segunda-feira, 1 de julho de 2013

Nas terras da Rainha

Pra começo de conversa: ingleses não têm nada de frios; aliás, são bem simpáticos e afáveis. Frio estava era no termômetro, porque em pleno verão, a primeira coisa que fiz quando cheguei aqui foi comprar um casaco. Graças a Deus que hoje o tempo esquentou e deu até pra gente botar uma bermuda... coisa incrível!

Incrível também é a vida, como eu sempre digo. Todas as vezes em que viajei levei uma malinha de mão com o necessário pra me virar caso a bagagem extraviasse. Nunca aconteceu. Desta vez, vindo para Londres, e pela Britsh Airways, deixei a malinha de mão pra lá. Imagina se os ingleses iam deixar minha mala sumir por aí!
É, meu nego... a vida tem destas coisas... a mala sumiu. E não foi só a minha não, mas a de todos os passageiros que embarcaram no Rio. É mole? Assim que pousamos em “London, London”, fomos comunicados pelo piloto, com aquele inglês elegantéééérrrrrrrrrrimo, que os cariocas “sifu”.

E eu e meu co-piloto... sem casaco, sem roupa pra trocar, sem naaaaaada... ainda bem que o meu amigo inseparável, o Rivotril, estava na bolsa, porque o resto da bagagem só apareceu três dias depois, o que nos obrigou a curtir a temporada de liquidação nas lojas de Piccadilly Circus. Ai, que chato né? Difícil está sendo encontrar o povo da Britsh pra pagar este preju.

Tá bom, mas vamos lá, vamos ao fim de semana em Londres que é o que interessa. No sábado vale demais dar um pulo ao charmoso bairro de Notting Hill (aquele que deu nome ao filme com a Julia Roberts) e passear pela feira que tem de tudo, mas de tudo mesmo, menos o ator Hugh Grant pra gente dar uma paquerada básica.
 
 
 
Vai um casaco de peles? Tá na promoção.




Ou quem sabe alguma coisa mais exótica, tem de tudo e pra todos os gostos.

 
 
Que tal uma camisa amarela?


Mas o ponto forte foi o café da manhã. Olha as frutas vermelhas! São todas parentes daquelas azeitonas que ano passado comi em Roma, e que eram primas do Incrível Hulk. Tem mais: todas bem docinhas, o açúcar não faz a menor falta. Uma beleza pra emagrecer.

 
 

Com o estômago animado, passei por uma barraca de comida exótica e já fui me assanhando. Perguntei ao co-piloto:
-- O que será que é aquilo ali?

E ele:

-- Uma caganeira na certa, mais tarde!

 
Os pubs estão pela cidade inteira, parece até as farmácias no Rio: duas ou três a cada quarteirão. Este aí parece mais uma boutique ou restaurante de mulherzinha, mas é pub mesmo...
 
E o músico? Olha que chique! E tava fazendo um sonzão...
 
 
No domingo, a pedida foi dar um pulo a Liverpool Station:

 
Pertinho da estação do metrô bastou seguir o fluxo do povo e admirar as vitrines de lojas descoladas e ateliês de jovens estilistas para chegar a uma praça onde rolava um balacobaco quente: um tangão pro povo dançar ao ar livre. Eu também dancei porque não sou boba. Parece que os ingleses realmente se esqueceram do entrevero com a Argentina por causa das Malvinas. Todo mundo curtiu o tango...
 
 
Aproveitei pra tirar onda de inglesa e banquei a lagartixa na grama, curtindo o sol... dá uma olhada e eu te pergunto: “Onde está Wally?”




Perto dali rola uma super feira que toma várias ruas e casarões vendendo comida e tudo mais que você imaginar, para todos os gostos e bolsos. O povo se senta no meio-fio e traça quentinhas com comida chinesa, japonesa, árabe, espanhola e sei lá mais de onde... eu, que sou aventureira, mas para sei que para tudo há um limite, preferi entrar num restaurante e traçar um peixe com batata, e estava ótimo.



No fim do dia ganhamos uma carona do motorista do ônibus de turismo. Era a última corrida e ele foi com a nossa cara. Passeamos de graça e demos um rolê pela cidade... e eu quase tive um treco quando vi de perto o castelo da minha chapa, a Betinha. Mas isso aí é papo pra outro post... por hoje já está bom, você volta aqui amanhã que eu conto mais.

16 comentários:

  1. Fernanda,

    Gostei das fotos, eu acho que ti vi sentada na grama olhando o mapa da cidade .....curta bem Londres ...embora eu nao goste dela, por causa do tempo ....adoro blue sky ... mas tem muita gente que adora ....e cuidado com sua bolsa, foi ai que eu fui roubada pela primeira vez .......

    Felicidades,bjo

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilda!!! Tô amando Londres. E tenta de novo porque esta de blusa preta não sou eu...

