segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Coitada da leoa, bicho!

É quase hora de dormir, e para evitar os pesadelos que até os canais pagos da TV  agora nos sugerem, com sua programação baseada em vizinhos assassinos, tabus do tipo “amores estranhos”, doenças raras ou “o mundo sem ninguém”, posso escolher entre ler um livro ou ligar pra algum amigo e dar umas risadas relaxantes. Escolho as risadas e ligo pro amigo.

-- E aí, meu querido, tudo bem?
-- Fluminense perdeu de três a dois com gol no último minuto! Fala aí pro teu marido...
(Meu marido já sabe: está “p” da vida, aliás, ao contrário do meu amigo, que também torcedor do time, dá a notícia sem emoção nenhuma, como se fosse jornalista esportivo. Sempre admirei esta sua maneira desapaixonada de torcer).
Mudo de assunto pra dar uma animada.
-- Mas e aí, como é que foi sua viagem de fim de semana?
-- Menina, a cidade está indo parar debaixo da areia da praia! O mar já engoliu dez ruas!
-- Credo! Então vamos deixar esta cidade pra lá e falar de outra coisa mais interessante, porque viajar para a Nova Iorque do "Planeta dos Macacos" não tá com nada...
-- Você viu o cara que batia nos cachorros lá no petshop? Saiu em todos os jornais durante a semana toda! O covarde sumiu. Batia de soco na cabeça do cachorro...
-- Não, eu não acompanho notícias horrorosas.
-- Ah, é! Você gosta de TV a cabo e Discovery. Eu também ando vendo Discovery. Dia destes vi uma documentário super legal, lá na África. Por causa de uma seca, a bicharada migrou para um lugar que tinha um riozinho bem pequeno. Leão, elefante, jacaré... só bicho grande. O hipopótamo deu uma mordida na cabeça da leoa, você tinha que ver! Arrancou um pedaço do focinho da bicha...
-- Não, eu não tinha que ver... escuta, você tá pior que os programas horrorosos da televisão. Não dá pra falar de alguma coisa mais leve não? Quem sabe as baixarias da novela... conta aí as últimas da Carminha...
-- Tá bom. Vou contar uma que parece mesmo cena de novela. Fui comer uma pizza em Copacabana agorinha mesmo. Sabe que vi uma moça bonita pra caramba, bêbada quase de cair, brigando com o balconista de um pé-sujo porque não tinha grana pra pagar e ainda queria outro chopp?
-- Sei...
-- E o balconista queria que ela pagasse com uma transa! Você não imagina como ele fez a proposta...
Desisti.
-- Olha, eu vou ver um pouco de televisão, ok? Tá começando aqui um programinha sobre o Universo que deve estar mais leve que este papo de hoje: “grandes colisões”.
-- Também vou ver o "Universo" pra relaxar com os choques interplanetários e tentar pegar no sono. Mas sabe, preciso te dizer: acho que vou sonhar com aquilo... coitada da leoa, bicho!

Deus me livre passar as férias numa NY assim...

15 comentários:

  1. Bom dia Fernanda,

    Olha só a minha situação: residindo em Paracatu, sem um belo calçadão a beira mar (e nem precisava ser um belo calçadão), atleticana de coração, tive que assistir ao jogo Flamengo X São Paulo, para ter notícias do jogo do Atlético, pelo fato do jogo ter sido em BH, não foi transmitido para o estado de MG.

    Lá em casa todos eram cruzeirenses e eu, talvez por um ato de rebeldia (que é uma das minhas qualidades), eu era a única atleticana, de bandeira e tudo o mais .... e sou até hoje.

    Quando mais jovem era mais doente, hoje me permito assistir um jogo quando eu quero assití-lo, sem fanatismo, mas com muita emoção.

    O mais engraçado é que meu filho (Toninho) é atleticano doente, mas doente mesmo, e a minha filha (Carolina) é atleticana sem nenhuma paixão.

