quinta-feira, 12 de julho de 2012

O predador que bebe lágrimas de sangue

-- Você está triste hoje?

A costureira que mal conheço me olhou surpresa, e seus olhos se encheram de lágrimas imediatamente.

-- Não dormi bem esta noite por causa do meu filho de 17 anos...

Sorri para ela.

-- Filho nesta idade dá preocupação, né?

Ela quase tropeçou nas palavras, enquanto as lágrimas começaram a cair:

-- Perdi a menina. Era linda, mas morreu antes de nascer. Era pra ter nascido em dezembro... e eu sempre sonhei em ter uma menina... hoje tive que tomar remédio por causa disso.

O resto do papo não vem ao caso, o que interessa é que o filho de 17 anos, que não estuda, não trabalha e passa o dia todo matando e morrendo nos jogos de computador também agride a mãe verbal e fisicamente, deu vários pontapés em sua barriga e já aprendeu sobre como tocar o terror dentro de casa. A moça costura pra fora e chega a ter medo de voltar pra casa, preferindo dormir no trabalho quando a coisa fica muito feia. Aos 38 anos, toma remédio para o coração e não pode mais ter filhos. Soluça ao dizer que o rapaz a culpa pelo divórcio... e pela ausência de um pai que desapareceu no mundo. Mas ela logo justifica a tirania:

-- Ele precisa de psicólogo.

-- Não. Quem precisa de psicólogo é você.

Nos poucos minutos daquela conversa, eu olhava para ela e pensava no quanto podemos errar simplesmente porque amamos demais. Mas o amor não pode ser cego, e muito menos burro: desculpar o indesculpável só vai piorar a situação. Tive pena daquela mulher desesperada, que se diz incapaz de ser violenta e não suporta mais os maus-tratos do filho a quem ela vê como uma criança rebelde, ainda que ele seja macho o bastante para torturá-la como um adulto que já treina para, futuramente, bater em sua própria mulher. Terrível dizer, mas é ela, mãe devotada e sofredora, e que ama tão mal, mesmo amando demais, quem está ensinando o moço a respeito da doentia relação entre opressor e oprimido. Mas ela não percebe isso, é claro, porque só tem boas intenções.

Amor não pode ser incondicional; nem mesmo amor de mãe. Se não houver limites, a convivência vai à selvageria e tira de dentro de nós aquele predador cheio de dentes, pronto a enterrar as garras na carne de quem a tudo suporta. Este animal vive na jaula imaginária que a civilidade construiu em cada um de nós, mas varia de tamanho e brutalidade, sendo imenso e arisco em algumas pessoas, ou domesticado e sonolento em outras...

Aquele "amor que a tudo perdoa", que já esteve tão em moda no passado, está entre os maiores enganos da história do homem e deveria arder na fogueira da Modernidade. Quantas histórias de crimes passionais e de jovens bárbaros que cometem absurdos começaram justamente com este tipo de perdão?

Olhei aquela moça chorando de mágoa e de frustração, e pensei que amor que se faz de cego chora lágrimas de sangue no final.

11 comentários:

  1. O pior, é que o filho da mãe, em 99,9% dos casos é um doce submisso com a namorada que irá torturar nos 45 dias após estarem sob um mesmo teto. Graças a Deus não tive filho homem. Sei que serei criticado principalmente por quem tem bons filhos homens. É uma questão de preconceito meu. Segue um texto que escrevi por ocasião do assassinato da moça em SP - Que a polícia estourou a porta do apartamento: INACABADA Crime tem todo dia e muito. No caso da menina baleada na cabeça fiquei mais chocado lá pelos meus receptores de notícias sobre violência porque meninas têm mais graça, sutileza e beleza. É como flor que se olha e faz bem aos olhos e que se espera ver entrar na igreja ao lado de um pai para ser entregue ao noivo. Minha inocência é do tamanho das cerimônias com órgãos e corais entoando cantos beneditinos a fim de rogar a Deus benção aos casais em uniões, mas não é mais assim e o negócio agora é namorar pelado. Preciso me adaptar aos novos tempos até mesmo para auxiliar na sobrevivência de idéias para meninas incautas que sonham umas coisas e vivem outras. A delicadeza e sensibilidade natural de uma menina vaidosa e mais inteligente espetam a mente turva e imbecilizada de meninos ensinados que mulher é pra ser comida. Pai cretino o suficiente não falta. Apesar da grande virada nos valores femininos, as novas meninas não conseguem toda distância às vezes desejada do elo que as mantém mais próximas das mães, vendo seus valores de mulher e mãe. São antropológicos tais valores mas as mudanças na sociedade concorrem para desmontar conceitos e transformar a todos em comedores de hambúrguer. Moças e rapazes correm o risco de adipose e relaxamento dos neurônios , pela força de um novo sistema estranho e macabro onde o Funk e o crac exercem domínio. Falta escrúpulo a certos homens, e não há como enfiar escrúpulo em ninguém, portanto tudo de luminoso que se possa ver numa menina, corre imenso risco no mundo cada dia mais novo de ilusões e alucinações onde o sexo deixou de ser prazer em si para concorrer com outros artefatos de desejos. Assim é que um desintegrado e excluído pela incompetência para participar do que lhe parece adequado neste mundo viciado, de vez em quando resolve matar aquela que fugiu ao seu domínio. Por isso uma flor foi arrancada antes mesmo de desabrochar. Ficou uma obra inacabada,... da vida. Foi o caso de hoje na TV. Equanimidade é necessária ao julgamento deste crime.
    P.S. Passaram-se alguns dias e vários outros assassinatos envolvendo crianças aconteceram em muito curto espaço de tempo entre eles. Estamos vivendo uma escalada da ignorância absolutamente instalada pelo descaso. A violência do rio depende da pressão das margens.12/07/12

