domingo, 7 de julho de 2013

Londres, muito prazer!

Nãããããoooo... eu não fui à Golden Eye, aquela roda super gigante que tem vista panorâmica para a cidade toda. Não passeei de barco pelo Tâmisa... não fui ver as jóias da rainha... não andei no ônibus vermelhinho típico da cidade, e nem nos táxis coloridos... não fui ver a troca da guarda da rainha... não fui tirar foto atravessando aquela rua famosa dos Beatles... não gostei da Oxford Street nem da Primark, o sonho de consumo da mulherada... não passeei de bicicleta nos parques e nem fui a museu nenhum.



Em compensação, antes que você diga que eu não fui a Londres, e na verdade estava mesmo era em São José dos Campos, vou te dizer: o que eu fiz foi andar pelas ruas, conversar com as pessoas e, principalmente, reparar em tudo. A gentileza do londrino chega a ser inacreditável, e eu nunca vi tanta gente jovem junta; me disseram que Londres em julho é a sucursal do inferno por causa das férias europeias, pois eu achei super alto-astral. E a turma mais velhota se mistura numa "nice". Vesti a carapuça de caipira e olhei tudinho com olhos de primeira vez. Londres é uma viagem, e para outro planeta. A dupla chuveiro e sabonete não é muito popular por aqui, e realmente nós, índios brasileiros que adoramos tomar banho, estranhamos aquele cheiro de inhaca que de repente nos chega às narinas, mesmo ao ar livre. Mas... fazer o quê? Banho também é cultural.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O metrô é extraordinário. Para se ter uma ideia, liga o principal aeroporto ao centro da cidade, ou seja, economia de 90 libras na ida e na volta. E tem elevador, o que facilita o transporte de malas. Você pode comprar o passe-livre para uma semana, o que é ótimo: evita filas e é econômico. Até aí, nenhuma novidade. A dica, para o caso de você estar duro, é: o bilheteiro vai avisar, no momento da venda, que se você devolver a capinha de plástico, receberá um bônus de dez libras. Mas isso é mentira. Eu, quando devolvi a capinha, crente que ia faturar cincão, tive que pagar esta exata quantia... sob o argumento de que excedi o tempo de vida do cartão...

Ao atravessar a rua, olhe para TODOS os lados. Carros, pedestres, ônibus, motos e até discos voadores vêm de todas as direções.

Não confunda “subway” com “underground”. Subway é só uma passagem subterrânea e não tem nada a ver com metrô.

Não pegue a linha amarela (circular) do metrô. Você vai se perder dando voltas e trocando de estações no subsolo...

Londres tem um monte de teatros cujo nome é “London Theater”. Portanto, descubra o endereço da sua peça ao menos um dia antes da sessão, ou correrá o risco de perder o começo da história, que foi o que aconteceu comigo.

Se quiser comer uma batata inglesa, vá ao fast-food que temos no Brasil, porque aqui em Londres só achei mesmo o fish and chips: peixe com fritas.

Jamais visite Londres com os joelhos a menos de 100% de sua capacidade. Londres é o reino das escadas.

Verão em Londres faz um frio do cacete pra quem nasceu nos trópicos. Traga casaco e roupas quentes junto com as bermudas e camisetas: a temperatura muda de repente.

Se o seu salário é em reais, não se anime com as liquidações londrinas. Pechincha, aqui, só lá na Baratex, digo, na Primark. Mas se você não gosta de roupas “nhonhó”, a Primark não é pra você.

Em Londres dificilmente a gente encontra uma farmácia, e as poucas que existem fecham cedo. Traga seus remedinhos.

As tomadas de luz são esquisitíssimas, nem mesmo o adaptador americano que carrego na bagagem e que funciona em qualquer lugar serviu aqui. Mas existe um macete: a tomada tem três furos; no central coloque a alça da tampa de uma caneta Bic e empurre o pininho que está lá dentro. Pronto! Isso irá liberar os outros dois furinhos para a sua tomada brasileira de dois pinos.

A BBC possui canais com legenda em inglês, o que facilita a vida do turista.

  Os londrinos são extremamente solícitos e gentis. Não tenha receio em pedir uma informação na rua.

Ah! E tem a dica importantíssima: não dê bobeira com o seu marido, principalmente nos arredores de Covent Garden; há sempre uma loura por perto, doida pra se dar bem...

