domingo, 14 de outubro de 2012

Quem é Carminha???

Não, não venha me chamar de bitolada porque eu não sei quem é Carminha. Até pouco tempo eu não sabia absolutamente nada sobre ela, mas tenho visto, pelas bancas de jornal, que trata-se do papel da atriz Adriana Esteves na novela “Avenida Brasil”, que passa na Globo. Mas até aí morreu o Neves, como se diz lá em Minas Gerais. Tudo o que eu sei sobre esta “pessoa” que está na boca de todo mundo, e que faz o país parar na hora da novela, se resume a isso.

Sim, o país pára: dia desses fui ao aniversário de um amigo bombeiro e pasmei ao ver a bombeirada toda de olho pregado na TV. O capítulo era importantíssimo, me disseram, pasmos por sua vez ao saberem que eu não tinha a menor ideia do que estava rolando no terreiro da Carminha.
Olha, graças a Deus não perco meu tempo com novelas, e me sinto realmente lisonjeada quando alguém me confunde com um E.T. quando assumo que não sei quem é Carminha, e não sei mesmo! 
Nas poucas vezes em que sintonizei a Globo na hora da novela foi porque estava zapeando, e só o que vi foi cena de baixaria. Muita briga, gritaria, palavrão, gente rolando pelo chão aos tapas, gente se agredindo verbalmente, gente armando o golpe. Sem falar nas cenas de sexo, que realmente não precisavam estar no roteiro. Precisavam?
Parece que os novelistas de hoje estão em crise criativa e brigam pela audiência levando à TV o que há de pior na cultura brasileira: o tal “jeitinho” sem educação, ávido por se dar bem... e uma breguice sem fim, uma falta de bom-gosto, e até de princípios, que parece que ficou na moda justamente porque é mote de novela da Globo... sabe como é, a Globo leva ao ar, o povo acha lindo e incorpora, e com uma rapidez e uma facilidade a jato.
Seja o vestido da Patrícia Poeta no noticiário, passando pelos bordões, figurinos e atitudes dos artistas nas novelas, o telespectador engole tudo junto com o jantar. Semana passada li no jormal que já existem festas de aniversário infantis ambientadas no mundo de "Avenida Brasil", e que as meninas vão vestidas de Carminha e os meninos vão fantasiados sei lá de quem, um personagem masculino da novela. Não falta muito, as garotinhas de oito, dez e 12 anos, vão querer ser a Carminha quando crescer, sabia disso? Ou a Suelen, a periguete desta mesma novela, que também estourou nas capas de revista, deu uma fama tremenda à atriz Ísis Valverde e ganhou a simpatia popular... o pessoal acha a periguete uma fofa! Imagina a cena: 

-- Mãe, quando eu crescer quero ser periguete!

Fico pensando se a TV é um espelho do povo ou se é o povo que imita a TV: acredito, por exemplo, que a mulherada esteja, mais do que nunca, brigando de tapa por aí e usando suas Louis Vuittons como arma, motivadas pelo roteiro da novela que não economiza no quesito soco na cara, pelo que já pude constatar em minhas zapeadas.  É feio? É, mas se a novela da Globo já oficializou, pode.

É uma pena: os atores, mesmo os que têm talento, ficam ridículos, e o telespectador que ainda não sofreu lavagem cerebral se sente até constrangido.
Enquanto isso, a massa delira: Carminha é quase heroína nacional. Joaquim Barbosa que se cuide.

Leia também:
Periguete: vergonha nacional

24 comentários:

  1. Sou obrigado a assistir capítulos porque a TV, nossa TV, pertence aos meandros da casa e o sensível aparelho me faz pensar se o que ensina é bom ou ruim. Ensinar, ensina e só não sei bem o que. Nesta roleta da vida, nesse mundo atual, a promessa do fim, a velocidade dos acontecimentos, precisa mesmo de uma válvula de escape. A minha é o computador, onde consigo ouvir Julio Iglesias enquanto a Carminha grita. Adriana Esteves grita e chamam isto de talento. O que morreu do Casseta e Planeta, chamou a outra, a Nina, de Maria enjoada e ela, coitada, nunca mais se ergueu. Ficou mesmo, Maria enjoada.

    ResponderExcluir
  2. Carminha, tal qual o carnaval, nada mais eh do que o opio do povo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Fernanda,

    Eu me recuso a assistir novelas porque elas não me acrescentam nada, só aumentam a minha indignação pela inversão total de valores que assola o país. O resultado está aí.