    Para irritar o Toninho, ela mudava para o time que ganhava do Atlético...... aí já viu né?

    Quando o Atlético ganhava, ela virava atleticana de novo, só para irritar o irmão, que a chamava de vira-folha e a confusão estava feita. Era até divertido.

    Não sei porque me lembrei disso, mas aqui é o Alma Lavada, e voce Fernanda tem o dom de arrancar da gente a mas íntima lágrima da nossa alma e as mais profundas lembranças das nossas vidas, e já te falei isso num post antigo.

    Obrigada por tudo isso.

    Beijos,

    Mercedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Mercedes, adorei a história futebolística da sua família! Aliás, adoro histórias familiares, elas sempre aquecem o coração da gente, né? Agradeço muito por você compartilhar sua lembrança aqui com a gente, isso é que enriquece o blog, além de me deixar muito feliz. Sabe, fiquei feliz também com as palavras do último parágrafo; confesso que nem sei o que dizer... apenas isso: fiquei feliz demais. Bjos!

      Excluir
  2. Que amigo mala! Sergio Natureza - BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é meio mala mesmo, mas tem ótimo coração.

      Excluir
    2. Mala, não, eu sou no máximo uma frasqueira.
      O amigo

      Excluir
  3. A programação da TV é um lixo por que as pessoas gostam ou é o contrário??? Isso parece o tal: "quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?"... Não importa, mas o que interessa é que até os canais a cabo estão cada dia piores!!!
    Duilio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duilio,

      Se a TV é paga, não deveria ter propaganda, voce não acha?

      Um filme no TNT leva o dobro de tempo por conta das propagandas.

      Isso é um absurdo.... e ninguém faz nada.

      Um abraço,

      Mercedes

      Excluir
  4. Assunto diferente: Você tinha razão quando disse que não podia se confiar no STF, devido ao efeito teatral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfredo,

      estão jogando para a platéia, com certeza.

      Mercedes

      Excluir
    2. Entre um amigo torcedor do fluminense e um livro,eu fico com a segunda opção.

      Monica.


      Excluir
  5. O Blog da Fernanda evita a política porque a política está em absolutamente tudo. Explico: Para se concentrar numa extensão da existência humana é preciso declinar de outra... Extensão. Falei certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfredo... não escrevo sobre política porque não entendo o suficiente do assunto.

      Excluir
  6. Mauro Pires de Amorim.
    Concordo contigo, a tv brasileira tá péssima! Claro que, existem exceções, mas são raríssimas. No geral, na média, péssima. Escreví recentemente comentário no blog do Davis dizendo isso.
    Há tempos atrás, escreví comentário relativo a texto passado seu, dizendo que percebo que a humanidade, ao menos aquí no Brasil, está em franco declínio, involuíndo e a programação da tv, vem a ser o reflexo desse momento, afinal, por trás da máquina, existem pessoas e são estas que escolhem, planejam, roterizam a programação, de acordo com o perfil da empresa e o perfil do público alvo.
    Mas quem sabe, o pessoal dos altos escalões de planejamento da tv brasileira também esteja ciente desse momento de involução pelo qual nosso mundo passa. A grande questão é, se esse pessoal planeja esse tipo de programação em função da média do perfil involutivo conjuntural de nosso mundo ou se eles conscientemente, desejam aumentar, contribuir com tal processo involutivo?
    Seja como for, todo meio de comunicação social, principalmente de grande alcance, possuí função, papel social compatível com seu alcance e consequentemente, reflexo na sociedade na mesma proporção, afinal, conforme afirmei em parágrafo anterior, por trás da máquina, existem pessoas e raciocinar, refletir, não deve ser encarado como anomalia, exceção, caso contrário, cada vez mais, o uso e desenvolvimento pleno das faculdades mentais, do cérebro, tornar-se-á exceção em nosso mundo e a microcefalia funcional, o padrão médio vigente.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irretocável o comentário do Sr. Mauro Amorim. Nota 10!!!

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!