    O caso da moça assassinada ocorreu em São Paulo / caso que ficou conhecido pela demora em arrombar o apartamento (houve uma explosão da porta) ESQUECIDO AGORA EM JULHO DE 2009.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,

    Parabens, voce descreveu em rapidas pinceladas um drama, que como voce mesma o cita muito antigo.....

    Acho que todo mundo conhece este ditado: "cortar o mal pela raiz" pois bem, se na primeira levantada de mao (que eu nao sei com quantos anos o filho dela tinha) se ela tivesse reagido, eu nao acredito que ela estaria nesta situacao.

    Pelo que eu entendi, ela tem medo de voltar para casa, da qual ela paga aluguel (deduzo eu), paga todas as despesas, por que o filho de 17 anos (coitadinho) precisa de um psicologo....... que nao estuda, nao trabalha, e que fica horas no video game, sei la o que ..... e por cima a espanca ...... tambem concordo com voce quando diz que e ela que precisa de ajuda de um psicologo .....

    A tirania nao acontece so com os homens nao, tem muita mulher tirana tambem. Tudo bem que a proporcao, acredito eu, seja maior com os homens ..... o homem tem a forca bruta e a mulher a forca psicologica....eu realmente nao sei qual e a pior ......

    Infelizmente o amor de mae, com suas excessoes e incondicional, sim. Nao sou mae, por isso reajo de forma diferente, de quem esta de fora de uma real situacao.

    Tambem concordo que muitas maes nao enxergam um palmo na frente e acham seus filhos lindos e perfeitos, mas com raras excessoes tem maes que sofre, mas enxerga seus filhos como eles realmente sao.

    Todos nos temos as duas partes: a boa e a ma, cabe tambem aos pais, como educadores, incentivar as partes boas e alertar e tentar concertar as tendencias das partes ruins. E essas partes, tanto as boas como ruis, sao facilmente identificadas na infancia .....

    Beijos,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,

    Escrevi errado a palavra excessao digo escecao ou excecoes.

    Os homens tambem usam a tirania psicologica, assim como as mulheres a forca bruta.

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  4. Fernanda,uma das coisas mais complicadas nesse mundo moderno,é filhos adolescentes.
    Eu tenho dois,16 e 18 anos,e agradeço a Deus porque o pai deles me dá todo suporte,(apesar de sermos separados.)Caso contrário,eu não sei o que seria de mim,pois acho que filhos de pais separados,são bem mais rebeldes,que os outros. bjs.

    Monica.

    ResponderExcluir
  5. Em ocasião certa _ supondo nao haver acasos_ conversando com uma amiga, ela afirmou que no amor vale ou pode tudo. "Marrelógico" que discordei ampla, geral e irrestritamente. Como sou ou pretendo ser civilizado, ainda disse: "respeito sua opinião mas discordo radicalmente dela".

    E comecei logo, queriDannemann, pelo tudo (que não passa da outra polaridade do nada... puro maniqueísmo). Tudo mesmo? Até porrada vingativa ou ameaçadora?

    Se o mal ou o desacerto, não for cortado pela raiz, na primeira manifestação, adeus civilidade. Não se pode deixar passar do ponto tolerável, pois quem ama saudavelmente, cuida e respeita. A maioria dos "amores", infelizmente, são neuróticos ou irracionais.

