domingo, 4 de setembro de 2011

Obrigada, Marcos Lúcio!

Divido com vocês o ombro amigo deste leitor fiel que é o Marcos Lucio Pinto, que com suas sábias e carinhosas palavras, confortou meu coração: sugiro guardá-las para um momento de necessidade, já que a morte está aí como lição para todos nós.


Queridannemann Fernanda...farei dois posts pois tenho muitas palavras de carinho ou estímulo.Embora lamentando profunda e respeitosamente seu delicado momento, não posso e nem devo deixar de comentar que alguns de nós sabemos que a vida é para ser desbravada dia a dia, sem ensaio, sem receita, sem bússula , sem regua e compasso e, claro, sem bis, além de estarem, nela, sempre em jogo, inúmeras variáveis nem sempre controláveis; a morte _que entendo como transformação_ é somente uma delas.

A sabedoria popular, inclusive, afirma, pletora de razão, que "a vida é combate que os fracos abate". Não custa lembrar que pesquisadores evolucionistas acreditam que herdamos a tendência de perceber o negativo de forma mais rápida ou intensa que o positivo (chance de sobrevivência, porque as mudanças constantes podiam sinalizar perigo). Ato contínuo, como nossos ancestrais distantes, temos cérebro programado _preferencial e naturalmente_ para perceber problemas ou desprezar experiências positivas e focalizar os aspectos mais desestabilizadores da vida. Isto não impede, entretanto, que nos aprimoremos ou refinemos para valorizar mais o que possuímos, ao invés de lamentarmos pelo que nos falta. Assim, mudamos nosso olhar ou sentir sobre a existência e seus inevitáveis dasafios e contratempos, para que possamos abandonar o ilusoriamente "confortável" papel de vítimas e assumir a responsabilidade como artífices do nosso destino_pelo menos da "parte que nos cabe neste latifúndio" do eterno viver.

O que fazer então pra lidar com as dores, sem ficar tão doído?
Podando a nossa plantação de vaidade e orgulho e cultivando mais a humildade. A humildade nos leva a sermos somente “seres humanos” que estão nesta vida pra amar, ganhar, perder, sofrer, crescer, cair, levantar, viver e morrer. A vida flui, pulsa, sobe e desce. Devemos entrar neste ritmo imutável e constante , e, pra cada dor e descompasso, nos curvarmos humildemente, percebendo que é mais uma lição que faz parte do nosso_ sem exceções_ processo evolutivo. A gente gostando ou não...

Quando a vida nos causa a inescapável dor, claro que deprimimos, angustiamos e brigamos com o real e com ela (que é real e de viés, salve Caê!). O que não podemos é ficar neste embate permanente com a vida, querendo vencê-la. Tolice nossa... Ela, além de ter vida própria,e à nossa revelia, é infinitamente mais poderosa, afinal, entre a caça e o caçador, vence a natureza, "bien sûr"!!!
Precisamos respeitar a vida e saber que realmente ós seres humanos, quando não aprendemos através da aceitação radical do que não depende exclusivamente de nós, a dor vem e nos dá uma lição. Assim, a dor (nossa e do outro) serve pra nos chacoalhar, nos cutucar e nos empurrar pra frente.Só chaleira fervendo é que levanta a tampa (Clarice). As pessoas que não fazem bom uso de sua dor ficam doídas e doidas, sim. Mas só por um tempo. Aos poucos elas passam a fazer bom uso dessa dor, criando, mudando, transformando, ajudando...E aí a dor, enfim, cumpriu sua função ou seu propósito cósmico Superior.

Todos nós, seres provisórios, imperfeitos, inconstantes e impermantes, temos, também e inexoravelmente, prazo de validade....Fé em Deus, que as coisas, todas, passam e melhoram...não há febre alta eterna e nem vela que não se apague...Pense de quantos problemas você já saiu, mais forte ou mais experiente... Como o Nandinho nem o Machadinho deram conta, vale tentar de novo e citarei o genial escritor Rainer M. Rilke: "Quem observa com seriedade descobre que, assim como para a morte, que é difícil, também para o difícil amor não se reconheceu ainda nenhum esclarecimento, nenhuma solução, nem aceno, nem caminho.....nunca se achará uma regra comum baseada em um acordo./ Precisamos aceitar a nossa existência em todo o seu alcance; tudo, mesmo o inaudito, tem de ser possível nela. No fundo é esta a única coragem q se exige de nós: sermos corajosos diante do q é mais estranho, mais maravilhoso e mais inexplicável entre tudo com q nos depararmos".

