sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Quem não tem cão deve ser feliz com gato

Não... não há pensamento positivo, reza forte, macumba ou esperança que mude o rumo de certas coisas, e sei lá que mistério é este que domina o ponteiro da bússola que nos guia, e que mantém a situação nos mesmos trilhos de sempre, não importando as terras e os mares que movemos para transformar tudo a nosso favor.

Até eu, que tanto creio nos milagres, tenho que admitir: algumas coisas nem o milagre alcança, e a gente morre sem saber por quê.
Conheci uma moça que passou mais de dez anos lutando pelo amor de um amigo lindo, simpático, sexy e que adorava conviver com ela... mas era gay. Quando finalmente ela se apaixonou por um homem que pôde retribuir-lhe os sentimentos, ficou com raiva de si e do tal do amor impossível, pelo qual perdeu tanto tempo e chorou tantas lágrimas. Não sobrou nem amizade. Já aquela minha amiga de infância, que sonhava tanto ter um filho, e agarrada a este desejo recusou-se a tirar o útero para livrar-se de um câncer... morreu com sua esperança.
 Algumas situações na vida parece que já começam amarradas e isso acontece com todo mundo, embora a frustração faça a gente se sentir sempre o pior dos piores, quando o fracasso é nosso... e a obstinação em mudar os fatos só piora ainda mais tudo isso. Nem mesmo quem é lindo, rico, famoso e cheio de súditos, como a Lady Di, ou cheio de fãs, como Maria Callas, ou talentosíssimo, como Airton Senna, estão livres dos limites que a vida tira da cartola.
Sabe, jamais gostei da palavra “fracasso”, e confesso que tenho até dificuldades para acreditar nela. Será que fracasso existe mesmo? Ou é só uma questão de ótica? Seria correto pensar que Lady Di, Callas ou Senna fracassaram? Até onde conseguiram ir, foram grandes vencedores. Mas talvez seu sucesso pessoal tivesse sido maior caso olhassem menos para o que não tinham... e valorizassem mais o que já haviam conquistado. Saber a hora de mudar de rumo pode fazer toda a diferença na vida da gente: sabe o ditado que diz "quem não tem cão caça com gato?".

Não teria muito mais sentido em aceitar, simplesmente, que nós não podemos ser tudo, nem podemos ter tudo, e que a gente só vai até onde consegue ir? E que a satisfação jamais será completa? E que é aí mesmo, nesta partezinha faltante, que está a semente do valor de todas as outras coisas que a gente conseguiu ser e ter?
Gosto do dito popular que diz que “Deus sempre abre uma janela quando fecha uma porta”. O que a gente precisa é parar de chorar por causa desta porta fechada, por onde não poderemos mesmo jamais passar...  e ter olhos para enxergar a luz que entra pela janela e nos traz tantas outras imagens, bem ali na nossa frente... e que às vezes a gente passa a vida inteira sem ver.
 


 Leia também:

14 comentários:

  1. Fernanda,

    Que texto lindo !!!!!
    Sao raros os seres humanos que ja nascem com a visao da aceitacao. (veja bem: nao estou dizendo que a pessoa nao deve correr atras do que gosta e do que quer, nao). Mas tem um momento que voce deve parar e refletir.
    Voce citou tres exemplos de pessoas famosas:
    Maria Callas linda, charmosissima,era uma Diva, na Opera, sua voz encantava a todos que a ouviam, porem ela se apaixonou pelo Onassis, que dizia a ela que ela nao tinha voz .....(li isso numa revista),para voce ver como o ser humano por ciumes ou posse distroie o outro. Lady Dy, o negocio e mais complicado e voce como uma mulher inteligente que e, o sabe disso. Airton Senna, ele nasceu para correr e fazer o sucesso que fez, e chegou a hora dele....... Voce chegou a assistir alguma formula 1, eu achei uma loucura, de tao perigosa que e....eles arriscam a vida todas as vezes .....
    Demorei para ver a vida como ela tem que ser vista. Conhece a frase: "Forca para mudar aquilo que se pode mudar, e aceitacao para aquilo que nao se pode mudar".

