quinta-feira, 18 de abril de 2013

Frase do dia


“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente”.
                                                                                                                     (Kierkgaard)


 

15 comentários:


  1. Pois é queriDannemann...você foi citar justamente alguém que admiro taaaaanto, pois comungo das afinidades existenciais, identifico-me com a solteirice, quase noivado, etc. Farei dois posts, desculpe o aluguel rsrs.

    Em suas obras, o filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard lançou os fundamentos do existencialismo a corrente que depois receberia a contribuição de Heidegger e Sartre, e fez vasto uso de pseudônimos para uma finalidade muito especial: eles representam, não ele próprio, mas personagens com pontos de vista e atitudes próprias. Estabelece uma dialética entre esses personagens, ou seja, entre dois ou mais pseudônimos seus. Deste modo, um livro assinado com um pseudônimo responde a outro livro, assinado com outro pseudônimo. O Pseudônimo Johannes Climacus trata do dilema entre a dúvida e a fé. Vigilius Haufniensis ocupa-se dos aspectos psicológicos do pecado e da ansiedade. Johannes de Silentio e Constantin Constantius ocupam-se da ética, a partir dos aspectos envolvidos no relacionamento de Kierkegaard com Regine Olsen. Anti-Climacus é o cristão ideal, etc.

    O seu propósito não era o anonimato mas desvincular sua personalidade dos assuntos polêmicos de que tratava

    Maturidade. Kierkegaard viveu solteiro e um dos grandes acontecimento de sua vida foi justamente romper um noivado, ao mesmo tempo que a grandeza de sua obra nasceu praticamente das racionalizações filosóficas e românticas formuladas por ele para justificar para si mesmo e para a sociedade sua renúncia. Ele conheceu em 1837, Regine Olsen (1822-1904), em casa de amigos que fora visitar. Ela pertencia a uma família abastada de Copenhague e tinha 14 anos, idade núbil para as moças daquela época, e Kierkegaard não tinha como rejeitá-la, face ao interesse que despertou na jovem. Viu-se levado ao noivado três anos depois, em 1840, um evento com grande repercussão devido à grande projeção social de sua família e da família de sua noiva. Quando não suportou mais a situação, Kierkegaard rompeu o noivado subitamente e embarcou para a Alemanha. Porém, procurou fazer que todos pensassem que ele fora rejeitado por Regina, a fim de que, segundo ele, a reputação da noiva nada sofresse.
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pitaqueiro, além de tudo, saca tudo de filosofia!

      Excluir
    2. Ahhhhhhhh...quem dera.Mas sou absolutamente apaixonado pelo tema e por alguns dos seminais filósofos. Entenda bem: pelos seus pensamentos e/ou questões existenciais.O cadinho que sei ,quase nada diante da vastidão do universo filosófico, é puro autodidatismo...curiosidade mesmo.Então a frase correta seria: ele saca, tira, ou suga da filosofia, o que pode e quando consegue.

      Se existe algo que ajudou a segurar minha onda (tsunâmica rsrs)foi, e é, indubitavelmente, ela que facilitou minha busca pela vida interior (conheça-te a ti mesmo) e que jamais estará pronta, imperfeitos que somos.Através da eterna vigilância e dos inúmeros e constantes esforços, tornei-me ou pretendo tornar-me o meu melhor Personal soul...gostou???. Por isto mesmo que já disse: além de ser banal que nem pardal rsrs...não sou pouca porcaria...sou penico cheio e como evoluí um bocadinho mais, rodeado de moscas varejeiras rsrs.
      Santé e axé!
      M.L.

      Excluir
    3. Personal soul é sensacional! E dei risadas com a sua evolução: rodeado de varejeiras é o máximo! Quá! Quá! Quá!!!

      Excluir
  2. Continuando e compartilhando,para apimentar, com um dos seus textos brilhante e polêmico...