      Excluir
  2. Mauro Pires de Amorim.
    Boa estadia na Grã-Bretanha. o tempo em que andei sumido de sua coluna e do Migliaccio, foi porque andei pelas terras eurasiáticas da Rússia, mais precisamente em Kurgan, visitando parentes distantes de meu pai e acabei ficando por lá esse tempo e vejam só, mal cheguei de volta ao Brasil achando que iria encontrar o velho país modorrento do marasmo, encontrei um Brasil vibrante, acordado para os direitos da cidadania.
    De repente, foram as boas energias eurasiáticas de Kurgan, Ru, que me acompanharam e resolveram esquentar esse país tropical(risos).
    Não acredito em bruxas(os), mas que elas(es) existem, isso existem.
    Melhor ser um bruxo do que um broxo(risos).
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maaaaaaaauro... como é que você some assim, homem de Deus? Fiquei preocupada. Da próxima vez, avisa que vai sumir por uns tempos. Fico feliz que você tenha voltado, e que o sumiço tenha sido por um bom motivo. Manda uma foto da viagem? Bjão!

      Excluir
  3. Dica de viagem: vá conhecer Penny Lane, a rua da música dos Bitous.

    Zé da Borda do Campo - SP

    ResponderExcluir
  4. Wally detected ao centro, de blusa preta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tava brincando... sabia o tempo todo que Wally está à direita, com cabelo preso, óculos escuros e blusa clara de manga comprida, ao lado do co-piloto de azul lendo.

      Excluir
  5. Um pitaqueiro que se preze dá dicas até do que não conhece (ainda, rs). Recebi há anossss estas indicações, como imperdíveis... e repasso-as.Tomara que ainda sejam válidas.Bom desfrute.
    Santé e axé!
    M.L.

    Abadia de Westminster
    Catedral de St. Paul
    Hyde park/ Saint James Park/Kensington gardens
    Tate Gallery
    Noite em Piccadilly Circus
    Leicester Square, Soho.
    Exposição da jóias da coroa, na Torre de Londres
    Victoria and Albert Museum
    Os bucólicos canais de Litle Venice
    Shakespeare Globe Museum
    Rest., lojas e bares do Covent Garden
    O jardim botânico real: Kew Gardens

    Brith Museum.Entre os destaques estão os artefatos do Egito Antigo – a Pedra de Roseta, as estátuas dos faraós, múmias – e antiguidades gregas, como os frisos de mármore do Parthenon conhecidos como Elgin Marbles. A galeria celta tem o Homem de Lindow, morto em 300 a.C. e preservado e trufa. A Wellcome Gallery of Ethnography tem uma estátua da Ilha de Páscoa e relíquias das viagens do Capitão Cook.

    Dalí Universe
    Obras famosas como o sofá Lábios de Mae West e o quadro Spellbound engrandecem a exposição principal. Há esculturas, aquarelas (inclusive suas cartas de tarô), gravuras raras e litogravuras, todas explorando seus temas favoritos: Sonhos e Fantasia, Feminilidade e Sensualidade e Religião e Mitologia. Não deixe de ver também a interessante série das cenas bíblicas do católico, convertido a ateu, convertido a católico. A galeria também tem trabalhos de artistas novos.

    London Eye
    Palácio de Buckingham
    Troca de guarda às 11:30h
    Parlamento Britânico/Big Ben
    Passeio de barco pelo Tâmisa
    Praça Trafalgar/National Gallery
    Regent's park
    Royal Albert Hall
    Tower Bridge/Tower of London

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. British Museum...quis dizer, pardon, inclusive se houver outras digitações erradas.
      M.L.

      Excluir
  6. Fernanda,


    Ja sei.....voce estava por tras da camera.... rsrsrsrsr.

    Que bom que voce esta gostando e se divertindo ....

    Felicidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir
  7. Fê!!! Adorei as fotos!!!
    Aproveita a visita à rainha e não perde a hora do chá!!! hahaha
    bjão
    Ju (Brandes)

    ResponderExcluir
  8. Olá, Fernanda, como vai? Pelo que estou vendo, está tudo ótimo, não?

    Vim aqui lhe ver e encontro você flanado por Londres! Que coisa boa estar aí, hein?
    Li alguns de seus posts e gostei muito. Entrei no "Cafofo da Fefa" e deixei um cometário. Mas lá cometi um erro __ pensei que as postagens do "Alma lavada" estivessem suspensas! Ainda bem que não! Um outro motivo de minha visita é lhe fazer um convite para conhecer o meu recém criado blog "Relatos incontidos". Nele escrevo sobre situações do cotidiano que me convidaram a uma reflexão. Dá uma passadinha por lá. O link é http://rosanevaz.blogspot.com.br/
    Um abraço
    Rosane Vaz

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!