    Felicidades,

    Beijos
    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gilda! Conheço uma oração que é mais ou menos assim: "Senhor, dai-me força para mudar aquilo que posso mudar, aceitação para o que não posso mudar e sabedoria para distinguir umas das outras". Obrigada por ter gostado do texto. bjos

      Excluir
    2. Discordo,queriDannemann...quem não tem gato para caçar, é que "caça" cão, na pior da hipóteses rs.

      Este assunto entusiasma-me, deveras, por n motivos. Sinto muito, farei dois posts. Desculpe o incômodo.

      Cogito que tenho a salutar mania de acreditar nisto: as coisas não acontecem por acaso... a natureza nos dá nossos limites _e potencialidades_, entre a caça e o caçador quem vence é a natureza soberana, figueira só pode dar figo, etc. Por esta linha de pensamento/sentimento, exemplos _em pencas e cachos_a mim não faltariam.

      Levo fé que a gente é para o que nasce ou nasce para o que é , e com boa margem _limitada_de manobra. O que não impede em nada de descobrirmos nossos talentos _verdadeiros_ e por eles lutar, "marrelógico".

      " O que tem de ser tem força e é incrível a força que as coisas parecem ter, quando precisam acontecer"...vaticinou, genialmente, o Caetano (o artista, não o cidadão; são coisas distintas).

      Tive uma tarde agradabilíssima com duas muiiito queridas amigas e adivinhe qual foi a principal conversa??? Sincrônica e justamente os limites que os seres humanos insistem em não respeitar e, pior, em não reconhecê-los , a ponto de muita gente , tontona, buscar chifre em cabeça de cavalo marinho rs, conforme assunto e exemplo da moça, dados no seu ótimo post.

      Este maldito canto da sereia neoliberal do tipo: "Yes, we can", faz com que a maioria incauta ou pouco criteriosa, ou ingênua, caia neste conto do vigário e acredite nesta insanidade. Aí o rabo torce a porca, e o povo, que devaneia supondo que pode tudo (tolinhos...), fica a ver navios ou vê seus sonhos, projetos, desejos, amores e querências...darem com os burros n'água.

      _Já reparou como esta gente que se mete em tudo (artista, principalmente) e faz tudo, só não dança balé clássico e não canta ópera....justamente porque não dá pra enganar, Mas pintar, fazer poesia, filme, escrever livro e outras viagens na maionese eles não se furtam porque dá pra enganar (aos trouxas), disse "euzinho"rs a uma delas.´

      Penso que muita gente, também, acredita que somos, de fato, criados à imagem e semelhança de Deus (hum...). Ato contínuo, esta gente se sente (quase) Deus ou Deusa e que tudo vai conspirar a favor, não lhes faltando, certamente, prepotência e arrogância, além de excesso de vaidade , egoísmo e, muitas vezes, autoritarismo. É fho... com ph mesmo!rs.

      Excluir
    3. Continuando o caudaloso capítulo da novela , coisa que ignoro ou desprezo, aliás rsrs...mas desejando que aproveitem os curtidores, claro, pois merecem divertirem-se assim.

      Dentre inúmeras ótimas noitadas com amigos, uma delas foi, realmente marcante . Conversávamos justamente sobre o que queremos e o que nos acontece, descasadamente, muitas vezes.

      _Acredito que, se temos força de vontade, e lutarmos bravamente para conseguirmos o que queremos, a natureza conspira_sempre_ a nosso favor, disse uma amiga inteligente, bem sucedida e até como mestrado na USP...
      _Acredito que sim, mas exclusiva e radicalmente, se estiver nos planos e nos limites impostos pela natureza, e se estiver em conformidade com nossa essência/potencialidade... disse, singelamente, este pitaqueiro rsrs. Ela discordou.

