sábado, 20 de julho de 2013

Paris, no verão, é uma festa de arromba

Adorei Berlim, conforme já previa apesar da decepção do primeiro dia, mas antes de voltar pra casa eu tinha mesmo era que voltar a Paris... onde sempre há uma esquina pra gente virar e se surpreender.

Com um co-piloto praticamente made in Italy na bagagem, fomos conhecer a tal Praça Itália. Fica longe do burburinho e numa região onde quase não há turistas. Aliás, acho que éramos os únicos. E é fácil saber o motivo: a Praça Itália não vale o tempo gasto para se chegar até lá. Nem mesmo uma cantina por perto havia.
 
Então rumamos para o Jardim de Luxemburgo, um lugar que faz jus ao glamour do nome. Principalmente no verão. Há cadeiras espalhadas, bancos, e o convite que a grama nos faz, nesta época do ano.

 
 
 
 
Mais tarde, literalmente ao dobrar uma esquina errada, demos com um lugar muito bacana, onde, como é de praxe, há uma série de restaurantes com mesinhas ao ar livre.
 
 
Anote este nome, pra quando for a Paris:
 
Um passeio de barco pelo Sena é outra coisa legal no verão, quando o ventinho morno (durante o dia) é agradável... mas à noite, a cidade iluminada é um espetáculo à parte. O passeio dura mais ou menos uma hora e não custa caro, cerca de 12 euros por pessoa. Das margens do rio, e de cima das pontes, o povo dá tchau aos turistas que passam no barco.
 
Mas não chega a ser um programaço. Eu, por exemplo, gostei mais de fazer piquenique lá na margem. Aliás, o piquenique é uma "instituição" no verão parisiense, principalmente no Sena ou nos jardins do Louvre. E é uma delícia mesmo... eu também fiz!
 
 
E olha que linda fica a Pont Des Arts ao sol, e como brilham os cadeados presos às grades, como o nome dos apaixonados escrito em cada um deles...
 
A temperatura é convite aos ciclistas, que na primavera não vi pela cidade, e que agora andam em bandos. Nada parecido com Londres, Berlim ou Amsterdã, é claro... aqui parece que todos são turistas, e por isso mesmo mais cautelosos.
 
Os franceses curtem o verão ao máximo e até o humor fica mais aguçado...
 
Tá bom, vou dar um zoom na mão da digníssima estátua:
 
Por falar em estátua, olha a que ganhou o prêmio de "Escultura Fashion" nesta temporada, lá no Louvre:
 
Diariamente, os parisienses (e a turistada, é lógico!) ficam até altas horas pelas ruas da cidade. Numa quarta-feira, às 11 da noite, o Louvre era uma festa:
 
 
 
Por tudo isso é que esta frase foi escrita especialmente para mim...
 
 

3 comentários:

  1. Que postagem linda Fernanda. Paris é maravilhosa e com o solzinho então fica mais encantadora ainda. Bom passeio querida! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia deve ser ficar na rua até tarde da noite sem medo de ser assaltado...

      Excluir

    2. Maravilhosas (apetitosas?! rs)fotos...Paris... ah, Paris! Não há e nunca houve uma cidade como ela. Quem teve a felicidade de caminhar pelas ruas, calçadas, praças, parques, cafés, restaurantes, museus e viu todas as cores e nuances de luz da capital francesa,sabe que não existe uma cidade do mundo com aquele encanto. Há um charme, uma aura pulsante e diferenciada.Paris faz qualquer pessoa de mais sensibilidade viajar no tempo. E quanto mais cultura e conhecimento - particularmente da história da França - a pessoa tiver, mais capacitada estará para tirar o melhor da inesquecível experiência, marrelógico. A cidade respira cultura, estética e frisson, com histórias e personagens em cada esquina. Incluindo os de importância histórica.Quem teve o prazer de assistir, sabe que Woody Allen, com o imperdível Meia-noite em Paris, faz uma descarada e merecida homenagem à mais maravilhosa das cidades.A última foto do post sensacional, é mais uma prova inconteste.Aos discordantes, "je suis desólé!"
      Carpe diem...tempus fugit + santé e axé!
      Marcos Lúcio

      Excluir

Dicas para facilitar:
- Escreva seu nome e seu comentário;
- Selecione seu perfil:----> "anônimo";
- Clique em "Postar comentário";
Obrigada!!!!!