quinta-feira, 29 de março de 2012

A Pipoca é quem sabe das coisas...

Milho de Pipoca
(Rubem Alves)

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.

Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa.

Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: A dor.

Pode ser fogo de fora: Perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.

Pode ser fogo de dentro: Pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo!
Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.

Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.

Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM!

E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras pela vida inteira.

Transforme-se na flor branca, macia e nutritiva. Mude! A escolha só depende de você: Milho para sempre ou pipoca.


Eita cabecinha dura de milho... sofre, sofre, mas não aprende!

18 comentários:

  1. Gostei da analogia. E é o calor das aves ou do sol que faz a vida brotar do ovo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, eu já disse: tem um poeta escondido aí embaixo deste jornalista!

      Excluir
  2. A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: “Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas". Estas sábias palavras do Rubem Alves, corroboram este texto, meu preferido, da flor do milho(pipoca), que você tão bem soube escolher.

    De fato é a necessidade que faz o sapo pular, ou só chaleira fervendo é que levanta a tampa. Veja o ovo... frágil e não resiste a uma simples queda mas...quanto mais ele padecer no inferno da fervura, mais resistente fica. Quem está com seu milho existencial num fogo brabo...precisa ter paciência e aceitação, fazendo o melhor que puder, pois com o tempo, ele pode virar pipoca.

    O povo "pensa" qie a vida pode estar ao alcance de um click e que tudo se resolve rápido como na internet. Mas não temos chips, nem hd , nem conseguimos simplesmente deletar o que vai na alma que não aceita fotoshop. A vida é processo, e cair faz parte do aprendar a levantar e andar, afinal, errar e perder, são fundamentais para o aprendizado:não se nasce sabendo.

    Tudo pode ser pior, assim como pode ser melhor. O mais importante é a forma como lidamos com os inevitáveis revezes que acontecem na vida de todo ser humano encarnado no planeta. Há pessoas que se afogam ou fazem tempestade em copo d!agua e outras_- as que não desistem- que atravessam oceanos , até com maremotos e tubarões, e chegam ao destino mais fortes ou mais sábias (embora a viagem seja mais importante que a chegada).

    Mesmo quando não temos clareza de qual caminho devemos seguir_ dentre tantos_ , contentemo-nos por tantas possibilidades , tentando divertir, enquanto as exploramos. Não estando impedidos, nem encarcerados, nem hospitalizados, graças a Deus, a coisa fica mais fácil.

    Ainda que cheios de problemas e responsabilidades, existe a possibilidade de agir, fazer diferente , ficando fortalecidos e vitoriosos, por ultrapassar os obstáculos.
    Viver é exercício de superação.

    Nada pode impedir a felicidade e não se pode depender dos outros para isto. Cada um terá a felicidade possível , a seu modo- aquela que construir para si- aos poucos, com muito esforço. Então, ninguém poderá detê-la ou afastá-la, sem nosso consentimento ou desistência.
    Beijão
    Marcos Lúcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EstiMarcos, você é uma das pessoas mais sábias que eu já conheci. Outro dia, minha irmã disse que seus escritos parecem com as coisas que o Emanuel, mestre do Chico, escreve. Não é um elogio dos maiores???

      Excluir
  3. Minha alegria é quando você aparece como seguidora do meu blog e tristeza é quando você some. Sei que não é por sua culpa, mas do... Destino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Alfredo, ando sumida do mundo, sem tempo para quase nada. Mas em breve voltarei ao planeta Terra e ao seu blog também, espere só mais um poquinho. Bjão!

      Excluir
  4. Oi, Fernanda. Enfim lhe encontrei...

    Acabo de preenher uma lacuna que você deixou ao sumir do Jornal do Brasil,nesta visita que lhe faço depois de longa ausênia.O que houve? Uma grande profissional
    como você não pode se ausentar assim.concorda? Você pode criar uma rede na internet para reunir todos os seus amigos e promover bons trabalhos.Certo? Tenho
    enviado mensagens para você e gostaria de manter esses contatos. Para mim você continua sendo uma estrela brilhante.Muito especial.O meu blog teve uma pequena mudança promovida pelo Google.Meu novo endereço é:http://João Rocha2.blogspot.com/e-mail é o
    mesmo: Jbatistarocha2010@gmail.com.
    Espero sua visita.

    Um forte abraço.Muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João! Seja bem-vindo ao endereço novo da minha casa virtual! Obrigada pelos elogios (não sei se mereço todos eles). Visitarei seu novo blog, me aguarde! Se quiser ser seguidor do Alma Lavada, você tem que clicar ali ao lado, no ícone "Quero Participar deste site", ok? Um abração! Fiquei muito contente com sua visita.

      Excluir
  5. Fernanda:

    Quero ser seu seguidor.Se quiser me incluir entre os seus seguidores eu agradeço. Será uma honra.Tinha esquecido de lhe falar isso e resolví voltar ao seu espaço.Obrigado. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda,

    Todos nos somos como o milho de pipoca......e e preciso estourar .... BUM .... do contrario a vida nao faz sentido, e nao iremos aprender nada, e estamos neste planeta para nos evoluir.....
    Sabias palavras: Paciencia e aceitacao ..."Marcos Lucio" sem elas nao iremos superar os obstaculos, as dores .......
    Um dos segredos da felicidade: agradecer tudo que temos.

    Beijo no seu coracao.

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  7. QueriDannemann...em que pese o fato de eu ainda conhecer pouco dos escritos do Emanuel, mestre do Chico MESTRE , fico lisonjeadíssimo e muito grato com este elogio desapegado da sua irmã (sensibilíssima, no mínimo).