    Quem ainda não entendeu que para tudo (aqui é tuuuuuudo mesmo!) há limites , inclusive para a nossa estadia fugaz no planetinha azul, sinceramente, lamento dizer que está só existindo, durando, porque viver é outro departamento.

    Os pais, quase sempre frustrados, evitam frustrar seus filhos, fazendo todas as suas vontades possíveis e, aí, " o rabo torce a porca" rsrs. Sem frustração e sem dificuldade, não´há desenvolvimento psíquico satisfatório e, bem menos ainda, torna-se viável o amadurecimento.

    O que vemos é uma cambada (no bom mineirês) de adultos infantilizados_ lamentável e insuportavelmente_, e até com dificuldade de receber um simples não.

    Como seu texto está, ma minha desimportante conceituação, prá lá de assertivo, mais não digito, até para não cansar sua belezura e dos meus raros e (im)prováveis leitores.

    Não sou Marcia de Windsor rsrs(alguns mais longevos ou com mais cultura geral sabem de quem se trata?!), nem nem gostaria de sê-la, mas dou 10 para este post, uma vez que "amor" é dos temas existentes, de mais pré-juízos equivocados, de que tenho ouvido falar.
    Santé e axé!!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro da Marcia de Windsor!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas ó, meu nego, tem uma coisa: não seja tão literal... se a amiga diz que no amor vale tudo, isso pode ser apenas uma força de expressão...

    ResponderExcluir
  7. "Marrelógico" que entendi a força de expressão da amiga, até porque ela, a amiga, é uma expressão de força e luz. Respeito opinião dela_traquejada_ até quando discordo radicalmente. É que a palavra amor é uma armadilha e serve para camuflar ate psicopatas, cruzes!!!.Elis cantou assim: "A barra do amor, é que ele é meio ermo...a barra da morte, é que ela não tem meio termo". Nestas questões, assim como na felicidade, tento radicalizar ao máximo e satisfaço-me com os resultados (ainda que parcos) que obtenho, queriDannemann. Como somos incompletos, busco ser inteiro na medida do possível e no possível da medida rsrs.
    Adorei saber que, pelo menos você, também se lembra da M.W. rsrs...
    Beijão.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  8. Marcos Lucio,

    Tambem me lembro da Marcia de Windsor .....rsrsrsrs

    Principalmente de sua elegancia, tanto no vestir, como no falar.

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  9. Estimada Gilda,

    Também por este motivo, você é a diretora, muiiiiiii merecidamente, do nosso C.P.F.A.S.

    Saúde e alegrias
    Marcos Lúcio.

    ResponderExcluir
  10. Repassando comentário da "caramana" JU, para seu conhecimento, queriDanneman.

    Adoooorei e me fez voltar aos meus tempos de NA(Narcóticos Anônimos), onde dediquei-me a ajudar. A cada reunião eu aprendia que amar tem limite sim, e sem saber que usaria para lidar com minhas filhas.

    Não podemos nos desgastar nas relações. Aprendi que é um dia de cada vez.Fazemos todos os dias inventários de nossas vidas para descobrirmos que não há erros, e mãe não erra por índole, mas por ignorância até nas boas intenções.

    Temos de aprender a respeitar as diferenças ... a vida deles é só deles a gente não a vive, no máximo orienta e aponta o que é adequado ou não.Devemos, inclusive, pedir desculpas aos filhos por nossas negligências ou falta de percepção (embora não sejam estes os nossos propósitos...muitas vezes repassamos os "equívocos" que aprendemos sem questioná-los" e sem perceber que não nos trouxeram reais benefícios).

    Aprendi e tento usar cada aprendizado para saber lidar com elas, respeitando as diferenças que existem em cada ser humano em particular. De nada adiantaria ficar noites de luzes acesas, esperando-as chegar, pois tudo que fazemos em excesso é contra nós mesmas.

    Filhos não sabem ainda de muita coisa, são imaturos e irão aprender somente com exemplos e o tempo, como acontece com todos nós. Até hoje sigo nos 12 Passos e 12 Tradições, me serve demais e tenho vc com seu carinho e dedicação para comigo e elas. Meu caminho segue, às vezes com pedras... elas não me ajudam, mas sei que estão ali e tenho de ultrapassa-las. Viver é difícil e, por isso, tem de ser Um Dia de Cada Vez, bjos te adoro e obrigado por sempre me mandar essas pérolas.
    Juliana

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!