Se não for demais, e sei que exorbitei e exorbito no palavrório rsrs... citarei, tb, meu adorado psicanalista Eduardo Mascarenhas: " Ao contrário do corpo, a alma pode sofrer as maiores violências e se recuperar...Podem sangrá-la, podem feri-la, podem deixá-la à míngua, q ela parece q morre, mas na realidade não morre nunca. Pior q rabo de lagartixa, nossa alegria de viver volta sempre a renascer.É isso q descobrem aqueles q não desistiram nunca....Ao descobrirem a ressurreição das almas, adquirem uma inquebrantável confiança".

Se tudo isto não servir de um pequeno alento, um empurraozinho sequer, ou uma leve brisa que, por intantes... permita uma sensação de alívio no sufocante deserto das emoções, agora em desalinho, resta a receita, que usei em várias circunstâncias e ainda uso e usarei, que julgo infalível (embora "cada caso seja um acaso"). Ainda com mais convicção... sabedor de que outro, com mais idade e experiência, usou e teve bons resultados. Melhor, ainda, é que a reconheci em um blog de uma talentosa e gladiadora jornalista/escritora , por quem eu nutro uma profunda admiração, ainda que à distãncia... física, não do coração. Divido ou compartilho e aconselho você mesma a segui-la, ao pé da letra,ok?

"Meu pai me inspira a vontade e a garra de viver porque é um lutador acima de tudo, um sobrevivente que jamais teve pena de si mesmo. Um combatente incansável diante das lutas que travou em seus 78 anos. Um vencedor pelo simples fato de não entregar os pontos nem mesmo diante das maiores dores e decepções. Um batalhador que viveu em busca da alegria de ser grande dentro de suas possibilidades. Um verdadeiro gladiador diante das adversidades".

Também aqui, vejo seu promissor processo: "fico contente ao ver os botões prestes a nascer: é tão difícil manter as violetas em flor! Mas eu consigo"..e vai conseguir reflorescer sua vida violeta... mais e infinitas vezes, se Deus quiser.
CQD (ah! os teoremas)...esteja certa: a alegria está prontinha, bela e perfumada para, mais à frente, reencontrá-la, diamantinamente, como você merece. Continuo na torcida vigorosa e sincera, pelo seu restabelecimento, desejando saúde, paciência, aceitação radical, serenidade, muita sorte, fé, e muita luz.

15 comentários:

  1. Obrigado, queridannemann Fernanda...você, com toda esta sensibilidade, inteligência e talento, pode muito bem dimensionar a emoção_GENUÍNA_ que sua sinceridade _mais do que espontânea e ainda mais aguçada neste seu momento delicado_ provocou em mim, nesta alvissareira e benfazeja surpresa, "bien sûr"!!!
    Confesso: o que mais deixou-me lisonjeado foi ter lido estas palavras cálidas, saídas do seu generoso e humaníssimo coração:"que com suas sábias e carinhosas palavras, confortou meu coração: sugiro guardá-las para um momento de necessidade, já que a morte está aí como lição para todos nós". Jamais imaginei ser homenageado (desculpe,a minha humildade , se não for míope, vê desta forma) por quem tanto admiro, há tanto tempo.Realmente, depois de amadurecido, jamais duvidei e exemplos concretos não faltaram: a vida é caixa de ressonância: não há bem ou mal que façamos e que não sejam _ até por vias indiretas ou inconscientes_ para nós mesmos...ou que não retornem ao ponto de partida...as energias e suas circularidades...ou o eterno retorno. Desejo, então, que o entusiasmo _que etimologicamente significa TER DEUS EM SI-reapodere-se de você e jamais a abandone,haja o que houver...Assim, quem sabe, se for do seu agrado, teremos o nosso merecido "dedim de prosa" acompanhado de café com bolo, ou outras caprichadas mineirices quaisquer, que nosotros das Gerais amamos tanto. Agora quem diz sou eu: nunca, jamais, em hipótese alguma, poderei esquecer-me de você, da sua gratidão, do seu carinho e generosidade, comprovando que é dando que se recebe, ou que colhi o que semeei???Peço a Deus paz, bem, serenidade, saúde, sorte e luz, de preferência e sempre que possível, em todos os segundos, minutos e horas da sua existência.Você fez, tal e qual a Chiquita Bacana,(lembra que adivinhei???) o "tica tica bum" no meu coração. Obrigado, Fernanda Dannemann!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Fernanda...sempre acompanho seus ótimos, oportunos e talentosos posts e infelizmente não consigo comentá-los, mais por falta de tempo, mesmo, e os dias parecem ter muitas horas de menos-ou sou eu com as múltiplas atividades?Até hoje só consegui enviar um "pitaco", onde citei nosso querido Nandinho. Como sou amigo do Marcos Lúcio e ele comentou sobre seu momento "especial", com o qual me solidarizo e envio meus sinceros sentimentos, além de contar-me, cheio de alegria e gratidão, da sua especial atenção ou carinho neste post excepcional onde ele é título e titular. Considero-me rico, pois ter a amizade dele é, indubitavelmente, ter um incomensurável tesouro.Sou dele quase um discípulo com muita honra, por considerá-lo um sábio e de quem sou fã, assim como do seu imperdível blog.Reista, siga o exemplo do seu saudoso pai e tudo dará certo, minha querida.Que Deus dê o conforto, a paz e o entusiasmo à melhor blogueira que conheço, na minha sincera opinião.
    Danilo.

