidade (talvez ainda este ano, quem sabe???) de conhecer a Baia Formosa. Quer saber? Já gostei antecipadamente, afinal, os nomes, com raríssimas exceções, têm energia e vislumbram possibilidades.Baia Formosa diz muiiiiiiiiiiiiito. Já está devidamente nos meus planos conhecê-la, afinal, tenho por destino conhecer lugares únicos e incomparáveis.Terei imenso prazer em agradecer sua dica, tão logo retorne deste cenário paradisíaco(ainda não fui e já imagino rs).
      Boas energias e sorte e saúde.
      Marcos Lúcio

      Excluir
  6. Bares e lanchonetes com rastros de imundices a meio metro das portas e gente comendo nos balcões como se nada estivesse acontecendo. É de vomitar. Esse é o Rio de Janeiro de hoje, com drogados andando a esmo e políticos passando por cima... de helicóptero. Nada é pequeno no Rio quando se trata de problemas. São todos imensos os problemas e ainda hoje comentei em tom profético, que o Rio será abandonado de uma hora para outra.

    ResponderExcluir
  7. o rio de janeiro onde a droga e vendinda em area urbana praca publica e as autoridade nada a fazer , onde prescisou o exercito entrar na favela e conter os bandidos que ainda la estao e a policia nada o fez , onde e isso que existe rio de janeiro a vergonha do brasileiro SAO PAULO UMA VIDADE MARAVILHOSO ONDE O MUNDO TODO CONHECE SAO PAULO PELA SUA OBRAS MARAVILHOSAS ONDE SAO PAULO EXISTE TEATROS DE MUSEUS EM QUANTIDADES E NAO SAO FECHADO POR BONBEIROS POR POBLEMAS COMO NO RIO DE JANEIRO QUE FORAMM FECHADOS 4 TEATROS POR FIACOES E GATOS QUE TEM MUITOS A CIDADE SAO PAULO CONHECIDO MUNDIALMENTE PELAS PRAIAS DE SANTOS GUARUJA E PRAIAS COM JARDINS E NAO FAVELADOS QUE VAO A PRAIA CAGAR E MIJAR OU MESMO ROUBAR TURISTAS COMO O RIO QUE ESTA E SEMPRE FOI UMA BOSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, coé, gringo, se não gosta daqui volta pra tua terra mano. São Paulo também tem lixo paca na rua

      Zé Carioca

      Excluir
    2. Caro Buendia... vamos devagar com o andor porque São Paulo também não é esta maravilha que você pensa não... e lá também a droga é vendida em praça pública, ok? O Rio está sim cheio de problemas, mas não chega a ser o vergonha do brasileiro. E chamar a cidade de bosta eu realmente acho um absurdo. Por falar nisso, qual é a sua cidade?

      Excluir
    3. Iiiiiiiiiiiiiiii... E eu que nao sabia: O genio ja apareceu, degredou um que agora esta mais revoltado que parceiro traido e mais perdido do que cachorro que cai de caminhao de mudanca...

      Excluir
  8. ...E junte a toda essa realidade os bueiros explosivos,pelos quais o povo tem que caminhar ou dirigir com bastante atenção,pois a qq momento uma daquelas tampas pode acidentar um cidadão...
    E daqui a um ano e alguns meses,esta mesma cidade estará lotada de turistas estrangeiros,por conta da copa do mundo. Resumindo,vamos todos passar vergonha,sabia Fernanda?

    Monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz um amigo blogueiro amigo nosso, Monica: "Pior é que é!".

      Excluir
  9. Não posso falar muito porque (infelizmente) não conheço o Rio. O que chega pra gente aqui, na maioria das vezes, são só as imagens bonitas, e que, por sinal, são muitas. Mas, pela texto e imagens do post, parece que estão conseguindo o que parecia impossível: tornar o Rio uma cidade feia.

    ResponderExcluir
  10. Ola!!! Recém chegada da " Cidade Maravilhosa", que de maravilhosa só a beleza natural, aí concordo totalmente, foi abençoada por Deus!
    Fernanda, conforme referi na nossa conversa, venho reforçar, fiquei bastante desiludida, estava à espera de tanto ! Mas fico-me pela beleza natural, porque num todo, o Rio de Janeiro, deixa muito a desejar: ruas sujas, mau cheiro por todo lado,praias cobertas de lixo, a falta de civismo e educação dos habitantes... Não querendo generalizar, nem ofender o vosso Patriotismo, mas esta foi a impressão que o Rio de Janeiro me causou !
    No entanto , passei dias maravilhosos, com os meus amigos brasileiros que são pessoas lindas, educadas, simpáticas e gentis e a Fernanda já está incluída no grupo dos meus Amigos Brasileiros! Adorei a tarde que passamos , foi agradabilíssima! Beijos Lusitanos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Portuguesa! Também adorei nossa tarde! E agora preciso tratar de ir a Portugal para repetirmos a dose aí no Porto! Sim, no quesito "beleza natural" o Rio é lindo mesmo mas como "cidade" está em triste situação, embora os jornalistas estejam dizendo o contrário nas reportagens sobre o aniversário. Mas fico contente que o saldo da sua vinda tenha sido positivo: afinal de contas, a patota da qual você faz parte é mesmo nota dez! Beijos brasileiros e por favor não desapareça!

      Excluir
    2. A patota agradece , concorda em gênero, número e grau com as lúcidas ou realistas avaliações das amigas: a blogueira talentosa e a lusitana decepcionada (com toooooda razão) com o CARIO-CAOS do CHORO(já foi rio kkk) DE JANEIRO, e deslumbrada com as suas belezas naturais de evidência solar...ainda que emporcalhadas, esculhambadas, maltratadas, escrotizadas, esculachadas, etc., como as praias, para ficar somente em um exemplo. Até cego sabe já disto.
      Abraços apertados e beijos estalados para ambas e super queridas.

