quarta-feira, 3 de julho de 2013

London surprise

Londres é cheia de lugares deliciosos, e também de umas surpresas impressionantes. Você está ali na muvuca de Piccadilly Circus, caminhando pela Regent Street, cheia de lojas caras e restaurantes descolados... quando de repente caminha mais um pouco, vai mais adiante no sentido contrário, vira uma esquina e pronto!




Está no Chinatown. Um Chinatown bem diferente daquele mafuá que é o de Nova Iorque. Tudo limpo, organizado, restaurantes, lojas e casas de massagem chinesa e acupuntura. E aí a surpresa se repete. Você anda aqui, vira uma esquina ali... e de repente sai nas ruas do baixo meretrício, com os negões olhando com cara de ameaça pra você e para a sua máquina fotográfica. É nisso que dá ser turista... o jeito é fazer cara de paisagem e sair de fininho.




E então você pega o metrô e, quando sai, dá de cara com Covent Garden, cheia de ruas bonitas e onde o mercado é uma mistura de lojas, ateliês, restaurantes ...

 


Se sai andando sem rumo, descobre uma cidade meio esquizofrênica que tem prédios de todos os tipos, e esta arquitetura heterogênea acaba sendo interessante pacas...


 
 

Aliás, na categoria “Prédio Mais Feio de Londres” the winner is...




Por falar nisso, este prédio aí fica pertinho da Torre de Londres, que eu, em minha santa ignorância, sempre pensei que fosse uma torre mesmo, daquelas enoooooormes, onde reis e rainhas amargaram prisões e mortes violentas. Mas não. Hoje descobri que a Torre de Londres é um castelo.

Uma boa dica: quando estiver cansadíssimo e procurando o metrô, não se deixe enganar pelo idioma: "subway", que nos EUA significa "metrô", aqui nada mais é que uma passagem subterrânea alternativa para atravessar a rua. "Metrô" aqui é "underground". Eu hoje caí nesta armadilha...
 
E se tem uma coisa que o turista precisa, para vir a Londres, é de joelhos em forma, porque olha... nunca vi tanta escada junta. Vai ali na esquina? Tem que descer uma escada. Vai comprar pão? A escada vai estar lá, entre você e a padaria. Vai comprar cigarros e nunca mais voltar? Antes vai ter que encarar a escada. Está no restaurante e quer fazer xixi? Escada! E você sabe como é... quando tem uma escada que desce, certamente logo adiante vai ter outra que sobe. Dureza.

 
Tem mais: comida boa não falta, inclusive a maior invenção brasileira, a chamada “comida a quilo” já chegou às terras de Elisabeth. Este prato aqui, cheio de coisas deliciosas, custou 7 libras. O preço nos restaurantes, inclusive, não varia muito. Uma boa refeição custa, em média, 12 libras, o que permite que a gente se planeje bem a respeito dos gastos com a comilança.



Outra coisa curiosa  é que em Londres todo mundo tem cara de artista, e de um tipo bem peculiar. Se você viu “O Senhor dos Anéis”, vai entender o que estou dizendo: saca os hobbits?  Estão por toda parte! Meu co-piloto  jura que viu o Michael Kane no metrô, e eu já vi vários personagens do “Game of Thrones”.

 Well... nestes meus dias por aqui, uma coisa eu já descobri: um dos maiores desafios nestas bandas é atravessar a rua. Primeiro porque a mão deles é contrária, e a gente tende a olhar para o lado errado na hora de atravessar. Segundo, porque as bicicletas londrinas são supersônicas e voam mais ainda que as holandesas. A maioria dos ciclistas chega a usar um casaco impermeável amarelo berrante, como se fosse um uniforme, e se o pedestre invade a ciclovia, é xingado em alto e bom som.



O metrô é uma beleza, vai pra todo lado, até para o aeroporto, o que é significa uma economia de 90 libras na corrida! Não faltam vagões, o mapa é super fácil, eticétera e tal. Pena que o rush é às dez e meia da noite, na estação central de Piccadilly Circus, quando você já sassaricou o dia todo e está morto de cansaço e doido pra chegar em casa... ai,ai... que preguiça! Parece até que eu tô na Cinelândia...

Um comentário:

  1. London!!!

    Good morning, good morning... iiiiiiiiihhhhhh, Christ!

    Billy, the Kid - Massachussets.

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!