domingo, 10 de junho de 2012

Não há tatu que aguente viver de Complexo de Elis Regina

Dia desses fui ver uma exposição sobre o cineasta italiano Federico Fellini, e fiquei encantada com os desenhos que ele fazia para retratar seus sonhos, e que tinham por função a tarefa genial de alimentar sua criatividade.
Achei o hábito coisa de inteligência superior.

Tá certo que o homem já nasceu desenhista, mas o que eu gostei, realmente, foi do fato de que ele, mesmo sendo um artista plural, dedicava-se a alimentar sua criatividade nas horas vagas, tratando-a como um ser vivo que precisa de atenção e de estímulo. Fellini abria espaço para a fantasia, tratava a pão-de-ló sua imaginação para que ela fortificasse e desse frutos. Seus desenhos eram a porta para uma visita que ele fazia a si mesmo: um momento íntimo de expansão mental e de prazer solitário... quando ele fazia de sua mente um barco ou uma nave espacial, e viajava alegremente para dentro de si.

Veja você que, na nossa enorme lista de afazeres, a gente não encontra espaço pra encaixar um momento só nosso, aquela meia horinha tirada das 24 horas do dia e que vira um momento sagrado e inegociável... porque é o tempo da sanidade interna: tempo de acordar para si mesmo, tempo de "despertar" para uma realidade que é só nossa, e de mais ninguém.

No corre-corre interminável pra dar conta das obrigações cotidianas, a gente quase vira um pouco máquina, e no lugar de coração temos uma bateria que só avisa a hora de parar quando a exaustão nos rouba o travesseiro e ronca bem alto... atrapalhando nosso soninho leve que não descansa ninguém. Sentimentos? Necessidades? Desejos? Saudades? Afetos? Emoções? Brincadeira? Riso? Ócio? Talentos? Nada disso tem lugar na lista... porque na lista só cabe encargo, dever e lei.

Pois vou te contar uma coisa: como se diz lá em Minas, "assim não há tatu que aguente!".

Aí entra o papo de que, pra dançar, é preciso ser bailarina. Pra desenhar, tem que ser desenhista. Pra atuar, é claro que tem que ser ator! E pra cantar? Tem que ser cantor! "Pensar?! Pensar é coisa de filósofo ou de desocupado! E eu lá tenho tempo pra pensar?!".

Uma vez, na aula de canto, fechei a boca com medo do ridículo porque aquela nota era impossível pra mim. Como é que eu, Fernanda Dannemann, a mais real das princesas reais, ia desafinar?! Tratei logo de arranjar uma desculpa pra sair da situação constrangedora com o nariz em pé.

-- Não consigo!

Ao que meu professor respondeu:

--  O erro e a falta de jeito fazem parte da vida, mas não podem limitar a vida: eles são só um passo a mais pra gente aprender. E se der pra ser divertido, melhor ainda.

Caiu a ficha: eu não sou Elis Regina, mas também quero cantaaaaaaaar!!!!!!!!!!!!!


Olha alguns dos sonhos que Fellini desenhou:




7 comentários:

  1. Fernanda,

    Estou sempre aprendendo com voce, pois nao sabia que ele tambem desenhava, so conhecia o seu trabalho como cineastra .....

    Tambem nao sou tatu nao , rsrsrsrsr
    Nao sou Elis Regina (que saudades), mas gosto de cantar e dou muita risada de mim mesma, e quando entro nesta roda viva, paro e penso com meus botoes (o mundo nao foi feito num dia) e sempre reservo um tempinho para mim (recarregando as energias) e assim vou levando a vida ......

    FF como era mais conhecido entre os atores, na "La Dolce Vita", 1960 foi quem introduziu os "paparazzi" pela primeira vez ....homem de visao ......

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  2. Gilda, é claro que você não é tatu! Você é ovelha negra, e integrante do Clube Parisiense da Felicidade, da Alegria e da Sorte, cuja presidência é do nosso amigo Marcos Lúcio! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu durmo e acordo. Vez por outra a esposa conta que sonhei durante a noite mas nada lembro. Ela ja contou que eu me mexi, que falei (disse que eu ja falei Frances e Ingles!) e eu acordo sem lembrar de absolutamente NADA!!
    Pelos relatos dela, felizmente nunca cantei. Creio que se fosse cantar participaria do grupo "Paralelos do Ritmo" onde a musica seguia em Fa e eu cantava em Do, Re, Mi, Sol, La...
    Ateh a minha cachorrinha Maltes, que me segue ondo vou, inclusive quando vou tomar banho, sairia correndo e uivando se eu soltasse umas notas no banheiro.

    Fellini nao soh retratava os sonhos como escrevia detalhes e uma boa parte desses sonhos ele usou em alguns filmes. Era um genio ateh quando dormia! Quem sabe nao fosse tambem um bom cantor e nos nao ficamos sabendo?

    Hoje, finalmente (apos uma longa semana de chuva) o dia esta lindo e nos estamos no jardim do fundo da casa curtindo isso. Espero que nao esteja muito frio por ai e... Bom domingo para voce!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel, obrigada pelo convite. Fui lá e dei risadas com as piadas. Mas como é que que a gente faz pra comentar???

      Excluir
  4. Fernanda !!!!

    Que beleza !!!! Fico super feliz de pertencer a este clube,e ter o Marcos Lucio como presidente, que sorte a minha !!!!

    Adorei !!!!!

    Uma correcao: Federico Fellini,conhecido como Fe Fe.

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  5. Olha, Carolina queriDanneman... um post onde Sentimentos? Necessidades? Desejos? Saudades? Afetos? Emoções? Brincadeira? Riso? Ócio? Talentos? recebem o merecido e fundamental destaque (quem abre mão disto abre mão da vida real e desconhece, radicalmente o que é felicidade)e, como se não bastasse, cita Fellini e Elis (duas das minhas grandes_ dentre váaaaaarias_ paixões de excelência) e, mais ainda, me dá a grata notícia de que mais uma ovelha negra e persona grata e bem-vindíssima , como a Gilda, entrou para o Clube Parisiense da Felcidade, da Alegria e da Sorte (C.P.F.A.S.), só pode dar mais felicidade, alegria e sorte ao modestíssimo presidente.

    Mas, fundamentalmente porque, a contrapartida para a balança e o balanço existencial necessários, está nestas sábias palavras da atenta blogueira. Portanto, merece um bis:
    -- O erro e a falta de jeito fazem parte da vida, mas não podem limitar a vida: eles são só um passo a mais pra gente aprender. E se der pra ser divertido, melhor ainda.

    Santé e axé, com abraço forte para a vice-presidenta e para a (nova) diretora do Clube
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  6. Meu co-piloto disse que é um privilégio ser casado com a vice do Clube Parisiense da Felicidade, da Alegria e da Sorte! E como prova de minha satisfação com o cargo, já estou pensando em providenciar umas carteirinhas...

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!