      Excluir
    3. Desculpe, a patota , na afobação rs, não disse muitíssimo obrigado pela nota dez da gentil blogueira. Mas só quem é nota dez reconhece os demais nas mesmas condições.A talentosíssima e genial Elis Regina dizia que só os bons se reconhecem. Bingo!. E beijos.

      Excluir
  11. Olha o que recebi (jamais imaginei esta possibilidade, esta leitura/análise ou este entendimento).

    Lúcio:

    Favor pedir a essa senhora para não utilizar o termo Pai de Santo de maneira preconceituosa. Os Pais e Mães de Santo são líderes religiosos, sacerdotes e sacerdotisas que fazem a mediação entre o Orun (plano divino) e o Aye (o mundo terreno).
    Nós candomblecistas não admitimos esse tipo de comentário. Já bastam os programas infames e ditos de humor que sempre procuram denegrir as religiões de matrizes africanas, bem como as orientações, condições, ou naturezas das evidentes diversidades, inclusive e principalmente, as sexuais.

    Abraço,
    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Lúcio querido, favor dizer a este senhor que o preconceito está nos olhos dele, no modo como ele leu minhas palavras, e jamais nos meus escritos, inclusive porque tenho real simpatia pelos Pais-de-Santo e pelo candomblé. Nós, jornalistas, lamentamos muito quando somos mal-interpretados, mas infelizmente muitas vezes os leitores entendem nossas afirmações com base em suas experiências e achismos, o que é lamentável. Bjos

      Excluir
    2. Por isto repassei, tão pasmado fiquei. Leio seus ótimos textos há bassssstante tempo e jamais neles todos percebi a mais tênue sombra negra e perigosa do preconceito-justamente por isto e pelo evidente talento,que sou seu fiel leitor,queriDannemann. Vou repassar sua resposta -à altura e desconstrutiva da má-interpretação- para o senhor em questão. Sempre tem a primeira vez, embora jamais tivesse imaginado esta possibilidade, repito.
      Beijão procê.

      Excluir
  12. Olá!!! boa noite. Zapeando pela net acabei esbarrando em seu blog. Sei que o post é antigo, mas gostaria de deixar um comentário. Então, vamos lá!!!!
    É fácil traçar um perfil, fazer analises duras, ter olhar critico quando nos referimos a cidade que não nascemos, né verdade? Mas quando é a nossa agimos da mesma forma? Com tanto empenho e olhar feroz? Não né? Vamos falar de BH? Você não é mineira?
    Depois de ler tanta coisa antiga e defasada, fica a certeza de que a crítica preconceituosa prevalece nos blogs. Procuro um que ressalte os verdadeiros valores do Rio, presentes diária e massivamente em forma de beleza, solidariedade, bom-humor, trabalho, criatividade, etc. Mas está difícil: a preferência segue sendo a crítica perversa, transvestida de uma falsa intelectualidade que se serve de pinçar a má notícia em meio a um oceano de boas coisas.
    Tem sido assim nos blogs, infelizmente. Esse ressaltar contínuo do lado feio das coisas. Isso sim dá ibope…
    Tudo o que você criticou do RJ e em respostas aos outros postantes, certamente você encontrará em TODAS as capitais brasileiras. Não é exclusividade do RJ. Só que eu sinto uma certa má vontade em relação ao RJ, é sempre um beicinho, um ar de menosprezo com suas conquistas e sua beleza. É sempre: Ah!!!! e as favelas? Santo Deus, em qual cidade brasileira elas são inexistentes? Em MG? Conhece o vale do Jequitinhonha? Não. Mas se mostramos? Ah!!!! carioca adora mostrar favela. E a violência? E as sujeiras? E tantas outras questões. Moro em Salvador e você iria se espantar com a quantidade de lixos e mazelas que assolam a cidade. E isso aparece nos vídeos de turismo? Não né? mas só o RJ é criticado.
    Outro ponto: Nós cariocas, levamos a fama de tudo que não presta no Brasil. Tráfico, violência, favelas e a malandragem. Nos outros estados é o jeitinho brasileiro, no RJ não!!! é malandragem pura.
    O que não acho coerente é queixar-se do lugar que tem seu emprego, sua moradia e etc, como detentor de toda sua vida ruim. Ninguém obriga ninguém a ficar no RJ. Seria no mínimo honesto à você e aos cidadãos descontentes, abandonar seu motivo de má qualidade de vida e insatisfação, e ir em busca de lugares menos cruéis e que garanta satisfação e qualidade de vida. O que te prende ao RJ?
    Moro em Salvador e odiei aqui (SSA), em vez de criar um blog pra criticar e despejar minhas lamurias, batalhei e estou indo embora. Não passarei nem 2 anos aqui. Com um rombo no orçamento, porque a empresa não arcará com a mudança de volta. Mas quer saber? Pago sem dó.
    Rio!!! já já volto, você não é o demônio que pintam, não mesmo. E pros que te odeiam RJ? saiba, minha querida cidade, você não possui trancas.
    Passar bem.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Será que tenho que ficar anonima? Mas não tenho problemas com o que escrevi, você tem do que escreveu? Será que agora você publicará meu comentário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iene, seus comentários estão todos publicados, querida. Não o foram antes porque não tenho tido tempo de me dedicar ao blog nos últimos dias. Aqui no Alma Lavada as divergências de opinião são respeitadas, falou? Seria bom se você fizesse o mesmo e aprendesse a discordar dos outros sem precisar recorrer à agressividade. Ninguém é dono da verdade, sabia? Opinião é igual a religião: cada um tem a sua. Passar bem você também.

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!