    Nenhum Amor é Menos Ridículo que Outro

    Temos, pois, que ao amor corresponde o amável, e que este é inexplicável. Concebe-se a coisa, mas dela não se pode dar razão; assim também é que de maneira incompreensível o amor se apodera da sua presa. Se, de tempos a tempos, os homens caíssem por terra e morressem subitamente, ou entrassem em convulsões violentas mas inexplicáveis, quem é que não sofreria a angústia? No entanto, é assim que o amor intervém na vida, com a diferença de que ninguém receia por isso, visto que os amantes encaram tal acontecimento como se esperassem a suprema felicidade. Ninguém receia por isso, toda a gente ri afinal, porque o trágico e o cómico estão em perpétua correspondência. Conversais hoje com um homem; parece-vos que ele se encontra em estado normal; mas amanhã ouvi-lo-eis falar uma linguagem metafórica, vê-lo-eis exprimir-se com gestos muito singulares: é sabido, está apaixonado. Se o amor tivesse por expressão equivalente «amar qualquer pessoa, a primeira que se encontra», compreender-se-ia a impossibilidade de apresentar melhor definição; mas já que a fórmula é muito diferente, «amar uma só pessoa, a única no mundo», parece que tal acto de diferenciação deve provir de motivos profundos.
    Sim, deve necessariamente implicar uma dialética de razões, e quem não as quisesse ouvir ou não as quisesse expor, ganharia mais em desculpar-se com a inoportuna extensão do discurso do que em alegar a falência total de explicações. Ora a verdade é que o amante não pode explicar nada, não sabe explicar nada. Viu centenas de mulheres; deixou talvez passar muitos anos sem experimentar o amor; e um dia, de repente, vê a sua mulher, a única, a Catarina.
    Isto é ridículo. Sim, é cómico que tão grande força que há-de transformar e embelezar a vida inteira - o amor - nem sequer seja como o grão de mostarda donde deverá surgir uma grande árvore, que seja menos do que isso, que, em última análise, se reduza a um quase nada. Sim, é cómico que do amor não se possa apresentar um só critério prévio, por exemplo a idade em que se produz tal fenómeno, que da escolha da única mulher no mundo não se possa dar a mínima razão, que se haja escrito que «Adão não elegeu Eva, porque não teve possibilidade de a distinguir entre as mulheres».
    Não será igualmente cómica a explicação apresentada pelos amantes? Ou melhor, essa explicação não servirá para acentuar ainda mais o aspecto cómico? Os amantes dizem que o amor os cega, e depois de dizerem isso é que tentam iluminar o fenómeno. Se um homem entrasse numa câmara escura para ir lá buscar um objecto qualquer, e se respondesse «não vale a pena, a coisa não tem importãncia», a quem lhe dissesse que procuraria melhor se levasse consigo uma luz, eu compreenderia muito bem a atitude desse homem. Mas se esse mesmo homem me chamasse à parte para em grande mistério me confiar que ia buscar uma coisa importantíssima, e que por isso mesmo tinha de a procurar às cegas - como poderia a minha pobre cabeça de mortal seguir a subtileza de tão desconcertante linguagem! Evidentemente que não lhe riria na cara, para não ofender; mas, assim que ele voltasse as costas, não poderia mais conter a vontade de rir.

    (...) Se me entrego à hilaridade, estou muito longe de querer ofender alguém. Desprezo, porém, esses loucos, persuadidos de que o amor deles está tão completamente justificado que podem de bom grado mofar dos outros amantes; pois, uma vez que o amor se furta a qualquer explicação, todos os amantes se tornam igualmente ridículos.
    Santé e axé!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  3. O olhar fixado no passado é o alimento das neuroses, transformando a existência numa eterna compulsão para repetição. A mente saudável, penso, é construída pela dialética temporal Passado- presente- futuro.

    ANTONIO CARLOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo: minha opção é evitar olhar para trás. Vou escrever sobre isso qualquer hora.

      Excluir
  4. Fernanda,

    Olhar o passado para mim, e relembrar o que eu sou, na mais pura concepcao, e lembrar as raizes ..... o passado tambem e importante para que no presente nao se cometa os mesmos erros .... quanto ao futuro, aprendi que se o meu presente for bom, o meu futuro tambem o sera .....

    Marcos Lucio,

    Como sempre acrescentando como ninguem em seus comentarios, Parabens!
    Para mim, paixao e cega, e o amor e livre (nao se pode prender ninguem, a pessoa fica do lado se quiser), e e por essa razao que e raro .......

    Forte abraco para os dois.

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, concordo: o passado é um bom professor e não nos deixa esquecer quem somos. A gente só tem que tomar cuidado para não ficar saudosista... aí é que está o perigo, né?

      Excluir
    2. Mais uma vez obrigado pelas generosas e simpáticas palavras, estimada Gilda.

      E Dona Mônica mandou muito bem e poetizou, de fato.

      Abraço caloroso para ambas
      M.L.

      Excluir
  5. Para apagar os momentos infelizes do passado,eu sigo garimpando a felicidade no presente...

    Monica.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda,

    E isso ai, tem que se ter cuidado com o saudosismo ...ai voce so vive no passado mesmo .... e isso e muito triste....

    Monica !!! agora poetisa !!! Que beleza !!!

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma vcs duas aí,foi só um contágio do Marcos Lúcio. rs

      Monica.



      Excluir
  7. Uaaaaaaau! Que foto hein...

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!