    Assim como voce, eu não sei da história da Carminha, Nina, Tufão e sei lá quem mais.

    Sou de BH e hoje moro em Paracatu - Minas Gerais, terra de Joaquim Barbosa, a quem admiro muito, por toda sua trajetória de vida.

    Mas veja só, o Ministro Joaquim Barbosa está simplesmente exercendo as suas funções, ou seja, relatando, com imparcialidade, os processos que a ele foram distribuídos, afinal, esse é o papel da Justiça, não é?

    Resumindo, ele está cumprindo as funções para o qual foi nomeado e pelo qual é pago com o nosso dinheiro, como os outros o são. E, por estar cumprindo as suas obrigações, virou herói nacional.

    Isso é maluquice.

    Beijos,

    Mercedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercedes, você tocou num ponto muito importante. Eu, que não gsoto nada de ídolos, também não simpatizo com este oba-oba em torno do ministro Joaquim Barbosa. Mas isso é papo para um outro post, que vou escrever em breve, e aí você me diz o que pensa... bjos!

      Excluir
  4. Escreve logo esse negócio, porque eu, a Mercedes e mais um monte de gente quer saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô escevendo, tô escrevendo... (dei risada com as suas palavras). E por falar nisso, por que é que você não escreve mais nada lá no Barão???????

      Excluir
    2. Isso mesmo Alfredo.......

      Fico frustradíssima quando entro no blog da minha querida conterrânea e, tomo a liberdade de dizer, minha amiga Fernanda e não vejo um post novo. Voce acredita?

      Viciei na Alma Lavada, porque aqui também lavo a minha alma.

      Mercedes

      Excluir
    3. Ih, mas assim eu vou ficar muito "prosa"...

      Excluir
    4. Pode ficar ..... e com toda a propriedade.

      Mercedes

      Excluir
  5. Pôôôôxa,estou me sentido o patinho feio da história,(quero dizer do blog).Ninguem acompanha a novela???... Então eu não tenho nem com quem apostar as minhas bijouterias,sobre quem matou o Max!!!

    Monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Monica, parece que aqui não vai rolar aposta não... mas manda uma biju aí porque eu adoro!

      Excluir
  6. Fernanda,

    Tambem nao conheco esta personagem e nem a novela, pois raramente ligo a TV.
    Mas voce escreveu duas palavras que eu uso muito: "lavagem cerebral"... e isso ai, nao so as novelas, os programas estao quase todos assim (logico que temos excecao...) mas sao poucos.
    O fato das pessoas pararem para ver novela (como esta) demonstra como a cabeca delas estao ......

    Beijos

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  7. Como não assisto nem tv a cabo, embora eu tenha o mínimo de canais para eventuais visitas familiares (raríssimas , diga-se "en passant"...), graças a Deus não tenho a menor noção dos horrores, ou das baixarias ou das mediocridades televisivas, que só chegam a mim, através de notícias ou comentários eventuais.

    Um pormenor: minha tv fica trancada em móvel específico para ela e nem lembro, muitas vezes, da sua indesejada existência. Desde a adolescência (milênios) não curto tv e jamais acompanhei uma novelazinha sequer. Também não disponho de tempo para isto.

    As raras vezes em que sou "obrigado", por momentos...sinto-me constrangido. Agora mesmo, recém chegado de viagem às Minas Gerais pra visita familiar...nos momentos em que não havia reuniões para almoços, lanches, festas , e tais e quais onde se joga boa conversa fora...justamente quando o povo parava pra ver "este acontecimento(?!)", simplesmente retirava-me para o quarto de hóspede e abria meu ótimo livro ...sempre uma excepcional companhia.

    Ainda acredito que somos o que vemos, o que comemos, o que vestimos, o que ouvimos, o que lemos, e por aí vai...com honrosas exceções.

    Até pelo sucesso que está fazendo esta novela, posso deduzir, levando-se em conta o lamentável nível cultural do país...que deve ser mais uma bobagem apelativa global embrulhada para presente. Respeito a opinião dos discordantes, que merecem o que veem, naturalmente.

    Ato contínuo, faço minhas as palavras da blogueira em mais um excelente post e, sem preconceito acrescento: não vi e não gostei.Além de E.T e ovelha negra, sou rês desgarrada com muito orgulho e alegria.
    Santé e axé!
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então enquanto o povo vê a novela, vamos dar os bracinhos e juntos passear no bosque!