    Já disse e repito: a importância do elogio é diretamente proporcional ao valor que damos ao elogiador. Ser , especialmente, elogiado por você, minha blogueira companheira preferida, para sair da formalidade... é como se eu beijasse os píncaros dos grotões agrestes rsrs. Merci beaucoup!!!

    Sempre que ouço de "unziotros" a velha ladainha de que já comeram o pão que o diabo amassou, não titubeio e mando na lata: pois eu, meu bem, comi o diabo que amassou o pão com o rabo rsrs (sem a menor pretensão de ser mais ou melhor, só pra dar uma cutucada com vara loooooooooonga, tentando tirar o povo da letargia ou da zona de (des)conforto).

    Fico mais feliz, elogiado pela Carolina, e rezo para que você tenha razão. Quase sempre duvido, inclusive de mim...imperfeito e inconcluso como todo mundo, mas um incansável buscador de aprimoramentos.
    Almejo sempre, o bom, o bem, a paz e o belo.

    Ganhei meu finde e este presente recebido de você, é para semprê. Sou seu franco e explícito e recíproco admirador, alguém duvida?. Meus amigos têm certeza. Penso que nos retroalimentamos, muitas vezes, não é mesmo?

    Aprendo muito e mais com o que "sugiro", e praticante convicto do que digo. Ando colhendo bons resultados destas prédicas e práticas, graças a Deus!!! Sou conforme com esta máxima do cancioneiro popular: "quanto mais a gente ensina, mais aprende o que ensinou". Se não praticar, não adianta, "bien sûr"!!! Salve a práxis!!!

    Abraço apertado e beijo estalado, também para a mana ..e sempre na torcida pelas suas melhores e confortáveis conquistas.

    Muito obrigado, "again", e sinceramente.
    EstiMarcos

    ResponderExcluir
  8. ML, sou eu que tenho muito a te agradecer. Voce nem imagina o quanto eu já gosto de você.

    ResponderExcluir
  9. Não vou dizer qie sou suspeito pois tento ser justo com todos. A melhor blogueira que conheço não está equivocada, pois ele também gosta de você "demais da conta", no linguajar minerésimo(risos) dele .

    Sempre que encontro com o M. Lúcido, além de serem momentos de alto astral_ e pena que as inúmeras atividades impedem que sejam mais amiúde_ sinto, verdadeiramente, que estou aprendendo. Pelo menos, fico com a sensação de que nada foi desperdiçado. O que mais impressiona-me, é a leveza tão bem casada com a profundidade de tudo que ele diz. As críticas ácidas a quase tudo _inconformado e inquieto mas cheio de bom humor_ e sem desrespeitar ninguém, fazem-me rir à beça. Até por telefone damos gargalhadas sempre. Alías, o tempo não fecha com ele, espirituoso que só, sabe sair de qualquer situação mais constrangedora(das que presenciei, pelo menos) digamos assim, com um invejável "savoir faire" ou melhor: "savoir vivre".

    Nâo por acaso é o meu melhor e mais culto e mais traquejado amigo, sem desmerecer os demais que, igualmente, adoro. Afinal ... "amizade, alegria e saúde" é a melhor história de amor à vida, um "ménage à trois" essencial (risos) e com final feliz, além de ser o melhor da vida, segundo ele.Assino embaixo.´
    Abraço afetuoso
    Danilo

    ResponderExcluir
  10. QueriDannemann...como não sou avaro e adoooooooro dividir riquezas existenciais, repassei, como de hábito, este texto do Rubem,que considero excepcional e dos melhores da sua lavra, posto que realista, principalmente. Dos comentários que recebi, pincei este, de um porfessor meu amigo e...por considerá-lo bem traçado e oportuno, além de inteligente. Tomara que seja do seu agrado, também.
    Abraço forte, santé e axé!!!
    Marcos Lucio

    Outra boa sequência. Grande texto, grande sacada em utilizá-lo e, mais uma vez, provocar reflexões.

    Gosto cada vez mais desse Blog; da sensibilidade da Fernanda e das participações dos leitores.

    Encarar o "fogo" dos desafios para transformação. É nesse instante que começamos a escrever um futuro outro. Para tanto, é preciso observar, nos orientar, decidir e, fundamentalmente, agir. Sem ação, ficamos sempre no plano das ideias. Sem ação...só: contemplação. A ação transforma. E, é claro, sem esquecermos a ética e o respeito.

    E isso, não só no plano material, mas também algo como disse, em sua simplicidade profunda, o singular Raul Seixas: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante... do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo". Ou seja, vamos acender nosso foguinho interior...

    Há um saber antigo que diz que "A natureza se renova integralmente pelo fogo" - Igne Natura Renovatur Integra.

    Esperarei o próximo.

    Um amplexo, meu caro.
    Carlos Mello

    ResponderExcluir
  11. EstiMarcos... e sempre muito bom ter noticias do seu povo...

    ResponderExcluir
  12. Se você gosta de ter notícias do "meu povo"_adoooorei saber disto, queriDannemann_mais uma notícia, dentre outras, "procê", recebida da minha especialmente querida mana: "Quando li, pensei: cada milho pode virar pipoca? Se positivo,além de únicos _ natureza sábia_ e lembrei da singularíssima borboleta pós crisálida e assim tenho certeza de que individuação é a solução até que desabrochemos feito a pipoca pós milho, a pérola pós ostra, a borboleta pós larva, enfim, você, eu, a Fernanda, cada um com sua missão.Quanto ao Emanuel, pensei em qual anjo da guarda te guarda, verifique e me conte, pois ele é único também, feito vc, meu pé de coelho! bjos... te adoro.
    Beijão , também para Fernanda que você tanto admira e elogia e divulga (eu também adoro os textos dela).
    Juliana

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!