4 comentários:

  1. Mauro Pires de Amorim.

    Essa da nhaca é ótima. Sentí a mesma coisa em Paris, na Loja da Fnac, Próxima `a Garre Saint Lazaire. De repente foi aquele cheiro de cecê próximo à mim, impestiando o ar de quem estava perto de 2 jovens francêses. Isso também foi na época da primavera-verão. Ao menos o pessoal da Rússia, principalmente em Kurgan é bem mais limpinho, mesmo com o inverno no entorno de - 20º C. Tomar banho na Rússia é um costume antigo e frequentar saunas para se purificar também, com isso vem o banho. Costume assiático incorporado pelo eurasiáticos Russos e Nórdicos. Não é à toa que os banhos no estilo turcos ou chinêses e saunas finlandâsas, são essenciais na cultura russa. Quem não tem no condomínio ou em casa, paga uma merreca para usar dos clubes, associações, locais públicos, sendo todas muito bem limpas e higienizadas ou então usa o chuveiro quente em casa mesmo. A Rússia com suas 18 usinas nucleares tem energia elétrica para dar, vender e usar em sua arrancada econômica do retorno aos primeiros postos de super-potência novamente.
    Quanto ao remedinho. Quando você vai deixar o Rivotril para momentos extremos? Afinal se a diarista não veio ou entrou em crise, você corre para o Rivotril. Se a bagagem extraviou em Londres, corre para o Rivotril. Você tem que encarar isso com situações normais e situações normais não são passíveis do uso de Rivotril, somente as extremas.
    Sou maníaco, não chego a ser bipolar pois não tenho depressão. Sou menos maníaco, estabilizado ou mais maníaco, mas procuro usaressa minha energia de forma positiva. Vou estudar, trabalhar, praticar esporte, amar. Coisas construtivas que fazem bem a mim e a quem está próximo de mim.
    Portanto sei muito bem o que é aquela energia punk-metal que dá vontade de rachar o crânio e arrancar a cabeça de quem enche o saco com historinhas da carochinha para cima da gente, mas não posso viver correndo para o estabilizador de humor toda vez que isso acontecer, então rio, ironizo, conto até dez e me conscientizo que isso é normal e nem tudo acaba como o desejado ou esperado.
    Não somos únicos e os fatores que dependem dos outros, bem, dependem dos outros e nos decepcionam ou acabam dando em merda. Por isso não posso vivem em função do Depacote Sprinkle, mas sei que ele existe.
    Coloque um sorriso no rosto e diga para você mesma. "Isso é normal". Continue sorrindo, principalmente por você ser mulher e algo que aprendí com as mulheres é que elas sorriem para tudo, até quando estão se maquiando. Então enquanto homem, sei que não é porque uma mulher está sorrindo para mim que está está afim, me dando mole.
    Felicidades e boas energias.

    ResponderExcluir
  2. Mauro Pires de Amorim.

    Hahahaha. A história das tomadas é ótima e como maníaco monopolar, mas com minhas tendências hooligans sob controle a maior parte do tempo, mas que de vez em quando, quando a energia punk-metal maníaca exarceba de forma negativa, recorro a uma dose reforçada do Depacote Sprinkle, complemento meu comentário anterior dizendo que esse pininho de trava nas tomadas britânicas é para evitar que essa gente enfie o dedo na tomada desde criança e continuem proliferando a cultura hooligan (muitos risos).
    Mais uma vez, felicidades e boas energias. Hurra!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Considero fundamental esta atitude, de fato :"Vesti a carapuça de caipira e olhei tudinho com olhos de primeira vez". Mais que ideal, sensato...afinal, viajar é buscar o novo, o diferencial, né?Quem não age desta forma, neste contexto... lamento, não está viajando como deveria e não está vivendo, só está existindo. Aliás, o avião na parede frontal do prédio...é um diferencial e tanto, para quem, como eu, jamais havia visto.

    Vou guardar estas preciosas dicas , "marrelógico", para uma possível futura viagem, se for, também, a vontade do ´"TODOPODEROSO", Continue experimentando e usufruindo cada minuto desta estadia européia, com saúde, alegria e sorte.
    Santé e axé
    M.L.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda,

    Adorei a dica da tomada com a tampa da caneta bic ..... irei passar.....E continue aproveitando sua viagem .....

    Feliidades,

    Gilda Bose

    ResponderExcluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!