      Como ,civilizadamente, admito, aceito e até gosto de opiniões divergentes, mas sempre com respeito, só acrescentei: pois continuo divergindo e não vamos conflitar. Para você sim, para mim não e para Deus talvez, "oquei"???.

      Há quem diga que Ele é "a ponte entre o sim e o não, a oniponte solidão". E, chiquemente, como sói acontecer entre pessoas com maturidade e boa educação, mudamos de assunto , "et voilà".

      Poucos dias depois, lamentável e tragicamente, o filho dela, de "vintepoucosanos", veio a falecer de acidente automobilístico. Jamais esquecerei do momento, entre abraços, confortos espirituais, lágrimas _tudo sem excesso, até porque ela era razoavelmente espiritualizada_ ela disse baixinho e em tom de humildade: você tinha razão, terei de rever conceitos depois desta porrada desintegradora.

      _A partir de hoje, vou procurar conspirar sempre em favor da vida, tentar descobrir melhor o que a vida quer de mim, e com humildade e aceitação radical, disse ela.

      Bem... mais não relato, pra não ficar piegas, pois minha emoção ebule com esta história. Também pra não cansar a belezura dos seus especiais leitores e , fundamentalmente, a sua.
      Santé e axé!!!
      Marcos Lúcio

      Excluir
    4. Queridíssimo... você e eu dissemos exatamente a mesma coisa. Com a diferença que você dissertou mais profundamente sobre o assunto. (Adorei o "soi" e a diferenciação entre o artista e o cidadão Caetano, que são mesmo coisas beeeeeem diferentes...)

      Excluir
    5. Pois é, queridérrima...você bem sabe que eu sou o exemplo concreto e categórico de uma pessoa que lutou anossssssss_ durante quase toda a adolescência_, para mudar a própria natureza...debalde, como sói acontecer com toooodos, conhecidos ou não que tentam _ingênua e inutilmente e para ficar bem na fita coma família e sociedade_mudar os desejos. Só fui feliz quando disse sim para Deus...e entendi, fundamentalmente, que era isto que Ele queria de mim, pois assim constituiu-me (à minha revelia e sem me consultar kkk). A partir daí, descobri a possibilidade de ser feliz...e consegui, com o auxílio luxuoso do "TODOPODERSO", e agradecido a Ele por este presente, "bien sûr!". Mas vou pedir a Ele, se possível, na próxima encarnação, que eu seja bissexual (acho mais chique e digno rs...), pois quanto menos limitação, melhor, na minha modesta avaliação ou interpretação capenga das coisas do mundo.
      Santé e axé!!!

      Excluir
  2. Fernanda,

    Isso mesmo, eu tinha me esquecido do final que e muito importante "e sabedoria para distinguir umas das outras".Bjos.

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  3. Fernanda,

    Estimado Presidente da C.P.F.A.S, Marcos Lucio, como sempre nos abrilhantando com os seus comentarios.......
    Tambem concordo com Caetano:"o artista, nao o cidadao, sao coisas distintas" e quantas vezes a gente mistura as estacoes.......
    E outras frases como: "as coisas nao acontecem por acaso", e "o que tem que ser tem forca".


    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser elogiado pela Gilda, nossa estimadíssima diretora do C.P.F.A.S, deixa-me assaz lisonjedo e grato, afinal, é a qualificação do elogiador que dimensiona o elogio.Merci.

      Tenho a MPB de excelência como a melhor música do mundo e esta letra, RODA VIVA, do CHICO BUARQUE, como a melhor de todas que conheço , até agora. Justamente ele, aos "vintepouquíssimosanos", pasme! deu conta de alguns_fundamentais_ mistérios ou segredos ou sagrados da vida (assunto do excelente post da Fernanda)...até ao ponto permitido pelo Criador, claro.Ele dá, genialmente, conta do recado e bem dadíssimo, com brilhante dimensão literária e artística e filosófica, do que tentei, canhestramente digitar.Ele é, de fato, CHIQUE Buarque, não?

      Roda Viva
      Chico Buarque

      Tem dias que a gente se sente
      Como quem partiu ou morreu
      A gente estancou de repente
      Ou foi o mundo então que cresceu...