    ResponderExcluir
  3. Danilo, obrigada pelas visitas, pelo comentário, pela força e pelo "melhor blogueira que você conehce". Tudo isso encheu a minha alma. Sim, deve mesmo ser muito bom ser amiga do Marcos Lucio: espero, quem sabe, que um dia possamos bater um papo e comer uns quitutes aí em Minas. Abraços, volte sempre e comente mais.

    ResponderExcluir
  4. Querida melhor blogueira que conheço, e, claro, também a mais gentil e sensitiva. Assim que você desejar ou quiser...poderemos, então, ter o "dedim de prosa" que ó Marcos Lúcio propôs no seu sincero agradecimento à sua delicadeza.Acontece que sou carioca _com alma de "minerim", que fique claro_e moro no Rio, assim como o ML_ um mineiríssimo e maneiríssimo, de alma lavada e de astral carioca_ que escolheu esta cidade fetiche para habitar.
    Beijão, santé e axé!!!
    Danilo

    ResponderExcluir
  5. Fernanda, meus pêsames e meus parabéns pela sua delicadeza em "homengear" meu amigão...realmente verdadeiro e lindo..é pra guardar mesmo e ler de vez em quando.Estou morando em Portugal e seus excelentes posts, que o Marcos sempre comigo compartilha, repasso-os e todos gostam muito, aqui na terrinha.
    Grande abraço e retastabelecimento integral e na hora propícia.
    Diniz

    ResponderExcluir
  6. Danilo... se todos estamos no Rio, tudo fica mais fácil. Até breve! bjs!

    ResponderExcluir
  7. Diniz, obrigada pelas palavras e pela divulgação do blog. Quem sabe um dia ele "pega" de verdade e abre espaço para um livro? Quando vier ao Rio, junte-se ao nosso "dedim de prosa". Abraços!

    ResponderExcluir
  8. FERNANDA, receba minha condolência pelo transcorrido e desejo-lhe o melhor possível, em breve.Sou amiga do Marcos Lúcio e leio seus substanciais posts, que adoooooooooooro, quando ele repassa (sou preguiçosa e utilizo a internet só para trabalho, pois sou arteterapeuta e mal tenho tempo de respirar rsrs...).Adooorei, também, ver publicadas as palavras sensatas _ cara dele_ e mais não vou elogiar pois faço, sempre, no cara a cara (com ele, não com a Marília Gabriele rsrs...).Abraço afetuosos para você.
    Márcia
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Fernanda, meus sinderos sentimentos, sempre leio seus posts com os quais me afino, através do Lúcio que tem a saudável mania ce compartilhar e reproduzo o recadinho que enviei para ele, então.
    Querido Lucio,
    Parabéns pela homenagem, e justo reconhecimento de sua presença constante entre as pessoas que percebem a vida e seus reais significados.
    Saudações sinceras do amigo,
    Eduardo , extensivas à você, grande Fernanda, com um forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. É a primeira vez que visito seu excelente blog, Fernanda, pois recebo muitos posts seus através do meu amigo.Mas antes, quero deixar meu abraço e meu sentimento pela sua delicada situação.Agora, vou reproduzir parte do e-mail que enviei para ele.
    Meu amigo,

    Ler seu brilhante (como sempre!) texto nesta manhã foi mais um estimulo e uma receita. Tenho passado uns dias desses de "panela de pressao"... muitas vezes pensei em te ligar so para te ouvir, mas nao quis transferir minhas angustias. Eis que recebo esse oportuno registro.

    Lucio, meu querido amigo, sinto que esse enconro que temos é, no fundo, uma expressao de Deus. O meu coracao ao seu lado se fortifica de uma energia linda. Sinto a nossa ternura plena.