      Excluir
    2. Certamente, queriDannemann...pois o lobo mau não virá...ele estará _evidentemente_ assistindo a novela ou a Carminha(o que é esta pobre criatura, cara pálida??? rsrs...), isto se ele não for a própria novela disfarçada de...rsrs...

      Graças a Deus conheço boas e interessantes pessoas que igualmente ignoram a rainha do lar (tv) .Elas têm atividades de resultados muiiiiiiiiiiiito mais utilitaristas. Também conheço gente boa que assiste...mas não entendo, embora respeite profundamente, "podicrê", amizade!!! rsrs...

      E não só passear no bosque...há uma infinidde de coisas y otras cositas más... orgânicas, gostosas, inteligentes, relevantes, evolutivas, divertidas com bom gosto, além da fundamental boa leitura e de ouvir a excelente música de qualidade inquestionável...para quem tem imaginação e criatividade ou inteligência emocional, no mínimo.Até mesmo fazer uma atividade física ou visitar um enfermo ou fazer um trabalho voluntário é mais importante que ver novela, d"accord???, sem a menor pretensão (idiota) de querer ser o que sabe ou o especial...já sou ovelha nigérrima e já é o suficiente e bastante para satisfazer-me.
      Santé e axé!!!
      Marcos Lúcio

      Excluir
  8. Ola!!!
    Venho informar que do outro lado do Atlântico, em Portugal, a telenovela Avenida Brasil está a fazer furor tremendo, assim como a Gabriela! Deixem-me confessar ..como me sinto ignorante quando as pessoas comentam sobre a as personagens e os acontecimentos das novelas : ..." viste a(o) fulana(o) da novela Avenida Brasil e ou Gabriela?.." Eu fico ali, sem saber do que falam, de quem falam e a pensar, meu Deus como eu sou ignorante!!?? Raramente vejo televisão, nunca tive gosto,nem interesse em telenovelas , quer portuguesas, quer brasileiras! Pois é...Prefiro ocupar o meu serão com conversas familiares, colocar a conversa em dia com os amigos e antes de adormecer ler um pouquinho e continuar a sentir-me ignorante aquando as conversas de grupo sobre as Telenovelas !
    Fernanda, obrigada por escrever sobre temas tão pertinentes !
    Agradeço ao Lúcio que me envia, sempre os textos por email.
    Beijo enorme para os dois !

    Cristina Pinto ( Portugal )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, sejas mui bem-vinda aqui no blog! Estavas sumida, hein?! Ora pois, menina Cristina, deves tu mesma vir aqui ao blog, em vez de esperar que o amigo Lúcio te envie os posts! Quero meus amigos portugueses chegando por cá livres e espontãneamente!!! (Notas que estou a escrever como uma lusitana???). Obrigadíssima por seu contato... continuo te esperando, hein? E um dia hei de ir a Portugal, de caminhar por Lisboa e pelo Porto, de conhecer o Algarve... e precisarei das tuas dicas. Beijos!

      Excluir
    2. Pois será um prazer enorme tê-la por cá! Quando quiser é só avisar !No Carnaval de 2013, se Deus quiser, estarei por aí, no Rio de Janeiro,se puder combinamos com o Lúcio um cafézinho a três seria fantástico! Tentarei vir ao blog mais vezes. Adorei a nota escrita à Lusitana !!! Beijinhos
      Cristina Pinto

      Excluir
    3. Áté que enfim a Cristina queridaaaaaaa, resolveu digitar aqui, again, o que sempre adoooooro.

      Nem eu sabia que minha amiga portuguesa deu a honra da visita...ela que lê quase todos seus ótimos posts através de mim...que acostumei mal os amigos peguiçosos rsrs. Ela também é chique: não vê e é ignorante quanto a novelas, viu???

      Portanto se vc topar, queriDannemann, encontrar-nos-emos_este trio maravilha rs_ para colocar a conversa em dia, em meses e em anos também, né??? A Cris adoraria, tanto que já sugeriu, chiquemente.

      Beijão procê, Cristina. Estou já fantasiado_ com colares e cocares e tangas, e esperando-a para cairmos na folia momesca, se Deus quiser!!!
      Beijão procê, Fernanda Carolina.
      Marcos Lúcio

      Excluir
    4. Topado, marrelógico! Vou providenciar minha tanga e meu colar!

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!