      A gente quer ter voz ativa
      No nosso destino mandar
      Mas eis que chega a roda viva
      E carrega o destino prá lá ...

      Roda mundo, roda gigante
      Roda moinho, roda pião
      O tempo rodou num instante
      Nas voltas do meu coração...

      A gente vai contra a corrente
      Até não poder resistir
      Na volta do barco é que sente
      O quanto deixou de cumprir
      Faz tempo que a gente cultiva
      A mais linda roseira que há
      Mas eis que chega a roda viva
      E carrega a roseira prá lá...

      A roda da saia mulata
      Não quer mais rodar não senhor
      Não posso fazer serenata
      A roda de samba acabou...

      A gente toma a iniciativa
      Viola na rua a cantar
      Mas eis que chega a roda viva
      E carrega a viola prá lá...

      O samba, a viola, a roseira
      Que um dia a fogueira queimou
      Foi tudo ilusão passageira
      Que a brisa primeira levou...

      No peito a saudade cativa
      Faz força pro tempo parar
      Mas eis que chega a roda viva
      E carrega a saudade prá lá ...

      Abração e felicidades pra Diretora e Vice-Presidenta.
      O humilde presidente.

      Excluir
  4. Mauro Pires de Amorim.
    Penso que essa questão por você tratada em seu texto, tenha a ver com o quê se deseja.
    Se o desejo da pessoa depende de outra pessoa ou de fatores que estão fora de seu alcance de controle e orientação para seguir o rumo desejado, realmente pode acabar em frustração.
    Portanto, tudo dependerá da real possibilidade de viabilidade do desejo, porquê para viajar na maionese, ter desejos irreais e se arvorar em pessoa ilimitada e delirar se achando um Deus ou Deusa, o mundo está cheio. Mas tem gente que é assim e acaba pirando na batatinha dos desejos.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  5. Mauro Pires de Amorim.
    Esquecí de completar meu comentário anterior com a seguinte frase.
    E o pior, enchendo o saco dos outros para ter seus desejos absurdos realizados.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe não poder identificar-me, até para não comprometer minha amiga. Quando morava no interior e estudava em colégio de freiras, e lá se vão mais de 40 anos...saudades..., a aluna mais bela da turma fez amizade comigo. Éramos adolescentes e possuíamos muitas afinidades. Ela tinha todo carinho e atenção para comigo e, eu idem, reciprocamente. Até dormíamos juntas, ora na casa dela,ora na minha.Qual não foi minha decepção quando, tempos depois, ela tentou beijar-me na boca.Desabei. Mas como a adorava, interrompi delicadamente e perguntei: você sabe o que está fazendo? E ela, constrangida, depois de pedir mil perdões, disse que sim. E mais: que estava há muito tempo querendo ser minha namorada. Não sei explicar como, naquela idade, não tive preconceito (eu a adooooooorava) e disse simplesmente:vamos fingir que nada disto aconteceu. Se eu pudesse e se conseguisse, até tentaria pois gosto mais de você do que dos meus pais, mas como amiga. Imaginar beijá-la, na boca, causa-me nojo, não de você, mas do ato. Tivemos então uma conversa franca como nunca mais tive com ninguém e ficou claríssimo para nós que era impossível eu agir como ela e ela agir como eu. Cada qual no seu quadrado. Somente sexualmente éramos incompatíveis. Continuamos amigas , com os mesmos hábitos e encontros diários e não houve recaída dela, muito menos minha.Aliás é a minha melhor amiga até hoje e a namorada dela é adorável também. Pena que não temos tempo para vermo-nos com mais frequência. Meu marido a adora, também.