    Meu amigo, um grande abraço e vou te ligar.

    ResponderExcluir
  11. Fico solidarizada com a sua dor, Fernanda, ao mesmo tempo que fiquei muito orgulhosa!!!!!Adorei as sábias palavras de carinho que ele- de quem tenho o privilégio de ser afilhada_enviou para você, e mais ainda a sua gentil e talentosa resposta , também toda carinhosa e dando-lhe todas as honras e pompas merecidas....

    Mas a verdade, mais “verdadeirosa” de todas é que li o texto (realmente para guardar) aqui no meu trabalho e não conseguirei fazer os comentários devidos...

    Aliás, os comentários são rápidos e ligeiramente indevidos, pois tudo o que eu poderia dizer é que concordo com você, sensível Fernanda.Os agradecimentos às sábias palavras do meu padrinho Lúcio, são merecidamente justos. Aqui em Minas, seus ótimos posts _que dele recebo_ e sempre repasso, pois são oportunos,inteligentes, humaníssimos, pontuais,
    portanto, parabenizáveis, além de fazerem grande sucesso com meus amigos e conhecidos.
    Grande abraço.
    Verônica Machado




    Um grande beijo..........e continue a escrever para ela....ela adora (e eu também)!!!!

    ResponderExcluir
  12. Fernanda queridannemann...uma das provas de que,por preguiça, preferiu o e-mail a entrar no seu ótimo blog. Mais um amigo que enviou comentário, que reproduzo: "Para os que experimentam essa receita positiva que você passa...Você tem
    que se preparar para sentir uma tremenda dose de emoção,uma tremenda dose emocional de prazer merecedor.A felicidade de um sorriso causado pela gratidão que você tem por alguem, em sua boa ação é muito grande e confortadora,e isso não tem comentário que seja negativo,com certeza não tem nem comentários.
    DEUS o conserve com seu lado positivo humano, sempre!!! e que dê conforto espiritual à talentosa e bonita (adorei o vídeo carinhoso dela)Fernanda".
    Abração e beijão do César para você e ela.

    ResponderExcluir
  13. Marcos Lúcio, este blog há muito deixou de ser só meu: ele é também do meu marido, assessor/assistente/diretor/fotógrafo/pauteiro e tudo mais o que for possível, por causa de suas muitas e valirosas contribuições. E agora você também faz parte desta equipe, muitíssimo merecidamente! Beijão e até breve, quando nos encontraremos para aquele café com leite e bolo fofo.

    ResponderExcluir
  14. QUERIDANNEMANN Fernanda...que maravilha, primeiro saber que vc tem o auxílio luxuoso do seu marido_principalmente no tudo mais que for possível (melhor...impossível, né não?).Depois saber, incrédulo, que também faço parte da sua confiança ou equipe, "muitíssimo merecidamente", nas suas palavras. Melhor , impossível, "again". Gratíssimo e honradíssimo, deixo, carinhosamente um beijão procê e um abração pro maridão parceiro...

    ResponderExcluir
  15. Como sou de matar a cobra e rsrs...mais uma prova, queriDannemann Fernanda, de que os mal acostumados comentam por e-mail (mais prático).
    Queriiiido e iluminado Lúcio!!!

    Quero te agradecer_por absoluta falta de tempo, só ontem consegui ler_ pelas palavras iluminadas, pelos sábios conselhos, pela sua energia q é contagiante...
    Vc me ajudou mto com esse e-mail_aliás os melhores sempre são os textos repassados do excelente Alma Lavada. Que lindo o que ela fez para você, hein? Fiquei super contente.Eu li inumeras vezes, chorei, pensei q bom q alguém, como você, me entende, entende minha dor e minha luta para evoluir e aprender com a vida, com os meus erros, enfim vc conseguiu captar o q eu estava sentindo naquele momento (eu ia até telefonar e, com este maravilhoso texto, não precisou).Você, para variar,conseguiu passar para o papel a "receita apimentada" de que eu precisava e me tocar profundamente, vc é o máximo...
    Obrigada por me resgatarrrrrr, considero-o quase um anjo em minha vida. Assumi integral e radicalmente suas sábias palavras e consegui (até quando? )ficar otima, animada, entusiasmada com a vida e agradecendo a Deus por mais um dia lindo de aprendizado.

    OBRIGADA QUERIIIIDOOOOOO!!!!!

    Um maravilhoso final de semana...e meus sentimentos pelo ocorrido à Fernanda_que você tanto elogia e divulga, sempre!
    Bjus bjus bjus bjus bjussssssssssss
    da sua amiga Juliana

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!