quarta-feira, 24 de abril de 2013

MAR e MAM: o primo rico e o primo pobre

Ontem, feriadão ensolarado no Rio, passei em frente ao MAR, o novo museu que virou coqueluche. A fila na entrada (como sempre) dava voltas, gente de todas as idades e classes sociais, uma cena tão bonita de se ver quanto os quadros que estão expostos lá dentro...



E então passei pelo MAM, o Museu de Arte Moderna, e confesso que não entendi por que é que há tanto investimento de grana e de publicidade ali na Praça Mauá, enquanto que bem perto, em pleno Aterro do Flamengo, a gente se sente em outro país... ou melhor, a gente sente que voltou ao Brasil. O MAM estava às moscas! Lixo por toda parte, o chão sujo, a grama alta e queimada, a aparência de abandono... havia até gente tomando banho no jardim e pendurando as roupas na grade do estacionamento... na maior naturalidade! Pena que fui pega em flagrante por eles no momento de fazer a foto...

Mesmo ali, encravado de frente para a Baía, cercado pelo jardim de Burle Marx e pelo céu aberto de um azul que só o Rio tem, mesmo dispondo de um prédio que é verdadeira obra de arte... o MAM me pareceu agonizante no feriado de sol... um quadro triste de se ver, e no entanto uma cena brasileira tão típica quanto uma tela de Tarsila ou Portinari... daquelas que estão lá dentro, esperando quem as queira admirar.







15 comentários:

  1. É realmente inaceitável o abandono do MAM. As suas fotografias revelam exatamente o atual estado do local. Sempre vou lá, vejo isso e não compreendo. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei revoltada, Andrea... olha, aproveito o momento pra comentar a mudança no seu blog: ficou realmente muito bonito, mas me senti meio perdida na hora de navegar pelas postagens. Queria até te mandar uma mensagem, mas não entendi muito bem onde deveria clicar. Por que você mudou?

      Excluir
    2. Fernanda, vc é uma fofa! Meu blog não é sério como o seu querida! Não tem uma linha, é dasalinhado mesmo. É só um álbum de figurinhas, sem importância.
      Mudei porque cliquei errado... depois fui ver e achei diferente. Minha filha também achou confuso. Vou mudar o layout então. Obrigada pela dica.
      No mais, continue com suas postagens. Elas são inspiradoras. Dá para lavar a alma mesmo!
      Todos os alohas para vc!

      Excluir
    3. Adooooooorrrrrro ser chamada de fofa! Seu blog pode não ser sério, mas também é fofo... muda sim que é pra facilitar a vida do leitor. Fico contente demais em saber que o Alma tem amigos, às vezes desanimo um pouco. Às vezes alguém me diz que eu deveria adotar um tom mais polêmico pra aumentar os acessos... e há blogueiros que propõem "trocar" publicidade, no estilo "eu anuncio o seu e você anuncia o meu, "eu comento no seu e você aparece lá no meu", sabe como é, né? Mas acho que aí a coisa perde completamente a graça. Você, que também faz um blog livre da obrigação de ser grande,deve entender o que estou falando. Fiquei feliz! bjão

      Excluir
  2. O primo pobre eu o conheço,visitei algumas vezes,já o primo rico é coisa recente não é do meu tempo.

    Monica.

    ResponderExcluir
  3. Há muito, o MAM sofre com o descaso e abandono oficiais. Agora, então, todos os olhos estão voltados para o MAR, como se fossem realidades necessárias de atenção e cuidado, mutuamente excludentes,

    ANTONIO CARLOS

    ResponderExcluir
  4. O MAM tem tudo pra ser uma das principais atrações do Rio. Não entendo porquê está abandonado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descaso das "otoridades". Saca a velha "falta de vontade política"? Se a gente não tem nem posto de saúde no feriado...

      Excluir
  5. Os que possuímos olhares mais atentos e/ou sensíveis,há muito sabemos que o "deixapralaísmo", o esculacho, o abandono e o descuido ...são carioquices da gema e genuínas, porém, imperdoáveis.As fotos dizem tudo e não escondem nada. Pena que o populacho lavando roupa e pendurando na grade,não permitiu as fotos deste fim da picada.
    Santé e axé!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
  6. Fernanda,

    O descaso neste caso ao meu ver, e realmente descaso dos que estao no poder. Mas veja bem, quem sabe se com a Copa do Mundo e as Olimpiadas eles nao resolvem dar uma bela de uma maquiagem, logo apos ter lido o seu blog !!!!
    Veja bem seus seguidores estao aumentando, os numeros nao mentem.

    Felicidades,bjo

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda, minha flor... uma maquiagem eu acredito mesmo que eles vão fazer para a Copa, e vai ser na cidade inteira, não só no MAM. Quanto ao blog, os seguidores ainda são poucos, mas não é que estamos chegando aos 100 mil acessos, menina?????

      Excluir
    2. O problema maior , queridas Vice-Presidenta e Diretora do C.P.A.F.S -as evidências não me deixam mentir- é que os cuidados e as obras de maquiagem são feitas com material de quinta categoria, superfaturados, dispensa comentários...para durar uma ou duas estações e depois volta tudo à esculhambação.Acredito que até o MAR foi feito assim.Aguardemos e, logo, logo, será mais um primo pobre rsrs.Sinceramente, perdi as esperanças... se é que um dia as tive rsrs, nas "carioquices ixpertas" .
      Santé e axé!
      O modesto presidente

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!