    ResponderExcluir
  7. No lugar de "fracasso" que tal "situacoes" ou "fatos" que mudam as nossas vidas?
    Ja escrevi algo assim: Vivemos acomodados as nossas vidas. Tao acomodados que muitas vezes temos medo em ousar, de mudar. Preferimos a "seguranca" do cotidiano que conhecemos e convivemos.
    Sim. Nao podemos ser/ter tudo mas se existe uma porta que jamais conseguiremos abrir, que tal se procuramos por outras, alem de contemplar pela janela?
    A vida esta cheia de opcoes. Cabe a pessoa ousar no lugar de estagnar para poder dizer que foi melhor se arrepender do que foi feito e nao por nao ter feito.

    ResponderExcluir


  8. J.F
    Carácoles, comigo aconteceu algo semelhante, só que de outro jeito. Fui um rapaz bonito na juventude, e como gostava de ler, e com uma certa sensiblilidade, até para as artes, não tinha a menor dificuldade de conquistar a mulher que desejasse . Ainda não existia a vulgaridade das periguetes risos.Julgavam-me inteligente, inclusive. Os gays também ficavam muito a fim de mim, o que me deixava muito vaidoso e orgulhoso e eu lhes dizia: muito obrigado, mas não é minha praia e sem nenhum preconceito, somente uma incapacidade para ter tesão em corpo masculino. Meu pai era historiador, que Deus o tenha, minha mãe professora de filosofia...preconceito era algo conversado e proibido lá em casa.Uma sorte, ainda bem!


    Tive as mulheres que quis.Hoje sou um senhor casado e acomodado, até pela idade risos. Raríssimas exceções ocorreram e a mais marcante foi ter tentado conquistar a rainha dos estudantes naqueles longínquos anos.A Malena era uma garota de 17 anos belíssima e não havia homem hétero que não a desejasse. Os gays também elogiavam e babavam, mas sem desejá-la para sexo, logicamente. Como ela não tinha namorado, mais aguçava em mim a vontade de ser o namorado dela. Tentativas mil não faltaram.Flores, serenatas (alguém se lembra disto?!) e poemas foram as mais simples. Passados muiiiiiiiiitos meses das infrutíferas tentativas, sempre respeitosas, terminamos ficando amigos pois sempre respeitei meus limites e perder tempo não é comigo. Foi quando, ja amicíssimos, ela disse que queria falar seriamente comigo.Gelei.

    _Olha, J.F., não existe nenhum tipo de problema com relação a você que de fato é um gataço (acho que ela disse pão risos) belo,sensível, charmoso, simpático e inteligente. Se eu pudesse escolher, seria, sim, meu namorado, disse ela.

    Atalhando... ela confessou que também não entendia porque não se sentia atraída por homens de espécie alguma, e muito menos porque algumas mulheres a atraíam muitíssimo.

    _Então , pelo menos um beijo na boca, tentando dar uma de "ixpertim", falei.

    _Só se você beijar o Murilo, que era o melhor amigo dela, o CDF (alguém ainda sabe o q é isto?) do colégio, bonitão e gay, e louco por você. Aí receberá o meu beijo, mandou na lata a Malena.

    Pasmado argumentei: nada contra gays em hipótese alguma e não há motivo lúcido algum para isto, mas... só de imaginar o beijo de língua, tenho ânsia de vômito.

    _Adoro você e pelo mesmo motivo, não conseguiria beijá-lo, teria nojo. Se é impossível para você encarar, sexualmente, o Murilo, para mim,é, igualmente, encarar você, pontificou a sensata Malena, já mais madura e mais antenada do que eu.

    Desde este dia, ficou claríssimo, que assim como era impossível para mim modificar meu desejo exclusivamente hétero, também para ela o mesmo se daria, do outro lado. Quando ouço discursos ridículos ou estúpidos sobre opção sexual, ou, pior...respeito a escolha sexual de fulano...dou gargalhadas com tamanha falta de noção ou conhecimento próprio. Somos modificados pelos nossos desejos, não somos nós que os modificamos. Até hoje não conheci , sequer, um optante sexual vivo ou já falecido., simplesmente porque isto não existe, fruto do aprendizado com a sábia, querida, gataça e inesquecível Malena.
    Felicidades mil
    J.F.

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!