terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Panqueca, rainha dos EUA; banana, rainha do Brasil

Hoje foi dia de Radio City e Rocketes, o show de natal que já tem 85 anos. Lindo, e mesmo assim a velhota ao meu lado conseguiu roncar enquanto a moça na fileira de trás passou o show inteiro chutando as costas da minha poltrona. E a gente reclama que brasileiro não tem educação no cinema porque faz a mesma coisa... aliás... pensando bem... será que a garota era brasileira???


Pra quem acha que americano é mala, conto que o gerente do estabelecimento nos presentou com dois ótimos lugares na plateia da sessão das 20h, quando fomos lá chorar nosso atraso de 50 minutos para o show das cinco da tarde. Por falar nisso, concluí que já não é preciso falar inglês para vir turistar em NY: espanhol é a língua que a gente mais ouve pelas ruas. E quase todo o pessoal que atende os turistas, como garçons, vendedores e taxistas têm o castelhano na ponta da língua, já que são latinos ou filhos de latinos.

Por falar em taxistas, outra coisa que notei na cidade é que, ao contrário de até dois anos atrás, quando estive aqui pela última vez, hoje há muito mais carros de passeio pelas ruas e muito menos táxis. E olha que está chovendo direto... e o povo todo anda a pé, com ou sem guarda-chuva, na maior animação. Inclusive eu, que considero a caminhada um dos melhores programas em NY, onde a gente vê todo o tipo de gente. Olha as duas companheiras Chester que encontrei, vindas diretamente do outro lado do mundo!
 
Outra diversão é o Macy's, a maior loja de departamentos do planeta, onde a gente também vê de tudo: verdadeiro parque temático para quem gosta de compras, e o legal ali é que pode-se encontrar coisas lindas misturadas a outras muito bregas. Então vemos o quanto que o que é chique para os gregos pode ser brega para os troianos.
 
 
O mesmo, inclusive, podemos dizer da comida. Pedi uma panquequinha no meu café da manhã e olha o que me trouxeram... alguém me explica como é que este povo está vivo comendo isto aí todo dia logo cedo?

 
Fiquei com enjoo só de olhar e decidi comprar umas frutas. Mas as frutas americanas... ai, coitadas! Parece que usam botox e preenchimento, e que também exageram na maquiagem, pra então ficar com cara de artificiais e infelizes. Alguém já viu uma banana mais triste do que esta?
 
(Triste fiquei eu, quando vi a pobre coitada! E tratei de ir comer uma panqueca leve, só com manteiga... fazer o quê? Em terra de americanos, a panqueca é a rainha.
Banana? Só mesmo no Brasilzão!

 

8 comentários:

  1. Vou te dar uma dica para o cafe da manha: Le Pain Quotidien. Procure uma loja http://www.lepainquotidien.us/#/en_US/locations/new_york/midtown
    Voce estara num cantinho parisiense em NYC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro esta loja! Em Paris eu comia lá!!!!! (Manda de novo a dica do restô porque apaguei sem querer). Brigads!

      Excluir
  2. Essas bananas parecem aquelas batatas fritas Pringles de latinha: todas iguis.

    ResponderExcluir
  3. Pois é , darlingDannemann...como não admito, na minha vida, qualquer tipo de preconceito , sempre peço aos amigos para sinalizarem se esta ignorância ou estupidez ousar chegar perto de mim rs.

    Só vou pitacar porque você disse que gosta e "solicitou" rs.

    O seu post, não só pela nojenta e enxundiosa panqueca que provocou-me engulhos rs, só corrobora a falta de interesse que sinto por esta cidade que "loves you", e, claro, NYNY "you love", too. Beleza!

    Somente o comentário do Ariel contém algo de interessante -um cantinho parisiense- a partir do que considero relevante ou gostoso ou necessário.

    A propósito, estou com uma afilhada mineira, portanto conhece comida boa, fazendo -há uma semana- intercâmbio na Flórida, em cidade pequena. Ela está passando mal com esta culinária(?!) HO-RRO-RO-SA.Se não melhorar, se não houver alternativa, vai ter de voltar por falta de adaptação alimentar.Pasme!

    Os "Istêitis" não me reconhecem, não me merecem e vice-versa rs, ainda que seja falha minha,mas...pra lá de bem resolvida, analisada e concluída, conceitualmente, e de acordo com meus interessese e necessidades. Ainda bem que há inúmeras e melhores alternativas...o problema seria se só existissem Brasil(que adorro:sou brasófilo, apesar dos pesares) e USA.

    Quanto à cafonice americana (lembro que Miami bateu recorde e diverti-me com isto rs) , estas boas fotos comprovam ou não deixam mentir, embora sempre haja exceções. Sob este aspecto, já vi muita gente brega elogiando e reconhecendo pessoas chiques e jamais, em tempo algum-que eu saiba- uma pessoa chique elogiou uma brega.

    Sem nenhum juízo de valor, caráter ou desmerecimento, pois há lugar para tudo e todos, é mais ou menos como o letrado e o ignorante, o fino e o casca grossa, ou o discreto e o espalhafatoso...não se confundem e se auto-diferenciam. Sem inconsistentes relativismos, please! Daí que brega é brega, chique é chique, grego é grego e troiano é troiano, mas ( só) a mulata é a tal da mediania rs.

    Não me coloco em nenhuma destas posições elencadas, pois nunca somos os nossos melhores juízes. Deixo que amigos, conhecidos, etc., avaliem e comentem , o que sempre acaba acontecendo e analiso a pertinência ou não da dica.É que os observadores- alguns até invejosos- podem estar fazendo, muitas vezes, inconscientemente, as eternas transferências ou projeções. Mais ou menos como macacos que sentam em cima do próprio rabo e, sem vê-lo, falam mal do rabo alheio rs.

    Desejo de coração que você usufrua de dias maravilhosos e inesquecíveis na BIG APPLE... na medida do possível e no possível da medida, "bien sûr"!

    Santé e axé!!!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos CHESTERS!

    Sergio Natureza - BA

    ResponderExcluir
  5. Fernanda,

    Ja ate anotei a dica do Ariel, pois para mim, o problema quando viajo e a comida, sem excessao, ate em Paris que amo de paixao tive alguns probleminhas, sim, pois o que eu gosto e muuuito caro. A saida nas proximas viagens sera um parte hotel, pois poderei fazer algumas comidas rapidas e frescas. Como uma boa taurina que sou a comida e fundamental e um prazer.

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui muito, quando tripulante de cia aerea e recomendo:
      Bistro de La Gare 59 Boulevard du Montparnasse.
      Brasserie Lipp 151 Boulevard Saint-Germain.
      Nos Ancetres Galois 39 Rue Saint-Louis en l'Île

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!